Buscar

Capítulo 11

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Capítulo 11 –Fluxograma
Existem vários tipos de gráficos, mas o gráfico de processamento, por excelência, para trabalhos de análise administrativa, é o fluxograma, um gráfico universal, que representa o fluxo ou a sequência normal de qualquer trabalho, produto ou documento.
Por outro lado, os símbolos utilizados no fluxograma visam destacar a origem, o processamento e o destino das informações. Alguns símbolos foram estabelecidos, outros ainda são duvidosos, mas é importante ressaltar que estamos caminhando para a padronização, acrescentando que os usuários já tiveram uma compreensão pacífica dos símbolos.
Além disso, desde que o processo o justifique, outros símbolos menos conhecidos podem ser usados. Nesse caso, um título deve ser adicionado ao final do fluxograma para esclarecer o significado dos símbolos utilizados.
Geralmente, podemos citar as seguintes vantagens dos fluxogramas:
- Permite verificar como todos os componentes do sistema realmente funcionam (mecanizados ou não), o que ajuda a analisar sua eficácia;
- Compreensão mais simples e objetiva do que outros métodos de descrição;
- Localize defeitos de maneira conveniente, visualizando facilmente etapas, transporte, operações e tabelas;
- Compreenda rapidamente quaisquer alterações propostas no sistema existente, pois indica claramente as alterações introduzidas;
- Aplicação há qualquer sistema, desde o mais simples aos mais complexos.
O desenvolvimento de fluxogramas é uma ferramenta valiosa para compreender a relação entre os princípios internos de trabalho e os processos de negócios, e tem uma função básica: registrar o processo para que você possa identificar áreas de melhoria.
A elaboração de um fluxograma pode estabelecer a disciplina espiritual. Comparar o fluxograma com as atividades reais do processo destacará as áreas onde as regras ou políticas não são claras ou até mesmo violadas. Discrepâncias começaram a aparecer entre como a atividade era realizada e como era realmente realizada, bons fluxogramas podem ajudar a resolver a comunicação entre as áreas problemáticas, pois podem esclarecer casos complexos.
Capítulo 13 –Layout (Arranjo Físico)
O layout corresponde ao layout dos diversos postos de trabalho existentes no espaço existente na organização, devendo, para além de uma melhor adaptação das pessoas ao ambiente de trabalho, guardar mobiliário, máquinas, equipamentos e matérias-primas de acordo com a natureza das atividades realizadas.
Portanto, devem ser objetivos de um projeto de layout:
- Otimize as condições de trabalho dos funcionários em diferentes unidades organizacionais;
- Simplifique os processos de fabricação ou processamento;
- Use todo o espaço disponível para racionalizar o layout físico das estações de trabalho;
- Minimize o fluxo de pessoas, produtos, materiais e documentos no ambiente da organização;
Portanto, no desenvolvimento de pesquisas de layout, para unidades industriais, seus produtos e sistemas de produção, para burocracias, estão a natureza do trabalho, a carga horária e o fluxo de documentos.
À semelhança de outros projetos de layout que envolvem intervenção organizacional, o que acaba por levar a mudanças, afetando métodos e processos de trabalho e o comportamento das pessoas, eles devem ser desenvolvidos tanto quanto possível e seguir os métodos descritos no capítulo de análise administrativa.
O seguinte modelo e seus estágios e características podem ser sintetizados:
-Levantamento;
-Crítica do Levantamento;
-Planejamento da Solução;
-Crítica do Planejamento;
-Implantação;
-Controle dos Resultados.
Referências Bibliográficas
Livro Organização & Métodos: Uma visão holística (Antônio Cury) – Sétima Edição.

Continue navegando