Buscar

trabalho feito

Prévia do material em texto

Universidade Paulista polo Abaetetuba Pará
Ano 2020
Disciplina: Citologia
Docente: carollynne Silva dos Santos
Discentes: Sheila Larissa P costa
 Keila Rodrigues Barreto
 Jefferson Miranda e Silva
 Mickson Ribeiro Monteiro 
 Rosivaldo pinheiro
 Jhonata Rodrigues
Trabalho da disciplina de citologia
Tema: lipídios
Estrutura 
Classificação
Função
Características
Lipídio
Lipídios são chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas principalmente por moléculas de hidrogênio, oxigênio e carbono. Fazem parte ainda dá composição dos lipídios outros elementos como por exemplo o fósforo.
Estrutura
Os lipídios são compostos formados por uma cadeia linear de carbono geralmente com número par em grupo de ácido carboxílico ou ácidos graxo que são constituintes da mesma família em umas de suas extremidades, devido essa cadeia linear de carbonos geralmente apresentar uma baixa solubilidade em água, fato que coloca os lipídios em uma posição biológica delicada e importante sendo constituinte da membrana celular ( bicamada lipídica), podemos chamar de lipídios as substâncias apolares e em algumas situações polares, que são estraida de tecido animais e vegetais, em presença de solvente orgânicos, tais como Éter, clorofórmio, benzeno e outros.
Ácidos graxos saturados: Não possuem dupla ligações e são geralmente sólidas em temperatura ambiente, as gorduras de origem animal são geralmente ricas em ácidos graxos saturados, como a carne bovina, porco, galinha, gema de ovo e entre outros produtos como também as folhas de palmeiras.
Ácidos graxos insaturados: possuem uma ou mais duplas ligações, sendo mono (uma ligação dupla) ou poliinsaturada (duas ou mais ligações duplas), são geralmente líquidos a temperatura ambiente, como exemplo o óleo de origem vegetal que são ricos em ácidos graxos insaturados. 
Classificação dos lipídios
Lipídios simples: (glicerídeos), que são os óleos e as gorduras formados pela união dos álcool glicerol com ácidos graxos, as gorduras neutras (triglicérideos), são encontradas como substâncias de reserva em quase todos os tipos de células animais , em especial nas adiposas que são células que armazenam gorduras e regulam a temperatura corporal, são encontradas no tecido sobre a pele (hepiderme) principalmente nas aves e mamíferos ondem hagem também como isolante térmico
Os óleos são mais encontrados com mais frequência em plantas essencialmente nas sementes de soja, milho, amendoim e algodão. A diferença fundamental entre óleos e gorduras, e que os óleos são líquidos a temperatura ambiente são (20°C), enquanto que as gorduras são solidas.
Cerídeos: são mais comuns entre vegetais embora sejam produzidos também pelos animais, como é o caso das abelhas, são encontradas na superfície de pétalas atuam como impermeabilizantes impedindo a perda de água por evaporação. 
Lipídios compostos
São formados pela união entre ácidos graxos, glicerol e outros substâncias as quais mais importante são os fosfogliceridios (fosfolipídios) componentes das membranas celulares que além do álcool e do ácido graxo apresentam o radical fosfato na sua estrutura.
Lipídios derivados
Destacam os esteroides, dos quais o mais importante é o colesterol que é componente da membrana plasmática das células animais e percussor dos hormônios corticoide das glândulas suprarrenais e sexuais como a fosfosterona e a progesterona.
Funções dos lipídios
Reserva energética: fornecem mais energia do que os glicídios, porém não são preferencialmente utilizáveis pela célula, toda vez que a célula necessita de uma substância energética ela vai optar pelo uso imediato de um glicerídeos para depois consumir o lipídios.
Estrutural: certos lipídios fazem parte da composição das membrana celulares que soa formadas pela associação de lipídios e proteínas (lipoproteicas) os mais importantes são os fosfolipídios e o colesterol.
Isolante térmico: auxilia na manutenção da temperatura dos animais endotérmicos Aves e mamíferos por meio da formação de uma camada de tecido denominado hipoderme a qual protege o indivíduo contra as variações de temperatura.
Características
Os lipídios são substâncias químicas de baixa polaridade, por isso insolúveis em água e temperatura ambiente, porém solúveis em compostos ou solventes orgânicos como álcool, Éter, clorofórmio e a acetona quando metabolismo do interior da célula, os lipídios, as proteínas e os carboidratos fornecem mais calorias que os outros nutrientes.
Fonte de pesquisa
https://www.google.com/amo/s/m.brasilescola.oul.com.br/amo/biologia/lipídios.htm
https://www.inforescola.com/bioquímica/lipídios

Continue navegando