A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
PROVA - Produção Textual em Libras

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Literatura Surda - Produção Textual em Libras (LBR11)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:657064) ( peso.:1,50)
	Prova:
	22313237
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
	1.
	Os surdos constituem 3,2% da população, ou seja, aproximadamente 5,8 milhões de brasileiros que participam em sociedade com sua história e suas produções culturais. Em reconhecimento ao povo surdo, foi instituído o Dia do Surdo. Sobre isso, analise as sentenças a seguir:
I- O dia do surdo é comemorado em 16 de setembro.
II- O dia do surdo representa a conquista política desse povo.
III- Setembro Azul faz referência à luta e à visibilidade da Comunidade Surda.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	2.
	O conceito de cultura, atualmente, está atrelado a um conjunto de trocas simbólicas de um determinado grupo, como artefatos, artes, danças, teatros e comunicações. Essa compreensão sobre cultura diz respeito, portanto, a múltiplas questões, e abrange inúmeros grupos, não estando restrita apenas à questão de etnia. A cultura surda tem características singulares dos grupos, como a comunicação utilizada pelo povo surdo, por exemplo. Sobre a cultura surda, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	A maioria dos filmes brasileiros disponibiliza a legenda em português e em Língua de Sinais para facilitar o acesso das pessoas surdas.
	 b)
	Uma pessoa surda pode utilizar de sinais de luz como estratégia para melhorar a qualidade de vida e morar sozinha.
	 c)
	A pessoa surda tem o direito a habilitação para dirigir, considerando que pode visualizar os sinais de luz emitidos.
	 d)
	Uma mãe surda tem plena capacidade para criar seu filho sozinha, utilizando outras estratégias para manter os cuidados necessários à criança.
	3.
	O ato de reunir-se para contar histórias, piadas, episódios engraçados e relembrar fatos está presente em todos os tipos de comunidades. A coleta dessas narrativas é um fator importante para essas histórias não se perderem no tempo. As comunidades surdas também possuem e produzem sua literatura, que pode ser chamada de literatura surda. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A literatura surda se multiplica por meio de memórias através de poesias, história de surdos, piadas, literatura infantil, entre outros gêneros.
(    ) A literatura surda diz respeito à tradução de memórias, de vivências surdas que ocorrem de geração em geração entre os povos surdos.
(    ) A literatura surda refere-se às várias experiências pessoais do povo surdo.
(    ) A literatura surda trata-se de algo produzido por ouvintes e adaptado para o sujeito surdo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	4.
	Desde os primórdios discute-se sobre qual é a melhor estratégia e abordagem para a educação do povo surdo, com debates, por exemplo, sobre o oralismo, a língua de sinais, a escola bilíngue, a escola regular, e como políticas públicas educacionais podem oferecer maior qualidade de vida para essa população. Sobre a educação de pessoas surdas, analise as sentenças a seguir:
I- Em escolas regulares, o professor conta com o intérprete de Libras.
II- Em escolas regulares, é comum o profissional intérprete ser também o professor regente.
III- Em escolas bilíngues, professor e o aluno conversam diretamente e sem obstáculos de linguagem.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	5.
	Educação bilíngue é aquela que oferece instrução em duas línguas. Na proposta da Escola Bilíngue, essa garantia precisa estender-se para toda a educação básica e incluir a educação bilíngue precoce, a fim de garantir o acesso linguístico de toda criança surda ou deficiente auditiva, implantada ou não, às duas línguas a que têm acesso, na modalidade em que têm acesso. Sobre as escolas bilíngues e as classes especiais para surdos, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: NASCIMENTO, Sandra Patrícia de Faria do; COSTA, Messias Ramos. Movimentos surdos e os fundamentos e metas da escola bilíngue de surdos: contribuições ao debate institucional. Educ. rev., Curitiba, n. spe-2, p. 159-178, 2014.
	 a)
	Na sala de aula, são atuantes o professor regente e o intérprete da Língua de Sinais.
	 b)
	Intérpretes da Língua de Sinais, sem formação em Licenciatura, tornam-se professores dos alunos surdos.
	 c)
	Os alunos conseguem questionar diretamente o professor e conversar, sem dificuldades, com seus pares.
	 d)
	Nas escolas bilíngues e classes especiais para surdos, a Língua Portuguesa é dispensável.
	6.
	Conforme Strobel (2008), na relação com o ouvinte, o surdo foi ensinado a olhar-se e a narrar-se como um deficiente auditivo. A marca da deficiência determinou, durante a história dos surdos e da surdez, a condição de submissão ao normal ouvinte. Nesse sentido, é possível verificar problemas que ainda não foram superados, mas que precisam ser destacados para haver melhora. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É importante compreender que a Língua de Sinais não é universal, cada país tem a sua. No Brasil, ela foi constituída pelo povo surdo brasileiro.
(    ) O nascimento de uma criança surda é motivo de alegria para a comunidade ouvinte.
(    ) Cabe destacar que existe uma diferença entre a literatura surda e a literatura adaptada para surdos. A literatura adaptada parte de obras criadas por ouvintes, que foram adequadas através de vídeos em Língua de Sinais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: UFSC, 2008.
	 a)
	V - V - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	F - F - V.
	7.
	A autora Strobel (2008), quando trata a respeito do conceito cultura surda, diz que os elementos mais importantes da cultura podem ser destacados como as habilidades dos sujeitos para construção da sua identidade com o uso da linguagem. Sobre o conceito de cultura surda, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: UFSC, 2008.
	 a)
	É um conjunto de costumes daqueles que entendem o mundo de uma forma muito diferente da grande maioria. O mundo para as pessoas surdas acontece a partir da visão, tato, olfato e paladar.
	 b)
	É um conjunto de costumes somente dos surdos. O mundo para as pessoas surdas acontece a partir da visão, fala e olfato.
	 c)
	É um conjunto de costumes daqueles que entendem o mundo de uma forma muito diferente da grande maioria. O mundo para as pessoas surdas acontece a partir da visão, voz e paladar.
	 d)
	É um conjunto de costumes somente dos surdos. O mundo para as pessoas surdas acontece a partir da visão, tato, olfato e paladar.
	8.
	No ano de 1880, educadores e especialistas reuniram-se em uma importante conferência que decidiu, em grande medida, os rumos e os passos para a educação do povo surdo em algumas partes do mundo. Essa conferência ficou conhecida como "Congresso de Milão". Sobre esse evento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Professores ouvintes lecionavam dominando a Língua de Sinais, a partir do Congresso de Milão.
	 b)
	O oralismo foi recomendado como melhor método de ensino, sem a votação dos professores surdos.
	 c)
	Alenxander Graham Bell foi um grande influenciador da Língua de Sinais no congresso de Milão.
	 d)
	O Brasil não seguiu recomendações votadas no Congresso de Milão.
	9.
	Quando se observa de perto a vida da comunidade surda, percebe-se vários elementos que fazem parte dos artefatos culturais do povo surdo. Saber identificá-los contribui para uma compreensão melhor