Buscar

Sobre os itens que não afetam o Capital Circulante Líquido

Prévia do material em texto

1. Sobre os itens que não afetam o Capital Circulante Líquido – CCL, podemos citar:
A DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO de bens do ativo imobilizado, pois o desgaste do bem não está vinculado ao desembolso financeiro, ou seja, não há um recolhimento de depreciação, amortização ou exaustão, porém esses valores levados ao resultado do período devem ser adicionados na DOAR;
As VARIAÇÕES MONETÁRIAS DE DÍVIDAS OU VALORES A RECEBER DE LONGO PRAZO, pois as contrapartidas das contas de despesas ou receitas financeiras são feitas diretamente nas contas do passivo não circulante ou realizável a longo prazo.
As PROVISÕES PARA CONTIGÊNCIAS, pois as expectativas de perda não geram movimentações nos ativos ou passivos;
A INTEGRALIZAÇÃO DE CAPITAL EM BENS DO ATIVO PERMANENTE, onde é apresentada na origem e na aplicação, como se houvesse a circulação, mas não afeta o Capital Circulante Líquido;
Outro fator é o AJUSTE DE EXERCÍCIOS ANTERIORES, que são registrados diretamente nas contas de Lucros ou Prejuízos Acumulados, e não afetam o Lucro Líquido do ano.
2. Sobre a importância do balanço social para os consumidores finais das mercadorias, produtos ou serviços das entidades empresariais que procedem à elaboração e publicação do balanço social:
As empresas que procedem à elaboração e publicação do balanço social, adotam uma política de comunicação comercial, visando à excelência do atendimento para o público final, e buscam transmitir o conhecimento e informar o gerenciamento dos danos potenciais dos produtos aos seus clientes. Cada grupo a que é destinado o acesso à este relatório, possui um interesse específico, assim como, o grupo de consumidores finais, se atentam ao modo com que são produzidos os produtos, se na produção envolvem processos de degradação ambiental, ou se possui alguma substancia nociva à saúde humana, se estão sendo oferecidos com boas condições, até mesmo se seu descarte prejudica o meio ambiente de alguma forma, como por exemplo, se a embalagem é reutilizável ou se é biodegradável, ou se demora muito a ser decomposto.
3.1 . Relacione a obrigatoriedade ou a falta dela, com a importância do balanço social.
Atualmente, no Brasil, não é obrigatório a publicação do relatório do Balanço Social, porém esta ferramenta se torna cada mais facilitadora para transpareceras ações sociais e nortear decisões específicas na empresa. A Lei Federal nº 11.638/2007, torna obrigatória a elaboração e a publicação da Demonstração do Valor Adicionado para companhias abertas, e como sabemos, a DVA é parte integrante do Balanço Social. Além do que, para muitos acionistas, investidores ou partes interessadas na Responsabilidade Social das empresas, só fazem negociações perante esse relatório, que ainda não é obrigatório sua realização, mas é de suma importância, para o reconhecimento da ética dentro da empresa, e o seu compromisso em contribuir para contribuir com o crescimento econômico, sem agredir a sociedade e o meio ambiente, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade.
3.2 . Pesquise uma empresa que publique seu Balanço Social.
Atualmente, muitas empresas brasileiras realizam e publicam o Balanço Social, dentre elas podemos citar a empresa NATURA, que segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), que em seu último relatório, em 2019, traz informações sobre o progresso da Visão da empresa em Sustentabilidade e esforços para gerar impactos positivos nas esferas econômicas, ambientais e sociais.
3.3. Analise o demonstrativo pesquisado e escreva um parágrafo a sua interpretação (opinião, crítica ou elogio) dos dados. Fundamente!
Na empresa NATURA, em seu relatório publicado referente ao ano de 2019, é bem ilustrado e de fácil interpretação, foca muito no bem estar ao se usar os produtos da marca, além da valorização de quem coleta as matérias primas vindas da natureza, respeitando as crenças e culturas locais, além de relatar sobre a mobilização contra a COVID – 19, que assola o mundo atualmente, relatando os cuidados tomados desde a indústria até os consultores de vendas. Apoio à sociedade contra a violência doméstica, visto que a grande maioria de consultores e consumidores é o público feminino que é o principal alvo dessa violência. Associa que é uma marca de beleza mas que pode ajudar o mundo em vários sentidos, pois uma de suas ações é a venda de produtos em refis, que reduzem a quantidade de embalagem produzida. Apoio às comunidades extrativistas e aos consultores de vendas. Enfim, a referida empresa, em seu relatório, refere-se ao seu passado, enfoca nas ações de melhorias presentes, e se preocupa em cada vez com o futuro e de como a empresa pode contribuir para a transformações de temas de interesses públicos em realidade.
4. Exemplos de operações envolvendo as atividades de investimento.
Um exemplo de operações envolvendo atividades de investimento é a aquisição de Equipamentos, onde há um consumo de caixa esperando um retorno futuro pela melhoria da cadeia de produção; Podemos citar também são as Aplicações Financeiras, que consomem caixa e busca um lucro futuro; Além de Integralização de Capital de empresas controladas. Dentre outros exemplos que alteram o valor de caixa, podemos citar o momento do recebimento destes investimentos, como venda de imobilizados, recebimentos dos Lucros das empresas coligadas ou Controladas e de Aplicações Financeiras.

Continue navegando