Buscar

Estudo de caso - Recreação e lazer/Sociologia do Esporte

Prévia do material em texto

Os esportes de aventura vêm ganhando cada vez mais espaço, não somente entre os amantes do perigo, como também entre os que procuram sempre por novas experiências. 
São caracterizados por levarem o aventureiro em uma jornada com mais riscos, em quesitos como velocidade, altura e etc. Normalmente, exigem muito do psicológico e físico do praticante, o que torna essa modalidade muito atraente para os caçadores de emoção.
Automobilismo, paraquedismo, rafting, canoagem e escalada são alguns dos principais esportes de aventura praticados em todo o mundo, inclusive no Brasil, que é apontado como o número 1 quando se trata de esportes de aventura.
Dentre os atributos que levaram o Brasil à primeira colocação desse ranking estão: diversão, cenário e clima agradável, além da alta segurança que também é oferecida. O Brasil lidera o processo de normalização em Ecoturismo e Turismo de Aventura, as normas brasileiras serviram de inspiração para normas mundiais.
Existe uma linha tênue entre promover um esporte de alto risco e garantir a segurança e integridade física do praticante, podendo um fator anular o outro. Desse modo, é importante que a prática seja realizada e fiscalizada sempre com o acompanhamento de instrutores competentes, para que a atividade não seja comprometida. 
Por ser localizada no nordeste, com grandes relevos, serras e chapadas, uma trilha acompanhada de rapel e escaladas é o esporte de aventura mais propício a ser praticado na região da minha cidade.

Continue navegando