Buscar

prova 4 rotinas de pessoal

Prévia do material em texto

A greve é considerada hoje um direito fundamental de todo povo brasileiro e configura-se como um instrumento de pressão dos empregados sobre os empregadores. De acordo com o previsto na Lei no 7.783/89 (Lei de Greve), em relação à greve em serviços ou atividades essenciais, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	São considerados serviços ou atividades essenciais, entre outros, transporte coletivo; captação e tratamento de esgoto e lixo; telecomunicações; processamento de dados ligados a serviços essenciais.
	 b)
	As entidades sindicais ou os trabalhadores, conforme o caso, ficam obrigados a comunicar a decisão aos empregadores e aos usuários com antecedência mínima de 48 horas da paralisação dos serviços essenciais.
	 c)
	São considerados serviços ou atividades essenciais, entre outros: assistência médica e hospitalar; funerário; controle de tráfego aéreo; compensação bancária.
	 d)
	Os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidade inadiáveis da comunidade.
	
	Como sabemos, antes da Constituição Federal de 1988, o Estado podia intervir nas ações dos sindicatos, sendo que esta interferência era feita através do Mistério do Trabalho e Emprego, e, hoje, com a vigência da Constituição, isto foi modificado. Dentro desse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Com a intervenção do Estado, uma das suas prerrogativas era determinar estatutos padrões e tempo limite do mandato dos dirigentes.
II- Com a Constituição de 1988, os sindicatos precisam de autorização do Estado para sua fundação, mas sem que o Estado possa intervir na organização do sindicato, assim é necessário o registro em órgão competente.
III- Para que o sindicato possa entrar em funcionamento, ele precisa fazer o registro e o depósito de seus estatutos apenas no Cartório, que é o Registro Civil de pessoas jurídicas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 *
	Observação: A questão número 2 foi Cancelada.
	3.
	A Reforma Trabalhista instrumentalizada pela Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017, ocasionou uma série de mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho. Dentre as mudanças advindas dessa reforma, algumas estão relacionadas ao âmbito do direito coletivo e das negociações coletivas. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- A contribuição sindical, desde o advento da reforma trabalhista passou a ser facultativa.
II- O banco de horas poderá ser pactuado por acordo individual escrito, podendo ser compensação no mesmo mês.
III- A CLT sempre terá prevalência sobre o que for negociado por intermédio de acordo ou convenção coletiva.
IV- As condições estabelecidas em acordo coletivo de trabalho sempre prevalecerão sobre as estipuladas em convenção coletiva de trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://jus.com.br/artigos/64900/a-lei-n-13-467-de-13-de-julho-de-2017-reforma-trabalhista-e-o-direito-intertemporal-reflexoes-sobre-as-mudancas-implementadas-na-consolidacao-das-leis-do-trabalho-clt-decreto-lei-n-5-452-de-1-de-maio-de-1943. Acesso em: 3 abr. 2020.
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	4.
	Durante uma greve em serviços ou atividades essenciais, existe a obrigação por parte dos sindicatos, dos empregadores e dos trabalhadores em garantir que, durante o período da greve, a prestação dos serviços indispensáveis e inadiáveis à comunidade sejam mantidos. Com base nos termos da lei que assegura o exercício do direito de greve, sobre os serviços que são considerados essenciais, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Assistência médica e hospitalar.
	 b)
	Distribuição e comercialização de medicamentos e alimentos.
	 c)
	Guarda, uso e controle de substâncias radioativas, equipamentos e materiais nucleares.
	 d)
	Atividades escolares do ensino fundamental.
	5.
	A formação dos sindicatos é livre. Isso significa que eles são constituídos conforme suas necessidades, porém esta formação e sua dinâmica de atuação devem estar previstas em seus estatutos. Quando falamos em Brasil, os sindicatos devem ser compostos por uma estrutura básica. Neste sentido, sobre os órgãos que compõem os sindicatos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Órgão de deliberação ou assembleia geral.
II- Órgão de administração ou de comando.
III- Órgão de fiscalização ou conselho fiscal.
(    ) Tem a função de direção ou representação, assim cabe a este órgão o controle e a administração do sindicato.
(    ) É responsável pelas decisões dos sindicatos, sendo o órgão máximo e responsável pela formação dos sindicatos.
(    ) Este órgão é responsável pelas contas do sindicato e gestão financeira.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	II - I - III.
	6.
	A OIT é fonte de regulamentação internacional das normas que regem as relações de trabalho. No entanto, cabe a cada estado membro a decisão de adotar estas normas e torná-las parte de seu ordenamento jurídico de acordo também com sua legislação. Sendo assim, existem diferenças entre os estados membros, no que se refere às relações coletivas de trabalho e o funcionamento do sindicalismo. Sobre as relações coletivas do trabalho no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	No Brasil, dentro de uma mesma base territorial só pode haver um sindicato que defenda a mesma categoria.
	 b)
	No Brasil, é considerado um ato ilícito por parte dos sindicatos tomar decisões sem a interferência do poder público.
	 c)
	No Brasil, a liberdade sindical é parcial, pois o poder público pode interferir na criação e administração de um sindicato.
	 d)
	No Brasil, todos trabalhadores devem ser filiados a um sindicato da sua respectiva categoria.
	7.
	A empresa que tem acima de 200 empregados lhe é assegurado o direito de representação para que este representante fique a frente das negociações para garantir o direito dos empregados frente aos empregadores. Podemos afirmar que este modelo é de:
	 a)
	Relações coletivas sindicais.
	 b)
	Relações individuais não sindicais.
	 c)
	Relações individuais sindicais.
	 d)
	Relações coletivas não sindicais.
	8.
	Toda empresa que possuir mais de 200 funcionários deverá instituir uma comissão de representantes dos empregados para promover o diálogo entre eles e os empregadores, visando garantir o cumprimento de seus direitos e garantias, bem como os deveres das partes dentro da relação laboral. Sobre a formação da comissão representantes dos empregados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A quantidade de membros da comissão varia de acordo com o número de funcionários, sendo que uma comissão deverá ser composta por três membros.
(    ) A quantidade de membros da comissão varia de acordo com o número de funcionários, sendo que empresas com mais de cinco mil empregados a comissão será composta por nove membros.
(    ) A comissão é formada por somente por membros eleitos pelos próprios empregados da empresa.
(    ) A criação de mais de uma comissão dentro da mesma empresa é permitido nos casos em que haja empregados realizando atividades laborais em estados distintos do país.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	9.
	A greve é instrumento de pressão, ou mesmo coerção, dirigido pela coletividade dos trabalhadores sobre o patronado e é o exercício de um poder de fato dos trabalhadores com o fim de realizar uma abstenção coletiva do trabalho subordinado. Com relação ao direito de greve, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É assegurado o direito degreve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a sua extensão e fixar quais as atividades que serão consideradas como essenciais para fins de delimitação do movimento.
	 b)
	Compete aos sindicatos a garantia, durante a greve, da prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.
	 c)
	Para todas as categorias é garantido o exercício livre e amplo do direito de greve, no entanto, cada uma possui lei própria.
	 d)
	São assegurados aos grevistas, entre outros direitos, o emprego de meios pacíficos tendentes a persuadir ou aliciar os trabalhadores a aderirem à greve, a arrecadação de fundos e a livre divulgação do movimento.
	10.
	O surgimento da OIT no início do século XX visava ao alcance da promoção de justiça social e direitos humanos - especificamente dentro do âmbito laboral. Sendo assim, segundo Alvarenga (2007), a intenção da criação da OIT, então, dividia-se na vertente humanista e política. Sobre essas duas vertentes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No âmbito humanista, destaca-se a atuação dos sindicatos como membro influenciador nas ações realizadas pela OIT.
(    ) A vertente política manifesta-se diante do detrimento de condições humanas de trabalho para a classe operária e da própria dignidade dos trabalhadores.
(    ) A vertente política manifesta-se pela necessidade de existir um órgão que torne internacionais as normas referentes aos direitos trabalhistas.
(    ) O âmbito humanista muda o papel do Estado, que até então se eximia de intervir nas relações tanto sociais como políticas e econômicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ALVARENGA, Rúbia Zanotelli de. A Organização Internacional do Trabalho e a proteção aos direitos humanos do trabalhador. 2007. Disponível em: https://juslaboris.tst.jus.br/bitstream/handle/20.500.12178/79349/2007_rev_trt04_v03_n038.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 3 abr. 2020.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	11.
	(ENADE, 2009) A Metalúrgica Ferro e Aço está com dificuldades financeiras devido à forte concorrência no mercado. Sônia, sua gerente de recursos humanos, foi encarregada de negociar com o sindicato de classe a melhor saída para evitar demissões em massa. Para levar avante as negociações, de modo satisfatório tanto para a empresa quanto para os empregados, optou pela negociação denominada coletiva. Nesse caso, o que a negociação escolhida conduz?
	 a)
	A uma solução integradora quando os interesses em conflito são importantes demais para uma solução de meio termo, e o objetivo principal é aprender.
	 b)
	A uma discussão de um bolo fixo e focaliza a obtenção da máxima participação ou da maior fatia desse bolo, apenas para uma das partes.
	 c)
	A uma decisão que especifica a responsabilidade de cada uma das partes para um período definido de dois ou três anos.
	 d)
	A uma parte contar à outra o que ela deseja, baseando-se em uma situação incerta e sob pressão, o que pode conduzir a um acordo aceitável.
A greve é considerada hoje um direito fundamental de todo povo brasileiro e configura
-
se como um instrumento de pressão dos empregados sobre os empregadores. De acordo 
com o previsto na Lei no 7.783/89 (Lei de Greve), em relação à greve em serviços ou 
ativ
idades essenciais, assinale a alternativa INCORRETA:
 
 
a)
 
São considerados serv
iços ou atividades essenciais, entre outros, transporte 
coletivo; captação e tratamento de esgoto e lixo; telecomunicações; 
processamento de dados ligados a serviços essenciais.
 
 
b)
 
As entidades sindicais ou os trabalhadores, conforme o caso, ficam obrigados a 
comunicar a decis
ão aos empregadores e aos usuários com antecedência 
mínima de 48 horas da paralisação dos serviços essenciais.
 
 
c)
 
São considerados serviços ou atividades essenciais, entre outros: assist
ência 
médica e hospitalar; funerário; controle de tráfego aéreo; compensação 
bancária.
 
 
d)
 
Os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados de comum 
acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao 
atendimento das necessidade inadiáveis da comunidade.
 
 
 
Como sabemos, antes da Constituição Federal de 1988, o Estad
o podia intervir nas 
ações dos sindicatos, sendo que esta interferência era feita através do Mistério do 
Trabalho e Emprego, e, hoje, com a vigência da Constituição, isto foi modificado. 
Dentro desse contexto, analise as sentenças a seguir:
 
 
I
-
 
Com a inter
venção do Estado, uma das suas prerrogativas era determinar estatutos 
padrões e tempo limite do mandato dos dirigentes.
 
II
-
 
Com a Constituição de 1988, os sindicatos precisam de autorização do Estado para 
sua fundação, mas sem que o Estado possa intervir n
a organização do sindicato, 
assim é necessário o registro em órgão competente.
 
III
-
 
Para que o sindicato possa entrar em funcionamento, ele precisa fazer o registro e 
o depósito de seus estatutos apenas no Cartório, que é o Registro Civil de pessoas 
jurídi
cas.
 
 
Assinale a alternativa CORRETA:
 
 
a)
 
As sentenças I e II estão corretas.
 
 
b)
 
As sentenças I e III estão corretas.
 
 
c)
 
So
mente a sentença I está correta.
 
 
d)
 
As sentenças II e III estão corretas.
 
 
*
 
Observação: A questão número 2 foi Cancelada.
 
 
3.
 
A Reforma Trabalhista instrumentalizada pela Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017, 
ocasionou uma série de mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho. Dentre as 
mudanças advindas dessa reforma, algumas estão relacionadas ao âmbito do direito 
cole
tivo e das negociações coletivas. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
 
 
I
-
 
A contribuição sindical, desde o advento da reforma trabalhista passou a ser 
facultativa.
 
II
-
 
O banco de horas poderá ser pactuado por acordo individual escrito, podendo ser
 
compensação no mesmo mês.

Continue navegando