Buscar

1-1 BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO - ATIVIDADE 1-1 (10)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nome Completo: Lidia Cordeiro dos Santos
	RGM: 24949493
	Instituição: Unifran Polo Turmalina MG
	Data: 28/10/2020
	Curso: Pedagogia Licenciatura
	Disciplina: 4
ATIVIDADE 1.1 - BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO
Analise a BNCC e sua correlação com os direitos humanos e as ODS 2030 e elabore um texto dissertativo, com o mínimo de uma lauda, conforme as orientações a seguir:
Materiais de referência para realização da atividade: Texto da BNCC (Educação Infantil, Ensino Médio ou Ensino Fundamental, conforme o segmento do estágio), Declaração Universal dos Direitos Humanos e ODS 2030.
Produção do Texto Dissertativo.
O texto dissertativo (com suas palavras) deverá fazer menção à:
a) Origem da declaração dos direitos humanos (E ODS 2030);
b) Propostas gerais presentes na BNCC (consultar a introdução documento);
c) Uma competência específica (fundamental e médio) ou campo de experiência (infantil), a pelo menos 01 artigo da DUDH ou a pelo menos 01 ODS (para Educação Infantil, deve-se considerar a ODS 4 Meta 4.2);
d) Correlação entre a importância da presença e do desenvolvimento dessa competência na formação do estudante egresso na educação infantil, do ensino médio ou fundamental, explicando-a adequadamente.
Digite aqui o seu texto: A proposta dessa atividade é sobre a estrutura da BNCC. 
Analisando o seu itinerário formativo, comente a importância das atividades conjuntas entre as áreas do itinerário, e sugira de forma detalhada 03 temas e 03 atividades que poderiam ser desenvolvidas considerando o conjunto de competências e habilidades do itinerário formativo em que a sua área está inclusa. Atenção: os temas devem possibilitar o trabalho colaborativo entre professores e alunos das diferentes disciplinas que pertençam ao mesmo itinerário formativo (seja, por exemplo, atividade comum aos cursos que fazem parte do grupo de Linguagem e suas tecnologias, ou aos que fazem parte das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e assim por diante). A sua análise deve ter, no mínimo, 1 lauda (página).
Digite aqui seu texto:
A proposta do novo ensino médio pretende atender às necessidades e expectativas dos estudantes, fortalecendo seu interesse, engajamento e protagonismo, visando garantir sua permanência e aprendizagem na escola. Também busca assegurar o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores capazes de formar as novas gerações para lidar com desafios pessoais, profissionais, sociais, culturais e ambientais do presente e do futuro, considerando a intensidade e velocidade das transformações que marcam as sociedades na contemporaneidade.
Os currículos do Ensino Médio são compostos pela formação geral básica, articulada aos itinerários formativos como um todo indissociável.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC), os itinerários formativos são compostos por um conjunto de unidades curriculares, ofertadas pelas escolas e redes de ensino, que possibilitam ao estudante aprofundar seus conhecimentos e se preparar para o prosseguimento de seus estudos ou para o mundo do trabalho. Eles se organizam a partir de quatro eixos estruturantes (Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo). Tais eixos estruturantes visam integrar e integralizar os diferentes arranjos de Itinerários Formativos, bem como criar oportunidades para que os estudantes vivenciem experiências educativas profundamente associadas à realidade contemporânea, que promovam a sua formação pessoal, profissional e cidadã. Para tanto, buscam envolvê-los em situações de aprendizagem que os permitam produzir conhecimentos, criar, intervir na realidade e empreender projetos presentes e futuros. Como os quatro eixos estruturantes são complementares, é importante que os Itinerários Formativos incorporem e integrem todos eles, a fim de garantir que os estudantes experimentem diferentes situações de aprendizagem e desenvolvam um conjunto diversificado de habilidades relevantes para sua formação integral. Esta integração deverá acontecer através de projetos integrados, não por meio de aulas isoladas de cada uma das áreas de conhecimento. Nos projetos, os conhecimentos das diferentes áreas passam a ser necessários para se atingir um objetivo maior, de produção de soluções ou propostas de ações individuais e coletivas, para a compreensão de uma demanda, ou situação real, relacionada à qualidade de vida, aos processos produtivos e às questões socioambientais.
Além dos eixos estruturantes são elencadas habilidades dos itinerários formativos associadas às competências gerais e habilidades do itinerário de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT). 
A junção das competências específicas e habilidades definidas para o Ensino Médio segue desenvolvendo as competências gerais da Educação Básica e está diretamente ligada às aprendizagens essenciais ditadas para o Ensino Fundamental. No Ensino Médio, a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias dá a oportunidade de tornar mais extenso e profundo o conhecimento adquirido na etapa anterior. Esta área aborda a investigação como parte da formação dos estudantes no quesito de entender processos, práticas e procedimentos científicos e tecnológicos. É a área responsável por conceder aos estudantes o poder/comando de uma linguagem específica, promovendo a capacidade de analisar fenômenos e processos, criando e usando modelos e fazendo previsões. Assim, permite que os alunos ampliem sua compreensão a respeito da vida e do universo, dando condições de enfrentarem desafios embasados não só em conceitos pré-estabelecidos, como em raciocínio intelectual. Toda autonomia que foi estimulada no Ensino Fundamental torna-se suporte para o cumprimento do principal objetivo da escola, que é a solidificação de um projeto de vida para o estudante, o que ocorre no Ensino Médio.
As competências gerais, que orientam o aprendizado no ensino médio, devem ser promovidas pelo conjunto das disciplinas desta área, que é mais do que uma reunião de especialidades. Respeitando a diversidade das ciências, conduzir o ensino dando realidade e unidade é compreender que muitos aprendizados científicos devem ser promovidos em comum, ou de forma convergente, pela Biologia, pela Física e pela Química, a um só tempo reforçando o sentido de cada uma destas disciplinas e propiciando ao aluno a elaboração de abstrações mais amplas.
Abaixo, alguns exemplos de interdisciplinaridade:
Tema 1 – Biologia e Química
Atividade – Prática de uma alimentação racional e saudável
Público-alvo – estudantes 3º ano Ensino Médio
Objetivo – estimular os estudantes a desenvolverem atividades sobre a prática da alimentação racional e atitudes mais saudáveis, contribuindo para melhorar a qualidade de vida e um viver mais saudável hoje e no futuro.
Desenvolvimento da atividade – levantamento das concepções prévias dos alunos e discussões acerca do tema, permitindo o primeiro contato deles com a Química e Biologia presentes na alimentação. Os alunos se dividirão em grupos e apresentarão uma culinária sustentável, informações sobre a pirâmide alimentar e a identificação de carboidratos em alimentos e no que isso reflete na nossa alimentação.
Tema 2 – Biologia, Química e Física
Atividade – Separação de misturas homogêneas e heterogêneas 
Público-alvo – estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II
Objetivo – Compreender os diferentes métodos de separação de misturas homogêneas e heterogêneas
Desenvolvimento da atividade – conhecer as características físicas e químicas das substâncias presentes em uma mistura e os métodos mais adequados para separar cada tipo de mistura.
Tema 3 – Biologia e Química
Atividade – Substâncias químicas produzidas pelo organismo – hormônios 
Público-alvo – estudantes 3º ano do Ensino Médio
Objetivo – Função dos hormônios e suas variações no corpo 
Desenvolvimento da atividade – em sala de aula, desenvolver um mural informativo dos principais hormônios, suas particularidades e qual sua atuação nas seguintes situações de felicidade, ansiedade, esquizofrenia,
depressão, amor, luta/fuga, informando seus níveis em cada estado. 
A interdisciplinaridade traz diversos benefícios às práticas pedagógicas. Realizando conexões entre os componentes curriculares, as atividades interdisciplinares permitem que o estudante realize conexões entre o que é estudado e seu dia a dia. A aprendizagem significativa aumenta o interesse dos estudantes sobre o que é apresentado em sala e promove um aprendizado mais profundo.
Referência Bibliográficas
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional – LDB, 1996. Disponível em: Acesso em: 28/10/2020.
http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file
https://novaescola.org.br/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando