Buscar

Concordância verbal Questões Comentadas CESPE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Concordância verbal: QUESTÕES COMENTADAS BANCA CESPE
Prof.ª Thais Abreu-Zorzi
1. (CESPE -Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte – 2015)
	Em relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto Exercício da cidadania, julgue o item seguinte
	Na linha 8, a forma verbal “advém” está no singular porque concorda com o núcleo do sujeito da oração em que se insere: “garantia”.
	Comentários
	Afirmativa CERTA. O verbo "advir" na 3ª pessoa do singular é acentuado - "advém". O sujeito é "a garantia desse preceito", tendo como núcleo "garantia" (sujeito simples), que leva o verbo para 3ª pessoa do singular para concordar com ele. É importante lembrar aqui que o acento agudo (´) é utilizado para diferenciar a forma verbal da 3ª pessoa do singular em relação à forma verbal da 3ª pessoa do plural (advêm). Isso ocorre também com outros verbos, como o "ter" e o "manter" e a CESPE gosta bastante de cobrar esse assunto. Fique ligado(a)!
2. (CESPE – Fundação Universidade de Brasília – 2014)
	Julgue o item seguinte, referente às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima. 
	Em todas as ocorrências de “têm” no texto (R. 3, 6, 7 e 9) é exigido o uso do acento circunflexo para marcar o plural. 
	Comentários:
	Afirmativa CORRETA! Há alguns verbos em língua portuguesa que apresentam a mesma forma na 3ª pessoa do singular e do plural no presente do indicativo. Sendo assim, para fazer a distinção de uma forma da outra, utiliza-se o acento (chamado de diferencial), e o verbo "ter" se encaixa nessa situação. Por isso, no item apresentado, todas as formas de tal verbo são acentuadas, pois se referem a sujeitos na 3ª pessoa do plural ("Grupos têm", "Eles têm", "As mulheres têm").
3. (CESPE – Fundação Universidade de Brasília – 2014)
	Em relação ao fragmento de texto acima, julgue o item subsequente.
	A forma verbal “confunde” (Linha 6) está no singular porque concorda com “contexto” (Linha 5).
	Comentários
	Questão ERRADA. A forma verbal “confunde” (Linha 6) está no singular porque concorda com “um polo de relações” (Quem não se confunde? --> um polo de relações). A palavra "contexto", como sugere a afirmativa, concorda com o verbo "possa" (Quem possa ser pensado? --> esse contexto).
4. (CESPE – Fundação Universidade de Brasília – 2014)
	Julgue o próximo item, no que se refere aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto acima.
	Na linha 3, a forma verbal “exerciam” está no plural porque concorda com “atividades”.
	Comentários
	A afirmativa está INCORRETA. A forma verbal “exerciam” está no plural porque concorda com o núcleo do sujeito “empresários”. Lembre-se, aluno(a), não é "papo de professor", faça a pergunta ao verbo (Quem exerciam? --> os empresários da educação). O verbo é o nosso companheiro nessas horas; não é à toa que ele é centro de oração. 
5. (CESPE- Polícia Civil do Estado de Espírito Santo – 2010)
	Com relação à estrutura linguística do texto, julgue o item seguinte.
	A substituição da expressão “um crescimento contínuo” (L.2-3) por "elevações constantes" não exigiria a mudança de número do verbo haver — “há” (L.2) —, mas alteraria o sentido original do texto.
	Comentários:
	Questão CERTA! O verbo "haver" com o sentido de "existir" é impessoal e não possui sujeito, devendo ficar invariável, portanto ele permaneceria no singular. No entanto, haveria alteração semântica, pois "crescimento contínuo" indica que a criminalidade está aumentando progressivamente. Já a expressão "elevações constantes" indica que a criminalidade está aumentando de maneira constante, igual.
6. (CESPE – Secretária de Estado da Saúde de Sergipe – 2008)
	Julgue o seguinte item, a respeito das ideias e da organização do texto acima.
	Preservam-se a correção gramatical e a coerência textual ao se substituir “há” (Linha.11) por existe.
	Comentários
	ERRADA. Quando utilizamos o verbo "existe", este DEVE ser flexionado. Logo, na substituição sugerida, temos que concordá-lo com seu sujeito (soluções). Sendo assim, a substituição correta seria: "Não existem ainda soluções para essa tensão...".
7. (CESPE – Empresa Maranhense de Administração Portuária – 2018)
	Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o próximo item.
	Seriam mantidos a correção gramatical e os sentidos originais do texto, caso a forma verbal “Houve” (𝓁.25) fosse substituída por Ocorreram.
	Comentários
	A afirmativa está ERRADA. No trecho "Houve, em resumo, uma ampliação no grau de complexidade da sociedade" caso o verbo "houve" fosse substituído por "Ocorreram" não seriam mantidos a correção gramatical e os sentidos originais do texto. Na substituição, o verbo deveria ser utilizado no SINGULAR para concordar com "ampliação", que também está no SINGULAR: Ocorreu, em resumo, uma ampliação no grau de complexidade da sociedade. 
8. (CESPE – Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco – 2017)
	Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o próximo item.
	Sem prejuízo da informação veiculada no texto, seria mantida sua correção gramatical se o termo “proteção”, em “Não havia proteção contra as decisões da assembleia soberana” (Linha. 18 e 19), fosse substituído por mecanismos de proteção.
	Comentários
	A afirmativa está CORRETA! O verbo “haver” no sentido de existir é impessoal. Sendo assim, mesmo que se utilize um complemento no PLURAL (“mecanismos de proteção”), a regra de concordância diz que, quando o verbo "haver" é impessoal, não se deve flexioná-lo, ou seja, não há sua forma no PLURAL.
9. (CESPE – Secretária de Estado da Saúde de Sergipe – 2008)
	Julgue o seguinte item, a respeito das ideias e da organização do texto acima.
	Na linha 8, a flexão de singular na forma verbal “é” deve-se à concordância com “disso”.
	Comentários:
	Item ERRADO. Muito cuidado com esta questão. O fato aqui é que a forma verbal "é" está no singular, pois concorda com "Construir os limites disso" (Quem é o ponto crucial? --> "A construção dos limites disso", sintetizado na oração reduzida de infinitivo: Construir os limites disso). Logo, o verbo está no SINGULAR porque concorda com o núcleo "construir", e não com "disso".
10. (CESPE – Polícia Civil do Estado do Espírito Santo 2010)
	Julgue o item, relativo à estrutura linguística do texto.
	Na linha 8, a forma verbal “são” está no plural porque concorda com o nome “crimes”.
	Comentários
	ERRADA. Passando para a ordem direta, temos: "As armas dos crimes são os computadores", portanto o verbo "são" concorda com o núcleo do sujeito "armas".
11. (CESPE- Secretaria Municipal de Saúde de Vitória – 2007)
	No item a seguir, os fragmentos constituem trechos sucessivos de um texto. Julgue-os quanto à correção gramatical.
	Os vírus da gripe, como o Influenza, são de controle extremamente difícil.
	Comentários
	A afirmativa está CERTA! O verbo SER (após a vírgula) concorda com o núcleo do sujeito, representado pela palavra VÍRUS (que está no plural devido à presença de um artigo no plural anteriormente). Por isso, está correta a concordância neste caso.
12. (CESPE – Banco do Brasil -2007)
	Com relação ao texto e a aspectos relacionados ao assunto por ele abordado, julgue o item a seguir.
	As formas verbais “recebem” (linha.8) e “estão envolvidas” (linha.9) estão no plural para concordar com “crianças ocupadas de 5 a 9 anos de idade” (linha.7-8).
	Comentários
	CERTO. Para resolver esta questão, vamos aos verbos: ("Quem não recebem remuneração?" --> 76,7% das crianças ocupadas de 5 a 9 anos de idade, sujeito retomado pela expressão "Em sua maioria"). Logo, a concordância se faz com o número inteiro da porcentagem (76) e, por esse motivo, o verbo está no PLURAL (recebem).
	Caso semelhante ocorre com a locução "estão envolvidas": (Quem estão envolvidas? --> 76,7% das crianças ocupadas de 5 a 9 anos de idade). Portanto, a concordância TAMBÉM se faz com o número inteiro da porcentagem (76).
13. (CESPE- Prefeitura Municipal de Rio Branco -2007)
	Julgue, com relação à correção gramatical, os itens abaixo, que contêm trechos
adaptados de matéria publicada na Internet.
(www.jornalatribuna.com.br). 
	A capital ainda concentra o maior número de habitantes: 50% do total. A população indígena acreana, atualmente estimada em 9.300 pessoas, constituem 1,4% da população do estado do Acre.
	Comentários
	A afirmativa está INCORRETA, uma vez que o verbo "constituir" não está concordando com o núcleo de seu sujeito (população). Dessa forma, o verbo também deveria estar no singular: constitui. Esta questão é típica a induzir o candidato ao ERRO. Lembre-se, mesmo quando o núcleo do sujeito tem ideia de plural (população, grupo, turma...), se há apenas 1 núcleo, a concordância verbal é realizada no SINGULAR.
14. (CESPE- Prefeitura Municipal de Rio Branco -2007)
	Julgue, com relação à correção gramatical, os itens abaixo, que contêm trechos adaptados de matéria publicada na Internet.
(www.jornalatribuna.com.br). 
	Nos últimos trinta anos, a população total do estado do Acre subiu de 215 mil habitantes para aproximadamente 547 mil habitantes: 65% na área urbana e 35% na área rural.
	Comentários
	Afirmativa CERTA! Este é um exemplo de questão em que a concordância do verbo é feita adequadamente com o núcleo do sujeito que representa uma ideia de plural em 1 palavra. No caso, está correta a concordância, pois o verbo "subiu" concorda com o núcleo do sujeito (população), o qual está no SINGULAR.
15. (CESPE – Prefeitura de São Cristóvão/2019)
	A respeito das propriedades linguísticas do texto, julgue o item subsecutivo.
	Na oração “no mínimo um terço das crianças morriam” (L.22), a concordância verbal está feita com o termo “crianças”, mas poderia ser feita com “um terço” — um terço das crianças morria —, sem prejuízo da correção gramatical do texto.
	Comentários
	CORRETO. Quando o sujeito é representado por uma fração, há a possibilidade de duas concordâncias: o verbo concorda com o numerador ou com o denominador. Sendo assim, no caso, admitem-se as formas verbais "morriam" (concordando com o denominador - 3) ou "morria" (concordando com o numerador - 1).
	É preciso lembrar aqui que, se tivéssemos uma estrutura como "Os 2/3 das crianças" (com o numerador determinado por um artigo no plural), haveria apenas a possibilidade do verbo estar no PLURAL, concordando com o determinante.
16. (CESPE – Agência Nacional de Telecomunicações – 2012)
 	Com base nas informações e nas estruturas linguísticas do texto acima, julgue o item a seguir.
	A forma verbal “têm” (R.11) está no plural porque concorda com o antecedente do pronome relativo.
	Comentários
	Afirmativa CORRETA. Neste caso, o verbo "têm" apresenta como sujeito "os domicílios", sintetizado pelo termo "dos" e sucedido pelo pronome "que". Quando isso ocorre, o verbo DEVE concordar com o termo que antecede o pronome relativo, no caso "dos". Por esse motivo, o verbo "ter" está no PLURAL e apresenta acento para se diferenciar da sua forma do singular (tem).
17. (CESPE – Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – 2007)
	Considerando as ideias e as estruturas linguísticas do texto I, julgue o item a seguir.
	A forma verbal “interpretam” (linha 2) está no plural para concordar com “línguas de sinais” (linha 1).
	Comentários
	A afirmativa está INCORRETA. Repare que, se o verbo "interpretam" está no plural, logo, já sabemos que seu sujeito: ou é composto ou é plural também. Devemos nos atentar também para o fato de que antes do verbo temos um pronome relativo (que), que como sabemos, retoma o seu termo antecedente e o substitui sintaticamente. Portanto, o "que" está substituindo "um conjunto de gestos", que será o sujeito do verbo "interpretam", e não "língua de sinais".
18. (CESPE – Secretaria do Estado da Educação do Espírito Santo – 2012)
	Considerando aspectos gramaticais do texto, julgue o item a seguir, conforme o que prescreve a gramática normativa.
	Sem prejuízo da correção gramatical do texto, a forma verbal “coexiste” (linha.1) poderia estar flexionada no plural, dada a possibilidade de concordância com “variedades linguísticas” (linha.2).
	Comentários
	A questão está ERRADA. Recorrendo ao verbo, façamos a pergunta "quem" a ele ("Quem coexiste?" --> Um conjunto de variedades linguísticas). Logo, o sujeito desse verbo não é somente "variedades linguísticas", mas sim "Um conjunto de variedades linguísticas". Sabendo que, apesar de o núcleo do sujeito apresentar ideia de plural (turma, bando, conjunto), este é representado por uma palavra no SINGULAR. Consequentemente, o verbo tem que estar também no SINGULAR, que é o caso de "coexiste". Portanto, não há possibilidade de concordância com "variedades linguísticas".
19. (CESPE – Prefeitura Municipal de Limeira/SP - 2007)
	Em relação às idéias e às estruturas do texto, e considerando a abrangência do tema por ele focalizado, julgue o item a seguir.
	Se a forma verbal “atuam” (l.14) estivesse no singular — atua —, a correção gramatical do período estaria prejudicada.
	Comentários:
	Afirmativa INCORRETA. Neste caso, apenas o referente é alterado. Na primeira proposta (O número de empresas que atuam), o pronome relativo "que" está referenciando "empresas". Logo, o verbo concorda com essa palavra e vai para o PLURAL (atuam). Porém, com a alteração (O número de empresas que atua), o pronome relativo "que" está referenciando "número" e, por esse motivo, também pode aparecer no SINGULAR, não prejudicando a correção gramatical do período.
20. (CESPE – Secretaria Executiva de Estado do Trabalho e Promoção Social – PA – 2004)
	Quanto à concordância, julgue os fragmentos de texto contidos no item a seguir.
	Hoje, o turismo, a cultura e o lazer divide o uso do espaço restaurado.
	Comentários
	Afirmativa INCORRETA. O erro está na conjugação do verbo "divide", que deveria concordar com os três núcleos do sujeito composto "o turismo, a cultura e o lazer". Logo, a oração ficaria: "Hoje, o turismo, a cultura e o lazer dividem o uso do espaço restaurado".
21. (CESPE – Secretaria Executiva de Estado do Trabalho e Promoção Social – PA – 2004)
	Com relação às ideias do texto I, bem como à grafia, ao significado e à classe das palavras nele empregadas, julgue o item a seguir. 
	O art. 2.º do decreto estaria correto se fosse reescrito assim: Tornam-se sem efeito as determinações contrárias. 
	Comentários
	A afirmativa está CERTA! Aqui, estamos diante de uma voz passiva sintética, com VTD + SE, portanto o verbo concorda com o sujeito paciente "determinações contrárias", devendo ficar no plural. Este é o tipo de questão no qual temos que realizar o teste da voz passiva sintética, tentando transformar a oração em uma que esteja na voz passiva analítica (As determinações contrárias são tornadas sem efeito) e, a partir dela, descobrimos se o verbo concorda com o sujeito paciente (que é o caso do item analisado).
22. (CESPE- Instituto Nacional de Câncer – 2010)
	A respeito da organização das ideias do texto acima e das estruturas linguísticas nele utilizadas, julgue o próximo item.
	Por ter como agente “pessoas” (R.10), o infinitivo empregado em “explorar” (R.11) poderia ser flexionado no plural, explorarem, sem prejudicar a coerência e a correção gramatical do texto. 
	Comentários
	ERRADO. Devemos ter cuidado com esta questão, pois o diferencial dela é observar que, antes do infinitivo "explorar", há a preposição "a". Quando isso ocorre, a regra de concordância com infinitivo pessoal (verbo concorda com o sujeito, no caso, "as pessoas") não é aplicável. Portanto, flexionar o verbo neste caso ("Já as pessoas que aprendem a explorarem") prejudicaria a correção gramatical do texto.
23. (CESPE- Agência Nacional de Transportes Aquaviários – 2019)
	A partir do texto acima, julgue o item subsequente.
	Preservam-se as relações significativas do texto, bem como sua correção gramatical, ao se substituir “há” (L.18) por existe.
	Comentários
	Questão CERTA. Repare que, no trecho “já sabemos que sem água potável não há vida”, o verbo “haver” foi utilizado com o sentido de “existir”, podendo ser substituído pela forma “existe”,
sem acarretar problema ao texto. 
24. (CESPE – Serviço Federal de Processamento de Dados – 2005)
	Com relação às ideias e às estruturas do texto, julgue o item a seguir.
	Nas linhas 45 e 46, em virtude da voz passiva do verbo “transferir”, o verbo dever está concordando com a expressão “a aprendizagem e o trabalho”, que é o sujeito da oração que contém tais termos.
	Comentários
	Afirmativa CORRETA. A estrutura “devem-se transferir” está na voz passiva sintética. Passando a sentença para a voz passiva analítica, temos: “a aprendizagem e o trabalho devem ser transferidos ...”. Sendo assim, o sujeito da oração é composto e é formado por “a aprendizagem e o trabalho”. Com o objetivo de atender às regras de concordância, o verbo “dever” está no plural (“devem”) por causa do sujeito composto. 
25. (CESPE - Fundação de Previdência Complementar do Serviço Público Federal do Poder Executivo- 2013)
	Julgue o item abaixo, referentes aos aspectos linguísticos e às ideias do texto O homem que só tinha certezas.
	A forma verbal “havia”, em “não havia mais dúvidas” (linha 15), poderia ser corretamente substituída por existia.
	Comentários
	Afirmativa ERRADA. Como vimos, o verbo "existir", ao contrário do verbo "haver", pode ser flexionado. Logo, na questão apresentada, tal verbo deveria estar no PLURAL, pois concordaria com o sujeito "dúvidas" (Não existiam mais dúvidas").
26. (CESPE - Instituto Nacional da Propriedade Nacional - 2014)
	Tomando como base as ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue o item que se segue.
	Na linha 12, o plural em “serem” deve-se à concordância desse verbo com o termo “seus”.
	Comentários
	O item está INCORRETO. Recorrendo ao verbo (serem) e fazendo a pergunta "quem": ("Quem são seus? --> os direitos). Logo, o sujeito desta oração é "os direitos", o que evidencia que o verbo está no PLURAL, pois concorda com esse sujeito, e não com o termo "seus".
27. (CESPE - Ministério da Educação - 2009)
	Julgue o item que se segue com relação à análise gramatical de elementos e expressões do texto.
	Trocando-se haver por existir (linha 17), o verbo existir deve vir no plural, concordando com “pessoas”, da seguinte forma: Existem pessoas que desperdiçam muito dinheiro.
	Comentários
	A afirmativa está CORRETA! O verbo "haver" com sentido de "existir" é impessoal e não possui sujeito, devendo ficar no singular. No entanto, o verbo "existir" deve concordar normalmente com o sujeito posposto "pessoas". 
28. (CESPE - Polícia Federal - 2004)
	Julgue o item a seguir.
	Nas formas verbais sublinhadas em “têm um teto para morar, têm trabalho” (R.19-20), distintamente de “tem rumo e esperança” (R.51), foi empregado o acento circunflexo porque o verbo ter está flexionado no plural.
	Comentários
	Afirmativa CORRETA. Na primeira ocorrência, o verbo "têm" apresenta acento porque está na sua forma do plural, concordando com "os", que referencia o sujeito "os irmãos". No segundo caso, "tem" concorda com o sujeito "Brasil". Por esse motivo, está no singular e não apresenta acento.
29. (CESPE- Ministério do Meio Ambiente - 2003)
	Com referência à grafia, à concordância e à pontuação, julgue os fragmentos de texto apresentado no item a seguir.
	Com a promulgação do Ato Declaratório Ambiental, cidadãos e cidadãs brasileiros buscam devolver algum equilíbrio às reservas naturais que têm sido fortemente prejudicadas pela degradação ambiental promovida por nações desenvolvidas.
	Comentários
	A afirmativa está CERTA! Esta é mais uma questão na qual conseguimos analisar a concordância do verbo "ter" no presente do indicativo. No caso, "têm" apresenta como sujeito, referenciado pelo pronome "que", "às reservas naturais" (Quem têm sido fortemente prejudicadas? --> as reservas naturais). Logo, "têm" está no PLURAL, concordando com o seu sujeito. É importante lembrar que esse verbo apresenta acento circunflexo para diferenciá-lo da forma da 3ª pessoa do singular.
30. (CESPE - Polícia Civil do Estado de Roraima - 2003)
	O item que se segue é um fragmento adaptado de um texto. Julgue-o quanto à concordância verbal.
	Aos estudantes, a medicina legal lhes descortinam uma vasta perspectiva no estudo do direito criminal, facilitando a melhor compreensão da natureza dos atos humanos e dando-lhes a conhecer a datiloscopia, a psicologia forense, a psicologia judiciária, a sexologia forense etc.
	Comentários
	Afirmativa INCORRETA. Observando a oração exposta: (Quem descortina? --> A medicina legal). Logo, o verbo "descortinar" concorda com o sujeito "medicina legal", por isso deve estar no singular.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais