Buscar

atv- conceito de saude


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

1)Considerando o debate dos determinantes sociais da saúde, assinale a alternativa correta:
b)O estudo dos determinantes sociais de saúde visa a melhorar as condições de saúde da população.
RESPOSTA CORRETA
Os determinantes sociais de saúde têm como objeto de estudo determinar quais são os fatores existentes na relação saúde-doença. Para isso, a comunidade precisa ser observada, e não o indivíduo. A partir dessas observações, decorrem o planejamento e a gestão de ações, visando a se obter uma melhora na saúde da população, com a consequente diminuição das iniquidades.
2)Assinale a alternativa correta em relação ao conceito, às determinantes e aos indicadores de saúde:
c)A saúde entendida como ausência de doença tem íntima relação com o desenvolvimento da medicina, já que tem suas bases no descobrimento da microbiologia e no entendimento de que a doença tem causa, progressão, diagnóstico e tratamento.
RESPOSTA CORRETA
A saúde entendida como ausência de doença tem uma íntima relação com a história da medicina e da epidemiologia, mas esse conceito, hoje, já não é mais bem visto por grande parte dos estudiosos. A fim de conceituar a saúde de forma mais positiva, a OMS definiu que "saúde é o estado do mais completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de enfermidade". Os determinantes de saúde são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnico-raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. Os indicadores de saúde são as informações relevantes sobre a situação de saúde da população, bem como sobre o desempenho do sistema de saúde.
3)Em 1948, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu a saúde como o completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente como a ausência de doença. Acerca desse critério, assinale a alternativa correta:
d)O conceito de bem-estar da OMS é considerado utópico, impreciso e difícil de definir.
RESPOSTA CORRETA
O conceito dado pela OMS não agradou a muitos pesquisadores da área de saúde pública, sendo considerado impraticável, utópico e subjetivo. Na visão dos pesquisadores, não há como mensurar o bem-estar de um indivíduo ou, ainda, encará-lo como uma "perfeição" de vida, o que não caracterizaria a vida de nenhum indivíduo.
4)A respeito dos determinantes de saúde, assinale a alternativa correta: a)As iniquidades são desigualdades injustas e inaceitáveis, que determinam o estado de saúde da população.
RESPOSTA CORRETA
Os determinantes sociais estudam os fatores sociais, econômicos, culturais, étnico-raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. Pode-se categorizar a influência desses determinantes, segundo o diagrama de Dahlgren e Whitehead, sendo do mais alto nível aqueles associados a condições socioeconômicas, culturais e ambientais gerais, considerados macrodeterminantes, dependentes principalmente de governantes e políticas públicas. Em 2006, no Brasil, houve a criação da Comissão Nacional de Determinantes Sociais de Saúde, a fim de estudar as desigualdades injustas (iniquidades) no nosso país.
5)A respeito dos indicadores de saúde, assinale a alternativa correta:
d)A avaliação do nível de saúde de uma população não é tarefa simples. Tradicionalmente, utilizam-se vários indicadores, pois nenhum isoladamente preenche todos os critérios desejáveis.
RESPOSTA CORRETA
De modo geral, os indicadores contêm informações relevantes sobre a situação de saúde da população, bem como sobre o desempenho do sistema de saúde. Dessa forma, eles são ferramentas valiosas para a gestão e a avaliação da situação de saúde e suas tendências, sendo, portanto, dela dependentes. Por meio dos indicadores, é possível identificar as pessoas com maiores necessidades, estratificar o risco epidemiológico e identificar áreas críticas. Também é possível classificar os indicadores em seis categorias: demográficos, socioeconômicos, de mortalidade, de morbidade e de fatores de risco, de recursos e cobertura, pois nenhum indicador isoladamente preenche todos os critérios desejáveis. Cada categoria conta com vários indicadores de estudo. Nos demográficos, obtém-se informação a respeito de números da população total, razão de sexos, taxa de fecundidade, mortalidade por idade, natalidade, esperança de vida ao nascer, entre outros.