Buscar

Substancias Quimicas Auxiliares - ENDODONTIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Conceito: O preparo químico-mecânico tem como objetivo promover a limpeza, a ampliação e a modelagem do canal radicular. A limpeza ela é alcançada através da junção da instrumentação, da ação das substâncias químicas auxiliares e pela irrigação-aspiração. As substâncias químicas podem ser empregadas no preparo dos canais radiculares como auxiliares da instrumentação e como soluções irrigadoras. A escolha da substância química para uma destas funções depende de suas propriedades físicas e químicas. Devem apresentar propriedades físicas e químicas que as qualifiquem para esse objetivo. Substâncias Químicas Auxiliares - Endodontia
São usadas durante a instrumentação dos canais radiculares, vão exercer ações químicas e físicas que vão atuar de forma síncrona com a ação mecânica das limas. Também são usadas após a instrumentação para remover das paredes do canal radicular a smear layer. Podem ser empregadas em forma de solução líquida, de creme ou de gel.
Objetivos: 
· Auxiliar na descontaminação
· Dissolução dos tecidos orgânicos
· Lubrificação
· Remoção da smear layer
· Baixa citotoxicidade
Requisitos: 
· Tensão Superficial: quanto menor a tensão superficial de uma substância, maior será sua capacidade de umectação e penetração, aumentando a efetividade da limpeza das paredes do canal radicular
· Viscosidade: resistência de um fluido ao escoamento, o inverso desta propriedade é chamado fluidez e, quanto maior a viscosidade, mais difícil o escoamento. O aumento da viscosidade reduz a capacidade de penetração da solução química no canal radicular.
· Dissolução de Tecidos: Todo tecido pulpar, mesmo vivo e não infectado, deve ser eliminado no momento do tratamento endodôntico, para não servir de substrato potencial a uma proliferação microbiana. A capacidade de dissolução de uma solução química auxiliar depende de vários fatores: relação entre o volume x massa; área de contato com os tecidos; tempo de ação; temperatura da solução; agitação mecânica; concentração da solução e frequência da renovação da solução no interior do canal radicular.
· Atividade Antimicrobiana: Microrganismos e seus produtos são os principais responsáveis pela iniciação e perpetuação das patologias pulpares e perirradiculares. O emprego de substâncias químicas dotadas de atividade antimicrobiana, durante o preparo dos canais radiculares, exerce um efeito significativo na eliminação de bactérias. A solução que, reconhecidamente, possui atividade antimicrobiana teria um efeito adicional, representado pela eliminação ou máxima redução de microrganismos não removidos mecanicamente.
· Atividade Lubrificante: As soluções químicas empregadas no preparo químico-mecânico dos canais radiculares, por meio de seu poder de umectação, conservam as paredes dentinárias hidratadas e atuam também como lubrificantes, reduzindo a força de atrito e formando uma película que diminui o contato físico entre as superfícies do instrumento e da dentina, diminuindo o desgaste e preservando a capacidade de corte dos instrumentos endodônticos.
· Suspensão dos Detritos: Manter os detritos orgânicos e inorgânicos liberados durante a instrumentação do canal radicular, em suspensão, com o objetivo de impedir a sua sedimentação na região apical. Detritos podem ser acumulados e obstruir o canal, favorecendo desvios e perfurações radiculares ou, em virtude da ação de êmbolo dos instrumentos, podem ser forçados a se difundir para os tecidos perirradiculares, onde atuariam como agente irritante. Antes de a substância atingir uma viscosidade crítica, devemos renová-la, por meio da irrigação-aspiração, pois a ação mecânica dos instrumentos endodônticos, leva à suspensão de partículas no seio da substância química auxiliar, reduzindo sua fluidez.
· Biocompatibilidade: Deve possuir baixa toxicidade. Não pode ser agressiva aos tecidos do paciente porque uma pequena porção sai pelo forame. Essa porção de liquido não pode ser toxica aos tecidos periapicais. Os efeitos lesivos causados por uma substância desinfetante sobre os tecidos dependem de sua própria toxicidade, de sua concentração, do tempo e da área de contato com os tecidos. 	
Tipos:
· Hipoclorito de Sódio: 
· Ação antimicrobiana excelente (inibição enzimática, formação de cloraminas) – por isso é muito utilizado na limpeza de casa
· Saponificador de gordura
· Solvente de tecidos orgânicos
· pH alcalino (11-11,5)
· Desodorizante – ao fazer o acesso, há um cheiro desagradável, que some quando se lava com hipoclorito ou outra substância.
· Baixa tensão superficial (>capacidade molhante)
Obs.: Pode ser usado sozinho ou alternadamente com outras substâncias como o EDTA, presente no final do preparo.
Quanto mais concentrado, mais bactérias ele elimina. A desvantagem de usar essa substância em grande concentração é aumentar o risco de graves consequências ao extravasar o hipoclorito.
Desvantagens:
· Agressivo aos tecidos periapicais.
Grande concentração -> dissolução em tecidos orgânicos -> agressão aos tecidos periodontais, ou seja, só tem uma ótima dissolução de tecidos em altas concentrações.
· Remoção deficiente da smear layer além de favorecer sua formação
· Em baixas concentrações não apresenta atividade antimicrobiana
· Descora tecidos
· Instável ao armazenamento, ao aumento da temperatura e à exposição à luz e ao ar
· Forte odor
· Inativado por matéria orgânica
· Gluconato de Clorexidina:
Vantagens:
· Ação antimicrobiana de amplo espectro, superior ao hipoclorito
· Substantividade (ação residual) 
· Adsorção à dentina
· Atividade antimicrobiana residual até 48 a 72h após a instrumentação do canal. ( em irrigação do canal com clorexidina líquida 2%)
· Baixa citotoxicidade
· Há apenas alguns relatos na literatura de reações alérgicas e anafiláticas à CHX.
· Antisséptico 
· Inibidor de metaloproteinases
· Biocompatibilidade
· Evita formação de smear layer
· Lubrificação
· A clorexidina é utilizada em sua forma em gel por conta da lubrificação. Outro motivo é para ajudar na prevenção da formação da smear layer. Ao contrário de um líquido, o gel não permite que muitas raspas de dentina sedimentem o fundo da solução. Uma parte da dentina estará na superfície do gel, outra parte no interior, e uma pequena parte vai pra região apical.
· Substantividade – apenas a clorexidina liga-se à hidroxiapatita do esmalte ou dentina já que o pH fisiológico, clorexidina é positiva e a dentina tem carga negativa, possibilitando a adesão da carga positiva da clorexidina à ela.
· Capacidade de absorção pela dentina
· Pode ser a substância de eleição em casos de alergia ao hipoclorito de sódio
· Enxágues com CHX promovem a consolidação de feridas periodontais.
· A CHX é uma droga antimicrobiana de amplo espectro, ativa contra bactérias gram-positivas e gram-negativas, assim como contra leveduras. Devido a sua natureza catiônica, a CHX é capaz de se ligar eletrostaticamente às superfícies carregadas negativamente das bactérias, lesando as camadas mais externas da parede celular e tornando-a permeável
· As concentrações elevadas de CHX agem como detergente, sendo bactericida; lesionando a membrana celular e causando a precipitação do citoplasma.
· A concentrações baixas, CHX é bacteriostática, fazendo com que substâncias de baixo peso molecular (i.e., potássio e fósforo) vazem para fora da célula sem que esta seja irreversivelmente lesada.
Desvantagens:
· Não dissolve matéria orgânica
· Efeitos colaterais (reversíveis)
· Pigmentação da língua, dentes e restaurações
· Descamação da mucosa
· Sabor amargo, sensação de ardência e interferência na sensação gustativa
· Não dissolve tecido pulpar
· Não pode ser associada ao hipoclorito, pois sua mistura resulta na paracloroanilina, que apresenta potencial carcinogênico e causa metemoglobinemia e cianose, assim quando está usando um e precisa usar o outro, deve irrigar com soro fisiológico para inativar o hipoclorito
Obs.: Hipoclorito + Clorexidina = precipitado marrom cancerígeno. O tiossulfato de sódio é inativador de hipoclorito, serve como uma etapa a mais para que
possa usar a clorexidina depois.
· EDTA
· Ácido Cítrico
· H2O2
· Água de Cal
· Irrigação e Aspiração:
Entende-se por irrigação-aspiração a passagem de um líquido pelo canal radicular com o objetivo de remover fragmentos orgânicos e microrganismos do seu interior. Na Endodontia, a irrigação é realizada concomitantemente à aspiração com o objetivo de renovar a substância química no interior de um canal radicular e de tornar a limpeza do canal radicular mais efetiva. Tem como objetivo: limpeza e redução do número de microrganismos.
· Fatores que Influenciam a Irrigação-aspiração:
· Propriedades Físicas da Substância: Baixa viscosidade e tensão superficial.
· Anatomia do Canal Radicular: Quanto mais amplo e reto o canal, mais fácil é a limpeza, não só pela maior penetração da agulha, como pela possibilidade do uso de agulhas de maior diâmetro, que levam maior volume de líquido irrigante.
· Diâmetro das Agulhas Irrigadoras: Quanto menor o diâmetro da agulha, mantendo-se a mesma força aplicada no êmbolo da seringa, maior será a velocidade e o alcance do jato na saída da agulha.
· Técnica de Preparo de Canal Radicular: O preparo no sentido coroa-ápice, favorece o refluxo da solução irrigante, assim como, uma maior penetração da agulha irrigadora em sentido apical, facilitando, assim, a irrigação-aspiração e, consequentemente, melhor limpeza do segmento terminal do canal radicular.
· Agitação Mecânica da Solução Química: Uma maior limpeza principalmente do segmento apical de canais radiculares curvos pode ser obtida pela agitação mecânica da solução química auxiliar.
Obs.: Para a irrigação, são usados dispositivos geradores de pressão, agulhas irrigadoras e soluções irrigantes.
A irrigação-aspiração é empregada antes, durante e após o preparo químico-mecânico do canal radicular. Após o acesso endodôntico, devemos empregar a irrigação-aspiração com o objetivo de remover detritos dentinários, material obturador e tecido pulpar presentes na câmara pulpar.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando