Buscar

BASQUETE

Prévia do material em texto

BASQUETE
História
Um dos esportes mais populares do mundo, o basquete tem pai, local e ano de nascimento. Em 1891, os Estados Unidos passavam por um inverno rigoroso. Praticar atletismo, futebol ou rúgbi tornou-se impossível para os alunos da escola da Associação Cristã de Moços de Springfield, no estado de Massachussets. Foi aí que a direção do colégio pediu a um de seus professores que desenvolvesse um esporte para ser praticado em lugares fechados. A missão coube ao canadense James Naismith, de 30 anos, que se inspirou na mania dos alunos e dos funcionários da escola de sempre atirar objetos à distância nos cestos de lixo. Ele usou cestas de pêssego para criar o esporte.
Curiosidades
- A primeira participação em Jogos Olímpicos foi em Berlim 1936. A primeira medalha do Brasil, de bronze, veio em Londres 1948, no masculino.
- James Naismith, o inventor do basquete, jogou a primeira bola ao alto da partida inaugural da modalidade nos Jogos Olímpicos Berlim 1936.
- O lance livre é o pênalti do basquete, marcado quando a falta é claramente intencional ou quando o jogador que a sofre está em condições de arremessar.
- Ubiratan Pereira Maciel e Hortência Marcari foram eleitos para o Hall da Fama do Naismith Memorial, no estado americano de Massachusetts. Amaury Pasos, Oscar Schmidt, Ubiratan e Hortência, além do ex-técnico Togo Renan Soares, o Kanela, também fazem parte do Hall da Fama da Federação Internacional de Basquete (FIBA).
- Em 2001, Oscar Schmidt entrou para a história do basquete mundial. O Mão Santa, como ficou conhecido, quebrou o recorde mundial do americano Kareem Abdul-Jabbar e marcou 46.725 mil pontos. Oscar é também recordista olímpico com 1.093 mil pontos

Continue navegando