Buscar

ATIVIDADE REFLEXIVA- UNIDADE II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DADOS DO ALUNO/CURSO 
Curso: Pedagogia - 4º semestre.
Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul Virtual.
Nome: Vanessa de Oliveira Goulart.
RGM: 20577532.
Disciplina: Práticas de Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Tutor: Eder Anelli da Silva.
ATIVIDADE REFLEXIVA – UNIDADE II.
Certamente os professores em sala de aula incentivam constantemente o desenvolvimento da oralidade de seus alunos, como por exemplo, na roda de conversa, dando espaço e incentivando a participação dos mesmos, revezando alunos para ler e contar histórias, interpretação oral de textos/leitura de imagens para os menores, fazendo perguntas para que possam elaborar respostas, trazendo músicas para sua prática, e ainda propondo peças/jogos teatrais. A criança que brinca pode ser mais feliz, realizada, espontânea, alegre, comunicativa, entre outras características positivas que auxiliam no desenvolvimento infantil, podendo torná-la assim um ser mais humano, cooperativo e sociável (SILVA, 2011).
As práticas acompanhadas que foram desenvolvidas pela professora, coincidem com o que estudado o texto nos sugere: “Pode-se também sugerir assuntos interessantes e atuais para que os alunos falem sobre, utilizando recursos como teatro, seminários, contação de histórias, enfim, permitir que as crianças se expressem oralmente. Tais ações pedagógicas permitem que a criança desenvolva a oralidade, ou seja, falar com expressividade, aprendendo a utilizar essa linguagem em diferentes situações”. (NASCIMENTO, 2019, p.8).
A oralidade e o gênero textual são fundamentais no cotidiano do dia a dia em sala de aula, com isso colabora muito para aprendizado dos alunos. Utilizar a oralidade através de perguntas trabalhando a mente do aluno, procurando e instigando o pensamento. A professora buscava sempre o aprimoramento de uma correta pronúncia das palavras, além de estimular a memória auditiva, aprimorar as habilidades de entonação e de fluência na leitura de textos e expandir o conhecimento a respeito da própria leitura. Foi bem interessante a experiência em sala de aula, pois foi nítido o empenho e os esforços dos alunos em pronunciar as palavras corretamente. "Cabe às escolas ensinar os alunos a utilizarem a língua oral nas diversas situações comunicativas, especialmente nas mais formais" afirmou o psicólogo suíço Bernard Schneuwly, 2002.
A musicalização é fundamental, pois ela estimula a oralidade, enriquece o vocabulário e contribui na formação social e afetiva da criança. (A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócioafetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem – Mendonça 2014). Buscar trazer sempre que possível músicas para complementar o conteúdo trabalhado, para exemplificar, uma forma de que pode introduz a música na prática como complementação de conteúdo: apresentar aos alunos na roda de conversa. 
REFERÊNCIAS 
MENDONÇA. Luiz Carlos Leonardo. A Importância da Música da Educação Infantil – Portal da educação, 2014. Disponível em:< ->. Acesso em 07 de maio.
NASCIMENTO, J. C. P. Prática de Ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o Estágio Supervisionado. São Paulo. 2019 (Material teórico de: Oralidade e produção textual, alfabetização e letramento na Educação de jovens e adultos e arte e lúdico)
SCHNEUWLY. Bernard, Joaquim Dolzeoutros. Gêneros Orais e Escritos na Escola, 278 pág. Ed. Mercado de Letras, 2002.
SILVA. Mário Augusto. A Importância das Brincadeiras e dos Jogos no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil- Brasil Escola, 2011. Disponível em: <https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/ pedagogia/a-importancia-das-brincadeiras-e-dos-jogos-no-processo-ensino-aprendizagem-educacao-infantil.htm>. Acesso em 20 de maio de 2020.

Continue navegando