Buscar

1-3 BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO - ATIVIDADE 1-3

Prévia do material em texto

Nome Completo: Rafaela Humer Athanazio
	RGM: 22595821
	Instituição: Unicid
	Data: 12/11/2020
	Curso: Pedagogia
	Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil
ATIVIDADE 1.3 - BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO
A proposta dessa atividade é sobre a estrutura da BNCC. 
Analisando o seu itinerário formativo, comente a importância das atividades conjuntas entre as áreas do itinerário, e sugira de forma detalhada 03 temas e 03 atividades que poderiam ser desenvolvidas considerando o conjunto de competências e habilidades do itinerário formativo em que a sua área está inclusa. Atenção: os temas devem possibilitar o trabalho colaborativo entre professores e alunos das diferentes disciplinas que pertençam ao mesmo itinerário formativo (seja, por exemplo, atividade comum aos cursos que fazem parte do grupo de Linguagem e suas tecnologias, ou aos que fazem parte das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e assim por diante). A sua análise deve ter, no mínimo, 1 lauda (página).
Digite aqui seu texto:
Mais conhecida como BNCC, a Base Nacional Comum Curricular é um documento elaborado pelo governo federal que determina o que será ensinado nas escolas públicas e privadas em todo território brasileiro.
Na educação infantil a BNCC apresenta direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Nessa etapa da educação básica e de acordo com os eixos estruturantes da educação infantil, devem ser assegurados seis direitos e desenvolvimento:
Conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
A BNCC estabelece cinco campos de experiências:
1º O eu, o outro e o nós
2º Corpo, gestos e movimentos
3º Traços, sons, cores e formas
4º Escuta, fala, pensamento e imaginação
5º Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
No ensino fundamental, estabelecem-se as áreas do conhecimento. O ensino fundamental está organizado em cinco áreas do conhecimento, que favorecem a comunicação entre os conhecimentos e saberes dos componentes curriculares, e cada área do conhecimento estabelece competência específicas de área.
No ensino médio, cada área de conhecimento estabelece competências específicas de área, e o desenvolvimento deve ser promovido nessa etapa, tanto no âmbito da BNCC como dos itinerários formativos das diferentes áreas.
Para a educação infantil, as atividades precisam levar em consideração os campos de experiência associados aos objetivos de aprendizagem, visando garantir o aprendizado e o bem estar das crianças.
Assim é possível sugerir atividades a serem desenvolvidas na educação infantil.
Atividade I
Na atividade 1 será feito a leitura do livro “A menina que não gostava de fruta” (Fernandes Cidália 2012), mostrando as ilustrações, falando das cores e aparência de cada fruta, sempre permitindo a interação das crianças. Ao final da leitura, serão apresentadas algumas frutas presentes na história, para que tenham a oportunidade de provar e tocar as frutas. Essa atividade será redigida as crianças bem pequenas (entre 2 anos e 8 meses e 3 anos e 6 meses), o campo de experiências será Escuta, fala, pensamento e imaginação e os objetivos de aprendizagem são formular e responder perguntas sobre a história contada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
Atividade II
A atividade terá como objetivo de aprendizagem, traçar formas geométricas usando papel e tinta.
Em uma folha desenhar figuras geométricas e auxiliar as crianças com as pinturas, cada forma com uma cor diferente.
Esse campo de experiência será Traços, sons, cores e formas e será aplicado a crianças bem pequenas na faixa etária de 2 anos e 3 meses a 3 anos.
Atividade III
Essa atividade será voltada as crianças bem pequenas (2 a 3 anos)
O campo de experiências será Corpo, gestos e movimentos, e o objetivo dessa atividade é ajudar as crianças a conhecerem o próprio corpo, além de trabalhar a coordenação motora.
Para a atividade será feita uma roda com as crianças e o professor ensinará a música:
“Cabeça, ombro, joelho e pé...” e ensinando a coreografia, auxiliando assim as crianças a se movimentarem.

Continue navegando

Outros materiais