Logo Passei Direto
Buscar

Organização do Trabalho Educativo em Ambiente Não Escolar Avaliação Final Obejtiva

User badge image
Elizeu Pontes

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A brinquedoteca organizada no espaço hospitalar possibilita à criança uma vivência lúdica e prazerosa. A internação no hospital provoca uma interrupção na rotina cotidiana da criança, afastando-a de seus pertences, brinquedos e costumes. Sobre os objetivos da brinquedoteca hospitalar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Fazer com que a criança lembre-se da rotina que tinha em casa.
( ) Oferecer experiências que estimulem o desenvolvimento da criança.
( ) Possibilitar situações lúdicas para auxiliar a criança no momento de fragilidade.
( ) Organizar um ambiente que permita a interação da criança com a família e visitas.
a) F - F - V - V.
b) V - V - F - F.
c) V - F - V - F.
d) F - V - V - V.

Existe uma grande necessidade de se repensar na ética a partir do sujeito em desenvolvimento, não se tem a pretensão de modelar o educando e, sim de fornecer elementos para que ele mesmo encontre o caminho da convivência na liberdade através dos preceitos éticos. A ética na sala de aula exige muitos cuidados quando o professor vai transmitir esses conhecimentos na resolução de determinados problemas. A partir deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O professor precisa ter o máximo de cuidados com o aluno, apenas quando houver um lado antissocial dos pais.
( ) O professor não precisa focar ao máximo no aluno que tem traços cleptomaníacos com seus colegas.
( ) O professor precisa ter o máximo de cuidados com o aluno quando for analisar sua postura indisciplinada e sua insistência em permanecer no erro já sinalizado.
( ) O professor precisa ter o máximo de cuidados com o aluno quando for chamar a sua atenção ou avaliar sua postura em meio à convivência.
a) V - V - V - V.
b) V - V - F - F.
c) F - F - V - V.
d) F - V - F - V.

A terminologia formal/não formal/informal apresenta origem anglo-saxônica, utilizada a partir dos anos de 1960. Em 1945, houve um crescimento na demanda escolar em virtude do pós-Guerra Mundial, não conseguindo atender às aspirações dos sistemas escolares dos países desenvolvidos. As instituições escolares passaram a ser questionadas como locais para promoção social. Outro ponto a destacar foram as indagações quanto a sua eficácia com relação à formação de recursos humanos, para desempenharem as novas tarefas oriundas da transformação industrial. A crise na educação vivenciada na época suscitou certo planejamento educacional, valorizando as atividades e experiências não escolares. Contudo, não somente associadas à formação profissional, mas que referem à cultura de forma geral.
Com base no exposto, analise as afirmacoes a seguir:
I- A educação não formal seria os aprendizados no mundo da vida, nos processos de compartilhamento das experiências em espaços e ações coletivas, desenvolvidas no cotidiano social.
II- Refere-se às experiências vivenciadas no ambiente escolar, nos processos de interação entre os alunos, distinguindo-os do escolar que diz respeito à construção do conhecimento.
III- O educador na educação não formal seria o outro, aquele com quem interage nos diversos momentos de atividades, conversas e partilha de interesses, a pessoa que se estabelece uma relação de integração.
IV- Ocorre em ambientes e situações construídos na coletividade, segundo os interesses de determinados grupos, onde a participação é optativa, impulsionada pela vontade de participar ou de aprender.
a) I, III, IV.
b) III, IV.
c) II, III.
d) I, II, IV.

A atuação de profissionais da educação não se restringe exclusivamente aos ambientes formais de educação. Segundo Farfus (2012), o processo atual de formação contempla múltiplos espaços de atuação, como empresas, hospitais, associações que promovem ações educativas e que complementam muitas vezes o processo de educação formal ministrado em contextos escolares. Assim, os profissionais que atuam na área da educação, na sociedade atual, necessitam desenvolver competências técnicas e humanas. De certa forma, fundamentadas em conceitos atualizados, que permeiam a observação da realidade, interagindo na promoção do desenvolvimento local e nos diversos espaços educacionais.
Sobre o trabalho pedagógico desenvolvido no ambiente hospitalar, analise as sentenças a seguir:
I- O professor deverá priorizar o trabalho educacional, principalmente na construção dos conhecimentos da criança.
II- As práticas educativas desenvolvidas envolvem a interdisciplinaridade, oportunizando a criança expressar suas emoções.
III- O professor apresenta atividades que norteiam o mundo da leitura, com ênfase no lúdico, de forma menos estressante.
IV- As práticas educativas edificam um modelo de atendimento pedagógico que permite aos hospitalizados, restabelecerem o convívio social.
a) II, IV.
b) I, III.
c) II, III, IV.
d) I, II, IV.

Com relação às competências que dizem respeito à política profissional de ética dentro do hospital, o pedagogo precisa seguir alguns protocolos básicos no seu exercício. Ao detectar indício de violência no paciente, o pedagogo hospitalar deve comunicar o fato ao membro da equipe capacitado para lidar com problemas de ordem moral e cívica através da equipe multidisciplinar.
Sobre este profissional, no que se refere ao protocolo de atuação do pedagogo hospitalar, analise as sentenças a seguir:
I- Neste caso, será o médico plantonista e, logo, discutirá o caso com agressores para resolver da forma mais fácil.
II- Em eventos como esse, deve ser chamada a polícia, para registrar pedido de ordem e busca do agressor.
III- Neste caso, será o psicólogo que, em conjunto com o pedagogo, discutirá o assunto para verificar as possíveis estratégias de resolução do caso para não haver conclusões precipitadas, seguindo as possíveis normas de encaminhamento jurídico através do hospital.
IV- Neste caso, será o psicanalista que, em conjunto com o pedagogo, discutirá o assunto para verificar as possíveis estratégias de resolução do caso, para não haver conclusões precipitadas.
a) Somente a sentença II está correta.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) Somente a sentença I está correta.
d) Somente a sentença III está correta.

A palavra cultura provém do latim colere, que significa cultivo e cuidado com relação às plantas, animais, situações diversas relacionadas à terra e agricultura. Os romanos associaram seu significado aos cuidados com as crianças e sua educação. Atualmente, existem três vertentes de compreensão do conceito de cultura, relacionados à área da educação: cultura de massa, cultura popular e cultura política.
Com relação às características do conceito de cultura de massa, analise as sentenças a seguir:
I- Aponta os estudos relacionados aos meios de comunicação no entendimento dos aspectos psicológicos das ações coletivas.
II- Atua como um estímulo na sociedade, que reagem sem pensar, seguindo os impulsos consumistas.
III- Desenvolve o senso crítico nas pessoas que passam a questionar os significados das situações.
IV- Reproduzem respostas comportamentais de forma espontânea, sendo influenciados pela mídia.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

Há um debate educacional em torno das competências e podemos verificar isso nos artigos e encontros acadêmicos da área da educação no Brasil. Uma posição apresentada nestes debates é que, além de ensinar os alunos a escrever corretamente, deveríamos nos questionar se estamos preparando-os para ler notícias, contratos, editoriais, entre outros documentos, ou seja, propiciando o desenvolvimento de competência, cuja ideia central é aplicar o conhecimento nas situações concretas da vida.
Sobre o conceito de competência, de acordo com estudos de Perrenoud (apud CONZATTI, 2014), analise as sentenças a seguir:
I- Competência está vinculada à capacidade de atuar de maneira dinâmica e eficaz em um determinado tipo de situação, sustentada em conhecimento, mas sem limitar-se a ela.
II- Competência possui uma definição clara e objetiva relacionadas somente às disciplinas e aos conteúdos escolares.
III- Competência pode ser desenvolvida por três aspectos que envolvem desempenho, hábito e sucesso.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) Somente a sentença II está correta.

(ENADE, 2011) Na sociedade atual, o Pedagogo, ao organizar e/ou mediar o planejamento das ações pedagógicas nas instituições de ensino, seja na gestão administrativa escolar, na coordenação, supervisão, orientação educacional ou na docência, deve promover ações que contemplem as discussões propostas pelos temas transversais, devido à sua relevância na vida social dos sujeitos.
Esse papel do pedagogo, no planejamento, justifica-se por:
a) estabelecer objetivos pedagógicos e orientações didáticas capazes de desenvolver atitudes e valores que transcendam o âmbito específico das disciplinas, com a finalidade de promover a formação crítica e reflexiva do cidadão.
b) priorizar as peculiaridades regionais em detrimento de uma cultura nacional, elaborando e implementando projetos, cujos temas transversais foram previamente definidos pela direção da escola.
c) utilizar estratégias pedagógicas centradas em um currículo disciplinar e homogeneizante, que desconsidera as relações entre as diversas áreas do conhecimento.
d) promover a cooperação institucional, por meio de parcerias e programas que apoiam propostas pedagógicas que atendem à realidade.

(ENADE, 2008) A relação entre educação escolar e desigualdade social vem sendo estudada pela Sociologia há mais de um século. Diferentes autores e diversas correntes de pensamento explicam os complexos mecanismos dessa relação. Mesmo considerando as grandes diferenças existentes entre países e épocas, a escolarização progressiva da população:
a) está relacionada às crises econômicas e favorece o desemprego.
b) garante empregabilidade compatível com o nível de instrução.
c) vem acompanhada de um aumento das exigências educacionais do mercado de trabalho.
d) gera equanimidade entre segmentos sociais e diminuição de conflitos culturais.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A brinquedoteca organizada no espaço hospitalar possibilita à criança uma vivência lúdica e prazerosa. A internação no hospital provoca uma interrupção na rotina cotidiana da criança, afastando-a de seus pertences, brinquedos e costumes. Sobre os objetivos da brinquedoteca hospitalar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Fazer com que a criança lembre-se da rotina que tinha em casa.
( ) Oferecer experiências que estimulem o desenvolvimento da criança.
( ) Possibilitar situações lúdicas para auxiliar a criança no momento de fragilidade.
( ) Organizar um ambiente que permita a interação da criança com a família e visitas.
a) F - F - V - V.
b) V - V - F - F.
c) V - F - V - F.
d) F - V - V - V.

Existe uma grande necessidade de se repensar na ética a partir do sujeito em desenvolvimento, não se tem a pretensão de modelar o educando e, sim de fornecer elementos para que ele mesmo encontre o caminho da convivência na liberdade através dos preceitos éticos. A ética na sala de aula exige muitos cuidados quando o professor vai transmitir esses conhecimentos na resolução de determinados problemas. A partir deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O professor precisa ter o máximo de cuidados com o aluno, apenas quando houver um lado antissocial dos pais.
( ) O professor não precisa focar ao máximo no aluno que tem traços cleptomaníacos com seus colegas.
( ) O professor precisa ter o máximo de cuidados com o aluno quando for analisar sua postura indisciplinada e sua insistência em permanecer no erro já sinalizado.
( ) O professor precisa ter o máximo de cuidados com o aluno quando for chamar a sua atenção ou avaliar sua postura em meio à convivência.
a) V - V - V - V.
b) V - V - F - F.
c) F - F - V - V.
d) F - V - F - V.

A terminologia formal/não formal/informal apresenta origem anglo-saxônica, utilizada a partir dos anos de 1960. Em 1945, houve um crescimento na demanda escolar em virtude do pós-Guerra Mundial, não conseguindo atender às aspirações dos sistemas escolares dos países desenvolvidos. As instituições escolares passaram a ser questionadas como locais para promoção social. Outro ponto a destacar foram as indagações quanto a sua eficácia com relação à formação de recursos humanos, para desempenharem as novas tarefas oriundas da transformação industrial. A crise na educação vivenciada na época suscitou certo planejamento educacional, valorizando as atividades e experiências não escolares. Contudo, não somente associadas à formação profissional, mas que referem à cultura de forma geral.
Com base no exposto, analise as afirmacoes a seguir:
I- A educação não formal seria os aprendizados no mundo da vida, nos processos de compartilhamento das experiências em espaços e ações coletivas, desenvolvidas no cotidiano social.
II- Refere-se às experiências vivenciadas no ambiente escolar, nos processos de interação entre os alunos, distinguindo-os do escolar que diz respeito à construção do conhecimento.
III- O educador na educação não formal seria o outro, aquele com quem interage nos diversos momentos de atividades, conversas e partilha de interesses, a pessoa que se estabelece uma relação de integração.
IV- Ocorre em ambientes e situações construídos na coletividade, segundo os interesses de determinados grupos, onde a participação é optativa, impulsionada pela vontade de participar ou de aprender.
a) I, III, IV.
b) III, IV.
c) II, III.
d) I, II, IV.

A atuação de profissionais da educação não se restringe exclusivamente aos ambientes formais de educação. Segundo Farfus (2012), o processo atual de formação contempla múltiplos espaços de atuação, como empresas, hospitais, associações que promovem ações educativas e que complementam muitas vezes o processo de educação formal ministrado em contextos escolares. Assim, os profissionais que atuam na área da educação, na sociedade atual, necessitam desenvolver competências técnicas e humanas. De certa forma, fundamentadas em conceitos atualizados, que permeiam a observação da realidade, interagindo na promoção do desenvolvimento local e nos diversos espaços educacionais.
Sobre o trabalho pedagógico desenvolvido no ambiente hospitalar, analise as sentenças a seguir:
I- O professor deverá priorizar o trabalho educacional, principalmente na construção dos conhecimentos da criança.
II- As práticas educativas desenvolvidas envolvem a interdisciplinaridade, oportunizando a criança expressar suas emoções.
III- O professor apresenta atividades que norteiam o mundo da leitura, com ênfase no lúdico, de forma menos estressante.
IV- As práticas educativas edificam um modelo de atendimento pedagógico que permite aos hospitalizados, restabelecerem o convívio social.
a) II, IV.
b) I, III.
c) II, III, IV.
d) I, II, IV.

Com relação às competências que dizem respeito à política profissional de ética dentro do hospital, o pedagogo precisa seguir alguns protocolos básicos no seu exercício. Ao detectar indício de violência no paciente, o pedagogo hospitalar deve comunicar o fato ao membro da equipe capacitado para lidar com problemas de ordem moral e cívica através da equipe multidisciplinar.
Sobre este profissional, no que se refere ao protocolo de atuação do pedagogo hospitalar, analise as sentenças a seguir:
I- Neste caso, será o médico plantonista e, logo, discutirá o caso com agressores para resolver da forma mais fácil.
II- Em eventos como esse, deve ser chamada a polícia, para registrar pedido de ordem e busca do agressor.
III- Neste caso, será o psicólogo que, em conjunto com o pedagogo, discutirá o assunto para verificar as possíveis estratégias de resolução do caso para não haver conclusões precipitadas, seguindo as possíveis normas de encaminhamento jurídico através do hospital.
IV- Neste caso, será o psicanalista que, em conjunto com o pedagogo, discutirá o assunto para verificar as possíveis estratégias de resolução do caso, para não haver conclusões precipitadas.
a) Somente a sentença II está correta.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) Somente a sentença I está correta.
d) Somente a sentença III está correta.

A palavra cultura provém do latim colere, que significa cultivo e cuidado com relação às plantas, animais, situações diversas relacionadas à terra e agricultura. Os romanos associaram seu significado aos cuidados com as crianças e sua educação. Atualmente, existem três vertentes de compreensão do conceito de cultura, relacionados à área da educação: cultura de massa, cultura popular e cultura política.
Com relação às características do conceito de cultura de massa, analise as sentenças a seguir:
I- Aponta os estudos relacionados aos meios de comunicação no entendimento dos aspectos psicológicos das ações coletivas.
II- Atua como um estímulo na sociedade, que reagem sem pensar, seguindo os impulsos consumistas.
III- Desenvolve o senso crítico nas pessoas que passam a questionar os significados das situações.
IV- Reproduzem respostas comportamentais de forma espontânea, sendo influenciados pela mídia.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

Há um debate educacional em torno das competências e podemos verificar isso nos artigos e encontros acadêmicos da área da educação no Brasil. Uma posição apresentada nestes debates é que, além de ensinar os alunos a escrever corretamente, deveríamos nos questionar se estamos preparando-os para ler notícias, contratos, editoriais, entre outros documentos, ou seja, propiciando o desenvolvimento de competência, cuja ideia central é aplicar o conhecimento nas situações concretas da vida.
Sobre o conceito de competência, de acordo com estudos de Perrenoud (apud CONZATTI, 2014), analise as sentenças a seguir:
I- Competência está vinculada à capacidade de atuar de maneira dinâmica e eficaz em um determinado tipo de situação, sustentada em conhecimento, mas sem limitar-se a ela.
II- Competência possui uma definição clara e objetiva relacionadas somente às disciplinas e aos conteúdos escolares.
III- Competência pode ser desenvolvida por três aspectos que envolvem desempenho, hábito e sucesso.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) Somente a sentença II está correta.

(ENADE, 2011) Na sociedade atual, o Pedagogo, ao organizar e/ou mediar o planejamento das ações pedagógicas nas instituições de ensino, seja na gestão administrativa escolar, na coordenação, supervisão, orientação educacional ou na docência, deve promover ações que contemplem as discussões propostas pelos temas transversais, devido à sua relevância na vida social dos sujeitos.
Esse papel do pedagogo, no planejamento, justifica-se por:
a) estabelecer objetivos pedagógicos e orientações didáticas capazes de desenvolver atitudes e valores que transcendam o âmbito específico das disciplinas, com a finalidade de promover a formação crítica e reflexiva do cidadão.
b) priorizar as peculiaridades regionais em detrimento de uma cultura nacional, elaborando e implementando projetos, cujos temas transversais foram previamente definidos pela direção da escola.
c) utilizar estratégias pedagógicas centradas em um currículo disciplinar e homogeneizante, que desconsidera as relações entre as diversas áreas do conhecimento.
d) promover a cooperação institucional, por meio de parcerias e programas que apoiam propostas pedagógicas que atendem à realidade.

(ENADE, 2008) A relação entre educação escolar e desigualdade social vem sendo estudada pela Sociologia há mais de um século. Diferentes autores e diversas correntes de pensamento explicam os complexos mecanismos dessa relação. Mesmo considerando as grandes diferenças existentes entre países e épocas, a escolarização progressiva da população:
a) está relacionada às crises econômicas e favorece o desemprego.
b) garante empregabilidade compatível com o nível de instrução.
c) vem acompanhada de um aumento das exigências educacionais do mercado de trabalho.
d) gera equanimidade entre segmentos sociais e diminuição de conflitos culturais.

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Organização do Trabalho Educativo em Ambiente Não Escolar 
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial (peso.:3,00)
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A brinquedoteca organizada no espaço hospitalar possibilita à criança uma vivência lúdica e prazerosa. A internação no hospital provoca uma interrupção na rotina cotidiana da criança, afastando-a de seus pertences, brinquedos e costumes. Sobre os objetivos da brinquedoteca hospitalar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Fazer com que a criança lembre-se da rotina que tinha em casa.
(    ) Oferecer experiências que estimulem o desenvolvimento da criança.
(    ) Possibilitar situações lúdicas para auxiliar a criança no momento de fragilidade.
(    ) Organizar um ambiente que permita a interação da criança com a família e visitas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	2.
	A educação no mundo globalizado precisa ser vista sob o olhar crítico e exige constante reflexão sobre seus objetivos para não cair no caminho da opressão das minorias, das diferenças, das individualidades, das diversidades que enriquecem e de fato formam a cultura humana como a conhecemos. Muitos grupos ainda hoje se destacam por suas idiossincrasias que contrastam com a ideia de hegemonia na globalização. Um exemplo é o grupo de indivíduos advindos de diversos grupos de menonitas suíços liderados por Jacob Amman. Como eram chamados os integrantes deste grupo?
	 a)
	Os amish.
	 b)
	Os amâns.
	 c)
	Os jesuítas.
	 d)
	Os lampiões.
	3.
	Existe uma grande necessidade de se repensar na ética a partir do sujeito em desenvolvimento, não se tem a pretensão de modelar o educando e, sim de fornecer elementos para que ele mesmo encontre o caminho da convivência na liberdade através dos preceitos éticos. A ética na sala de aula exige muitos cuidados quando o professor vai transmitir esses conhecimentos na resolução de determinados problemas. A partir deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O professor precisa ter o máximo de cuidados com o aluno, apenas quando houver um lado antissocial dos pais.
(    ) O professor não precisa focar ao máximo no aluno que tem traços cleptomaníacos com seus colegas.
(    ) O professor precisa ter o máximo de cuidados com o aluno quando for analisar sua postura indisciplinada e sua insistência em permanecer no erro já sinalizado.
(    ) O professor precisa ter o máximo de cuidados com o aluno quando for chamar a sua atenção ou avaliar sua postura em meio à convivência.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	4.
	A terminologia formal/não formal/informal apresenta origem anglo-saxônica, utilizada a partir dos anos de 1960. Em 1945, houve um crescimento na demanda escolar em virtude do pós-Guerra Mundial, não conseguindo atender às aspirações dos sistemas escolares dos países desenvolvidos. As instituições escolares passaram a ser questionadas como locais para promoção social. Outro ponto a destacar foram as indagações quanto a sua eficácia com relação à formação de recursos humanos, para desempenharem as novas tarefas oriundas da transformação industrial. A crise na educação vivenciada na época suscitou certo planejamento educacional, valorizando as atividades e experiências não escolares. Contudo, não somente associadas à formação profissional, mas que referem à cultura de forma geral. Com base no exposto, analise as afirmações a seguir:
I- A educação não formal seria os aprendizados no mundo da vida, nos processos de compartilhamento das experiências em espaços e ações coletivas, desenvolvidas no cotidiano social.
II- Refere-se às experiências vivenciadas no ambiente escolar, nos processos de interação entre os alunos, distinguindo-os do escolar que diz respeito à construção do conhecimento.
III- O educador na educação não formal seria o outro, aquele com quem interage nos diversos momentos de atividades, conversas e partilha de interesses, a pessoa que se estabelece uma relação de integração.
IV- Ocorre em ambientes e situações construídos na coletividade, segundo os interesses de determinados grupos, onde a participação é optativa, impulsionada pela vontade de participar ou de aprender.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	I, III, IV.
	 b)
	III, IV.
	 c)
	II, III.
	 d)
	I, II, IV.
	5.
	A atuação de profissionais da educação não se restringe exclusivamente aos ambientes formais de educação. Segundo Farfus (2012), o processo atual de formação contempla múltiplos espaços de atuação, como empresas, hospitais, associações que promovem ações educativas e que complementam muitas vezes o processo de educação formal ministrado em contextos escolares. Assim, os profissionais que atuam na área da educação, na sociedade atual, necessitam desenvolver competências técnicas e humanas. De certa forma, fundamentadas em conceitos atualizados, que permeiam a observação da realidade, interagindo na promoção do desenvolvimento local e nos diversos espaços educacionais. Sobre o trabalho pedagógico desenvolvido no ambiente hospitalar, analise as sentenças a seguir:
I- O professor deverá priorizar o trabalho educacional, principalmente na construção dos conhecimentos da criança.
II- As práticas educativas desenvolvidas envolvem a interdisciplinaridade, oportunizando a criança expressar suas emoções.
III- O professor apresenta atividades que norteiam o mundo da leitura, com ênfase no lúdico, de forma menos estressante.
IV- As práticas educativas edificam um modelo de atendimento pedagógico que permite aos hospitalizados, restabelecerem o convívio social.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FARFUS, D. Espaços educativos: um olhar pedagógico. Curitiba: Intersaberes, 2012.
	 a)
	II, IV.
	 b)
	I, III.
	 c)
	II, III, IV.
	 d)
	I, II, IV.
	6.
	Com relação às competências que dizem respeito à política profissional de ética dentro do hospital, o pedagogo precisa seguir alguns protocolos básicos no seu exercício. Ao detectar indício de violência no paciente, o pedagogo hospitalar deve comunicar o fato ao membro da equipe capacitado para lidar com problemas de ordem moral e cívica através da equipe multidisciplinar. Sobre este profissional, no que se refere ao protocolo de atuação do pedagogo hospitalar, analise as sentenças a seguir:
I- Neste caso, será o médico plantonista e, logo, discutirá o caso com agressores para resolver da forma mais fácil.
II- Em eventos como esse, deve ser chamada a polícia, para registrar pedido de ordem e busca do agressor.
III- Neste caso, será o psicólogo que, em conjunto com o pedagogo, discutirá o assunto para verificar as possíveis estratégias de resolução do caso para não haver conclusões precipitadas, seguindo as possíveis normas de encaminhamento jurídico através do hospital.
IV- Neste caso, será o psicanalista que, em conjunto com o pedagogo, discutirá o assunto para verificar as possíveis estratégias de resolução do caso, para não haver conclusões precipitadas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	7.
	A partir de uma analogia bem conceitual, sabemos que a andragogia é a arte de ensinar aos adultos, que não são aprendizes sem experiência, pois o conhecimento vem da realidade (escola da vida). O aprendizado é factível e aplicável. Esse aluno busca desafios e soluções de problemas, que farão diferença em suas vidas. Sobre as características da andragogia, analise as sentenças a seguir:
I- Na andragogia, o ambiente de aprendizagem é mais informal e caracterizado pela equidade, respeito mútuo e cooperação.
II- Na andragogia,o processo aquisitivo de conhecimento é um ato relativo à psicopedagogia.
III- Na andragogia, as literaturas são inconsistentes com relação à pedagogia.
IV- Na andragogia, os aprendizes são autodirecionados e a experimentação é feita em todos os meios de aquisição de aprendizagem.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	8.
	Os processos educativos envolvem várias situações que se encontram nos trabalhos pedagógicos realizados nas escolas. Contudo, quando se aborda sobre tema da educação, o sentido se amplia e abarca outros campos envolvidos. Assim, a educação, no âmbito geral, apresenta metodologias próprias para cada modalidade, de acordo com suas especificidades. Sobre a organização metodológica das modalidades de educação formal, informal e não formal, analise as sentenças a seguir:
I- A educação informal apresenta um método que se baseia na vivência e reprodução do conhecimento.
II- Na educação não formal, o método advém da cultura das pessoas de acordo com os grupos sociais inseridos.
III- A educação formal indica um método baseado no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos.
IV- Na educação formal, o método se baseia unicamente na problematização das experiências da vida cotidiana.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	9.
	A palavra cultura provém do latim colere, que significa cultivo e cuidado com relação às plantas, animais, situações diversas relacionadas à terra e agricultura. Os romanos associaram seu significado aos cuidados com as crianças e sua educação. Atualmente, existem três vertentes de compreensão do conceito de cultura, relacionados à área da educação: cultura de massa, cultura popular e cultura política. Com relação às características do conceito de cultura de massa, analise as sentenças a seguir:
I- Aponta os estudos relacionados aos meios de comunicação no entendimento dos aspectos psicológicos das ações coletivas.
II- Atua como um estímulo na sociedade, que reagem sem pensar, seguindo os impulsos consumistas.
III- Desenvolve o senso crítico nas pessoas que passam a questionar os significados das situações.
IV- Reproduzem respostas comportamentais de forma espontânea, sendo influenciados pela mídia.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	10.
	Há um debate educacional em torno das competências e podemos verificar isso nos artigos e encontros acadêmicos da área da educação no Brasil. Uma posição apresentada nestes debates é que, além de ensinar os alunos a escrever corretamente, deveríamos nos questionar se estamos preparando-os para ler notícias, contratos, editoriais, entre outros documentos, ou seja, propiciando o desenvolvimento de competência, cuja ideia central é aplicar o conhecimento nas situações concretas da vida. Sobre o conceito de competência, de acordo com estudos de Perrenoud (apud CONZATTI, 2014), analise as sentenças a seguir:
I- Competência está vinculada à capacidade de atuar de maneira dinâmica e eficaz em um determinado tipo de situação, sustentada em conhecimento, mas sem limitar-se a ela.
II- Competência possui uma definição clara e objetiva relacionadas somente às disciplinas e aos conteúdos escolares.
III- Competência pode ser desenvolvida por três aspectos que envolvem desempenho, hábito e sucesso.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CONZATTI, Mônica. Organização do trabalho educativo em ambiente não escolar. Indaial: Uniasselvi, 2014.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	11.
	(ENADE, 2011) Na sociedade atual, o Pedagogo, ao organizar e/ou mediar o planejamento das ações pedagógicas nas instituições de ensino, seja na gestão administrativa escolar, na coordenação, supervisão, orientação educacional ou na docência, deve promover ações que contemplem as discussões propostas pelos temas transversais, devido à sua relevância na vida social dos sujeitos.
Esse papel do pedagogo, no planejamento, justifica-se por:
	 a)
	estabelecer objetivos pedagógicos e orientações didáticas capazes de desenvolver atitudes e valores que transcendam o âmbito específico das disciplinas, com a finalidade de promover a formação crítica e reflexiva do cidadão.
	 b)
	priorizar as peculiaridades regionais em detrimento de uma cultura nacional, elaborando e implementando projetos, cujos temas transversais foram previamente definidos pela direção da escola.
	 c)
	utilizar estratégias pedagógicas centradas em um currículo disciplinar e homogeneizante, que desconsidera as relações entre as diversas áreas do conhecimento.
	 d)
	promover a cooperação institucional, por meio de parcerias e programas que apoiam propostas pedagógicas que atendem à realidade.
	12.
	(ENADE, 2008) A relação entre educação escolar e desigualdade social vem sendo estudada pela Sociologia há mais de um século. Diferentes autores e diversas correntes de pensamento explicam os complexos mecanismos dessa relação. Mesmo considerando as grandes diferenças existentes entre países e épocas, a escolarização progressiva da população:
	 a)
	está relacionada às crises econômicas e favorece o desemprego.
	 b)
	garante empregabilidade compatível com o nível de instrução.
	 c)
	vem acompanhada de um aumento das exigências educacionais do mercado de trabalho.
	 d)
	gera equanimidade entre segmentos sociais e diminuição de conflitos culturais.
Prova finalizada com 12 acertos e 0 questões erradasParte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina