Buscar

PROVA HD finalizada

Prévia do material em texto

FACULDADE DE DIREITO MILTON CAMPOS
	
Nome Legível Háron Cançado Brandão de Castro
:
( x ) 1a Prova ( ) 2a Prova ( ) 3a Prova ( )
	
	NOTA
	
HISTÓRIA DO DIREITO - 2020/2
	
	
	
	Rubrica do professor
	Professor: Bernardo G.B. Nogueira Disciplina: História do Direito Valor da prova: 30 pontos
A avaliação poderá ser realizada em dupla.
Entrega: 06/10/2020
	
Data: 29 / 09 / 2020
11111[ 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
1. - Disserte acerca das questões que envolvem O perigo de uma história única com os ensinamentos de Walter Benjamin a respeito da necessidade de escovar a história a contrapelo: (valor 10 pontos);
Em “Os perigos de uma história única” temos diversos exemplos de como histórias contadas sempre de uma mesma maneira, de um mesmo ponto de vista, se tornam imperativas perante o conhecimento geral de um povo acerca de outro, de modo a enfraquecer o povo objetificado na história; Ao sermos contados uma história que se repete pelos tempos, a tomamos como única versão plausível de um povo que na verdade é multifacetado, de modo a ignorarmos qualquer outro vestígio de história que esse povo possa ter, a tomando como história única e absoluta. 
Walter Benjamin pontua que é necessário “escovar a história a contra pelo”, resumidamente, é necessário contar a história por completo, caso contrário como diz o ditado popular “O lobo sempre será mau, se você continuar a ouvir só a versão do Chapeuzinho Vermelho”, de tal sorte que é necessário contar a história do ponto de vista dos vencidos, não apenas dos vencedores. 
2. – Explique as possíveis relações teóricas a partir do romance O Processo de Franz Kafka e as características do período arcaico do direito romano; (valor 10 pontos)
O período Arcaico do Direito Romano é principalmente caracterizado pela legislação de direitos entre romanos e não aos estrangeiros e após a criação do pretor para resolver questões entre estrangeiros, entretanto de modo não codificado, ou seja, de modo costumeiro. Após tal período surge a Lei das XII Tábuas que codificou as leis costumeiras, mas que eram extremamente cruéis. De tal sorte que podemos comparar com O Processo de Franz Kafka em que o personagem principal é preso e submetido a julgamento desorganizado e arcaico, sem qualquer chance de ter direito ao contraditório, e sem ao menos saber qual crime praticou, em que devidas as proporções, se assemelha ao contexto sócio jurídico do período Arcaico Romano.
3. Disserte acerca da aplicação da genealogia de Michel Foucault em face do texto Molhadinha 25 de Andrea Pacha . (valor 10 pontos)
Foucault estabelece a natureza das relações de poder. Em uma análise subjetiva da Genealogia de Foucault e o texto Molhadinha 25, podemos alinhar e comparar a dominância do Marido, Adolfo, detentor do Poder na relação de 42 anos com Ana Amélia, tempo este em que a mesma esteve oprimida em relação a seu Eu na relação. A genealogia seria um meio para libertar da sujeição os saberes históricos, ou seja, torná-los capazes de oposição contra a coerção de um discurso unitário, formal e científico. Não podendo exacerbar seu íntimo e sendo dominada pelo Poder do marido, de tal forma que após tantos anos, sua força de resistência ressurgiu em forma da criação do personagem Molhadinha 25, de tal sorte que para afrontar a dominação sofrida ao longo dos anos, e poder se libertar da opressão sofrida, encontrou na Internet o seu refúgio seguro em que agora, o Poder de Foucault fluiu para ela, sendo a detentora do mesmo.

Continue navegando