Buscar

Relatório APS - SPP - 2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatório APS
1. Descrevam as características gerais da empresa que foi dirigida pela equipe, incluindo informações relevantes sobre a origem, natureza, ramo de atividade e porte.
A Industria Brothers Metalúrgica de porte médio, constituída por Presidente Amanda e os diretores Giovanna, Vlademir e Luiz Felipe é uma empresa do segmento industrial e de natureza privada, foi criada para atender ao ramo de atividade especifica que é o metal mecânico.
A unidade industrial produtora de VERIPEX é uma empresa que está em fase de entrada no mercado brasileiro, ela é responsável por embarcar e produzir toda a demanda solicitada conforme condições pré-contratos e as previsões de embarques.
Produto produzindo foi o VERIPEX, principal característica: metal mecânico, desenvolvido tecnologicamente. 
2. Descrevam o processo produtivo da empresa, detalhando: Nome do produto e principais características, características da tecnologia utilizada na produção e capacidade de produção, padrão de operação da planta, matérias e embalagens utilizados e a composição e qualificação da força de trabalho (operários e supervisores).
O principal produto comercializado é o VERIPEX. Que se trata de um material metal mecânico, utilizado na produção automobilística. Que será processado transformado e transportado.
	O processo de produção do VERIPEX constitui-se em quatro etapas, sendo a 1ª etapa composta pelo recebimento de matéria prima dos fornecedores. Após o recebimento os matérias são encaminhados a sua linha de produção. Na 2ª etapa constitui-se o processo de transformação da matéria prima até a saída do produto (VERIPEX), no seguimento é realizado a montagem dos kits, onde serão embalados e armazenados ao depósito. Na 3ª etapa é a estocagem de produtos acabados, onde esses produtos são separados para os clientes. Na 4ª etapa encontra-se o embarque dos produtos acabados, esse processo é iniciado desde a separação no deposito até o embarque nos cargueiros. 
Nesse processo, são consumidas 3 unidades do kit 1 e 1 de embalagem. A principal característica é metal mecânico. Para que todo o processo de produção aconteça é necessário um planejamento efetivo que leva em conta dados como quantidade de horas investidas, direta e indiretamente, e custo de manutenção do maquinário.
O média de funcionários necessário em todo o processo produtivo é de 135 operários e 10 supervisores. 
3. Descrevam o objeto do contrato, as condições de prazo, como funcionam as solicitações de embarque para o cliente em termos de prazos, previsão e variabilidade do volume trimestral.
O contrato tem duração de 5 anos, onde a empresa assume o compromisso e responsabilidade de fazer as entregas trimestrais do produto solicitado, onde a demanda é informada a virada de cada período. 1ª trimestre 97.100 unidades, 2ª trimestre 118.900 unidades, 3ª trimestre 156.700 unidades e 4ª trimestre 131.100 unidades. Devido a fatores externos como clima e cambio as solicitações tem a variabilidade de em -10% até +10¨%. 
4. Qual o preço unitário previsto em contrato e condições de penalização em caso de não atendimento das solicitações? E qual o controle que a empresa tem sobre o preço praticado. Por quê?
O preço de venda do produto é de R$ 53,20, desse modo tendo o controle de prejuízo ou lucro, algumas situações que onde a empresa não cumpri com a quantidade solicitada, a mesma pagar uma multa de 5% do preço de venda contratado por cada unidade não embarcada.
5. Qual a relevância das revisões da previsão de solicitações de embarque para o desdobramento do planejamento agregado de produção (descrever a relação das revisões com as mudanças ocorridas no ambiente externo, noticiadas no jornal)? Como foram as revisões realizadas pela empresa?
Apesar de ter o plano inicial, as mudanças foram feitas com objetivos de atender melhor os clientes. Com as alterações nos cenários políticos, aumento nas intenções de compra, clima e dólar, a empresa precisou reformular o quadro de funcionário em alguns períodos, a instalação e o insumo para tais variações fossem sentidos pela empresa de forma mais branda. Visando sempre a entrega dos produtos e qualidade da produção estabelecido no contrato.
6. Descrevam a estratégia de produção utilizada pela empresa e como a estratégia escolhida relacionou-se com as decisões relativas a capacidade de produção (investimentos iniciais e expansões) e com o padrão de produção adotado (turno normal, 2 turnos e horas extras). Destaque as principais dificuldades ocorridas.
As decisões quanto à estratégica de produção foram tomadas de maneira fundamentada no contrato estabelecido, sofrendo alterações de acordo com o ambiente esterno apresentado. Onde decidimos fazer uma produção continua, onde nossos investimentos iniciais foram de R$ 90.198 em capacidade, desse modo não havendo expansão, nosso padrão de operação da fábrica ficou os 4 períodos eu turno normal, não havendo dificuldades dessas operações.
7. Qual foi a política de compra e estocagem adotada pela empresa (estoques de segurança/Just-in-time)? A equipe entende que a política adotada afetou os resultados. Como?
A Política adotada foi a compra fixa do kit 1 que foram 386.562 unidades e embalagem 128.854 unidades, devido a produção fixa. Afetou o resulto pois no produto acabado estava com um aumento entre 1ª e 2ª trimestre devido aos fatores externos, no 3ª e 4ª trimestres tivemos um aumento nos embarques, diminuindo nosso produto acabado que as variações entre disponível para embarque e embarque efetivo.
8. Os trabalhadores foram bem dimensionados em termos de quantidade e oportunidade da decisão na evolução das rodadas? Justifiquem.
Todos os trabalhadores foram bem dimensionados, só que no decorrer da simulação tivemos 3 operários e 1 supervisor ocioso no 3ª trimestres por falta de produto, no 4ª trimestre já estava efetivamente em pleno funcionamento do processo produtivo. 
9. Falem da importância de considerar as informações do ambiente (notícias do jornal) para um bom planejamento de produção. A empresa utilizou bem as informações? Como isso afetou os resultados?
As noticias dadas foram importantes para conhecer os ambientes externo: como mercado internacional, clima e fornecedores de matéria-prima.
As informações aplicadas no jornal foram necessárias na tomada de cada decisões estratégias da organização. Sabendo como se encontrava o ambiente econômico no geral, a empresa buscou tomar as melhores decisões, para permanecer a empresa no mercado, buscando os melhores resultados no final de cada trimestre.
10. Descrevam e justifiquem o desempenho obtido pela empresa para os Acionistas/Investidores (representados aqui pelo coordenador das APS do semestre), fazendo uma análise comparativa dos resultados obtidos pela empresa conduzida pela equipe em relação ao melhor resultado histórico obtido, ao resultado médio e aos demais resultados das outras equipes resultados das demais equipes e (números das outras equipes aparecem no ranking final).
Ao final do orçamento, a empresa ficou em 8ª posição do ranking, onde obtivemos o lucro total de 926.468,45, sendo o valor de 1.268.822,47 o melhor desempenho apresentado. Ficamos acima do desempenho médio 923.377,21.
Nos períodos 2, 3 e 4 tivemos um desempenho aceitável, onde estivemos acima do desempenho médio. No período 1 tivemos resultado abaixo do esperado.
A colocação final é resultado de algumas interpretações equivocadas e em consequência de erros de previsão. Também, apesar de todo esforço, algumas decisões não foram tomadas assertivamente, gerando consequência e resultados para a empresa não planejados pela equipe.
11. Elaborem um parecer sobre o desempenho da equipe a partir das avaliações qualitativa e quantitativa disponíveis, com a indicação de ações que possam ser empreendidas pela equipe para que a empresa alcance resultados superiores.
O desempenho apresentado pela equipe reflete ações que deram certo e outras que não. Felizmente, o resultado reflete que há espaço para melhoramentos e otimizações que tornariam o processo de produção mais efetivo,mas essas decisões tomadas foram todas dentro do limite e o máximo ajustadas.
	Assim, algumas ações poderiam ser feitas como: analisar mais minuciosamente cada detalhe da produção como horas trabalhadas, entender melhor o ambiente externo, aplicação mais inteligente dos recursos disponíveis e evitar desperdícios, funcionários disponíveis e realizar uma projeção de produção mais real para cada solicitação.
	Os erros no decorrer da simulação foram verificados e superados com análise minuciosa de cada componentes que assim formavam o orçamento para resolução da proposta. Através desses resultados percebemos que o 3ª período tivemos uma demanda baixa, assim ocasionando funcionários e supervisoras ociosos, acreditamos que nos próximos projetos teremos uma análise melhor dessa questão.
12. Façam considerações finais e sobre a experiência vivenciada na simulação SPP, bem como suas contribuições mais amplas à formação profissional.
A simulação do Jogo SPP nos possibilitou a experiencia de um ambiente de produção onde vivenciarmos situações próximas da realidade da organização ao desenvolvimento e elaboração do orçamento tivemos uma visão mais analítica sobre cada fatores, onde no final, pode-se verificar os resultados obtidos causados por cada planejamento e como eles afetam a empresa. Assim adquirimos noções sobre planos de produção, recebimento, analise de custos, prazos e projeções.
Foi muito importante entender esses processos de produção, fomos desafiados a exercer várias competências tais como: gestão de pessoas, trabalho em equipe, liderança, responsabilidades. Essas experiencias nos ajudam a encarar esse tipo de realidade.
Assim todos esses fatores, conhecimentos e experiencia foram adicionadas em cada formação profissional e pessoal de todos os integrantes da equipe, atingindo as nossas expectativas.

Continue navegando