Buscar

AVALIANDO aprendizado CIVIL IV

Prévia do material em texto

Disc.: DIREITO CIVIL IV   
	Acertos: 0,5 de 0,5
	
		1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	 
(OAB 2009/1) Quanto ao instituto da posse, a lei civil estabelece que:
 
		
	
	a posse pode ser adquirida por terceiro sem mandato, independentemente de ratificação do favorecido.
	
	O reivindicante, obrigado a indenizar as benfeitorias ao possuidor de má-fé, tem o direito de optar entre o seu valor atual e o seu custo; ao possuidor de boa-fé indenizará sempre pelo valor de custo.
	
	o possuidor de má-fé tem direito à indenização pelas benfeitorias necessárias, assistindo-lhe o direito de retenção pela importância destas.
	
	obsta à manutenção ou à reintegração da posse a alegação de propriedade, ou de outro direito sobre a coisa.
	 
	é assegurado ao possuidor de boa-fé o direito à indenização pelas benfeitorias necessárias e úteis. Quanto às voluptuárias, estas, se não forem pagas, poderão ser levantadas, desde que não prejudiquem a coisa.
	Respondido em 19/11/2020 10:51:57
	
Compare com a sua resposta:
 A) Gabarito: Sim. A constituição de garantia hipotecária em momento posterior ao início da contagem do prazo para a prescrição aquisitiva não obsta a usucapião, haja vista ser essa forma originária de aquisição da propriedade imóvel. Há, inclusive, precedente recente do STJ nesse sentido: REsp 716753/RS. O prazo da usucapião nesse caso, consoante o art. 2.028, CC, é o do Código Civil de 2002, qual seja, 15 anos, motivo pelo qual Soraia poderá usucapir em 2015. B) Gabarito: O Banco pode exigir nova garantia, sob pena de vencimento antecipado da obrigação.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	O direito das coisas regula o poder do homem sobre certos bens suscetíveis de valor e os modos de sua utilização econômica. Insta acentuar que o direito das coisas não pode ser compreendido exatamente como sinônimo de direitos reais. Possui configuração mais ampla, abrangendo, além dos direitos reais propriamente ditos, capítulos destinados ao estudo da posse e aos direitos de vizinhança. (Cristiano Chaves de Farias e Nelson Rosenvald. Direitos reais. 2.ª ed. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2006 (com adaptações)). Considerando as idéias do texto acima e os dispositivos do Código Civil relativos ao direito das coisas, assinale a opção correta.
		
	 
	São elementos da relação jurídica oriunda dos direitos reais subjetivos: aquele que detém a titularidade formal do direito, a comunidade e o bem sobre o qual o titular exerce ingerência socioeconômica.
	
	Ao titular do direito real é imprescindível o uso da ação pauliana ou revocatória para recuperar a coisa em poder de terceiros, inclusive na hipótese de fraude à execução.
	
	Direitos reais e direito das coisas são sinônimos.
	
	A promessa de compra e venda registrada no respectivo cartório de registro de imóveis e a propriedade fiduciária constituem exemplos de direitos pessoais.
	
	Caracterizam-se os direitos reais pela formação de relações jurídicas de crédito entre pessoas determinadas ou determináveis, estando o credor em posição de exigir do devedor comportamento caracterizado por uma prestação de dar, fazer ou não fazer.
	Respondido em 19/11/2020 10:50:05
	
Compare com a sua resposta: O exercício do direito de propriedade no Brasil se dá de forma relativa, uma vez que os poderes da propriedade (usar, gozar, dispor e reaver a coisa de quem a injustamente a possua ou detenha) podem ser flexibilizados por limitações de diversas naturezas (ex: tombamento). Há diversas características que norteiam o direito de propriedade dentre elas a elasticidade, a perpetuidade, etc.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(XXII Exame Unificado /OAB/ 02/04/2017 ) - Ricardo realizou diversas obras no imóvel que Cláudia lhe emprestou: reparou um vazamento existente na cozinha; levantou uma divisória na área de serviço para formar um novo cômodo, destinado a servir de despensa; ampliou o número de tomadas disponíveis; e trocou o portão manual da garagem por um eletrônico. Quando Cláudia pediu o imóvel de volta, Ricardo exigiu o ressarcimento por todas as benfeitorias realizadas, embora sequer a tenha consultado previamente sobre as obras. Somente pode-se considerar benfeitoria necessária, a justificar o direito ao ressarcimento,
		
	
	a ampliação do número de tomadas.
	
	das benfeitorias voluptuárias realizadas no imóvel.
	
	a troca do portão manual da garagem por um eletrônico.
	 
	o reparo do vazamento na cozinha
	
	a formação de novo cômodo, destinado a servir de despensa, pelo levantamento de divisória na área de serviço.
	Respondido em 19/11/2020 10:50:38
	
Compare com a sua resposta: Aquele que exercer, por 2 (dois) anos ininterruptamente e sem oposição, posse direta, com exclusividade, sobre imóvel urbano de até 250m² (duzentos e cinquenta metros quadrados) cuja propriedade divida com ex-cônjuge ou ex-companheiro que abandonou o lar, utilizando-o para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio integral, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(XIII EXAME UNIFICADO DA OAB 2014) Ary celebrou contrato de compra e venda de imóvel com Laurindo e, mesmo sem a devida declaração negativa de débitos condominiais, conseguiu registrar o bem em seu nome. Ocorre que, no mês seguinte à sua mudança, Ary foi surpreendido com a cobrança de três meses de cotas condominiais em atraso. Inconformado com a situação, Ary tentou, sem sucesso, entrar em contato com o vendedor, para que este arcasse com os mencionados valores. De acordo com as regras concernentes ao direito obrigacional, assinale a opção correta.
		
	 
	Perante o condomínio, Ary deverá arcar com o pagamento das cotas em atraso, pois se trata de obrigação propter rem, entendida como aquela que está a cargo daquele que possui o direito real sobre a coisa e, comprovadamente, imitido na posse do imóvel adquirido.
	
	Perante o condomínio, Laurindo deverá arcar com o pagamento das cotas em atraso, pois se trata de obrigação com eficácia real, uma vez que Ary ainda não possui direito real sobre a coisa.
	
	A destinação oferecida pelo possuidor ao imóvel durante o tempo de exercício da posse em nada interfere na definição do prazo necessário para a aquisição por usucapião extraordinária, desde que se trate de posse mansa, pacífica, contínua e com animus domini.
	
	Perante o condomínio, Ary deverá arcar com o pagamento das cotas em atraso, pois se trata de obrigação subsidiária, já que o vendedor não foi encontrado, cabendo ação in rem verso, quando este for localizado.
	
	Perante o condomínio, Laurindo deverá arcar com o pagamento das cotas em atraso, pois cabe ao vendedor solver todos os débitos que gravem o imóvel até o momento da tradição, entregando-o livre e desembargado.
	Respondido em 19/11/2020 10:51:07
	
Compare com a sua resposta: João não é titular do direito real de aquisição de bem imóvel pois levou a registro a promessa de compra e venda. Com relação à adjudicação compulsória, João poderia exigir a escritura definitiva de Pedro e Maria se não houvesse terceiro envolvido. A promessa de compra e venda não registrada não possui oponibilidade erga omnes e, portanto, não produzirá efeitos com relação a Paulo.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(Questão 26 123º Exame OAB-SP) A, domiciliado em Curitiba, é proprietário de um sítio em Londrina, onde mantém o caseiro B. A arrendou parte desse sítio a C, que plantou, nesse local arrendado, um alqueire de cana.
		
	
	A é possuidor indireto, com ius possessionis; B é detentor; C é possuidor legítimo, de boa-fé, com direito de retenção pela benfeitoria realizada.
	
	Contida, pois sua aplicação depende de regulamentação por lei.
	
	A é possuidor indireto, com ius possessionis; B é possuidor direto; C é possuidor ilegítimo, mas de boa-fé, com direito de retenção sobre a benfeitoria feita.
	 
	A é possuidor indireto, com ius possidendi; B é detentor; C é possuidor legítimo, deboa-fé, com direito de retenção sobre a acessão feita.
	
	A é possuidor direto, com ius possidendi; B é possuidor indireto; C é possuidor de boa-fé, mas sem direito de retenção pela acessão realizada.
	Respondido em 19/11/2020 10:52:32

Continue navegando