Buscar

1-1 BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO - ATIVIDADE 1-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome Completo: Josíngrid Candida Lemos
	RGM:23180617
	Instituição: Unifran
	Data: 09/11/2020
	Curso: Pedagogia para licenciados
	Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Educacional
ATIVIDADE 1.1 - BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO
Analise a BNCC e sua correlação com os direitos humanos e as ODS 2030 e elabore um texto dissertativo, com o mínimo de uma lauda, conforme as orientações a seguir:
Materiais de referência para realização da atividade: Texto da BNCC (Educação Infantil, Ensino Médio ou Ensino Fundamental, conforme o segmento do estágio), Declaração Universal dos Direitos Humanos e ODS 2030.
Produção do Texto Dissertativo.
O texto dissertativo (com suas palavras) deverá fazer menção à:
a) Origem da declaração dos direitos humanos (E ODS 2030);
b) Propostas gerais presentes na BNCC (consultar a introdução documento);
c) Uma competência específica (fundamental e médio) ou campo de experiência (infantil), a pelo menos 01 artigo da DUDH ou a pelo menos 01 ODS (para Educação Infantil, deve-se considerar a ODS 4 Meta 4.2);
d) Correlação entre a importância da presença e do desenvolvimento dessa competência na formação do estudante egresso na educação infantil, do ensino médio ou fundamental, explicando-a adequadamente.
Digite aqui o seu texto:
 A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 1948. É uma meta a ser alcançada por todos os povos e nações, sendo a primeira vez na história que um acordo global entre os países foi sustentado com uma proposta de direitos equivalentes para todos. No entanto, descreve os direitos humanos e as autonomias essenciais de todos, sem diferenciação de raça, cor, religião, sexo, opinião, nacionalidade, origem social ou qualquer outra circunstância. A Declaração Universal apresenta direitos, sendo eles: sociais, culturais, econômicos, civis e políticos. Dispondo convicções gerais a interdependência, a universalidade e a indivisibilidade.
 Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que estabelecem uma agenda global de desenvolvimento com metas até 2030, para promover a execução nos três fatores do desenvolvimento sustentável: a social, a econômica e a ambiental. Com um olhar para o futuro antevisto, sustenta um mundo de respeito universal aos direitos humanos e à dignidade humana, à justiça, à democracia, à igualdade e contra a descriminação, à oferta a educação igualitária de possibilidades, que contribuem para o crescimento do potencial humano.
 Com o intuito de oferecer uma educação de qualidade a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece um conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, assegurando aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais que reforçam, na área pedagógica, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Engajada a Agenda 2030 da “Organização das Nações Unidas” (ONU), a BNCC ao determinar essas competências, identifica que a educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e também voltada para a preservação da natureza.
 Dentro das competências gerais da BNCC é importante destacar que se interagem e desdobram-se na abordagem didática proposta para as três etapas da Educação Básica, resultando no processo de aprendizagem e desenvolvimento, uma formação humana integral que visa a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
 A Base Nacional Comum Curricular estabelece cinco Campos de Experiência para a Educação Infantil, que indicam quais são as experiências fundamentais para que a criança aprenda e se desenvolva. Enfatizando habilidades, valores, atitudes, noções e afetos que as crianças devem desenvolver de 0 a 5 anos, assegurando os direitos de aprendizagem dos bebês (0 a 1 ano e 6 meses), crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses), isto significa que conhecimento vem com a experiência que cada criança vai viver no ambiente escolar. Sendo assim, os Campos de Experiência estão organizados em forma integrada. 
 Tendo em vista que dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a educação de qualidade é uma meta que tem como objetivo assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, possibilitando oportunidades de aprendizagem ao longo da vida, para todos. Enfatizando garantir que todas as crianças tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, preparando essas crianças para as séries iniciais do Ensino Fundamental. É necessário compreender que todas as políticas e normativas educacionais objetivam-se em oferecer educação igualitária, inclusiva e de qualidade. Promovendo um aprendizado e desenvolvimento significativo já na primeira infância, sem limitar a instrução ou a transmissão de conhecimento, desenvolvendo a autonomia, o senso-crítico, além de aprimorar habilidades e potencialidades.

Continue navegando