Buscar

SOCIEDADE SIMPLES 2

Prévia do material em texto

Sociedade Simples
Sociedade simples é formada por no mínimo duas pessoas formando uma associação sem fim empresarial onde os sócios por sua vez, usarão seus de seus conhecimentos intelectuais, técnico, bens e serviços para o exercício profissional. 
“Essa forma de sociedade é feita para atividades específicas, de natureza cientifica, literária ou artística, sem o intuito de produção e circulação de bens ou serviços como nas empresas comuns”. (Dicionário Financeiro)
No novo Código Civil de 2002, as sociedades simples foram introduzidas, substituindo a sociedade civis, com isso houve adequação das sociedades que não exerciam atividades empresariais próprias 
O que caracteriza a sociedade simples é a prestação de serviços, não havendo produção nem circulação de mercadoria.
Artigo 966 Código Civil “Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
Parágrafo único. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa
Conforme disposto no artigo acima, todos que exerçam as atividades profissional como de natureza cientifica, literária ou artística mesmo que esses necessitem de auxiliares contratados não serão considerados empresários.
Segundo estudo de Brito (2012), as sociedades simples são sociedades de pessoas, uma vez que se constituem a partir do relacionamento pessoal entre os sócios, pela vontade da união de pessoas a partir de qualidades subjetivas dos demais sócios (FINKELSTEIN, 2009).
Alguns juristas questionam que o dispositivo exposto no artigo não deixa claramente expresso o que caracteriza a sociedade simples, deixando margem para diversas interpretações, como por exemplo no artigo 982 do Código Civil “Salvo as exceções expressas, considera-se empresária a sociedade que tem por objeto o exercício de atividade própria de empresário sujeito a registro (Art. 967); e, simples, as demais”.
Características
É uma sociedade de pessoas;
A sociedade adquire personalidade jurídica após o registro do contrato social no registro civil de pessoa jurídica;
A atividade exercida por qualquer sócio;
A sociedade possui natureza intelectual, cientifica literária ou artística;
Não está sujeita a falência;
Simplicidade de estrutura;
Presunção de pequeno porte. 
Todas essas garantias previstas nos artigos 997 a 1038 do Código Civil Brasileiro.
Deverá constar no contrato:
I - Nome, nacionalidade, estado civil, profissão e residência dos sócios, se pessoas naturais, e a firma ou a denominação, nacionalidade e sede dos sócios, se jurídicas; 
II - Denominação, objeto, sede e prazo da sociedade; 
III - Capital da sociedade, expresso em moeda corrente, podendo compreender qualquer espécie de bens, suscetíveis de avaliação pecuniária; 
IV - A quota de cada sócio no capital social, e o modo de realizá-la;
 V - As prestações a que se obriga o sócio, cuja contribuição consista em serviços;
 VI - As pessoas naturais incumbidas da administração da sociedade, e seus poderes e atribuições;
 VII - A participação de cada sócio nos lucros e nas perdas; 
VIII - Se os sócios respondem, ou não, subsidiariamente, pelas obrigações sociais. Parágrafo único. “É ineficaz em relação a terceiros qualquer pacto separado, contrário ao disposto no instrumento do contrato”
 Segundo Goiz (2016) Na sociedade simples pura os sócios respondem ilimitadamente pelas dívidas contraídas pela empresa, podendo haver sócio que participe apenas com serviço, já que o nome empresarial não prescinde de parte do objeto social, bem com, não há necessidade de lavratura de atas de reuniões de sócios
Já na sociedade simples limitada, os sócios respondem limitadamente ao valor do capital social, desde que, totalmente integralizado, o nome empresarial prescinde de que conste parte do objeto social, não podendo haver sócio que participe apenas com serviço, pois deverá ser lavrado ata de reuniões, principalmente quando houverem mais de 10 (dez) sócios.
Direitos e Obrigações dos Sócios
O capital deve ser integralizado, sendo por bens, serviço ou capital, ressalvasse que o sócio que participar da sociedade ou melhor da integralização do capital através de prestação de serviço, não poderá esse exercer atividade estranha daquilo que foi acertado, ou seja, “fugir” da atividade exposta em contrato, uma vez que ocorrendo poderá ficar privado ou ser excluído da sociedade. De certa forma o mesmo se aplicará ao sócio que for através de crédito, não havendo pagamento em um prazo de 30dias o sócio responderá pelas consequências e assumirá multa estipulada e ficara conhecido no termo jurídico como sócio remisso, ou seja, inadimplente não cumprindo com sua obrigação
Relação com Terceiros
Mesmo os sócios respondendo de forma ilimitada pela empresa será dada primeiramente prioridade aos bens da empresa para pagamentos de dívidas futuras, se mesmo assim não for suficiente para a quitação, os bens particulares dos sócios também serão atacados.
Caso haja necessidade de herança por parte de morte de um dos sócios, seu cônjuge não terá cotas da sociedade e sim nos lucros, ou seja, o viúvo(a) não será sócio(a) e sim continuará a receber os lucros provenientes da atividade até que a sociedade seja dissolvida.
Conclusão
Esse trabalho traz de forma sucinta um dos diversos modelos societários dispostos no Código Civil Brasileiro, mostrando que o Sistema de Sociedade Simples foi incorporado no novo código de 2002, onde este veio para enquadrar as atividades que não se encaixavam nas características empresariais.
Exposto isso, vimos que o Sistema de Sociedade Simples tem papel importante para simplificar o enquadramento de algumas atividades societárias, gerando economia, determinando responsabilidades e agilidade no processo de criação e abertura.
.

Continue navegando