Buscar

Geração de Energia - Analise de Circuitos

Prévia do material em texto

Analise de Circuitos
Aula 01 : Geração de Energia
Professor: Cássio Nobre
Turma: 1321
ELETRÔNICA INDUSTRIAL
2
Geração de Energia
Visão Geral
Existem diversas maneiras de se gerar energia elétrica. No mundo todo, as três formas mais comuns são por queda
d’água (hidroelétrica), pela queima de carvão (termoelétrica) e por reação nuclear. 
Geração de Energia
Hidroelétrica
Observe que a água provém de um
reservatório (admissão), segue por um duto e alcança a turbina, provocando o seu giro. Ao girar, a turbina provoca o
giro solidário (conjunto) do gerador. Ao girar o gerador, obtém‐se a Diferença de Potencial (DDP) nos seus terminais,
isto é, a energia elétrica. Antes de disponibilizar a energia elétrica na rede (linhas de energia) esta deve ser tratada,
ou seja, colocada em níveis adequados de transmissão em termos de tensão e corrente. Isto é feito pelo
transformador. 
Geração de Energia
Hidroelétrica
Geração de Energia
Termoelétrica
A segunda forma de se gerar energia elétrica é por meio da queima de combustível, no caso o carvão vegetal. Estas
usinas são chamadas termoelétricas, pois convertem a energia calorífica proveniente da queima do combustível em
energia elétrica. O princípio de funcionamento de uma usina termoelétrica está representado na figura a seguir. 
Geração de Energia
Termoelétrica
Geração de Energia
Termonuclear
O terceiro processo por meio do qual se gera energia elétrica é a conversão da energia nuclear em energia elétrica.
Na verdade o processo em si baseia‐se na conversão de toda a energia obtida através da reação nuclear em energia
térmica que irá aquecer a água e esta por sua vez gerará vapor que irá impulsionar uma turbina à qual está ligado
um gerador elétrico. No edifício do reator fica além do reator propriamente dito, também o gerador de vapor. 
Geração de Energia
Termonuclear
Geração de Energia
Eólica
A energia eólica é gerada com a movimentação de grandes turbinas conhecidas por aerogeradores, em formato de cata-vento ou de moinhos. As turbinas são instaladas em regiões onde há os ventos chamados predominantes.
Seu funcionamento é basicamente feito pela transformação da energia cinética, em energia mecânica ou energia elétrica.
Para entender melhor é preciso saber que o vento é o resultado de correntes de conversão na atmosfera da Terra e que são impulsionadas pela energia térmica gerada pelo Sol. Ou seja, o vento é um tipo de energia solar e quando não há Sol, ele não existe.
Geração de Energia
Eólica
O movimento do ar, que conhecemos como vento, surge na superfície da terrestre onde há solo e água. O calor do Sol aquece mais rápido o solo que a água e o ar aquecido é mais leve, por isso sobe. À noite, o ar sobre a água é mais quente e é substituído pelo ar mais fresco do solo.
Esse movimento gera energia cinética que pode ser transformado em energia elétrica a partir da movimentação da turbinas. Os equipamentos têm duas limitações: não funcionam sem vento, obviamente, e o vento em excesso os danifica.
Geração de Energia
Eólica
Geração de Energia
Solar
Energia solar fotovoltaica nada mais é do que a conversão direta da radiação solar em energia elétrica. Essa conversão é realizada pelas chamadas células fotovoltaicas, compostas por material semicondutor, normalmente o silício. Ao incidir sobre as células, a luz solar provoca a movimentação dos elétrons do material condutor, transportando-os pelo material até serem captados por um campo elétrico (formado por uma diferença de potencial existente entre os semicondutores). Dessa forma, gera-se eletricidade.
Constituído por painéis, módulos e equipamentos elétricos, o sistema fotovoltaico não exige um ambiente com alta radiação para funcionar. No entanto, a quantidade de energia produzida depende da densidade das nuvens, ou seja, quanto menos nuvens houver no céu, maior será a produção de eletricidade.
Geração de Energia
Solar
Geração de Energia
Maremotriz
O sistema utilizado é semelhante ao de uma usina hidrelétrica. As barragens são construídas próximas ao mar, e os diques são responsáveis pela captação de água durante a alta da maré. A água é armazenada e, em seguida, é liberada durante a baixa da maré, passando por uma turbina que gera energia elétrica.
A força das marés tem sido aproveitada desde o século XI, quando franceses e ingleses utilizavam esse artifício para a movimentação de pequenos moinhos. Porém, o primeiro grande projeto para a geração de eletricidade através das marés foi realizado em 1967. Nesse ano, franceses construíram uma barragem de 710 metros no Rio Rance, aproveitando o potencial energético das marés.
Geração de Energia
Maremotriz
Geração de Energia
Ondomotriz
As ondas são resultado do efeito do vento sobre a superfície do mar. Parte da energia cinética dos ventos é transferida para a água através do atrito entre as duas superfícies, gerando as ondas, que podem percorrer milhares de quilômetros com poucas perdas energéticas. Extrair a energia das ondas é um grande desafio tecnológico que nas últimas décadas despertou o interesse dos pesquisadores. Atualmente existem várias técnicas diferentes, algumas estão em fase de desenvolvimento e outras já estão em fase de testes.
Geração de Energia
Ondomotriz
Geração de Energia
Ondomotriz
Geração de Energia
Ondomotriz
Geração de Energia
Geotérmica
A Energia Geotérmica (ou Energia Geotermal) é um tipo de energia renovável obtida através do calor proveniente do interior do planeta terra. O processo de aproveitamento dessa energia é feito por meio de grandes perfurações no solo, visto que o calor do nosso planeta existe numa parte abaixo da superfície da Terra. Do grego, a palavra "geotérmica" é formada pelos termos “geo”, que significa Terra, e “therme”, correspondente à temperatura.
De tal modo, esse tipo de recurso energético é obtido por meio das rochas quentes, (secas e úmidas) e o vapor quente provenientes do interior da Terra. A energia geotérmica começou a ser explorada no início do século XX, embora já fosse utilizada pelos povos antigos para banhos e cozinhar alimentos nas chamadas fontes termais. Atualmente ela é produzida nas centrais geotérmicas, local em que ela é transformada em energia elétrica.
Geração de Energia
Geotérmica
Atividade:
Pesquisar exemplos de energias renováveis, e suas vantagens e desvantagens de uso.
Mínimo de 3 tipos de energias renováveis, se falar sobre uma energia que não vimos hoje pode ser apenas 1 tipo.
Boa semana a todos
Aguardando Participantes!

Continue navegando