Buscar

prova de Serviço Social 4

Prévia do material em texto

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A estabilidade econômica no cenário financeiro ao longo da história do Brasil, assim como nos demais países latino-americanos, representou um dos maiores desafios a seus governantes. No que diz respeito à história econômica do Brasil do século XX, diversas tentativas foram feitas, dentre elas temos o congelamento de preços e salários, a mudança do sistema monetário e o confisco dos ativos financeiros. Esta estratégia foi lançada em qual plano?
	 a)
	Plano Collor ou Brasil Novo.
	 b)
	Plano Cruzado I e II.
	 c)
	Plano Bresser.
	 d)
	Plano Cruzeiro Novo.
	2.
	No período da ditadura militar no Brasil, encontrava-se em vigor o estado de sítio, que conferia ao governo plenos poderes no sentido de inquerir e investigar tudo o que fosse ameaçador da ordem política e de governo instituído. Neste contexto, o que a Lei de Imprensa (Lei n. 5.250, de 9 de fevereiro de 1967) autorizou o governo a fazer?
	 a)
	Dava poderes ao governo para investigar, intimar, interrogar, extraditar e exilar representantes de movimentos políticos e culturais que criticassem o governo.
	 b)
	Dava poderes ao governo no sentido de desenvolver políticas públicas às manifestações artísticas e populares mais diversas e heterogêneas que existiam na época.
	 c)
	Dava poderes ao governo que deveria contratar agentes e pesquisadores estrangeiros para observar e orientar a produção da imprensa musical e teatral do Brasil na época.
	 d)
	Dava poderes ao governo para exercer a censura sobre os meios de comunicação, bem como censurar previamente a propaganda política que era considerada subversiva.
	3.
	Em 1932 foi fundada a Ação Integralista Brasileira - AIB -, liderada por Plínio Salgado, que defendia um programa de cunho ideológico e doutrinário nos termos de que "os povos dirigidos por Deus e os homens e as classes têm tudo para viverem harmoniosamente?, o que acabava evidenciando a negação da luta de classes e o materialismo histórico. Por outro lado, acabou por se alinhar com o pensamento católico tradicionalista da época, ou seja, revelando-se ideológica e politicamente como anticomunista ou antimarxista. Com base no exposto, qual foi o lema utilizado pelo movimento integralista?
	 a)
	Estado, Poder e Família.
	 b)
	Sociedade, Deus e Família.
	 c)
	Pátria, Sociedade e Família.
	 d)
	Deus, Pátria e Família.
	4.
	A abolição da escravidão foi um processo lento e gradual que teve fatos importantes em 1850, abolição do tráfico de escravos, 1871, Lei dos Sexagenários e, finalmente, 1888, Lei Áurea. Como podemos avaliar o papel da abolição da escravidão na proclamação da República?
	 a)
	A abolição da escravidão provocou uma série de manifestações de rua, em que os negros emancipados buscavam implantar um regime republicano, a exemplo do que houve no Haiti.
	 b)
	A abolição da escravidão foi fundamental para a implantação da República, pois a escravidão era incompatível com o modelo republicano. Nos EUA, por exemplo, logo que foi implantado o regime republicano, a escravidão foi abolida.
	 c)
	A abolição era essencial para o regime republicano, especialmente no que diz respeito à liberação dos trabalhadores para construção de obras públicas e implantação de estatais, como a Companhia Siderúrgica Nacional e a Petrobras.
	 d)
	A abolição da escravidão provocou descontentamento entre proprietários de escravos. Esse ressentimento fez com que essa elite rural engrossasse as fileiras dos partidos republicanos contrários à Monarquia.
	5.
	Euclides da Cunha (1866-1909) foi um jornalista brasileiro responsável por fazer a cobertura da Revolta de Canudos, que ocorreu no interior da Bahia, entre os anos de 1896 e 1897. A partir desta experiência, Euclides publicou o livro "Os Sertões" e foi reconhecido como um dos maiores intérpretes do Brasil, pois deu conta de registrar toda a sua percepção sobre a revolta e a população daquela região. Com relação aos registros e às reflexões feitas por Euclides da Cunha, registrados no livro "Os Sertões", analise as sentenças a seguir:
I- Apresenta o povo sertanejo como sendo débil e sem futuro, e ao mesmo tempo como capaz de grande bravura e resistência.
II- Na obra, constam a relação de supremacia e dominação que o povo do sertão exerceu sobre as demais populações da época e região.
III- Na obra, constam registros sobre o sertão, ou seja, o interior do Brasil, as variações do clima, as questões fluviais e a vegetação.
IV- A obra critica a forma de atuação das forças do governo diante da humildade e simplicidade do povo de Canudos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	6.
	Durante o governo de Juscelino, o populismo chegou ao seu auge. O Plano de Metas, expressão máxima do nacional-desenvolvimentismo, resultou na criação de novas rodovias, na ampliação da fronteira agrícola em direção a estados como Goiás e Mato Grosso. Partindo deste pressuposto, qual o lema traçado durante este governo?
	 a)
	Ame ou deixe o Brasil.
	 b)
	Cinquenta anos em cinco.
	 c)
	Quem ama o seu país, cuida-o.
	 d)
	Deus, Pátria e Família.
Parte inferior do formulário

Continue navegando