Buscar

Atividade - Princípios

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
DEPARTAMENTO DE BIOTECNOLOGIA, GENÉTICA E BIOLOGIA CELULAR
QUESTÕES
1- Por que é preferível utilizar elementos radioativos artificiais (fabricados) na área médica e biotecnológica?
R: Quando se utiliza elementos artificiais, faz-se uso do elemento nêutron e bombardeia-se com nêutrons ou prótons e assim, altera-se a razão nêutrons: prótons, uma vez alterada essa razão, temos um elemento instável. Estes elementos, na busca da estabilidade, podem emitir partículas betas, alfa e gama que são amplamente utilizadas na medicina nuclear, como por exemplos os radiotraçadores, que são utilizados para eliminar células cancerígenas. A radiação penetra no organismo do paciente, misturando-se com seus tecidos, o individuo fica então contaminado radioativamente. Na área da biotecnologia, como exemplo, o uso de radiações é para bombardeamento de genes na transgenia indireta por biobalistica. A radiação gama pode ser utilizada para a remoção física de um gene especifico, (GUS) de uma linhagem de soja transgênica que contem outros transgenes integrados ao genoma.
2 - O que a exposição à radiação pode causar? Quais as formas de proteção?
R: A exposição à radiação pode causar efeitos sobre o corpo, náuseas e vômitos, diarreia, insuficiência respiratória aguda, edema cerebral, queda nos leucócitos, morte de células, câncer, coma e até mesmo a morte. A principal forma de proteção contra as fontes radiativas é a minimização da dose sobre o corpo humano, com a orientação de três princípios: tempo, distancia e blindagem. Quanto mais tempo o individuo for exposto, maior a dose recebida pelo mesmo. Se o tempo de dose for dobrado, o quantitativo de dose também é dobrado. A distância entre a fonte emissora de radiação e o indivíduo é outro fator importante, a exposição á radiação diminui conforme maior a distância entre a fonte e o indivíduo. Assim sendo, quanto mais distante da fonte mais seguro está o indivíduo. A blindagem entre a fonte de radiação e o indivíduo é outra forma de proteção, reduzindobastante o risco de exposição desnecessária para os profissionais e pessoas em geral. No diagnóstico por imagem é comum a utilização de blindagens constituídas de chumbo, mas outros materiais também são utilizados, como o concreto por exemplo. No Brasil, a legislação de proteção radiológica estabelecendo recomendações e orientações baseada nos princípios: justificação; otimização; limite de dose e prevenção de acidentes.
3 - De que maneira o uso de isótopos radioativos contribuíram para o desenvolvimento da biologia? Cite dois exemplos desta contribuição.
R: Elementos radioativos emitem uma série de partículas e radiações que beneficiam diversas áreas. Medica: Quando se aproveita sua capacidade de penetração e perfeita definição do feixe emitido para o tratamento de tumores e diversas doenças da pele e dos tecidos em geral; Industrial: Nas áreas de obtenção de energia nuclear mediante procedimentos de fissão ou ruptura de átomos pesados; Científico: Fornecer com mecanismos de bombardeamento de átomos e aceleração de partículas, meios de aperfeiçoar o conhecimento sobre a estrutura da matéria nos níveis de organização subatômica, atômica e molecular. Na Medicina, são utilizados no estudo, diagnóstico e tratamento de diversas doenças. O iodo 131 é usado no mapeamento da tireoide; o cromo 51, no estudo das hemácias; o tálio 201, no diagnóstico de distúrbios cardíacos, o mercúrio 197, no estudo de tumores cerebrais, o cobalto 60, na destruição de células cancerosas, entre muitos outros.
Na Agricultura, os isótopos radioativos são aplicados aos adubos e fertilizantes a fim de estudar a capacidade de absorção desses compostos pelas plantas.
No ramo industrial, tais elementos são utilizados na conservação de alimentos, no estudo da depreciação de materiais, na esterilização de objetos cirúrgicos, na detecção de vazamentos em oleodutos, etc.
4- Discuta como as empresas aéreas podem se beneficiar da radiologia industrial e a agricultura pode se beneficiar dos traçadores radioativos.
R: A Radiologia Industrial na aviação possui importante função, nesta aplicação são realizadas radiografias de peças importantes de aeronaves comerciais. Peças e assessórios nos jatos e aviões de pequeno e médio porte também são inspecionados através de radiografias.
A Inspeção de Segurança é outra área da Radiologia Industrial, nessa são incluídas a inspeção de portos, aeroportos e rodovias, através de equipamentos chamados Scanners que realizam a imagem do interior de containers, bagagens, malas de carros, roupas e até interior do corpo de pessoas, também utilizada na segurança de eventos e presídios.
Na agricultura com a utilização de traçadores radioativos torna-se possível o acompanhamento do metabolismo de plantas, podendo assim verificar o que as mesmas precisam para se desenvolver, o que foi absorvido nas raízes e nas folhas e também aferir o lugar que um elemento químico fica retido. A planta que absorveu o traçador radioativo poderá ser “radiografada”, tornando possível localizar o radioisótopo. Para conseguir obter o resultado é só colocar um filme, sobre a região da planta por alguns dias. Com esse método é possível obter uma autorradiografia da planta

Continue navegando