Buscar

1-1 BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO - ATIVIDADE 1-1

Prévia do material em texto

Nome Completo:Rene Karin dos Reis Campos Cruz
	RGM: 20958901
	Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul Virtual.
	Data:10/11/2020
	Curso: Licenciatura em Pedagogia
	Disciplina: Estágio Curricular Educação Infantil-Plano Emergencial
ATIVIDADE 1.1 - BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO
Analise a BNCC e sua correlação com os direitos humanos e as ODS 2030 e elabore um texto dissertativo, com o mínimo de uma lauda, conforme as orientações a seguir:
Materiais de referência para realização da atividade: Texto da BNCC (Educação Infantil, Ensino Médio ou Ensino Fundamental, conforme o segmento do estágio), Declaração Universal dos Direitos Humanos e ODS 2030.
Produção do Texto Dissertativo.
O texto dissertativo (com suas palavras) deverá fazer menção à:
a) Origem da declaração dos direitos humanos (E ODS 2030);
b) Propostas gerais presentes na BNCC (consultar a introdução documento);
c) Uma competência específica (fundamental e médio) ou campo de experiência (infantil), a pelo menos 01 artigo da DUDH ou a pelo menos 01 ODS (para Educação Infantil, deve-se considerar a ODS 4 Meta 4.2);
d) Correlação entre a importância da presença e do desenvolvimento dessa competência na formação do estudante egresso na educação infantil, do ensino médio ou fundamental, explicando-a adequadamente.
Digite aqui o seu texto:
A declaração dos Direitos Humanos é um documento de fundamental importância para os seres humanos, pois delineia direitos básicos e igualitários a todos. Tornou se um marco na história da vida da humanidade, pela primeira vez na história. 
Materializado em 10 de dezembro de 1948, durante Assembleia Geral das Nações Unidas, em Paris,desde então passouu a ser uma meta a ser alcançada por todos os povos e nações,pregando o direito e proteção universal contra a opressão e a discriminação,expressando também os direitos,políticos,civis,sociais,econômicos e culturais, com princípios baseados na indivisibilidade,interdependência e universalidade.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tem início setembro de 2015, as Nações Unidas após anos de discussão e pautas, criaram uma nova agenda de desenvolvimento, abrangendo um período que se pretende consolidar entre os anos de 2015 a 2030. Foram mais ou menos três anos de discussão, assim, foi aprovada pelos líderes dos governos, a agenda 2030,objetivando o Desenvolvimento sustentável de todas as nações. A Agenda consiste em uma Declaração possui 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 Metas correspondentes, uma seção sobre meios de implementação e de parcerias globais, e um esqueleto para acompanhamento e revisão, estimulando ações para o desenvolvimento sustentável como a econômica, a social e a ambiental.
Desenvolvimento e direito estão intrinsecamente ligados tanto na DUDH quanto nos objetivos da ODS, ressaltando que os direitos são igualitários em sua totalidade, não deixando de atender a todos.
No Brasil, a BNCC-Base Curricular Nacional Comum, é um documento que em tem por objetivo principal, definir e garantir direitos iguais para todos no âmbito escolar,definido em um documento de referência para educadores e gestores da Educação Nacional,independente de classe social,origem ou local de estudo.Foi elaborado por diversos especialistas da educação,baseados em estudos e em pesquisa pública e tem pretensão de diminuir as desigualdades de aprendizagem de crianças e adultos,estabelecendo em cada etapa da educação básica,as competências e habilidades a serem desenvolvidas e adquiridas ao longo do processo de escolarização,definindo também o percurso a ser percorrido e a obrigatoriedade do seu cumprimento.
Tem como base fundamental A Constituição Federal de 1988, em seu Artigo 205, reconhece a educação como direito fundamental compartilhado entre Estado, família e sociedade ao determinar que a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (BRASIL, 1988).
	Para a Educação Infantil, a BNCC apresenta fundamentais instrumentos para que a criança possa se desenvolver integralmente,dividida em campos de experiência,ela traz em cada etapa objetivos e campos específicos a serem atingidos,não esquecendo que a principal objetivação da Educação Infantil é a interação e a brincadeira.
Competência essa que estão intrinsecamente relacionados ao primeiro artigo dos direitos humanos, que diz que todos os seres nascem livres e iguais em igualdade e direitos e são dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade. E também com a ODS Meta 4.2 – 2030: assegurar a todas as meninas e meninos o desenvolvimento integral na primeira infância, acesso a cuidados e à educação infantil de qualidade, de modo que estejam preparados para o ensino fundamental.  
O conceito de desenvolvimento integral no contexto da Infantil diz respeito à compreensão de que a educação, enquanto processo de formação de indivíduo na sua totalidade, atua no desenvolvimento em suas múltiplas dimensões: física, intelectual, social, emocional e simbólica. 
	Pata encerrar não podemos esquecer que a criança tem seus direitos garantidos pela ECA, Art. 227: É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.”

Mais conteúdos dessa disciplina