Buscar

Aspectos Legais em Informática e Ética (RED08)

Prévia do material em texto

1.
	O direito autoral encontra-se regulamentado por um conjunto de normas jurídicas: na Constituição Federal, na Lei de Direito Autoral (Lei nº 9.610/98) e nos tratados internacionais, tendo por finalidade proteger as relações entre o criador e a utilização de obras literárias, artísticas ou científicas. A partir da manifestação e publicação de uma obra, cria-se um vínculo a nível de conhecimento público, entre a obra e seu autor, sendo que a Lei do Direito Autoral define este vínculo como direito moral do autor sobre sua obra. Acerca deste direito do autor, podemos classificá-lo como:
	a)
	Coletivo.
	b)
	Personalíssimo.
	c)
	Parcial.
	d)
	Provisório.
	2.
	O Imposto é um tributo obrigatório cobrado pelo governo. Isso quer dizer que é um valor que você paga e contribui para custear as despesas administrativas do Estado. O não pagamento pode gerar multas e até punição legal. No ordenamento tributário, podemos enumerar alguns impostos que incidem quando da emissão da nota fiscal. Neste contexto, sobre esses impostos, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
(    ) IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
(    ) IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte).
(    ) IPI (Imposto sobre Percentual de Integração).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - F - V - V.
	b)
	V - V - V - F.
	c)
	F - V - F - V.
	d)
	V - F - V - F.
	3.
	De uma forma geral, conforme o artigo 2º da Lei de Software, não se aplicam indenizações por danos morais referentes ao programa de computador. Entretanto, existem exceções. Em qual momento o autor pode solicitar esta indenização? Sobre esses momentos, analise as sentenças a seguir:
I- Quando houver reivindicação quanto à autoria do programa de computador.
II- Quando houver alteração no programa de computador não autorizada pelo autor, que comprometa o programa.
III- Quando o programa não foi registrado.
IV- Quando for usado por domínio público após 60 anos, contados da sua criação ou publicação. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Somente a sentença III está correta.
	b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	4.
	A tipificação dos crimes virtuais geralmente é similar à tipificação dos crimes comuns. Vemos cada vez mais o crescimento dos crimes cibernéticos, principalmente realizados pela internet, crescendo em todos os países, e no Brasil não é diferente. Recentemente, tivemos casos como o chamado de "baleia azul", que é facilmente enquadrado como sendo uma apologia ao crime. Com relação aos tipos de crimes, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Violação de direitos autorais (plágio).
II- Pirataria de software.
III- Golpes em vendas (e-commerce).
(    ) É um crime que, muitas vezes, pode trazer grandes problemas. Trata-se da cópia de textos e informações da internet sem a indicação da fonte.
(    ) É um crime em que o infrator viola os direitos do autor com o objetivo de obter ganho financeiro sem a autorização expressa do autor ou de quem o represente (artigo 12 da Lei n° 9.609/1998).
(    ) São todos os golpes realizados pela internet, por lojas virtuais ou pessoas físicas, relacionados a vendas de produtos ou serviços.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	I - III - II.
	b)
	II - III - I.
	c)
	III - II -  I.
	d)
	I - II - III.
	5.
	O Código Tributário Brasileiro, Lei nº 5.172/1966, define em seu artigo 3° que tributo é toda contribuição pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Os tributos são valores a serem pagos de forma compulsória, seja em dinheiro ou em bens. Sobre os tributos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Imposto.
II- Contribuição de Melhoria.
III- Taxa.
(    ) É um tributo que é cobrado de modo genérico, não obrigando o Estado a uma contraprestação específica em prol do contribuinte, porque se destina de um modo geral ao bem comum, por exemplo: IPI, ICMS, PIS, COFINS, ISS.
(    ) É um tributo cobrado pelo Estado dos proprietários de imóveis beneficiados por determinada obra, que terá como limite total a despesa realizada na construção da obra em questão. Por exemplo: contribuição para reforma ou construção; contribuição de melhoria de uma praça em frente a sua empresa.
(    ) É um tributo que está vinculado a uma contraprestação direta do Estado em benefício do contribuinte. Por exemplo: taxa de emissão de certidão negativa, taxa para obtenção de um serviço.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5172.htm. Acesso em: 18 jun. 2020.
	a)
	I - II - III.
	b)
	III - II - I.
	c)
	III - I - II.
	d)
	II - I - III.
	6.
	Segundo uma pesquisa realizada pela empresa de Segurança da Informação Websense, 95% dos funcionários de empresas latino-americanas acessam páginas de conteúdo não relacionado ao trabalho durante o expediente, no qual 49% passam mais de 50 minutos por dia navegando por páginas que nada têm a ver com sua atividade profissional. Muitas organizações, no afã de ter um maior controle acerca do conteúdo acessado por seus funcionários, vêm desenvolvendo políticas de uso da internet e cientificando seus funcionários sobre as regras a serem seguidas, bem como das consequências pelo mau uso. Neste sentido, com base na situação descrita e na legislação trabalhista vigente, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Pesquisa Web@Work 2008 América Latina. Expediente: 95% em sites não relacionados. Disponível em: <http://www.baguete.com.br/noticias/geral/05/11/2008/expediente-95-em-sites-nao-relacionados>. Acesso em: 6 out. 2014.
	a)
	Por falta de previsão legal na CLT acerca do uso da internet nas empresas, não há possibilidade de demissão por justa causa do empregado.
	b)
	O funcionário, ao desrespeitar as normas da empresa, poderá ser demitido por justa causa a qualquer tempo, independente de motivação legal.
	c)
	A empresa, ao instituir regras de controle de acesso à internet, viola os direitos à liberdade de expressão e privacidade do empregado.
	d)
	O descumprimento às regras da política de uso da internet caracteriza indisciplina do empregado, ensejadora de demissão por justa causa.
	7.
	Segundo a Folha de São Paulo (2018), na grande empresa da rede social Facebook, após ter passado por alguns escândalos, alguns jovens engenheiros estão decepcionados. Muitos deles ainda aceitam empregos lá, mas os que o fazem, atualmente, são mais discretos e dizem aos amigos que trabalharão para mudar a empresa por dentro, ou que buscarão áreas mais éticas de trabalho em uma empresa cuja reputação se tornou tóxica. "Todos em tecnologia se preocupam muito com ética, até ter um contrato", disse uma jovem. No que se refere ao uso ético de recursos de tecnologia da informação, o objetivo da segurança da informação é proteger o patrimônio e a reputação, que está cada vez mais em dados e informações. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Confidencialidade.
II- Integridade.
III- Disponibilidade.
(    ) Assegura que os dados confidenciais sejam lidos somente pelos interessados, devidamente identificados e que não sejam abertos para outros não autorizados e para o público em geral.
(    ) Assegura que os sistemas, a rede, as aplicações e os dados estejam on-line e que sejam acessíveis quando os usuários autorizados necessitarem.
(    ) Garante que os dados ou os programas não sofram modificações não autorizadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO. Estudantes de ciência da computação repensam emprego dos sonhos no Facebook. 2018. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/11/estudantes-de-ciencia-da-computacao-repensam-emprego-dos-sonhos-no-facebook.shtml. Acessoem: 19 jun. 2020.
	a)
	I - III - II.
	b)
	II - I - III.
	c)
	I - II - III.
	d)
	III - II - I.
	8.
	O Direito do Consumidor é o conjunto de normas que regulamenta as relações de consumo. As relações de consumo, por sua vez, são aquelas estabelecidas entre fornecedor e consumidor, caracterizadas pela desigualdade das partes em função da hipossuficiência do consumidor. Sobre os direitos e os deveres das partes na relação de consumo, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	O Código de defesa do consumidor estabelece os direitos e deveres do fornecedor, com vistas a assegurar o equilíbrio da relação de consumo.
	b)
	É de dez anos o prazo que o consumidor possui para reclamar por vício no produto ou serviço.
	c)
	A responsabilidade objetiva do consumidor pelos danos causados na relação de consumo oferece limites à atuação empresarial.
	d)
	A proibição à publicidade enganosa ou abusiva faz parte do rol de garantias ao consumidor estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
	9.
	Segundo a Lei de Software (Lei nº 9.609/98), o regime de proteção à propriedade intelectual de programa de computador será nos mesmos moldes previstos às obras literárias pela legislação de direitos autorais e conexos vigentes no país. Contudo, deve-se observar as ressalvas estabelecidas pela Lei de Software. Neste sentido, segundo a Lei de Software, qual é o prazo concedido ao autor com relação aos direitos de proteção sobre o programa de computador?
	a)
	Cinco anos, devendo ser renovado ao final desse período.
	b)
	Cinquenta anos, contados a partir do primeiro dia do ano subsequente ao da publicação ou criação.
	c)
	Trinta anos, contados a partir do primeiro dia útil após a morte do autor.
	d)
	Sessenta anos, contados a partir da data da sua criação.
	10.
	O Código Tributário Brasileiro, Lei nº 5.172/1966, define em seu artigo 3° que tributo é toda contribuição pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Os tributos são valores a serem pagos de forma compulsória, seja em dinheiro ou em bens. Sobre os impostos que incidem da emissão da nota fiscal, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- ICMS.
II- IPI.
III- DARF-SIMPLES.
(    ) Este imposto é de competência da União e a sua alíquota é de acordo como a necessidade dos consumidores, ou seja, se o produto não for de extrema necessidade de consumo, terá uma alíquota mais alta. O valor já vem destacado na Nota Fiscal, tanto das compras feitas pela empresa como das vendas por ela efetuadas. A empresa deve recolher ao governo decendialmente, ou seja, a cada dez dias, o valor apurado destacado nas Notas Fiscais. 
(    ) Imposto recolhido pelas Microempresas (ME) ou Empresas de Pequeno Porte EPP. Este imposto incide sobre o valor total de faturamento das empresas, vendas de mercadorias e serviços, conforme Lei nº 9.317, de 5 de dezembro de 1996, e subsequentes alterações e instrução normativa nº 355, de 29 de agosto de 2003, que dispõe sobre o Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte (Simples).
(    ) É um imposto de competência estadual e sua alíquota varia de 7% a 25%, de acordo com o Estado e a mercadoria ou serviço tributado. O valor já vem incluído no valor das mercadorias/serviços constantes na Nota Fiscal, tanto das compras feitas pela empresa, como a das vendas por ela efetuadas. A empresa deve recolher ao governo, mensalmente, o valor apurado, destacado nas Notas Fiscais. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	III - II - I.
	b)
	II - III - I.
	c)
	III - I - II.
	d)
	I - II - III.

Continue navegando