Buscar

aps mad 2

Prévia do material em texto

Curso
	Biomedicina
	Disciplina
	Mecanismo de Agressão e Defesa II
	APS
	
	Professor
	Fernanda Carvalho
	Aluno
	Sandy de Oliveira Gonçalves
	MA
	2018104343
ATIVIDADE 1:
Quiz 
1. A bactéria realiza a transferência de material genético para obter variabilidade genética, como resistência aos antibióticos, como observado nas superbactérias. Conforme mencionado no artigo a E. coli realiza a transferência do gene de resistência de que forma? 
a) morte celular e absorção de fragmentos genéticos pela receptora
 b) transporte de genes por bacteriófagos 
c) contato físico entre as bactérias através de pili 
d) mutações pontuais em genes de resistência
 2. O antibiograma é realizado em agar Mueller Hinton. Por que a escolha deste meio? Pelas características como é classificado em termos de meio de cultura? 
a) diferencial 
b) seletivo 
c) enriquecido com suplementos 
d) não apresenta inibidores 
3. Para antibiograma pelo método da difusão, segundo Kirby-Bauer, é necessário se fazer uma suspensão bacteriana padronizada: 1,5 na escala de McFarland.
( ) Verdadeiro 
(x) Falso 
4. Os antibióticos apresentam sítios de ação específicos, assinale a alternativa em que a associação entre o antibiótico e o sítio estão corretos: 
a) cefalosporina - inibe síntese de proteínas
 b) linezolida - inibe metabolismo
 c) sulfonamidas - altera a permeabilidade da membrana plasmática 
d) vancomicina - inibe síntese de parede celular 
5. com base nas leituras dos artigos, em relação a resistência antimicrobiana bacteriana, foi feito alerta para a necessidade de desenvolvimento de novos fármacos. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
 I - Bactérias com resistência a antibióticos de prioridade crítica: Acinetobacter e Pseudomonas resistentes à carbapenem e Enterobactérias produtoras de ESBL.
 II - Bactérias com resistência a antibióticos de prioridade alta: MRSA, ORSA, VRE Enterococcus resistente à vancomicina. 
III - Bactérias com resistência a antibióticos de prioridade alta: Shigella spp., resistente às fluoroquinolonas
 a) I e II estão corretas
 b) II e III estão corretas
 c) I e III estão corretas 
d) I, II e III estão corretas
Atividade 2:
Conclusão dos artigos e vídeos.
 Após a leitura dos artigos e visualização dos vídeos, conclui-se que, os mesmos tratam-se de bactérias que são multirresistentes e de novos antibióticos criados para resistir a elas. Doze famílias de agentes patogênicos foram separadas em uma lista feita pela OMS e são considerados prioritários em questão de resistência aos antibióticos. A lista é dividida em três categorias: prioridade crítica, prioridade alta e prioridade média. O grupo de prioridade crítica envolve as bactérias multirresistentes, que são: Acinetobacter, Pseudomonas e Enterobacteriaceae (E. coli, Klebsiella, Serratia e Proteus). Os melhores antibióticos para tratamento são: Carbapenemas e Cefalosporinas. As bactérias de prioridade alta dão-se por Enterococcus faecium (resistente à vancomicina); Staphylococcus aureus (resistente à vancomicina, meticilina e possui sensibilidade intermediária); Helicobacter pylori (resistente à claritromicina); Campylobacter spp. (resistente à fluoroquinolonas); Salmonellae (resistente, também, à fluoroquinolonas) e Neisseria gonorrhoeae (resistente à cefalosporina e fluoroquinolonas). As consideradas de prioridade média são Streptococcus pneumoniae (que não possuem sensibilidade à penicilina), Haemophilus influenzae (resistente à ampicilina) e, por último, Shigella spp. (resistente à fluoroquinolonas). Com essa lista, a falta de pesquisa chamou a atenção dos pesquisadores para a criação de um novo antibiótico e o fim das superbactérias. Os colaboradores desenvolveram uma maneira de cultivar estas bactérias em laboratório pela câmara de difusão. Essas bactérias têm capacidades inatas de encontrar novas formas de resistir ao tratamento, sendo Gram Positivas ou Gram Negativas podendo transmitir material genético, o que facilita que outras bactérias se tornarem também persistentes aos remédios através de um processo chamado Transformação. onde ocorre a captação do DNA livre contendo o gene de resistência de uma bactéria que sofreu apoptose. Dentro da bactéria, o gene de resistência pode ser transferido do DNA livre para o cromossomo da bactéria hospedeira, caso ela possua similaridade com a outra que morreu. Os antibióticos beta-lactâmicos são considerados agentes antibactericidas, porém passando pelo processo de transformação ou pela produção de enzimas capazes de inativar ou modificar a droga, as bactérias tornam-se mais resistentes. Com a Teixobactina, a esperança de resistir à resistência aumentou. Espera-se que esse seja o “super”antibiótico capaz de destruir irreversivelmente a parede celular bacteriana.

Continue navegando