Buscar

Logística de distribuição - Aula 6

Prévia do material em texto

O Sistema de Gerenciamento de Transportes - TMS
DESAFIO – Aula 6
Os portos podem se beneficiar das funcionalidades de um TMS (Transportation Management System) para diminuir os gargalos:
· É possível assegurar a saúde financeira da empresa através da redução de custos que essas otimizações e automações via tecnologia podem trazer;
· O TMS integrado ao ERP da empresa provém um gerenciamento absoluto de todo o fluxo logístico de uma organização, como Agendamento de entregas, conferências de CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) e emissão de documentos (gerando dados diretamente para o ERP);
O TMS pode trazer ganhos muito significativos para 3 perfis de empresas:
· Empresas que utilizam transporte de terceiros – sejam estes dedicados ou compartilhados;
· Empresas com frota própria;
· Operadores logísticos.
A implementação de um sistema de gestão de frete traz mudanças significativas na dinâmica:
· Cálculos automáticos de frete:
Um Sistema TMS embarcador realiza cálculos de frete entre dezenas de transportadoras, com retorno em tempo real e baseado em regras de negócio configuráveis. E o melhor: integrado a qualquer plataforma!
Além do frete, uma plataforma de gestão de fretes avalia eletronicamente as melhores estratégias logísticas para cada tipo de viagem (processando dados diversos como informações de satélites, tabelas de fretes, prazo agendado, modais mais indicados, simulação de cenários e gerenciamento de risco). Com isso, você se livra desse ônus e tem a certeza de que foi escolhida a opção de maior custo x benefício para cada venda.
· Gestão de despachos:
Com o módulo de gestão de despachos é possível fazer a integração com transportadoras para geração de romaneio, trazendo muito mais agilidade aos operadores no momento da expedição, com a consequente redução no lead time, significando aumento na produtividade, redução de custos e melhoria na qualidade dos serviços prestados.
· Automação no processo de rastreamento:
Soluções em logística com módulo de rastreamento de entregas permitem acompanhar o andamento, fazer filtros e análises, além de apresentarem a possibilidade de integração com outras plataformas, como ERP, plataformas de e-commerce e SAC, trazendo vantagens como:
Monitoramento de todos os fretes, em tempo real e para qualquer transportadora;
Notificar clientes de status das entregas via e-mail ou SMS;
Permitir que seus consumidores tenham acesso a informações como redução no prazo de entrega ou eventuais atrasos;
Abrir chamados no atendimento para tratar ocorrências proativamente;
Notificar transportadoras de pendências, falta de informação, etc.
Monitoramento da satisfação de clientes (NPS – Net Promoter Score)
· Geração de pré-fatura ao transportador:
Possibilita a geração da pré-fatura ao transportador (no processo de conferência do frete, torna-se possível efetuar diversas validações). Tal processo também é conhecido por auditoria de faturas. Através dessa funcionalidade os gestores de logística conseguem, por exemplo, identificar divergências nas cobranças das transportadoras.
· Geração de relatórios em tempo real:
Oferece aos gerentes de logística, maior conhecimento de negócios para a tomada de decisões estratégicas: um sistema de gestão de fretes disponibiliza dashboards (painéis visuais), através dos quais é possível realizar trabalho com Analytics, gerar relatórios ou gráficos com informação gerencial real time.
Conclusão:
Por tais motivos apresentados, tão importantes para minhas exportações de grãos em grandes quantidades/frequências, acredito ser de grande valia a utilização do TMS nos portos que utilizo, onde também encontro os maiores gargalos, a fim de uma otimização, readequação e economicidade.

Continue navegando

Outros materiais