Buscar

DIREITOS HUMANOS E HERMENÊUTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A respeito dos métodos e técnicas de interpretação do texto constitucional, é INCORRETO afirmar que:
Escolha uma:
a. a ponderação consiste no método necessário ao equacionamento das colisões entre princípios da Lei Maior, em que se busca alcançar um ponto ótimo, em que a restrição a cada um dos direitos fundamentais envolvidos seja a menor possível, na medida exata à salvaguarda do direito contraposto.
b. se duas regras estão em conflito ─ que deve ser resolvido pelos meios clássicos de interpretação, com a aplicação dos critérios cronológico, hierárquico e de especialidade ─, uma não poderá ser válida.
c. as regras incidem sob a forma do tudo ou nada, ou seja, presentes os seus pressupostos fáticos, ou a regra é aplicada ao caso concreto a ela subsumido, ou ela é considerada inválida para o mesmo.
d. é no caráter principiológico das normas de direitos fundamentais que exsurge a aplicação do princípio da proporcionalidade no equacionamento de eventuais colisões.
e. enquanto as regras se revestem de um alto grau de abstração e da carência na determinabilidade na aplicação do caso concreto, os princípios somente são encontrados na forma expressa, possuindo um grau de concretização superior em relação às regras, tendo em vista o seu menor grau de abstração.  (Resposta)
Sobre os princípios da interpretação constitucional, podemos afirmar que:
Escolha uma:
a. o princípio da interpretação conforme a constituição tem como característica fundamental a prevalência da súmula vinculante na interpretação de cânone constitucional de natureza fundamental.
b. denomina-se “princípio da unidade da Constituição” aquele que possibilita separar a norma do conjunto e aplicar o texto da Constituição mediante sua divisão em diversos sistemas.
c. pelo princípio da eficácia integradora, os instrumentos de controle de constitucionalidade, especialmente a ADI, devem ser interpretados de modo a, tanto quanto possível, integrar o texto impugnado à Constituição.
d. o princípio da concordância prática manifesta sua utilidade nas hipóteses de conflito entre normas constitucionais, quando os seus programas normativos se abalroam. (Resposta)
e. por sua característica de documento fundamental, fruto de soberana outorga popular a um poder especial que se denomina de Poder Constituinte Originário, os dispositivos da Constituição encerram, em sua grande e esmagadora maioria, um compromisso político, desprovido de eficácia normativa imediata.
Integram a Carta Internacional dos Direitos Humanos das Nações Unidas:
Escolha uma:
a. Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais; Convenção Americana de Direitos Humanos; e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
b. Declaração Universal dos Direitos Humanos; Declaração Europeia de Direitos Humanos; e Declaração de Direitos e Deveres do Homem Americano.
c. Pacto de São José da Costa Rica; Protocolo de San Salvador, e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
d. Declaração Universal dos Direitos Humanos; Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos; e Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. (Resposta)
e. Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos; Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais; e Pacto de São José da Costa Rica.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi codificada em 1966 pelos dois Pactos Internacionais. Nesse sentido, ao relacionar princípios jurídicos e afirmar uma atitude política comum sobre os direitos humanos, tecnicamente (formalmente) a Declaração Universal se constitui em:
Escolha uma:
a. um protocolo internacional;
b. uma recomendação; (Resposta)
c. um tratado internacional;
d. um pacto internacional.
e. uma convenção internacional.
Assinale a alternativa correta sobre a Convenção Americana de Direitos Humanos.
Escolha uma:
a. Os direitos consignados na Convenção Americana de Direitos Humanos não reconhecem a dignidade da pessoa humana.
b. AConvenção Americana de Direitos Humanos não possui protocolos adicionais.
c. A Convenção Americana de Direitos Humanos foi recepcionada no ordenamento jurídico brasileiro como emenda constitucional.
d. Os direitos econômicos, sociais e culturais foram amplamente contemplados na Convenção Americana de Direitos Humanos.
e. O conteúdo da Convenção Americana de Direitos Humanos versa sobre direitos civis e políticos. (Resposta)
Assinale a assertiva incorreta
Escolha uma:
a. Os direitos fundamentais são aqueles positivados e reconhecidos na ordem constitucional internacional. (Resposta)
b. A expressão direitos humanos encontra-se afeta ao âmbito internacional e relaciona os direitos supra-positivados ou supranacionais.
c.
As liberdades públicas são os direitos individuais que designam um status negativo, ou seja, uma atividade negativa do Estado.
d. A Declaração Universal dos Direitos Humanos relaciona em seu conteúdo o conjunto de direitos necessários para a proteção da pessoa humana.
e. Os direitos do homem são válidos para todos os povos, em todos os tempos, em uma dimensão jusnaturalista-universalista, vez que decorrentes da própria natureza humana e, portanto, de caráter inviolável, intemporal e universal.
(CRM-MG – Advogado – 2017 – FUNDEP) “Repare-se que a invocação desses princípios pode levar a resultados não unívocos. O postulado da máxima eficácia da norma de direito fundamental pode resultar em uma solução desaconselhada pelo princípio da conformidade funcional, por exemplo. Esses princípios não devem ser vistos como elementos de uma fórmula capaz de produzir soluções necessárias e absolutamente persuasivas. Tampouco se há de falar em hierarquia entre eles. Esses princípios da interpretação constitucional apenas auxiliam a que argumentos jurídicos se desenvolvam em um contexto de maior racionalidade, favorecendo algum controle sobre o processo de concretização das normas constitucionais, com proveito, igualmente, para o valor da segurança jurídica” (MENDES; BRANCO, 2015, p. 97).
Considerando o estudo dos princípios da interpretação constitucional, assinale a alternativa em que a relação do princípio com o seu conteúdo está INCORRETA.
Escolha uma:
a. O princípio da correção funcional é erigido pela doutrina como o único capaz de convocar o intérprete a encontrar soluções que harmonizem tensões existentes entre as várias normas constitucionais, considerando a Constituição como um todo unitário, de grande utilidade nos casos de conflito entre normas constitucionais, quando os seus programas normativos se entrechocam. (Resposta)
b. Com o princípio da força normativa da Constituição, propõe-se que seja conferida prevalência aos pontos de vista que tornem a norma constitucional mais afeita aos condicionamentos históricos do momento, garantindo-lhe interesse atual e, com isso, obtendo-se máxima eficácia, sob as circunstâncias de cada caso.
c. O princípio da presunção de constitucionalidade indica que no sistema jurídico nacional as leis e atos normativos editados pelos poderes possuem presunção de validade e legitimidade, ou seja, são considerados, a princípio, adequados ao sistema constitucional. Naturalmente, que se trata de presunção iuris tantum, uma vez que podem passar pelo crivo do controle de constitucionalidade admitindo prova em contrário que poderá desconstituir sua presunção inicial de conformidade com o ordenamento constitucional.
d. O princípio da unidade da Constituição postula que não se considere uma norma da Constituição fora do sistema em que se integra, evitando-se contradições entre as normas constitucionais. As soluções dos problemas constitucionais devem estar em consonância com as deliberações elementares do constituinte.
e. O princípio da correção funcional também é um critério orientador da atividade interpretativa, capaz de conduzir a que não se deturpe, por meio da interpretação de algum preceito, o sistema de repartição de funções entre os órgãos e pessoas designados pela Constituição.
Segundo expressamente estabelecido pela Convenção Americana sobre Direitos Humanos, apresentar petições que contenhamdenúncias ou queixas de violação da Convenção por um Estado-parte perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos é da competência de:
Escolha uma:
a. Membros da Defensoria Pública, do Ministério Público, das Procuradorias Estaduais e Federais, além de representantes governamentais investidos na função de polícia judiciária exclusivamente.
b. Representantes do Ministério de Relações Exteriores de cada país interessado no esclarecimento da respectiva violação da Convenção.
c. Membros da Defensoria Pública da União e do Ministério Público Federal.
d. Qualquer pessoa ou grupo de pessoas, ou entidade não governamental legalmente reconhecida em um ou mais Estados-membros da Organização. (Resposta)
e. Juízes nacionais legalmente investidos para remeter o caso à Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
Sobre a Corte Interamericana de Direitos Humanos, assinale a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. A Corte Interamericana possui competência consultiva e contenciosa.
b. Somente os Estados-partes e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos têm o direito de submeter um caso à decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos.
c. Em caso de divergência sobre o sentido ou alcance da sua sentença, a Corte Interamericana de Direitos Humanos interpretá-la-á, a pedido de qualquer das partes, desde que o pedido seja apresentado dentro de noventa dias a partir da data da notificação da sentença.
d. A sentença da Corte Interamericana será definitiva e inapelável.
e. O Brasil não reconhece a competência da Corte Interamericana de Direitos Humanos. (Resposta)

Continue navegando