Buscar

farmaco 1

Prévia do material em texto

1. Defina Farmacologia. 
É a ciência eu estuda as interações entre os fármacos com o organismo (fonte propriedades, composição, manuseio e preparo, efeitos bioquímicos e fisiológicos, absorção, distribuição e eliminação, e o uso), resultando em um efeito maléfico (tóxico) ou benéfico (medicamento). 
2. Defina Janela Terapêutica e descreva as características necessárias para o desenvolvimento de um fármaco ideal. 
O termo relacionado janela terapêutica se refere à faixa de valores de doses que otimizam o equilíbrio entre a eficácia e a toxicidade do medicamento, de forma a atingir o melhor efeito terapêutico sem levar a efeitos colaterais ou toxicidade consideradas inaceitáveis. Para o desenvolvimento de um fármaco ideal é necessário ter: Efetividade, segurança, seletividade, reversibilidade, fácil administração, mínimas interações e isenção de reações adversas. 
3. Defina farmacocinética e farmacodinâmica, citando as principais diferenças entre as duas áreas de estudo na farmacologia. 
Farmacocinética: É a área da farmacologia que estuda o destino dos fármacos no organismo que vai desde a sua administração até a sua eliminação. Consiste em 4 processos : absorção , distribuição, biotransformação e excreção. 
Farmacodinâmica: Já estuda os efeitos bioquímicos e fisiológicos dos fármacos e seus mecanismos de ação. 
1- Local de ação 
2- Mecanismo de ação 
3- Efeitos terapêuticos e tóxicos 
A diferenças entre os dois conceitos são: 
Na farmacocinética se faz no processo que o organismo exerce sobre o fármaco e a farmacodinâmica se faz no processo que o fármaco faz no organismo. (os fármacos estimulam ou inibem os processos celulares). 
4. Defina os termos a seguir: 
A) Fármaco - Substância definida com propriedades ativas - efeito terapêutico. B) Droga - Qualquer substância que interaja com o organismo produzindo algum efeito. 
C) Medicamento - Droga utilizada com fins profiláticos, terapêuticos ou/ de diagnóstico. Contém 01 ou mais drogas mais excipientes, corantes, emulsificantes, etc. D) Forma Farmacêutica - Forma de apresentação do medicamento: comprimidos, cápsulas, xaropes... E) Remédio - (RE = novamente; Médio = curar) Substância animal, vegetal, mineral ou sintética; procedimento (ginástica, massagem, acupuntura, banhos); fé, crença; influencia: usados com intenção benéfica; F) Placebo - (Placebo = agradar): tudo o que é feito com intensão benéfica para aliviar o sofrimento: fármaco / medicamento / droga/ remédio (em concentração pequena ou mesmo na sua ausência).

Continue navegando