A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação Final (Objetiva) - Contabilidade Intermediária

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Contabilidade Intermediária (CON66)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Contabilidade Intermediária
	Prova:
	25413821
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Para ser útil, a informação deve ser confiável, livre de erros, desvios substanciais ou vieses relevantes e representar adequadamente aquilo que se propõe a representar. Sobre qual o conceito que se refere a característica da qualidade da informação contábil, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Materialidade.
	 b)
	Representação Fidedigna.
	 c)
	Tempestividade.
	 d)
	Relevância.
	2.
	A literatura contábil descreve que o conceito da primazia da essência sobre a forma é uma das mais importante de todas as características contábeis. Porém, há desafios para a implantação dessa nova forma de entendimento na contabilidade, como, por exemplo, a questão da subjetividade. Isso exige que a pessoa responsável por tais contabilizações tenha os conhecimentos necessários para efetuar tais registros. Sobre a primazia da essência sobre a forma, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A essência refere-se à capacidade de transmitir efetivamente uma informação, e a 'forma' refere-se aos modos como essa informação pode ser transmitida.
	 b)
	O que está descrito no documento legal deve ser a única base para a contabilização de uma informação contábil; a essência da operação não deve interferir no registro.
	 c)
	A adoção dos IFRS, e em particular com o seu princípio da primazia da essência sobre a forma, acabou criando um conflito entre a contabilidade e o direito.
	 d)
	Valoriza-se a essência de cada operação ao invés de apenas o que está descrito em um documento, em uma nota fiscal ou em um contrato.
	3.
	Uma academia de ginástica incorreu em gastos internos para o funcionamento de seu website, criado somente e basicamente para promoção e publicidade dos serviços que ela tem a oferecer. Esses gastos englobaram o pagamento de profissionais para fazerem toda a atualização de gráficos e revisão do conteúdo do website (R$ 10.000,00 que saíram do caixa). Considerando-se apenas as informações apresentadas e a NBC TG 04 (R4) - ativo intangível -, qual o lançamento contábil a ser feito pela academia de ginástica para registrar o fato ocorrido?
	 a)
	Débito: intangível website em desenvolvimento (ativo não circulante) - 10.000
Crédito: caixa (ativo circulante) - 10.000
	 b)
	Débito: propaganda e publicidade (outras despesas comerciais) - 10.000
Crédito: caixa (ativo circulante) - 10.000
	 c)
	Débito: intangível website em desenvolvimento (ativo não circulante) - 10.000
Crédito: caixa (ativo circulante) - 10.000
	 d)
	Débito: intangível website (ativo não circulante) - 10.000
Crédito: caixa (ativo circulante) - 10.000
	4.
	Ribeiro (2009) escreve que existem vários métodos de depreciação que podem ser utilizados no Brasil, entre eles está o Método Linear. Esse método resume-se na aplicação de taxas constantes durante o tempo de vida útil estimado para o bem. Considere que você tem um edifício com um tempo de vida útil de 25 anos. Qual será a taxa de depreciação anual?
Fórmula: 100/Tempo de vida útil = taxa de depreciação anual.
FONTE: RIBEIRO, Osni Moura. Estrutura e análise de balanços fácil. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
	 a)
	4%.
	 b)
	10%.
	 c)
	5%.
	 d)
	20%.
	5.
	As obrigações da companhia deverão ser classificadas no passivo circulante quando vencerem no exercício seguinte, e no passivo não circulante quando tiverem vencimento com prazo maior ao exercício seguinte. Sobre a classificação do passivo como circulante, analise as sentenças a seguir:
I- Espera-se que seja liquidado após o ciclo operacional normal da entidade.
II- Está mantido essencialmente para a finalidade de investimento.
III- Deve ser liquidado no período de até 12 meses após a data do balanço.
IV- A entidade não tem direito incondicional de diferir a liquidação do passivo durante pelo menos 12 meses após a data do balanço.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	6.
	A denominação do termo "Disponibilidades" foi criada pela Lei nº 6.404/76, e utilizada para representar o dinheiro em caixa, em bancos e demais valores equivalentes (como cheques em mãos e em trânsito - ainda não depositados). Porém as normas internacionais trabalham com outro conceito para esse termo. Sobre esse conceito, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6404consol.htm. Acesso em: 30 ago. 2016.
	 a)
	Caixa e Equivalentes de Caixa.
	 b)
	Equivalentes de Caixa.
	 c)
	Caixa e Banco Conta Movimento.
	 d)
	Benefícios Econômicos.
	7.
	O grupo de contas chamado obrigações financeiras registra as obrigações da empresa junto a instituições financeiras do país e do exterior, cujos recursos podem estar destinados tanto para financiar imobilizações como para capital de giro. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os lançamentos contábeis da baixa mensal dos juros:
	 a)
	D - Juros sobre Financiamento e Empréstimo.
C - Banco.
	 b)
	D - Juros sobre Financiamento e Empréstimo.
C - Encargos Financeiros a Transcorrer.
	 c)
	D - Encargos Financeiros a Transcorrer.
C - Banco.
	 d)
	D - Juros sobre Financiamento e Empréstimo.
C - Encargos Financeiros a Pagar.
	8.
	Amortização acumulada corresponde à perda do valor do capital aplicado na obtenção de direitos de propriedade industrial, comercial e quaisquer outros com existência ou exercício de duração limitada. Sobre a amortização acumulada, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Segundo o RIR, o prazo mínimo de amortização é de 10 anos.
(    ) Os principais bens sujeitos à amortização são do Ativo Circulante.
(    ) É o desgaste de bens imateriais (tem o mesmo sentido que a depreciação).
(    ) A taxa anual de amortização será fixada tendo em vista o número de anos restantes de existência do direito e o número de períodos em que deverão ser usufruídos os seus benefícios.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	9.
	A mais importante de todas as características contábeis é valorização da essência de cada operação ao invés do que está descrito em um documento, nota fiscal ou contrato. Sobre a característica contábil em que é apresentado esse conceito, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Primazia da essência sobre a forma.
	 b)
	Segregação do patrimônio contábil.
	 c)
	Comitê de pronunciamentos contábeis.
	 d)
	Princípios contábeis.
	10.
	Na conta de obrigações com fornecedores se enquadram as compras a prazo de matérias-primas a serem utilizadas no processo produtivo das indústrias, ou ainda as mercadorias adquiridas para revenda utilizadas no comércio. A aquisição de matéria-prima a prazo (pagamento daqui a 30 dias) deve ser contabilizada como?
	 a)
	D- Estoque.
C- Fornecedores.
	 b)
	D- Banco.
C- Estoque.
	 c)
	D- Fornecedores.
C- Estoque.
	 d)
	D- Estoque.
C- Caixa.
	11.
	(ENADE, 2015) As características qualitativas fundamentais, previstas na Estrutura Conceitual para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis, são a relevância e a representação fidedigna. No que diz respeito a essas características, avalie as afirmativas a seguir:
I- A informação contábil-financeira é relevante quando capaz de fazer a diferença, com valor preditivo e/ou confirmatório, nas decisões.
II- A informação pode ser capaz de fazer a diferença em uma decisão ainda que alguns usuários decidam não levá-la em consideração.
III- Para ser fidedigna, a realidade retratada deve ser completa e neutra e estar livre de erro.
É CORRETO o que se afirma em:
	 a)
	II, apenas.
	 b)
	I e III, apenas.
	 c)
	I, II e III.
	 d)
	I, apenas.
	12.
	(ENADE, 2015) Uma sociedade empresarial

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.