Buscar

ATIVIDADE 1 INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 – INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
A educação física foi instaurada no Brasil no ano de 1837 no estado do Rio de Janeiro, não sendo uma matéria obrigatória como as demais. Um ano depois Rui Barbosa foi quem tornou a educação física algo obrigatório nas escolas e os professores desta começaram a ser mais valorizados e tratados com respeito como os demais.
Com a chegada dos imigrantes alemães na metade do século XX ,a implementação da primeira escola de ginastica no Brasil foi por meio dos soldados da guarda que ao concluir o ensino militar permaneciam no país com suas famílias.
Alguns dos percursores da ginástica alemã foram: Guts Muths, que defendia a ginástica onde homens e mulheres fossem saudáveis fisicamente, além do espírito nacionalista; Friederich Ludwing , que criou os aparelhos de ginástica e defendia que deveria servir para preparar os homens para a guerra e foi um dos idealizadores de um movimento com grandes festas de ginástica; e Adolph Spiess que defendia a importância dos alunos praticarem diariamente a ginástica nas escolas.
A ginástica francesa era fundamentada na tese de alemães e surgiu na metade do século XIX, tendo como principal objetivo o desenvolvimento social e considerava a prática como algo importante para o homem e não só para militares. Fancisco de Amorós foi o fundador da ginastica francesa e dizia que todos os exercícios seriam positivos para o desenvolvimento físico , psicológico e moral de todos os homens e a partir de seus trabalhos o envolvimento de estudos relacionados a ginástica e ao corpo, como o estudo da fisiologia, biologia e médicos ligados a prática do exercício físico, aumentou.
Outro percursor da ginástica francesa foi George Demeny, que ao longo de suas pesquisas teve uma preocupação muito grande com os exercícios destinado as mulheres e a saúde delas.
No início do século XIX houve a formação da ginástica sueca e tinha como principal objetivo eliminar os vícios da sociedade, principalmente o alcoolismo, além de criar indivíduos fortes e com uma boa moral. Um de seus principais percursores foi Pehr Henrick Ling que propunha um método dividido em quatro partes, com o objetivo de formar homens saudáveis e fortes para uma possível guerra. 
No Brasil a ginastica sueca foi muito defendida por Rui Barbosa e com o passar do tempo a ginástica alemã se restringia apenas aos quartéis e a sueca mais voltada as escolas.

Continue navegando