Buscar

atividade 1 1 estagio anos iniciais ensino fundamental

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1.1 PRODUÇÃO DE TEXTO-ESTAGIO ANOS INICIAIS ENSINO FUNDAMENTAL
A origem da Declaração Universal dos Direitos Humanos encontra-se relacionada à existência da Segunda Guerra Mundial e suas consequências como o Holocausto, que levou à morte de milhões de pesssoas.Diante deste cenário, as nações buscaram o desenvolvimento desta Declaração como forma de assegurar a dignidade e outros direitos fundamentais dos cidadãos, sobretudo em nações que viviam tempos de ditadura.
Em 10 de dezembro de 1948, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris, foi criada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, um dos documentos mais importantes do mundo, que demarca direitos básicos e é fonte de inspiração para a legislação de vários países. É um propósito a ser alcançado por todas as nações e povos, motivando através do ensino e da educação a consagração a esses direitos , estimando pela proteção universal dos direitos humanos, sendo um processo de grandes dimensões que somente o futuro será capaz de mostrar.Com efeito, a proteção dos direitos humanos implica em conhecer e promover a sua defesa em várias dimensões, dentre elas o direito humano aos direitos civis e políticos que visam à tutela da liberdade; aos direitos sociais, econômicos e culturais que visam a igualdade; à educação; à saúde; à assistência social; à previdência social; ao desenvolvimento; à paz; ao meio ambiente; à biotecnologia; à bioética; à biogenética; às tecnologias de informação; ao ciberespaço e à inteligência artificial.
A característica da BNCC, Base Nacional Curricular, é relacionar a Carta dos Direitos Humanos ao processo de afirmação dos direitos fundamentais e de defesa da dignidade humana considerando as instituições voltadas para a defesa desses direitos e para a identificação dos agentes responsáveis por sua violação então, a Base Nacional Curricular (BNCC) orienta aperfeiçoar-se na Educação Básica, e tem como desígnio a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes, recomendando metas para os que trabalham na educação e tornando uma referência para a garantia da formação da cidadania e a vida em sociedade.Um dos principais objetivos é ser a sustentação da qualidade da educação no País por meio do estabelecimento de um nível de aprendizagem e desenvolvimento a que todos os alunos têm direito!
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Este documento contém as propostas que são as 10 competências gerais: conhecimento; pensamento científico,critico e criativo; repertório cultural; comunicação;cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação;autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação;responsabilidade e cidadania.
No que se refere à educação infantil, a BNCC nos propõe o estudo e aplicação dos cinco campos de experiências, eles são uma base estrutural para os projetos e propostas pedagógicas, proporcionando desenvolvimento e aprendizagem através de estímulos e atividades lúdicas apropriadas para cada faixa etária. Um dos campos é direcionado ao ato da criança escutar, falar, pensar e imaginar, podemos trabalhar esse campo através de contação de histórias, uso de brinquedos sonoros, musicalização, entre outros recursos que nos será disponibilizado. Com a ajuda dos campos de experiência podemos seguir um padrão para que cumpramos com sucesso que “Até 2030, seja garantido que todas as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário” (ODS4 meta 4.2)
Podemos então compreender que a implementação e o desenvolvimento dos campos de experiências são de suma importância para que os alunos que irão ingressar no ensino fundamental sigam preparados para novas experiências e tenham uma aprendizagem solida.
Implementar a BNCC é garantir que os direitos de nossas crianças sejam colocados em prática, garantindo o cumprimento do artigo XXV.2 da DUDH que rege que “A maternidade e a infância têm direito a cuidados e assistência especiais. Todas as crianças, nascidas dentro ou fora do matrimônio gozarão da mesma proteção social. ” A educação infantil deve fornecer a todas as crianças, sem exceção de nenhuma, cuidados básicos e a uma educação de qualidade para melhor desenvolvimento das mesmas.
No entanto, direitos humanos são valores universais intransferíveis da pessoa humana em processo constante de construção, cujo objetivo é o respeito à dignidade da pessoa humana e cuja proteção é o grande desafio a ser enfrentado nas políticas públicas e do direito para que possamos viver com liberdade em um ambiente de paz e igualdade.
Segundo a BNCC, anos iniciais é o aperfeiçoamento das múltiplas aprendizagens, unindo o trabalho com os métodos anteriores e apreciando as situações lúdicas de aprendizagem visando assim uma atitude ativa na construção de conhecimentos.
A progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender.
Portanto, a BNCC Ensino Fundamental − Anos Iniciais aconselha a inspiração ao pensamento crítico, lógico e criativo , como também sua capacidade de interrogar, discutir, interagir e tornar mais amplo sua compreensão do mundo.
Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU, em Nova York, e decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Cada uma das competências estabelecidas possui áreas que contribuem para o seu aprendizado e aspectos específicos que o estudante deve desenvolver. O esforço para aplicação das competências gerais da BNCC não deve partir somente das instituições de ensino, mas envolve a união de diferentes atores, como os gestores escolares, professores, alunos, famílias, secretarias de educação e a sociedade em geral. O objetivo é proporcionar uma transformação na educação para que as escolas possam se adequar as novas demandas e problemas da sociedade.

Mais conteúdos dessa disciplina