Buscar

Atividade avaliativa 14

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade avaliativa 14
Seu endereço de e-mail (luiguisantos.aluno@unipampa.edu.br) 
1. Como é possível diminuir o crescimento populacional?
Disponibilizar acesso a programas de planejamento familiar e assistência médica reprodutiva.
Melhorar os serviços de assistência médica para bebês, crianças e gestantes.
Desenvolver e implementar órgãos que inspecionam populações nacionais.
Melhorar o status da mulher e expandir as oportunidades de estudo e emprego para os jovens.
Proporcionar a educação, especialmente para meninas e meninos.
Reduzir drasticamente a pobreza.
2. Quais são os principais problemas de recursos ambientais que as áreas urbanas enfrentam?
Poluição do ar: A poluição atmosférica é causada pela emissão de gases poluentes no ar, como monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), dióxido de enxofre (SO2), entre outros, causando problemas para a saúde e para o meio ambiente.
Poluição das águas: A situação dos rios e córregos é preocupante, pois a poluição das águas afeta diretamente a saúde da população. 
Ilha de calor: É o aumento da temperatura em determinadas partes de uma cidade, na qual a região com maior concentração predial, asfalto, vidros e concreto tem maior temperatura; enquanto que em outra parte da cidade, que tem mais áreas verdes, a temperatura é menor, com variações de até 10° C no mesmo dia.
Inversão térmica: É quando a poluição do ar impede a troca normal de temperatura do ar na superfície, ou seja, o ar frio e pesado (por causa das partículas da poluição) ca em baixo e o ar quente e mais leve ca em cima.
Efeito estufa: Fenômeno causado pelo aumento da temperatura no planeta em virtude dos gases poluentes emitidos pelas cidades. A camada poluente impede que o calor da atmosfera se dissipe. É chamado de estufa, pois o planeta mantém a temperatura aquecida.
Erosão: Causada pelo uso e pela ocupação irregular de áreas de preservação ambiental nas grandes cidades, como encostas, margens de rios, excesso de peso das edicações, compactação do solo, etc.
Chuva ácida: Causada pela poluição do ar, em que os gases poluentes reagem com a água da umidade do ar, ocasionando chuvas com presença de componentes ácidos e prejudicando plantações, edicações, automóveis e o ser humano.
Enchentes e desmoronamento: as chuvas nas cidades podem causar enchentes e desmoronamentos, destruindo edicações e matando pessoas, em razão da ocupação irregular, pois as águas das chuvas não têm para onde escoar.
Falta de áreas verdes:
O desmatamento em áreas urbanas causa aumento da temperatura e agrava a poluição do ar.
Poluição visual e sonora:
As propagandas excessivas e o barulho alto dos grandes centros podem causar transtornos psicológicos na sociedade.
3. Como os sistemas de transporte modelam áreas urbanas e o crescimento? Quais são as vantagens e desvantagens dos vários meios de transporte?
 O crescimento inteligente surge como uma forma de encorajar o desenvolvimento mais sustentável do ponto de vista ambiental, que exija menos dependência de caros que controle e direcione o alastramento e reduza o suo negligente de recursos. Vantagens: Reduz o tempo de viagens, mais eciência, capacidade de transportar grandes quantidades, percorre longas distâncias, baixo custo de carregamento. Devantagens: Custos de manutenção muito caros, podem causar ruídos e vibrações, locais adequados para sua utilização.
4. Como as cidades podem se tornar mais sustentáveis e mais agradáveis para se viver?
Alcançar a participação de cerca de 45% de energias renováveis ( eólica, solar, de biomassa). promover tecnologias limpas, eciência energética e infraestrutura de baixa emissão de carbono na indústria.
Melhorar a eciência e a infraestrutura no transporte público em áreas urbanas.
Restaurar e recuperar orestas, em um total de 12 milhões de hectares, para múltiplos usos, até 2030.
Este formulário foi criado em Universidade Federal do Pampa. Denunciar abuso
5. Por que é racional que um casal pobre de um país em desenvolvimento como a Índia tenha 4 ou 5 filhos? Quais mudanças induziram tal casal a considerar seu comportamento irracional?
Devido ao planejamento pobre, ineciência burocrática, baixo status da mulher ( independente das garantias constitucionais de igualdade, extrema pobreza e falta de apoio nanceiro e administrativo. A melhor forma seria fazer um acompanhamento, principalmente através da educação e a inserção no mercado de trabalho para que assim possam considerar o fato.

Outros materiais