Buscar

BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO - ENSINO MÉDIO - ATIVIDADE 1 1

Prévia do material em texto

Nome Completo: FRED MARCEL WERTHMULLER
	RGM:20384904
	Instituição:UNIFRAN
	Data:16/11/2020
	Curso:HISTÓRIA
	Disciplina:ESTAGIO ENSINO MÉDIO
ATIVIDADE 1.1 - BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO
Analise a BNCC e sua correlação com os direitos humanos ou as ODS 2030 e elabore um texto dissertativo, com o mínimo de uma lauda, conforme as orientações a seguir:
Materiais de referência para realização da atividade: 
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase
https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos
http://www.agenda2030.com.br/os_ods/
Produção do Texto Dissertativo.
O texto dissertativo (com suas palavras) deverá fazer menção à:
a) Origem da Declaração Universal dos Direitos Humanos;
b) Competências Gerais presentes na BNCC (consultar a introdução documento);
c) Uma Competência Específica do Ensino Médio e pelo menos 01 artigo da Declaração dos Direitos Humanos ou pelo menos 01 ODS (Objetos de Desenvolvimento Sustentável);
d) Explique a correlação entre a importância da presença e do desenvolvimento da competência específica escolhida, na formação do estudante egresso do ensino médio. 
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os direitos humanos:
Em linhas gerais, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, nasce em 10 de dezembro de 1948 na Assembleia Geral da ONU fruto do entendimento das Nações Unidas em determinar o conceito de integralidade dos direitos e dignidade da pessoa humana face há séculos de conflitos e nacionais e internacionais que resultaram em barbaridades, destruição e degradação social, tendo o seu ápice com os desdobramentos da Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945). 
O documento tem por objetivo difundir o desenvolvimento de relações harmoniosas entre os Estados, a a crença nos direitos fundamentais da humanidade, na dignidade e no valor da pessoa humana, na equidade de direitos entre homens e mulheres, ao favorecimento do progresso social com incremento da qualidade de vida tendo uma sociedade com liberdade ampla e a cooperação entre as Nações.
O Brasil é aderente ao Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que são 17 objetivos contemplando os principais desafios de desenvolvimento enfrentados pelas sociedades, no Brasil e no mundo. Seu item 4 expressa a necessidade de, até 2030, atingirmos Educação de Qualidade com a garantia de acesso universal a educação inclusiva, equitativa e de boa qualidade promovendo a a aprendizagem durante a vida para todos os cidadãos. 
Correlacionando a DUDH e a ODS 2030 com a necessidade de estabelecer diretrizes de educação que permitam ao indivíduo a vida cidadã plena de direitos e com capacidade de identificar sua posição na sociedade no sentido de fazer valer-se desses direitos e de agir com a consciência da necessidade de interagir nessa sociedade respeitando seu espaço e o de outros, promovendo os preceitos estabelecidos no documento, a Base Nacional Comum Curricular, dentre outras diretrizes, estabelece Competências Gerais que devem ser atendidas para promover a formação básica do cidadão. São elas: 
1. Conhecimento: Apreciar conhecimentos construídos no contexto histórico do campo social, digital, físico e cultural, valorizando a compreensão da realidade e desenvolver ambiente colaborativo para a construção democrática, justa e inclusiva da sociedade 
2. Pensamento científico crítico e criativo: Promover a investigação, imaginação, reflexão, pesquisa, análise crítica e a criatividade, buscando desenvolver a curiosidade intelectual na busca de soluções para problemas apresentados com base nos conhecimentos adquiridos.
3. Repertório cultural: Assimilar e compreender o contexto cultural e suas manifestações no campo das artes locais e mundiais, propondo a participação e a prática de produção artística e cultural
4. Comunicação: Desenvolver a capacidade de lidar e utilizar as diversas linguagens disponíveis, a fim de se expressar e difundir ideias, sentimentos, partilhar informações nos mais variados contextos.
5. Cultura Digital: Conhecer, utilizar e compreender as mais diversas tecnologias de informação digitais de maneira crítica, reflexiva, buscando a participação protagonista na coletividade, propondo soluções e disseminando informação e conhecimento com ética.
6. Trabalho e projeto de vida: Assimilar e valorizar as diferentes linhas de pensamento, de vivência e saberes culturais para a devida compreensão de suas relações profissionais, propiciando escolhas fiéis ao seu projeto de vida com cidadania, autonomia, responsabilidade, senso crítico e liberdade.
7. Argumentação: Produzir argumentação factual, utilizando dados e informações confiáveis, para a defesa das ideias, formulando pontos de vista e decisões com respeito e promovendo os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, posicionando-se eticamente ao cuidar de si mesmo, dos outros e do planeta.
8. Autoconhecimento e autocuidado: Aprimorar a autocritica, o cuidado com sua saúde física e mental, buscando constante auto conhecimento, e sua relação com a diversidade social humana. Interagir com respeito a suas emoções e as dos outros.
9. Empatia e cooperação: Exercer o respeito aos direitos humanos, com empatia, buscando sempre o diálogo e a construção da resolução de conflitos valorizando a diversidade descartando preconceitos de qualquer natureza.
10. Responsabilidade e cidadania: Atuar na sociedade e individualmente com responsabilidade, autonomia, estoicismo, e determinação, pautando suas decisões em princípios democráticos, inclusivos, sustentáveis, solidários e éticos. 
Na aplicação prática de uma educação fundamental que objetiva o atendimento a formação social do indivíduo dentro dos conceitos apresentados, a BNCC estabelece para o Ensino Médio na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, 6 Competências Específicas que devem ser observadas para promover o a percepção de localização situacional e pensamento crítico. Dentre essas 6 competências, destaca-se a Competência 5, onde observamos a necessidade de reconhecer e combater as diversas formas de desigualdade e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos, guardando estrita relação com os objetivos de formação do cidadão com os preceitos estabelecidos pela DHDU. As habilidades contextualizadas nessa competência buscam promover a compreensão da formação dos sujeitos éticos, valorizando a liberdade a autonomia a o poder de decisão, desnaturalizar a desigualdade e promover os direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às escolhas individuais, as causas e significados do uso político, social e cultural da violência física propondo mecanismos de combate a essas práticas. A implantação dessas habilidades são essenciais para o desenvolvimento de cidadãos engajados na compreensão plena de sua função social e tem por finalidade promover uma sociedade reflexiva, consciente e com capacidade de inter-relacionar de forma equilibrada, colaborativa, participativa e condutoras de seu destino. 
Referências Bibliográficas:
ONU. Organização das Nações Unidas. Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030
para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/pos2015/
agenda2030/>. Acesso em: 10 nov. 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 nov. 2020
ONU. Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em <http://www.onu-brasil.org.br/documentos_direitoshu- manos.php>. Acesso em: 10 nov. 2020

Continue navegando