Buscar

2Organização de materiais e distribuição de serviços para uma empresa comercial_Revisao (Recuperação Automática)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Ruan Arruda – RA 1700808
Vitor M. Lara - RA 1706726
Marco Aurélio - RA 1712138
Cleneide Lustosa - RA 1703104
Claudio Caetano - RA 1700214
Organização de materiais e distribuição de serviços para uma empresa comercial.
	Vídeo do Projeto Integrador
<link>
CAJATI-SÃO PAULO
2020
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Organização de materiais e distribuição de serviços para uma empresa comercial.
Relatório Técnico - Científico apresentado na disciplina de Projeto Integrador para o curso de Engenharia de Produção da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).
Orientador: Prof. Bruno Roberto Spirandeli
CAJATI – SÃO PAULO
2020
LARA, Vitor; ARRUDA, Ruan; SILVA,Marcos; LUSTOSA, Cleneide; CAETANO, Claudio;. Organização de materiais e distribuição de serviços para uma empresa comercial. 00f. Relatório Técnico-Científico. Engenharia de produção – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Tutor: Prof. Bruno Roberto Spirandeli . Polo Cajati , 2020.
	
RESUMO
Este projeto visa a implantação de um sistema de controle e gestão de estoques em empresas comerciais focadas em vendas no varejo. O projeto englobará a criação e/ou aquisição de um sistema de controle informatizado que atenda às necessidades da empresa, um cronograma de treinamento para a correta operação do sistema e reforço da importância e necessidade da gestão dos estoques, contabilização e inventário dos produtos disponíveis, assim como o cadastro dos fornecedores e parceiros do negócio. 
 
Palavras-chave: Centro de distribuição. Gestão de estoque. Mercado.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES (opcional)
Figura 1– Brainstorm..........................................................................................	18
Figura 2– Brainstorm..........................................................................................	18
LISTAS DE TABELAS (opcional)
Tabela 1 - Alguns problemas identificados....................................................	17
Tabela 2 - Alguns problemas identificados....................................................	17
	
Sumário
1 INTRODUÇÃO	14
2 OBJETIVOS	15
2.1 Objetivo Geral	15
2.2	Objetivo Especifico	15
3 JUSTIFICATIVA	15
4 METODOLOGIA	16
5	DESENVOLVIMENTO	16
5.1 Caracterização da empresa	16
5.2 História da Empresa	17
5.3 Estrutura Física da Empresa e Organograma	17
5.4 Descrição dos recursos materiais	18
5.5 Áreas em que a empresa atua	18
5.6 Fundamentos da empresa	18
a) Objetivo Principal: NÃO DEFINIDO	18
b) Objetivos Específicos NÃO DEFINIDO	19
c) Valores e Princípios: Honestidade e transparência com certeza, contudo ainda não param para definir especificamente quais são.	19
d) Missão NÃO DEFINIDO	19
e) Visão NÃO DEFINIDO	19
f) Metas e Objetivos da empresa Aumentar sua área de atuação e influência e tornar-se referência na região.	19
7	RESULTADO ESPERADO DO PROJETO	25
8	CONSIDERAÇÕES FINAIS	26
9	REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	27
SUMÁRIO
(Fonte: Arial ou Times 12; títulos em negrito/ subtítulo sem negrito)
1. INTRODUÇÃO	1
2. Objetivos	2
2.1 Objetivo geral	2
2.2. Objetivo específico	2
3. JUstificativa	2
4. Metodologia 	3
5. Desenvolvimento	3
5.1. Caracterização da empresa	4
5.2. Historia da empresa	4
5.3. Estrutura fisica da empresa e orgonograma	4
5.4. Descrição dos recursos materiais	5
5.5 Areas em que a empresa atua	6
5.6 Fundamentos da empresa	7
6. Resultado esperado projeto	8
7. Considerações finais	8
8.Referencias Bibliográficas.....................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
O mercado movimenta-se através da já conhecida lei da oferta e da procura, e sabemos que só vende e negocia, quem tem para vender ou negociar não importa se o negócio é feito a pronta entrega o por encomenda, assim, é necessário, que aqueles que atuam nesse seguimento empresarial estejam a par do que sua empresa pode oferecer aos consumidores e estejam prontos para atender a uma demanda cada vez mais exigente e informada. 
É no estoque das empresas que boa parte de seus recursos estão aplicados. Através da venda e distribuição destes produtos que a empresa produz seu capital para adquirir novos produtos e gerar liquidez para novos empreendimentos e investimentos na atividade como um todo. O fato é que em muitos casos uma venda pode ser perdida pelo simples fato de um produto não estar cadastrado ou estar cadastrado de forma errada ou pior, pode-se não se ter ideia se o produto existe ou não nos estoques, por esses motivos é necessário que haja uma preocupação real e também um método aplicável de controle e gestão das entradas e saídas dos estoques de uma empresa. 
A princípio o termo “entradas e saídas” pode parecer simplório, mas na verdade através desses dados muitas outras informações podem ser obtidas, informações que subsidiarão a tomada de decisões de uma empresa, inclusive com relação a frequência necessária de compras, o comportamento das vendas de determinados produtos, o limite mínimo dos estoques e até a negociação com os fornecedores. Tudo isso resultará em um estoque mais lucrativo e otimizado.
Existe ainda outro ponto a ser considerado quando se fala de estoques de uma empresa e esse assunto é sensível podendo gerar prejuízos e até denúncias contra as empresas... estamos falando de produtos vencidos ou obsoletos/desatualizados. Uma correta gestão do que temos armazenado em nossos estoques evitará termos produtos fora do prazo de validade ou ultrapassados que representam prejuízo real nas contas das empresas.
Com a elaboração de relatórios fieis, completos e atualizados oriundos de um controle elaborado, organizado e conciso um empresário terá disponível qual é a grandeza do capital que ele tem investido e o valor real de seu empreendimento.
Através dos objetivos, planos e estruturas aqui expostos, demonstrar-se-á as vantagens, diferenciais e ganhos relacionados a um correto, fiel e sistêmico controle dos estoques de uma empresa com vistas a atender aos clientes com prontidão e qualidade. O comércio sobrevive da satisfação do cliente ao adquirir os produtos que necessita ou quer. Com este pensamento os empreendedores devem cada vez mais presar pela qualidade em suas operações, negociações e gestão de seus produtos. Daí a necessidade da gestão e controle dos estoques.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
O objetivo principal e tornar fluente o estoque da empresa 
2.2 Objetivo Especifico
Com todo o cenário apresentado esta pesquisa visa:
· Inventário de todos os produtos disponíveis nos estoques e nas prateleiras.
· Lançamento de todos os produtos que a empresa comercializa no sistema de controle
· Definição de um local específico para o recebimento da mercadoria 
· Mudança do sistema de lançamento de informações para outro computador dentro da loja para melhorar a logística e ambiência do local.
· Aquisição de um sistema de caixa registradora para facilitar o processo de pagamento dos produtos vendidos.
3 JUSTIFICATIVA
Com este projeto a empresa poderá alavancar suas vendas, controlar seus estoques, planejar o futuro e administrar as finanças a partir das informações confiáveis obtidas através de um gerenciamento correto e eficaz dos estoques e da produção.
Por ser simples e de fácil aplicação este projeto pode ser aplicado para a maioria das empresas do ramo de comércio e isso torna o projeto de especial relevância e propriedade.
A correta aplicação da proposta apresentada neste projeto com toda certeza ajudará qualquer empreendedor em crescimento ou não aumentar o rendimento de seu negócio e a visibilidade de sua marca, por permitir que o empresário mantenha seu foco na atividade fim de sua empresa.
4 METODOLOGIA
O trabalho está embasado no levantamento das informações referentes ao método de trabalho da empresa. Em entrevista com os proprietarios e funcionarios.
Durante as discussões referentes ao trabalho foi elaborado um questionário com o objetivo de verificar algumas informações com relação ao tema abordadono projeto.
A pesquisa contou com xx pessoas, sendo assim obtidos os seguintes resultados:
A pesquisa será através de um quis contendo 6 perguntas simples com o foco de colher informações para auxiliar na elaboração do projeto.
5 DESENVOLVIMENTO
5.1 Caracterização da empresa
Nome fantasia
TEM DE TUDO
Razão Social
EDSON SOUZA & CIA LTDA ME
Endereço completo (inclusive e-mail)
Avenida Brasília, s/n, Centro, 
Cajati/SP, CEP: 11950-000
Número total de colaboradores
02 colaboradores
Número total de colaboradores por seguimento
Uma Administradora
Um Gerente
Data de fundação
A empresa foi fundada em 17/03/2004 e começou a atuar em 17/03/2004
Número de sócios
De acordo com contrato social, é de 1 (um) o número de sócios, sendo a participação de 100% respectivamente.
Valor do capital social
O valor do capital social é de R$ 220.000,00 (duzentos e quarenta mil reais) em moeda corrente sendo 100% capital nacional.
5.2 História da Empresa
A empresa foi fundada em 17/03/2004, tendo iniciado suas atividades em uma pequena loja, com uma mesa e um balcão. Os sócios eram os únicos empregados e marido e mulher buscando ganhar a vida e sustentar a família. Assim, juntos, trabalharam arduamente e economizaram o máximo possível, mantendo sempre os pés no chão e aplicando os lucros da empresa no aumento dos estoques e produtos disponíveis. Com o tempo e muita perseverança o empreendimento cresceu e houve a necessidade de mudar para um lugar maior que comportasse mais clientes e uma diversidade maior de produtos e ofertas.
O tempo passou e recompensou os senhores Antonio e Edson Souza que hoje são donos de uma das maiores lojas de diversidades da região tendo adquirido um imóvel comercial próprio e bem localizado no centro da cidade que hoje é conhecido como Tem de tudo.
5.3 Estrutura Física da Empresa e Organograma
Trata-se de uma empresa basicamente familiar, tendo como sócios os senhores Antonio (Sócio de Fato) e EDSON SOUZA (Sócia contratual e administradora do empreendimento). O senhor Antonio é responsável pelos setores de compras, contas a pagar e gerenciamento dos estoques e Senhor EDSON cuida do setor de vendas e de toda parte administrativa financeira da loja a contabilidade do empreendimento e realizado por um prestador de serviços conhecido popularmente na cidade com Edinho.
A empresa possui atualmente duas funcionárias fixas, legalmente contratadas. Em períodos específicos do ano faz contratações de empregados avulsos para suprir às necessidades de mão de obra.
5.4 Descrição dos recursos materiais 
A empresa possui estabelecimento próprio quitado construído com recursos da atividade desempenhada. Os estoques disponíveis são renovados em períodos pequenos e perfazem atualmente um valor de R$ 140.000,00 (Cento e cinquenta mil reais). A empresa possui capital de giro próprio não sendo necessários empréstimos e financiamentos para manter o funcionamento da atividade e o giro de mercadorias.
A empresa conta ainda com veículo próprio quitado e reservas de capital, disponíveis em bancos. Atualmente a empresa adquiriu um novo terreno para poder ampliar suas dependências e o ramo de atuação de seus negócios.
5.5 Áreas em que a empresa atua
A empresa atua na área de comércio varejista de produtos importados e utilidades para o lar, papelaria e matérias para escritório, assim como prestação de serviços de chaveiro, confecção de carimbos e artigos para festas.
5.6 Fundamentos da empresa
a) Objetivo Principal: NÃO DEFINIDO
b) Objetivos Específicos NÃO DEFINIDO
c) Valores e Princípios: Honestidade e transparência com certeza, contudo ainda não param para definir especificamente quais são.
d) Missão NÃO DEFINIDO
e) Visão NÃO DEFINIDO
f) Metas e Objetivos da empresa Aumentar sua área de atuação e influência e tornar-se referência na região.
5.7 Análise Spot da Empresa
5.7.1 Ambiente Interno
Forças: A diversidade e qualidade dos produtos, referência na prestação de serviços e bom relacionamento com clientes e fornecedores. 
Fraquezas: A quantidade pequena de funcionários faz com que várias tarefas da empresa precisem ser desempenhadas por um dos sócios e isso sobrecarrega-os e reduz sua qualidade de vida.
 	5.7.2 Ambiente Externo
Oportunidades: A empresa desenvolve suas atividades com pouca ou nenhuma concorrência sendo uma das únicas empresas da cidade a prestar os serviços específicos e a fornecer os produtos que possui. Tendo também diversos convênios de prestação de serviços e fornecimento de materiais para várias empresas da cidade.
Ameaças: Outra empresa com as mesmas características pode ser aberta na cidade reduzindo os ganhos da entidade. O crescimento rápido, se desordenado pode prejudicar o rendimento das vendas e da prestação de serviços, uma vez que a empresa não possui um setor responsável unicamente pela parte administrativo-financeira.
6. O PROJETO
Durante o período que estive na empresa, pude observar que a empresa apesar de possuir um sistema de controle de estoques e de cadastramento dos produtos, não consegue utilizá-lo de forma satisfatória, pois não existe um local onde esse serviço possa ser realizado e não há um funcionário responsável, cabendo a um dos sócios a realização desta tarefa. 
Os produtos que são entregues são recebidos em horário comercial e o computador onde o sistema de gerenciamento pode ser acessado, fica junto ao caixa da loja o que torna o catálogo dos mesmo uma tarefa muito difícil e que tem que ser dividida com o atendimento aos clientes.
Por conta dos fatos dispostos acima a empresa enfrenta problemas como falta de determinados materiais, produtos vencidos nas prateleiras e matérias em desuso ainda em estoques gerando prejuízos para o empreendimento.
6.1 Formulação do Problema.
O crescimento rápido e constante da empresa não foi acompanhado por uma estrutura que facilitasse o desempenho das atividades e proporcionasse ainda mais crescimento com fluidez e controle. Assim que a loja mudou para a nova sede, os sócios não se atentaram para a necessidade de aquisição de um sistema para auxiliá-los no controle dos estoques e após a aquisição do mesmo não definiram com seria realizado o lançamento dos produtos no sistema, como também, não realizaram um inventário do que possuíam gerando descontrole e retrabalho em diversos setores.
· Para isso será necessário um inventário de todos os produtos disponíveis nos estoques e nas prateleiras.
· Lançamento de todos os produtos que a empresa comercializa no sistema de controle
· Definição de um local específico para o recebimento da mercadoria 
· Mudança do sistema de lançamento de informações para outro computador dentro da loja para melhorar a logística e ambiência do local.
· Compra de um sistema de caixa registradora para facilitar o processo de pagamento dos produtos vendidos.
6.3 Análise Swot do Projeto.
Ambiente Interno
Forças: Obtenção de controle em diversos pontos e setores da empresa através da coleta, organização, gerenciamento de informações essenciais ao crescimento e direcionamento da empresa. 
Fraquezas: Disponibilidade imediata de recursos para aquisição de sistema de controle de caixa da loja.
Ambiente Externo
Oportunidades: A iniciativa do projeto permitirá aos sócios concentrar-se na realização de negócios de médio e longo prazo e na organização dos novos setores onde a empresa deseja atuar
Ameaças: A não aplicação correta, tempestiva e padronizada dos processos elencados trará desgaste, perda de recursos e possível aumento na desordem dos controles da empresa.
6.4 Tarefa a Realizar
 Detalhamento das tarefas a serem realizadas, conforme especificações abaixo detalhadas:
Tarefa 01: Reunião para definição da divisão dos setores da empresa e seus responsáveis.
Tarefa 02: Definição do funcionário responsável pelo lançamento das informações dos produtos e estoques no sistema da empresa. Avaliação da necessidade de contratação de novo colaborador para este fim e elaboração de plano de treinamento para o mesmo.
Tarefa 03: Solicitação de mudança do sistema de controle da empresa para outro computador diferentedo que é utilizado no caixa da empresa. Agendamento da visita do técnico responsável pelo sistema.
Tarefa 04: Organização e definição do novo local de recebimento e registro dos produtos da empresa.
Tarefa 05: Pesquisa e orçamento para a aquisição de sistema de caixa registradora
Tarefa 06: Marcação de data para reunião de força tarefa e realização do inventário da loja e seus estoques e lançamento de produtos não catalogados no sistema.
Tarefa 07: Aquisição do sistema de caixa registradora
Tarefa 08: Treinamento do funcionário responsável pelo caixa para operação do novo sistema
Tarefa 09: Implantação do novo sistema
Tarefa 10: Realização do inventário para início das novas atividades com o sistema atualizado.
 
6.5 Cronograma e Execução do Projeto
 
	Mês
	Setembro
	Outubro
	Novembro
	Dezembro
	Janeiro
	Fevereiro
	Tarefa 01
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Tarefa 02
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Tarefa 03
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Tarefa 04
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Tarefa 05
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Tarefa 06
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Tarefa 07
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Tarefa 08
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Tarefa 09
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Tarefa 10
	 
	 
	 
	 
	 
	 
6.6 Diagnostico Inicial
O monitoramento do projeto será realizado diariamente de forma pontual e semanalmente de forma abrangente para que seja avaliada a necessidade de adaptação e reformulação da agenda e objetivos.
A reunião semanal contará inicialmente com a presença de todos os envolvidos e após relatório inicial e coleta das impressões com os participantes, será realizada avaliação mais detalhado com os sócios para verificação das necessidades de adaptação, possíveis atrasos e pontos positivos nas tarefas já realizadas e em estágios avançados de conclusão.
Essa reunião acontecerá nas terças-feiras antes do início do expediente e contará com um pequeno café da manhã para incentivar a participação e colaboração de todos.
6.7 Plano Estratégico
Após a finalização do projeto será realizada reunião final para avaliação dos processos implantados, os erros e acertos do projeto e as impressões e feedback de todos os participantes, com o reconhecimento do trabalho realizado por todos.
6.8 Indicadores de Competências
Um resumo parametrizado e detalhado dos resultados esperados por cada uma das partes envolvidas neste projeto será entregue por escrito para os participantes e será acompanhado pontualmente no fim do dia pelo sócio administrador da empresa, caso seja necessário. Semanalmente o responsável por este projeto se encarregará de avaliar esses relatórios e verificará a necessidade de ajustes e apresentará os dados e informações na reunião semanal.
Para assegurar o sucesso do projeto entrevistas serão realizadas com os colaboradores da empresa que estarão diretamente envolvidos com o projeto e com os que não fazem parte diretamente, buscando perceber o grau de satisfação com a empresas em si e com o projeto que está sendo realizado, mostrando para os mesmos nessas entrevistas as vantagens do que está sendo realizado e como isto beneficiará todos os envolvidos. 
7 RESULTADO ESPERADO DO PROJETO
Os resultados esperados do projeto são, aumento na eficiência do atendimento aos clientes, melhora significativa no controle dos produtos e estoques da empresa, redução das perdas, aumento na qualidade de vida dos administradores da empresa, informatização dos sistemas da empresa, possibilidade de foco em outras áreas da empresa para um amento dos lucros e expansão da marca para outras regiões pela qualidade na prestação dos serviços e distribuição dos produtos.
O projeto resultará também num modelo que poderá ser utilizado por outras empresas do mesmo ramo/seguimento que terão a oportunidade de aplicar um modelo testado e comprovadamente eficaz fazendo com que sua atividade cresça e se desenvolva de forma estruturada.
8 CONSIDERAÇÕES FINAIS 
O projeto foi um momento ímpar de interação com os desafios e problemas enfrentados pelos empreendedores brasileiros que com garra, esforço e determinação levam adiante seus sonhos, desejos e projetos dentro de um mercado onde a grande maioria fracassa ainda nos primeiros anos de existência. Proporcionou ainda o aperfeiçoamento das habilidades desenvolvidas durante o semestre e o curso engenharia de produção .A realização das atividades mostrou que um projeto deve ser dinâmico, necessitando de avaliações constantes, de empenho e ajustes visando o alcance das metas e objetivos. 
9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
https://www.programanex.com.br/controle-de-estoque - Acessado em 10/09/2020
https://pt.slideshare.net/vannedias/modelo-do-projeto-integrador-i-projeto-parcial-primeira-postagem-2 - Acessado em 10/09/2020
MOURA, D.G; BARBOSA, E. F., Ed. Vozes, 2006. Modelo de Plano de Projeto orientado pelo Escopo. Disponível em: http://www.tecnologiadeprojetos.com.br/banco_objetos/%7B228E90E8-4727-4F53- 9ABD-601EE7C5AE50%7D_modelo%20de%20planejamento.pdf – Acesso em 10/09/2020
https://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_SWOT – Acessado em 10/09/2020
http://docente.ifrn.edu.br/liviasantos/disciplinas/projeto-integrador/MODELO%20DE%20PROJETO%20INTEGRADOR.docx/view - Acessado em 10/09/2020

Continue navegando