Buscar

Nanotubos de Carbono: Estrutura, Propriedades e Métodos de Obtenção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nanomateriais 
 
 
Exercícios - Lista 3 
 
Questão 15 – Explique o que são nanotubos de carbono e suas classificações. 
Os NTC são nanoestruturas cilíndricas com diâmetros da ordem de poucos nanômetros e comprimentos da ordem de mícrons, levando a grandes razões comprimento/diâmetro. 
Os NTC podem ser divididos em duas categorias: nanotubos de parede única ou simples, que são constituídos por apenas uma camada cilíndrica de grafite e nanotubos de paredes múltiplas, que são constituídas de vários cilindros concêntricos de grafite, espaçados de 0,34-0,36 nm um do outro. 
Questão 16 – Qual fator, característico das suas propriedades, que determina se o nanotubo de carbono de parede simples será um semicondutor ou um condutor? 
 	As propriedades dos SWNT são fortemente influenciadas pelo seu diâmetro e quiralidade, principalmente, as propriedades eletrônicas, pois a maneira com que a camada de grafite foi enrolada, influencia diretamente na posição das bandas de valencia e condução das nanoestruturas. Aqueles nanotubos que apresentas n-m =3k, sendo k um inteiro, são semicondutores com band gap muito pequeno.
Questão 17 – De acordo a estrutura do nanotubo de carbono, explique os termos zig-zag, armchair e quiral. 
 	Existem várias possibilidades de direção para a camada de grafite enrolar, gerando um nanotubo. Dessa maneira, os nanotubos são definidos por um vetor e um ângulo quiral. O vetor quiral conecta dois sítios cristalograficamente equivalentes sobre a camada 2D do grafeno. O ângulo quiral é o ângulo em relação a direção zigzag. Cada par n,m gera um modo diferente da camada de grafite se enrolar, levando a um nanotubo de certa quiralidade (ângulo quiral). Casos limites aparecem quando n=m ≠ 0, formando tubos armchair e quando n≠0 e m =0, formando tubos zigzag. A diversidade de combinações de configuração (n,m e ), realmente, é encontrada na prática e nenhum tipo particular de tubo é preferencialmente formado. Em nanotubos de parede múltiplas, cada um dos cilindros pode possuir natureza distintas, sendo armchair, zigzag ou quiral. 
Questão 18 – Quais os métodos de obtenção dos nanotubos de carbono? Explique cada um deles brevemente. 
			Os métodos de obtenção mais utilizados para os NTC são: descarga de arco, ablação por laser e deposição química de vapor (CVD). Métodos de descarga de arco e ablação por laser são baseados na condensação de átomos de carbono gerados pela evaporação (sublimação) de carbono a partir de um precursor solido, geralmente, grafite de alta pureza. O método CVD se baseia na decomposição de gases (ou vapores) precursores contendo átomos de carbono, geralmente, um hidrocarboneto, sobre um metal catalisador. 
 
Questão 19 – Explique com detalhes, o processo de Descarga por arco, citando vantagens e desvantagens. 
			O princípio desse método é baseado em uma descarga por arco elétrico, gerado entre dois eletrodos cilíndricos de grafite (diâmetro de 6-10 nm), uma câmara de aço, geralmente, contendo um gás inerte. Os dois eletrodos de grafite (cátodo e ânodo) são mantidos a uma distância suficientemente pequena um do outro, menor que 1 mm, para que a corrente passe e, dessa maneira gere um plasma entre eles. A temperatura na região do plasma é alta (3000-4000 °C). A grafite é sublimada, do eletrodo positivo (ânodo), é depositado no cátodo ou nas paredes da câmara. Tais depósitos contém os nanotubos. Para manter o arco entre os eletrodos, o ânodo deve ser movimentado continuamente, no sentido do cátodo, para conservar uma distância constante entre eles e evitar flutuações no plasma. O método de descarga por arco apresenta várias limitações para sua aplicação comercial, apesar dos bons resultados alcançados na síntese de nanotubos. A primeira é que o aumento de sistema é limitado por considerações práticas, tais como, energia requerida, tamanho do ânodo e dissipação do calor gerado. Em adição, este processo opera em domínios altamente energéticos onde um controle preciso é difícil de ser obtido ou mantido. Finalmente o produto obtido apresenta várias impurezas o que necessitaria de processos de purificação. Entretanto, o método apresenta a vantagem de que os nanotubos obtidos possuem uma qualidade estrutural excelente, devido a poucos defeitos tanto no seu corpo como em suas pontas. Tal características é alcançada pelo fato que os tubos são obtidos a altas temperaturas. 
 
Questão 20 – Explique com detalhes, o processo de CVD. 
 
 	Este método oferece rotas nos quais os principais parâmetros são mais fáceis de serem controladas. O processo envolve a reação de decomposição de um vapor ou um gás precursor contendo átomos de carbono, geralmente, um hidrocarbonetos, na presença de um catalisador metálico em atmosfera inerte. Os NT são nucleados e crescidos pelos átomos de carbono advindos da decomposição do precursor. O catalisador empregado pode ser gerado in situ no processo ou ser suportado sobre um substrato. Novamente, o catalisador é fundamental para a obtenção de NT.
A desvantagem é o uso de metais que deve ser eliminado depois, com outro tipo de processo. A vantagem é que esse método permite controlar alguns parâmetros (temperatura, tamanho da partícula) em relação a outros métodos.

Continue navegando