Buscar

Casos Clinicos

Prévia do material em texto

ATIVIDADE COMPLEMENTAR- SISTEMA RENAL
ACADÊMICO: Maria Eduarda Lorini 
1. M.A S 45 anos foi hospitalizado no HUST com os seguintes sinais clinico: fraqueza muscular, hipertensão, anúria (ausência de urina). Durante anamnese do paciente o mesmo relatou que sente muita sede ao longo do dia, inchaço de membro inferior. Foram realizados exames laboratoriais de sangue, com os seguintes resultados: diminuição na concentração de sódio (hiponatremia) e aumento na concentração de potássio (hipercalemia). Ao realizar tomografia computadorizada do crânio deste paciente observou que o mesmo apresenta uma massa na região da hipófise. Diante do quadro apresentado acima responda.
a) Qual a possível hipótese diagnóstica deste paciente? 
R= Levando em consideração as alterações de hiponatremia (redução da concentração plasmática de sódio para < 136 mEq/L por excesso de água em relação ao soluto) e hipercalemia (pode ocorrer após a liberação grande quantidade de potássio das células), pode-se pensar em possível Insuficiência Renal. E com MMI< relacionados a massa no crânio, possivelmente é CA de Hipófese, o que explicaria as alterações hormonais.
b) Explique os mecanismos que causaram alterações dos exames laboratoriais e no volume urinário do paciente.
R= Assim que efetuado o exame de urina com dosagem de creatinina e ureia no sangue, a primeira sugestão seria a deficiência da função renal, e ainda possíveis problemas na filtragem dos rins, pelo nível de substâncias fora do comum. 
2. Leia atentamente os dados clínicos do paciente e responda a questão a seguir:
Identificação: 23 anos, sexo masculino, casado, natural SP, “motoboy”
Queixa principal: diarréia com sangue e dor na barriga
HDA: paciente refere surgimento de diarréia há 3 semanas. O número de evacuações foi aumentando progressivamente (atualmente 7 evacuações /dia). Relata, desde o início, presença de muco e sangue vivo nas fezes. Fez uso de mebendazol por conta própria, sem melhora. Queixa-se também de dor abdominal de leve/moderada intensidade, tipo cólica, difusa. Refere emagrecimento (não quantificado) no período, além de astenia e anorexia.
Doenças associadas: nenhuma
Medicamentos: nenhum
Etilismo: social Tabagismo: não 
História familiar: mãe portadora de HAS; avô paterno falecido (neoplasia de colón)
Exame físico: estado geral regular
Desidratado (+/4), Temp. axilar: 37,8ºC IMC: 22
PA: 120x70 mmHg FC: 92 bpm, FR: 20 ipm
Abdômen: flácido, doloroso à palpação difusamente (principalmente quadrante inferior esquerdo). 
Peristalse pouco aumentada. 
MMII: sem edema.
Observando o quadro do paciente acima responda;
a) Após avaliação do paciente constatou-se que o volume e a concentração da urina estão alterados, explique os mecanismos que afetaram a formação final da urina
 R= Analisando o caso, o quadro do paciente trata-se de glomerulonefrite, uma inflamação que provém de uma reação imunológica fora do comum. Essa reação ocorre de duas formas: 1- anticorpos (proteínas que o organismo produz para defesa contra antígenos) pode atacar as células dos rins ou as moléculas presas diretamente, gerando inflamação. 
2- Os anticorpos atacam os antígenos fora dos rins e os complexos antígeno-anticorpo (imunológico) serão encaminhados para os rins pela corrente sanguínea e ficam nos glomérulos. 
Caso os glomérulos tenham quantidade suficiente lesionadas, a função renal diminui automaticamente. Isso faz os resíduos se acumularem no sangue. Se a lesão é grave, as células acumulam-se e vem a comprimir os capilares que existem nos glomérulos, prejudicando a filtração. Vale considerar que em alguns casos podem se formar pequenos coágulos sanguíneos (micro trombos) se formam nos vasos pequenos fazendo a função renal diminuir ainda mais .

Continue navegando

Outros materiais