Buscar

Instalação de tanques rede

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Instalação de tanques rede
Para se utilizar tanques rede a partir de águas brasileiras, há a necessidade de ocorrer uma avaliação visando tanto a minimização de danos ambientais quanto se há viabilidade econômica. 
No Brasil, as áreas responsáveis pela instalação de tanques rede ocorrem, em sua maior parte, ocorrem em área de demarcação de parques aquícolas pelo governo federal em regiões costeiras e áreas continentais. Além do mais, há a necessidade do conhecimento ambiental, social e econômica do local, a fim de compreender os valores necessários para a construção dos tanques rede. 
É de função do produtor saber se a área a ser utilizada está em uma Unidade de Conservação para que assim haja uma consulta a fim de saber se a prática aquícola poderá ocorrer na região. Ademais, deverá ser considerada o uso múltiplo do corpo hídrico ou se há proximidade com aeroportos, fora das rotas de navegação e com acessibilidade para os maquinários e escoamento da produção. 
A qualidade da água deve ser analisada antes da finalização da escolha do local e monitorada durante toda a produção. A qualidade de água marinha ou estuarinos para haver a presença de práticas aquícolas é mensurada a partir de: pH, temperatura, transparência, salinidade, nitrogênio, clorofila A, coliformes fecais e totais. Enquanto em corpos dágua continentais são: pH, temperatura, transparência, oxigênio dissolvido, fósforo total, compostos nitrogenados, DBO, clorofila A, coliformes fecais e totais. 
Há a necessidade de instalar tanques rede onde haja renovação de água, porém com ausência de ventos fortes a fim de não prejudicar a estrutura. A granulometria dos sedimentos é realizada com a finalidade de descobrir a intensidade da renovação da água. A profundidade do leito aquático também é feita a partir da batimetria, identificando as faixas mais adequadas para a instalação, sendo essa medida o superior ao dobro da altura dos tanques rede. 
Para a utilização das águas da união, é necessário que esteja presente todos os documentos descritos na Instrução Normativa Interministerial Número 06. Os documentos serão avaliados pelo Ministério de Pesca e Aquicultura, Agência Nacional das Águas, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Marinha do Brasil, Secretaria do Patrimônio da União do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Órgãos do Meio Ambiente e autoridades de segurança do tráfego aquaviário estaduais também serão consultados
Na aquicultura em tanques rede, o que se deve ocorrer é a mesma se adaptar ao ambiente e não o contrário, assim havendo a garantia da integridade do cultivo, dos tanques e do ambiente.

Outros materiais