Buscar

FISIOTerapia na SAUDE do HOMEM

Prévia do material em texto

TRABALHO DA DISCIPLINA FISIOTERAPIA DA SAÚDE DO HOMEM
RESUMO
A procura de serviços de saúde pelo homem é bastante escassa, por conta disso o homem é mais suscetível a doenças como câncer de próstata, que é a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil.
OBJETIVO
Esse estudo tem como objetivo revisar o comportamento masculino diante programas de atenção à saúde, as patologias mais frequentes no sexo masculino, suas disfunções sexuais e a abordagem fisioterapêutica.
 
JUSTIFICATIVA
	O diagnóstico das patologias para os homens acarreta inúmeros problemas na sua vida e por isso é de grande relevância informar a importância da procura por atenção primária que poderá evitar vários problemas futuros.
	A fisioterapia atua buscando a melhora da qualidade de vida do paciente, tentando amenizar ao máximo os sintomas causados pela doença.
INTRODUÇÃO
Devido a sociedade machista, o homem é visto como provedor financeiro, onde o mesmo não pode perder um dia de trabalho para ir ao médico. O ato de adoecer é considerado como um sinal de fragilidade para o homem e isso é um problema para eles, pois a sociedade exalta comportamentos de superioridade, virilidade e invulnerabilidade. A grande presença feminina nos consultórios também é um problema para o homem pois o mesmo não se sente à vontade para falar sobre seus problemas para uma mulher e demonstrar fragilidade.
Os homens apresentam maior vulnerabilidade às doenças e o óbito é mais frequente e ocorre mais precoce do que nas mulheres. A população masculina acessa menos do que as mulheres os serviços de saúde, e isso gera impactos negativos em sua saúde. 
	Os exames de rotina são de extrema importância, mas ficam em segundo plano, tanto que no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, principalmente pelo preconceito em fazer o exame de toque. Os exames de rotina são importantes não apenas para prevenir um problema de saúde, mas também para detectá-lo o quanto antes.
 	Para qualquer homem é muito complicado apresentar qualquer tipo de disfunção sexual, e entre as principais disfunções estão: disfunção erétil ou impotência sexual (incapacidade do homem obter ou manter ereções) e ejaculação precoce (ejaculação com uma estimulação sexual mínima).
	Entre algumas patologias encontradas nos homens, temos: câncer de próstata (tumor que afeta a próstata e é a segunda causa de morte por câncer em homens), abcesso anorretal (acúmulo de pus no tecido ao redor do ânus e do reto) e câncer colorretal (tumor maligno que se instala no reto do intestino grosso e é o terceiro mais frequente entre os homens).
	No tratamento de pós-operatório de câncer de próstata, a fisioterapia tem como objetivo reativar a musculatura do assoalho pélvico, tentando minimizar as sequelas deixadas como a incontinência urinária; para o tratamento das disfunções anorretais, tem como objetivo melhorar a sensibilidade perineal e retal, a força muscular e o ciclo de continência.
CONCLUSÃO
	Diante do que foi abordado, é perceptível que os homens não buscam ajuda por conta da sociedade machista e por medo, e isso futuramente gerará grandes problemas na sua qualidade de vida. Portanto é de suma importância alertar os homens que a sua saúde é importante e não pode ser deixada para segundo plano.

Continue navegando