Buscar

1-1 PLANO EMERGENCIAL


Prévia do material em texto

Nome Completo: Bruna dos Passos Borges
	RGM: 20575700
	Instituição: Cruzeiro do Sul
	Data: 10/11/2020
	Curso: Pedagogia
	Disciplina: Estágio Curricular supervisionado em Educação Infantil
ATIVIDADE 1.1 - BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO
Analise a BNCC e sua correlação com os direitos humanos e as ODS 2030 e elabore um texto dissertativo, com o mínimo de uma lauda, conforme as orientações a seguir:
Materiais de referência para realização da atividade: Texto da BNCC (Educação Infantil, Ensino Médio ou Ensino Fundamental, conforme o segmento do estágio), Declaração Universal dos Direitos Humanos e ODS 2030.
Produção do Texto Dissertativo.
O texto dissertativo (com suas palavras) deverá fazer menção à:
a) Origem da declaração dos direitos humanos (E ODS 2030);
b) Propostas gerais presentes na BNCC (consultar a introdução documento);
c) Uma competência específica (fundamental e médio) ou campo de experiência (infantil), a pelo menos 01 artigo da DUDH ou a pelo menos 01 ODS (para Educação Infantil, deve-se considerar a ODS 4 Meta 4.2);
d) Correlação entre a importância da presença e do desenvolvimento dessa competência na formação do estudante egresso na educação infantil, do ensino médio ou fundamental, explicando-a adequadamente.
Digite aqui o seu texto:
A BNCC traz o desenvolvimento de habilidades gerais e projetadas para promover habilidades que podem mudar as capacidades dos cidadãos com, respeito a sociedade, as pessoas, principalmente a terra e seus recursos naturais. E essas capacidades está em linha com a agenda 2030 e com o propósito dos ODS. O desenvolvimento das competências é necessário em todas as etapas da educação. Em especial destacamos as competências seguintes que temos da BNCC. 
Competência 2- Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Competência 5- Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 
Competência 6- Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
Competência 7- Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
Competência10- Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Em outro caso, as recomendações do BNCC são comunicadas com os direitos humanos para proteger o direito à educação, não apenas uma lista de conteúdo. A base visa fornecer uma referência para o desenvolvimento gradual de competências ou habilidades, e garantir a cidadania e os componentes básicos da vida social. Os desafios da implantação do BNCC incluem: propor a construção de um novo ensino médio, envolvendo professores e alunos na construção do BNCC, reorganizando os cursos de cada rede-CEE e CME, materiais didático-novas tecnologias, formação de professores, revisão dos instrumentos de avaliação, e os atuais no país dívida pensamentos políticos.
A promoção dos direitos humanos é um desafio para a política social global. Em uma sociedade desigual, mesmo que exista um tratado público para protegê-los, isso pode prejudicar a garantia de que todos gozem de um conjunto de direitos. Até certo ponto, o compromisso pode ser uma ausência substancial devido à distribuição insatisfatória. Quanto a educação, educação de alta qualidade para todos é o foco do ODS 4, de forma que garanta que todos os jovens concluam a educação básica é a decisão da Meta 4.1. Mas a conclusão não é suficiente: da primeira infância (4,2) à tecnologia e ao ensino superior (4,3), todo o processo de educação formal deve se esforçar para desenvolver as potencialidades individuais. A taxa de alfabetização de jovens e adultos (4,6) e suas qualificações no mundo do trabalho (4,4) complementam esse objetivo. O pressuposto da educação de qualidade é o processo de ensino e instalações adequadas para professores bem formados, assim com a ajuda de recursos humanos agressivos, a escola será capaz de disseminar os princípios da cidadania global aos alunos e enfatizar a diversidade e a educação para promover o desenvolvimento sustentável.
Quando se falamos da meta 4.2, Nações Unidas até 2030, que garantir que todos os meninos e meninas tenham acesso ao desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, a fim de se prepararem para a educação primária. Brasil, até 2030, garantir que todos os meninos e meninas estejam totalmente desenvolvidos na primeira infância e recebam cuidados parentais e educação de qualidade a fim de se prepararem para a educação básica. Oque vemos em comum e a importância de, assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos independente do país. 
Por fim, acreditamos que o BNCC precisa vincular de forma mais clara a proposta de direitos humanos, o texto parece ser universal em termos de direitos humanos e não assume um compromisso mais forte com a igualdade e a luta contra a desigualdade. Para então, alcançar o lema principal que norteia a Agenda2030 que é “Transformar o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.
Referências 
Base Nacional Comum Curricular. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc>
Nações Unidas. Disponível em:<https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf>

Mais conteúdos dessa disciplina