Buscar

História da Farmácia e da Homeopatia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Letícia Morais | Homeopatia: História da Farmácia e da Homeopatia
2
FONTES, O.L; Farmácia Homeopática – Teoria e Prática, 4ª ed., Barueri, Editora Manole LTDA, 2013. 389 p.
Hipócrates e o princípio da similitude
► Para Hipócrates: terapêutica tinha por base o poder curativo da natureza e doenças deviam ser interpretadas considerando-se quadro particular de cada indivíduo.
► A homeopatia se alicerça no seguinte aforismo enunciado por Hipócrates: “A doença é produzida pelos semelhantes e pelos semelhantes o paciente retorna à saúde”.
► A tradicional alopatia emprega o princípio dos contrários para combater as doenças, por meio de substâncias que atuam contrariamente aos sintomas, como anti-inflamatórios e antitérmicos. A homeopatia baseia-se no princípio da similitude, apoiando-se na observação experimental de que toda substância capaz de provocar determinados sintomas em um indivíduo sadio é capaz de curar, desde que em doses adequadas, um doente que apresente sintomas semelhantes.
Samuel Hahnemann
Hahnemann teceu várias críticas à Medicina da época, que se apoiava, basicamente, em sangrias, fórmulas complexas e medicamentos tóxicos para o tratamento das doenças. Abandonou a Medicina em 1787 por julgá-la empírica demais. 
O nascimento da homeopatia
► 1790: ao traduzir a Matéria médica (Willian Cullen), Hahnemann ficou indignado com o fato de esse autor atribuir a eficiência terapêutica da droga quina ao seu efeito tônico sobre o estômago do paciente acometido de malária. Não concordando, resolveu fazer experiências ingerindo por vários dias certa quantidade de quina. Para sua surpresa, passou a apresentar uma série de sintomas típicos de malária: esfriamento da ponta dos dedos dos pés e das mãos, fraqueza e sonolência, taquicardia, pulsação rápida, ansiedade e temor intoleráveis, pulsação na cabeça, rubor nas faces, sensação de entorpecimento, enfim, um quadro que trazia a aparência global da febre intermitente, em paroxismo de 3 a 4 horas de duração. Ao suspender o uso da droga, sua saúde voltou à normalidade. Resultado do experimento chamou a atenção de Hahnemann para o adágio hipocrático similia similibus curantur, ou seja, uma droga reconhecidamente eficiente no tratamento da malária era capaz de produzir sintomas semelhantes aos da doença em um indivíduo sadio.
► 1810: Organon da arte de curar (Hahnemann) → doutrina homeopática e seus ensinamentos, bem como regras minuciosas para exame, entrevista e tratamento do paciente.
A homeopatia no Brasil
► 1840: Benoit Jules Mure (médico francês) → introdução da homeopatia no Brasil.
► 1851: Escola Homeopática do Brasil → aprovação da separação da prática médica da prática farmacêutica. Não existiam, até então, leis que regulamentassem a farmácia homeopática no Brasil, facultando a manipulação de medicamentos homeopáticos aos proprietários leigos. 
► 1886: Decreto n. 9.554 → lei que dava o direito de manipulação apenas aos farmacêuticos.
► 1976: Decreto n. 78.841 → Farmacopeia Homeopática Brasileira.
O que é Homeopatia?
► Especialidade médica e farmacêutica que consiste em ministrar ao doente doses mínimas do medicamento, de acordo com a lei dos semelhantes, para evitar a agravação dos sintomas e estimular a reação orgânica na direção da cura.
► Oriunda do grego homoios, “semelhante”, e pathos, “sofrimento”, designa o método terapêutico baseado na lei natural de cura similia similibus curantur, ou seja, o semelhante será curado pelo semelhante.
► Substâncias são transformadas em medicamentos homeopáticos pelo farmacêutico especialista em homeopatia. Isso é realizado por meio da dinamização, que permite diminuir os efeitos tóxicos da substância original e aumentar seu potencial curativo.
Figura 1: Quatro princípios básicos da Homeopatia
Lei dos semelhantes
Experimentação no homem sadio
Doses mínimas 
Remédio único

Continue navegando