Buscar

Aula prática_ Micro Básica 04

Prévia do material em texto

Centro Universitário Estácio
Disciplina: Microbiologia Básica
Docente: Rita Terezinha de Oliveira Carneiro
Curso: Bacharelado em Nutrição
Aula Prática 04: Meios de cultura 
Equipamentos e material necessário:
· Álcool a 70%;
· Meios de cultura estéril;
Procedimento da prática:
Apresentar os diferentes formas de cultivar os microrganismo, e discutir os diferentes tipos de meios de cultura.
Fundamentação teórica:
	O crescimento in vitro dos microrganismos requer o estabelecimento de condições semelhantes àquelas na qual os microrganismos de encontram no meio ambiente. Portanto, é necessário observar o teor nutricional, bem como o volume de água e valor de pH além da quantidade suficiente ou ausência de oxigênio. 
O fornecimento de suprimento nutricional é imprescindível para o bom desenvolvimento do ser vivo em análise, e em se tratando de pesquisa para a obtenção do produto e/ou isolamento do espécime de interesse. Obviamente que o meio de cultivo deverá ser estéril a fim de evitar a contaminação da amostra.
	Meio de cultura pode ser definido como uma solução contendo nutrientes (e as vezes alguns aditivos) necessários para o crescimento e metabolismo do microrganismo. Dentre os microrganismos, destaque para o cultivo in vitro das bactérias, haja vista que algumas crescem bem em meios de cultura considerados mais simples. Em contra partida existem aquelas mais exigentes que requerem meios de cultura mais elaborados.
Inóculo é o termo que designa o microrganismo que inicia o processo de colonização do meio de cultura, já o conjunto de células que surgem do inóculo recebe o nome de cultura.
Os meios de cultura podem conter em sua constituição uma substância solidificanrte, como o ágar, o que torna esse meio sólido. Na ausência dessa substância o meio é liquido. Nesse último caso, o cultivo é feito em tubos de ensaio ou Erlermnyer.
Os meios de cultura podem ser classificados como:
· Meio quimicamente definido: cuja composição é conhecida. Para favorecer o bom desempenho da cultura em desenvolvimento, esse meio além de N, H, C, O também pode oferecer fatores de crescimento. A adição desses fatores é destinada ao crescimento das bactérias chamadas de fastidiosa.
· Meio complexo: cuja composição exata de componentes sofre variação a depender do fabricante. A grande quantidade de proteína é explicada pela necessidade de carbono, nitrogênio, enxofre e energia, essas proteínas na verdade são cadeias curtas de aminoácidos identificadas como peptonas. A fonte de vitaminas e de fatores de crescimento nesse meio geralmente é obtida por meio dos extratos de leveduras ou de carne. É o tipo de meio de cultura mais utilizado em laboratórios.
· Meios redutores: são meios de cultura especialmente destinado ao cultivo de microrganismo anaeróbicos. Os quais também requerem condições especiais de cultivo em anaerobiose (ver imagem adiante). Um dos componentes desse meio é o tioglicolato de sódio, o qual é capaz de combina-se quimicamente com o oxigênio eliminando-o do ambiente. As placas de Petri e a cabine de manipulação desse microrganismo também são isentas de oxigênio.
· Meios de cultivo seletivo e diferencial: utilizado na identificação de bactérias específicas, ou seja as bactérias serão selecionadas por meio dos componentes do meio de cultivo. O meio seletivo inibi o crescimento de bactérias indesejáveis ao passo que favorece o desenvolvimento daquela de interesse. Já os meios diferenciais permitem uma melhor diferenciação dos microrganismos em estudo dos demais que por ventura cresceram na mesma cultura.
· Meios de enriquecimento: geralmente é um meio líquido e atua no enriquecimento do ambiente a fim de favorecer o bom desenvolvimento de um microrganismo específico, ou seja, é um tipo de meio seletivo cuja função primordial é aumentar a produção de células microbianas de interesse. 
CULTIVO EM ANAEROBIOSE
 Questões/Pesquisa:
1 – Pesquise a utilização de cada um desses tipos de meio de cultura aqui apresentados.
2 – Cite os principais representantes de cada um desses tipos de meios de cultura.

Continue navegando