Logo Passei Direto
Buscar

Educação e Combate ao Racismo

User badge image
Esther Torres

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Os temas da diversidade da formação étnica do país estão previstos como conteúdos escolares desde a promulgação da Constituição de 1988 e preveem que tanto professores como estudantes devem se posicionar contra qualquer forma de preconceito e discriminação racial, sexual ou de classe social que venham a testemunhar. Logo, interpreta-se que tais questões não competem e recaem ao ofício somente dos profissionais da História ou das ciências humanas. Com relação aos subsídios ao ensino da História da África e afro-brasileira percebidos no campo da interdisciplinaridade e presentes em outras áreas do conhecimento, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A noção de que o Brasil é um país complexo e multifacetado em termos de grupos sociais e expressões culturais se deve ao fato de que ocorrem diferentes grupos e processos históricos, devendo ser uma compreensão unânime.
II- Conceitos, temas e experiências que pertencem e tratam de questões étnico-raciais devem ser contempladas por professores das mais diferentes áreas do conhecimento.
III- Deve ocorrer a troca e a interface de conceitos e objetos de temas etnicorraciais, mas a hierarquia entre as disciplinas e áreas de conhecimento devem ser mantidas e respeitadas.
IV- Deve ocorrer a circulação e o diálogo sobre os quadros conceituais que acompanham os temas etnicorraciais para que favoreçam a abordagem abrangente dos objetos e questões destas temáticas.
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

As ações educativas de combate ao racismo e à discriminação têm como preocupação central dar conta de processos históricos e atuais em que se evidenciam injustiças sociais, bem como a violação e a privação de direitos humanos, no sentido de promover compensações e reversões diante deles. Com relação à finalidade das ações de combate ao racismo e à discriminação implementadas pelos governos e órgãos da sociedade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Promover a compreensão de que a sociedade é formada por indivíduos que pertencem a grupos etnicorraciais distintos, que possuem cultura e história próprias e que todas são igualmente valiosas.
( ) Favorecer a conexão dos objetivos, estratégias de ensino e atividades com a experiência de vida dos estudantes e professores, valorizando aprendizagens, vinculando as suas relações com as mais diferentes pessoas no conjunto da sociedade.
( ) Proporcionar condições para que professores e estudantes possam pensar, decidir, agir de forma responsável e positiva para com questões etnicorraciais, superando conflitos e valorizando os contrastes e as diferenças.
( ) Promover quantitativamente índices de superação das indiferenças, das injustiças e da desqualificação em que povos brancos se encontram em face das vantagens de que negros e povos indígenas se beneficiam.
a) V - V - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - V - F - V.
d) V - F - V - F.

O sistema de cotas para afrodescendentes nas universidades justifica-se diante da constatação de que a universidade brasileira, ao longo da história desta instituição no Brasil, foi um espaço de formação profissional de maioria esmagadoramente branca, valorizando assim apenas um segmento étnico, onde a condição racial constituiu um fator de privilégios para brancos e de exclusão e desvantagens para os não brancos.No entanto, se por um lado as políticas de ação afirmativa representam uma conquista, por outro, elas representam uma série de impactos sociais. Entre os impactos sociais podem ser destacados:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Instauração, no espaço acadêmico, de um mecanismo reparador das perdas infringidas à população negra brasileira.
II- Possibilidade de avaliação das consequências da exclusão de negros e negras na vida universitária.
III- Conscientização sobre o que é ser negro no Brasil.
IV- Erradicação dessas influências benéficas para todo o país.
V- Convivência plural e diária com a diversidade humana em sua variedade de experiências e perspectivas.
a) As afirmativas II, IV e V estão corretas.
b) As afirmativas I, III e V estão corretas.
c) As afirmativas I, II e III estão incorretas.
d) As afirmativas I, III e IV estão corretas.

Estudar e discutir o continente africano exige do professor competências e habilidades no sentido de contornar e ultrapassar representações oriundas do universo social, que muitas vezes se caracterizam por apresentar teor e tom negativo, preconceituoso e discriminatório e pode ser que nem sempre seja possível dar conta disto e ainda perpassem tais equívocos. Diante destas possibilidades, uma estratégia de trabalho pode ser a de considerar todos os argumentos e desnaturalizá-los, compará-los e problematizá-los com os estudantes. Neste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Evidenciar os aspectos exóticos da natureza, da fauna, da flora, da paisagem favorável para colônia de férias e cenário para filmes de aventura.
( ) Estudar a história da escravidão, da existência de uma democracia racial e que sejam temas abordados preferencialmente por professores e estudantes negros ou afrodescendentes.
( ) Levar em conta a história da África desde os primeiros movimentos de dispersão dos povos africanos pelo mundo e anterior à prática de escravidão da mão de obra.
( ) Evidenciar os mais diferentes indivíduos que se engajaram pela causa, bem como os principais marcos e movimentos que contribuíram para o reconhecimento dos direitos do povo africano.
a) F - V - V - F.
b) F - F - V - V.
c) V - F - V - V.
d) V - F - F - V.

Entre os desafios da educação brasileira encontra-se o de promover a inclusão de todos os indivíduos e sujeitos nos processos de ensino e aprendizagem, reconhecer os mais diferentes grupos que contribuíram à formação social, histórica e cultural do país e que tenham sido historicamente excluídos ou negligenciados tanto pelos processos de ensino como pela própria sociedade brasileira. Para tanto foi promulgada a Lei 10.639 em 1996. O que esta lei determina em específico? Conteúdos e temas de que tradição e cultura devem ser contemplados nos espaços escolares?
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Que os temas e os conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira façam parte dos currículos escolares.
b) Que a história dos povos asiáticos, como mongóis, chineses e japoneses sejam contemplados nos currículos escolares.
c) Que a história dos povos judeus, árabes e muçulmanos sejam contemplados nos currículos escolares.
d) Que as tradições religiosas africanas sejam estudadas e praticadas no interior dos espaços escolares.

Com o fim da 2ª Guerra Mundial, muitos países da África conquistaram a sua independência e começaram a participar ativamente da vida da comunidade internacional, demonstrando a necessidade de restabelecer a historicidade de suas sociedades. E isso foi possível com a superação da fixedez dos modelos de análise da realidade, pois permitiu a pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento extrair dados históricos sobre as especificidades socioculturais dos diferentes povos africanos. Ocorre que estes novos saberes, com raras exceções, não foram disseminados nos espaços de educação no Brasil, o que tende a mudar com a obrigatoriedade da inclusão da História e Cultura afro-brasileira e africana nos currículos da Educação Básica. Cabe ressaltar que o Art., acrescido a Lei 9.394/96, para além da inclusão de novos conteúdos, pretende contribuir para a efetiva educação das relações étnicas e raciais no país. Sobre os princípios que estruturam as Diretrizes Curriculares referente especificamente ao princípio da consciência política e histórica da diversidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Este princípio deve conduzir à igualdade básica de pessoa como sujeito de direito.
( ) Este princípio deve conduzir à homogeneidade étnico-racial com objetivo de substituir o foco etnocêntrico assentado nas raízes europeias.
( ) Este princípio deve conduzir ao conhecimento e à valorização da história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira.
( ) Este princípio deve conduzir à superação da indiferença, injustiça e desqualificação com que os negros, os povos indígenas e também as classes populares às quais os negros, no geral, pertencem são comumente tratados.
a) V - F - V - V.
b) F - V - F - V.
c) V - V - F - F.
d) F - V - V - F.

Nas últimas décadas ocorreram mudanças epistemológicas e teórico-metodológicas que possibilitaram ao investigador direcionar um novo olhar sobre a história da África. Um exemplo da nova historiografia mundial foi a publicação da coleção História Geral da África pela UNESCO, em oito volumes e traduzida em diversas línguas. Destacamos este estudo porque representa um amplo panorama das civilizações africanas e enfoca desde a pré-história do continente africano até a sua história recente. Além disso, o acesso a estes registros sobre a história e cultura africana possibilita aos brasileiros a compreensão da imensa contribuição desses diferentes povos para o processo de construção histórica e social do Brasil. Sobre estas novas abordagens acerca da história da África e dos povos africanos, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A inserção dos povos africanos no mundo atlântico foi consequência de um processo que teve o objetivo de exploração e trabalho.
II- Há muito já se percebeu que a grande riqueza cultural e o diferencial do Brasil residem na homogeneidade, por ser um país de povos que se misturam. São negros, brancos e amarelos; bantos, iorubas, nagôs, tupinambás, guaranis, carijós, portugueses, italianos, alemães, japoneses e tantos outros.
III- Podemos conceber que por séculos foi negada na historiografia a resistência dos povos escravizados deportados para a América e a participação constante e massiva nas lutas e movimentos nacionais de libertação.
IV- No processo de construção histórica e social do Brasil, alguns povos, entre eles os povos iberos e lusitanos, não foram reconhecidos pelas suas contribuições e acabaram sendo ignorados, inferiorizados, invisibilizados ou tratados de forma desqualificada na historiografia nacional.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Os temas da diversidade da formação étnica do país estão previstos como conteúdos escolares desde a promulgação da Constituição de 1988 e preveem que tanto professores como estudantes devem se posicionar contra qualquer forma de preconceito e discriminação racial, sexual ou de classe social que venham a testemunhar. Logo, interpreta-se que tais questões não competem e recaem ao ofício somente dos profissionais da História ou das ciências humanas. Com relação aos subsídios ao ensino da História da África e afro-brasileira percebidos no campo da interdisciplinaridade e presentes em outras áreas do conhecimento, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A noção de que o Brasil é um país complexo e multifacetado em termos de grupos sociais e expressões culturais se deve ao fato de que ocorrem diferentes grupos e processos históricos, devendo ser uma compreensão unânime.
II- Conceitos, temas e experiências que pertencem e tratam de questões étnico-raciais devem ser contempladas por professores das mais diferentes áreas do conhecimento.
III- Deve ocorrer a troca e a interface de conceitos e objetos de temas etnicorraciais, mas a hierarquia entre as disciplinas e áreas de conhecimento devem ser mantidas e respeitadas.
IV- Deve ocorrer a circulação e o diálogo sobre os quadros conceituais que acompanham os temas etnicorraciais para que favoreçam a abordagem abrangente dos objetos e questões destas temáticas.
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

As ações educativas de combate ao racismo e à discriminação têm como preocupação central dar conta de processos históricos e atuais em que se evidenciam injustiças sociais, bem como a violação e a privação de direitos humanos, no sentido de promover compensações e reversões diante deles. Com relação à finalidade das ações de combate ao racismo e à discriminação implementadas pelos governos e órgãos da sociedade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Promover a compreensão de que a sociedade é formada por indivíduos que pertencem a grupos etnicorraciais distintos, que possuem cultura e história próprias e que todas são igualmente valiosas.
( ) Favorecer a conexão dos objetivos, estratégias de ensino e atividades com a experiência de vida dos estudantes e professores, valorizando aprendizagens, vinculando as suas relações com as mais diferentes pessoas no conjunto da sociedade.
( ) Proporcionar condições para que professores e estudantes possam pensar, decidir, agir de forma responsável e positiva para com questões etnicorraciais, superando conflitos e valorizando os contrastes e as diferenças.
( ) Promover quantitativamente índices de superação das indiferenças, das injustiças e da desqualificação em que povos brancos se encontram em face das vantagens de que negros e povos indígenas se beneficiam.
a) V - V - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - V - F - V.
d) V - F - V - F.

O sistema de cotas para afrodescendentes nas universidades justifica-se diante da constatação de que a universidade brasileira, ao longo da história desta instituição no Brasil, foi um espaço de formação profissional de maioria esmagadoramente branca, valorizando assim apenas um segmento étnico, onde a condição racial constituiu um fator de privilégios para brancos e de exclusão e desvantagens para os não brancos.No entanto, se por um lado as políticas de ação afirmativa representam uma conquista, por outro, elas representam uma série de impactos sociais. Entre os impactos sociais podem ser destacados:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Instauração, no espaço acadêmico, de um mecanismo reparador das perdas infringidas à população negra brasileira.
II- Possibilidade de avaliação das consequências da exclusão de negros e negras na vida universitária.
III- Conscientização sobre o que é ser negro no Brasil.
IV- Erradicação dessas influências benéficas para todo o país.
V- Convivência plural e diária com a diversidade humana em sua variedade de experiências e perspectivas.
a) As afirmativas II, IV e V estão corretas.
b) As afirmativas I, III e V estão corretas.
c) As afirmativas I, II e III estão incorretas.
d) As afirmativas I, III e IV estão corretas.

Estudar e discutir o continente africano exige do professor competências e habilidades no sentido de contornar e ultrapassar representações oriundas do universo social, que muitas vezes se caracterizam por apresentar teor e tom negativo, preconceituoso e discriminatório e pode ser que nem sempre seja possível dar conta disto e ainda perpassem tais equívocos. Diante destas possibilidades, uma estratégia de trabalho pode ser a de considerar todos os argumentos e desnaturalizá-los, compará-los e problematizá-los com os estudantes. Neste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Evidenciar os aspectos exóticos da natureza, da fauna, da flora, da paisagem favorável para colônia de férias e cenário para filmes de aventura.
( ) Estudar a história da escravidão, da existência de uma democracia racial e que sejam temas abordados preferencialmente por professores e estudantes negros ou afrodescendentes.
( ) Levar em conta a história da África desde os primeiros movimentos de dispersão dos povos africanos pelo mundo e anterior à prática de escravidão da mão de obra.
( ) Evidenciar os mais diferentes indivíduos que se engajaram pela causa, bem como os principais marcos e movimentos que contribuíram para o reconhecimento dos direitos do povo africano.
a) F - V - V - F.
b) F - F - V - V.
c) V - F - V - V.
d) V - F - F - V.

Entre os desafios da educação brasileira encontra-se o de promover a inclusão de todos os indivíduos e sujeitos nos processos de ensino e aprendizagem, reconhecer os mais diferentes grupos que contribuíram à formação social, histórica e cultural do país e que tenham sido historicamente excluídos ou negligenciados tanto pelos processos de ensino como pela própria sociedade brasileira. Para tanto foi promulgada a Lei 10.639 em 1996. O que esta lei determina em específico? Conteúdos e temas de que tradição e cultura devem ser contemplados nos espaços escolares?
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Que os temas e os conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira façam parte dos currículos escolares.
b) Que a história dos povos asiáticos, como mongóis, chineses e japoneses sejam contemplados nos currículos escolares.
c) Que a história dos povos judeus, árabes e muçulmanos sejam contemplados nos currículos escolares.
d) Que as tradições religiosas africanas sejam estudadas e praticadas no interior dos espaços escolares.

Com o fim da 2ª Guerra Mundial, muitos países da África conquistaram a sua independência e começaram a participar ativamente da vida da comunidade internacional, demonstrando a necessidade de restabelecer a historicidade de suas sociedades. E isso foi possível com a superação da fixedez dos modelos de análise da realidade, pois permitiu a pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento extrair dados históricos sobre as especificidades socioculturais dos diferentes povos africanos. Ocorre que estes novos saberes, com raras exceções, não foram disseminados nos espaços de educação no Brasil, o que tende a mudar com a obrigatoriedade da inclusão da História e Cultura afro-brasileira e africana nos currículos da Educação Básica. Cabe ressaltar que o Art., acrescido a Lei 9.394/96, para além da inclusão de novos conteúdos, pretende contribuir para a efetiva educação das relações étnicas e raciais no país. Sobre os princípios que estruturam as Diretrizes Curriculares referente especificamente ao princípio da consciência política e histórica da diversidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Este princípio deve conduzir à igualdade básica de pessoa como sujeito de direito.
( ) Este princípio deve conduzir à homogeneidade étnico-racial com objetivo de substituir o foco etnocêntrico assentado nas raízes europeias.
( ) Este princípio deve conduzir ao conhecimento e à valorização da história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira.
( ) Este princípio deve conduzir à superação da indiferença, injustiça e desqualificação com que os negros, os povos indígenas e também as classes populares às quais os negros, no geral, pertencem são comumente tratados.
a) V - F - V - V.
b) F - V - F - V.
c) V - V - F - F.
d) F - V - V - F.

Nas últimas décadas ocorreram mudanças epistemológicas e teórico-metodológicas que possibilitaram ao investigador direcionar um novo olhar sobre a história da África. Um exemplo da nova historiografia mundial foi a publicação da coleção História Geral da África pela UNESCO, em oito volumes e traduzida em diversas línguas. Destacamos este estudo porque representa um amplo panorama das civilizações africanas e enfoca desde a pré-história do continente africano até a sua história recente. Além disso, o acesso a estes registros sobre a história e cultura africana possibilita aos brasileiros a compreensão da imensa contribuição desses diferentes povos para o processo de construção histórica e social do Brasil. Sobre estas novas abordagens acerca da história da África e dos povos africanos, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A inserção dos povos africanos no mundo atlântico foi consequência de um processo que teve o objetivo de exploração e trabalho.
II- Há muito já se percebeu que a grande riqueza cultural e o diferencial do Brasil residem na homogeneidade, por ser um país de povos que se misturam. São negros, brancos e amarelos; bantos, iorubas, nagôs, tupinambás, guaranis, carijós, portugueses, italianos, alemães, japoneses e tantos outros.
III- Podemos conceber que por séculos foi negada na historiografia a resistência dos povos escravizados deportados para a América e a participação constante e massiva nas lutas e movimentos nacionais de libertação.
IV- No processo de construção histórica e social do Brasil, alguns povos, entre eles os povos iberos e lusitanos, não foram reconhecidos pelas suas contribuições e acabaram sendo ignorados, inferiorizados, invisibilizados ou tratados de forma desqualificada na historiografia nacional.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

Prévia do material em texto

19/11/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 1/6
Acadêmico: Ester Ferreira de Souza (2089340)
Disciplina: História da África (HID02)
Avaliação: Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:650358) ( peso.:1,50)
Prova: 22123625
Nota da Prova: 10,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. Os temas da diversidade da formação étnica do país estão previstos como conteúdos
escolares desde a promulgação da Constituição de 1988 e preveem que tanto professores
como estudantes devem se posicionar contra qualquer forma de preconceito e discriminação
racial, sexual ou de classe social que venham a testemunhar. Logo, interpreta-se que tais
questões não competem e recaem ao ofício somente dos profissionais da História ou das
ciências humanas. Com relação aos subsídios ao ensino da História da África e afro-
brasileira percebidos no campo da interdisciplinaridade e presentes em outras áreas do
conhecimento, analise as sentenças a seguir:
I- A noção de que o Brasil é um país complexo e multifacetado em termos de grupos sociais e
expressões culturais se deve ao fato de que ocorrem diferentes grupos e processos
históricos, devendo ser uma compreensão unânime.
II- Conceitos, temas e experiências que pertencem e tratam de questões étnico-raciais devem
ser contempladas por professores das mais diferentes áreas do conhecimento.
III- Deve ocorrer a troca e a interface de conceitos e objetos de temas etnicorraciais, mas a
hierarquia entre as disciplinas e áreas de conhecimento devem ser mantidas e respeitadas. 
IV- Deve ocorrer a circulação e o diálogo sobre os quadros conceituais que acompanham os
temas etnicorraciais para que favoreçam a abordagem abrangente dos objetos e questões
destas temáticas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e III estão corretas.
 b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 c) As sentenças I, II e III estão corretas.
 d) As sentenças I, II e IV estão corretas.
19/11/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 2/6
2. As ações educativas de combate ao racismo e à discriminação têm como preocupação
central dar conta de processos históricos e atuais em que se evidenciam injustiças sociais,
bem como a violação e a privação de direitos humanos, no sentido de promover
compensações e reversões diante deles. Com relação à finalidade das ações de combate ao
racismo e à discriminação implementadas pelos governos e órgãos da sociedade, classifique
V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Promover a compreensão de que a sociedade é formada por indivíduos que pertencem a
grupos etnicorraciais distintos, que possuem cultura e história próprias e que todas são
igualmente valiosas.
( ) Favorecer a conexão dos objetivos, estratégias de ensino e atividades com a experiência
de vida dos estudantes e professores, valorizando aprendizagens, vinculando as suas
relações com as mais diferentes pessoas no conjunto da sociedade.
( ) Proporcionar condições para que professores e estudantes possam pensar, decidir, agir
de forma responsável e positiva para com questões etnicorraciais, superando conflitos e
valorizando os contrastes e as diferenças.
( ) Promover quantitativamente índices de superação das indiferenças, das injustiças e da
desqualificação em que povos brancos se encontram em face das vantagens de que negros
e povos indígenas se beneficiam. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - V - F.
 b) V - V - V - F.
 c) V - V - F - V.
 d) F - V - F - V.
3. O sistema de cotas para afrodescendentes nas universidades justifica-se diante da
constatação de que a universidade brasileira, ao longo da história desta instituição no Brasil,
foi um espaço de formação profissional de maioria esmagadoramente branca, valorizando
assim apenas um segmento étnico, onde a condição racial constituiu um fator de privilégios
para brancos e de exclusão e desvantagens para os não brancos.No entanto, se por um lado
as políticas de ação afirmativa representam uma conquista, por outro, elas representam uma
série de impactos sociais. Entre os impactos sociais podem ser destacados:
I- Instauração, no espaço acadêmico, de um mecanismo reparador das perdas infringidas à
população negra brasileira.
II- Possibilidade de avaliação das consequências da exclusão de negros e negras na vida
universitária.
III- Conscientização sobre o que é ser negro no Brasil.
IV- Erradicação dessas influências benéficas para todo o país. 
V- Convivência plural e diária com a diversidade humana em sua variedade de experiências e
perspectivas.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As afirmativas II, IV e V estão corretas.
 b) As afirmativas I, III e V estão corretas.
 c) As afirmativas I, II e III estão incorretas.
 d) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
19/11/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 3/6
4. Políticas públicas e ações afirmativas que procuram desfazer processos históricos de
exclusão e desigualdades sociais foram consolidadas a partir dos anos de 1950 em diversas
nações do mundo. Entretanto, muitos dos avanços e das conquistas foram resultantes dos
movimentos sociais que se dedicam ainda em meados do século XX a esta causa. No que
diz respeito à experiência brasileira para com ações afirmativas e conquistas da causa negra,
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Como exemplo de movimentos sociais tem-se o Movimento Negro, que esteve engajado
no reconhecimento das experiências de remanescentes de quilombos.
( ) Na cidade de São Paulo, em meados do século XX circulava o jornal Menelick que se
dedicava a denunciar a condição da população negra no interior da sociedade brasileira. 
( ) Na cidade do Rio de Janeiro, na década de 1940, formou-se o grupo Teatro
Experimental Negro (TEN), que despertou a consciência para os problemas raciais que
recaem sobre a população negra.
( ) Foi somente a partir da publicação da Lei 10.639 em 2003 que passou a se articular
atividades e grupos que buscavam resgatar a trajetória histórica e a valorização dos mais
diferentes aspectos da africanidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - V - F.
 b) V - F - V - V.
 c) F - V - V - V.
 d) V - V - F - V.
5. Entre os dias 31 de agosto e 8 de setembro de 2001 aconteceu na cidade de Durban, África
do Sul, a Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e
Intolerância Conexa. Um dos resultados desta Conferência para o sistema educacional
brasileiro pode ser representado pela:
 a) A obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas Escolas
Estaduais.
 b) Adoção do sistema de cotas para negros nas universidades.
 c) Proibição de manifestações que visem a exaltação dos movimentos negros dentro das
escolas.
 d) A inserção da temática África e Africanos nos sistemas de ensino de uma forma
descontextualizada da realidade vivenciada pelos grupos negros no Brasil.
6. A aprovação da Lei 10.639 em 2003 consistiu em um grande momento e conquista no que
diz respeito à obrigatoriedade do ensino da História e da Cultura Africana e Afro-Brasileira na
educação básica das unidades escolares do Brasil. No entanto, os desafios não foram todos
superados e resolvidos com a aprovação da lei, os professores precisaram estar atentos à
abordagem que estavam atribuindo a estes temas e conteúdos, no sentido de evitar que
reducionismos e preconceitos fossem reproduzidos e reforçados. O que mais deve ser de
preocupação dos professores, a fim de evitar que os objetivos da leis sofram de descaminhos
e distorções? 
I- Faz-se necessárioao mesmo tempo um zelo e cuidado para que não se contribua para que
ocorra enaltecimento ou inferiorização da história e da cultura africana.
II- A abordagem que o professor deve conferir não pode negligenciar o processo histórico,
social, político e econômico no rol tanto da História Geral como da História do Brasil.
III- Sempre que possível, o professor deve buscar formação continuada que o capacite e o
habilite a abordar de forma mais profunda, crítica e apropriada a temática.
IV- Dentre os temas primordiais que devem estar na pauta dos docentes estão os processos
de crise econômica, fome e doenças que se abatem sobre o continente africano.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 b) As sentenças I, II e III estão corretas.
19/11/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 4/6
 c) As sentenças II e IV estão corretas.
 d) As sentenças III e IV estão corretas.
7. Estudar e discutir o continente africano exige do professor competências e habilidades no
sentido de contornar e ultrapassar representações oriundas do universo social, que muitas
vezes se caracterizam por apresentar teor e tom negativo, preconceituoso e discriminatório e
pode ser que nem sempre seja possível dar conta disto e ainda perpassem tais equívocos.
Diante destas possibilidades, uma estratégia de trabalho pode ser a de considerar todos os
argumentos e desnaturalizá-los, compará-los e problematizá-los com os estudantes. Neste
contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Evidenciar os aspectos exóticos da natureza, da fauna, da flora, da paisagem favorável
para colônia de férias e cenário para filmes de aventura.
( ) Estudar a história da escravidão, da existência de uma democracia racial e que sejam
temas abordados preferencialmente por professores e estudantes negros ou
afrodescendentes.
( ) Levar em conta a história da África desde os primeiros movimentos de dispersão dos
povos africanos pelo mundo e anterior à prática de escravidão da mão de obra.
( ) Evidenciar os mais diferentes indivíduos que se engajaram pela causa, bem como os
principais marcos e movimentos que contribuíram para o reconhecimento dos direitos do
povo africano.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - V - V - F.
 b) F - F - V - V.
 c) V - F - V - V.
 d) V - F - F - V.
8. Entre os desafios da educação brasileira encontra-se o de promover a inclusão de todos os
indivíduos e sujeitos nos processos de ensino e aprendizagem, reconhecer os mais
diferentes grupos que contribuíram à formação social, histórica e cultural do país e que
tenham sido historicamente excluídos ou negligenciados tanto pelos processos de ensino
como pela própria sociedade brasileira. Para tanto foi promulgada a Lei 10.639 em 1996. O
que esta lei determina em específico? Conteúdos e temas de que tradição e cultura devem
ser contemplados nos espaços escolares? Assinale a alternativa CORRETA:
 a) Que os temas e os conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira façam parte
dos currículos escolares.
 b) Que a história dos povos asiáticos, como mongóis, chineses e japoneses sejam
contemplados nos currículos escolares.
 c) Que a história dos povos judeus, árabes e muçulmanos sejam contemplados nos
currículos escolares.
 d) Que as tradições religiosas africanas sejam estudadas e praticadas no interior dos
espaços escolares.
Á
19/11/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 5/6
9. Com o fim da 2ª Guerra Mundial, muitos países da África conquistaram a sua independência
e começaram a participar ativamente da vida da comunidade internacional, demonstrando a
necessidade de restabelecer a historicidade de suas sociedades. E isso foi possível com a
superação da fixedez dos modelos de análise da realidade, pois permitiu a pesquisadores de
diferentes áreas do conhecimento extrair dados históricos sobre as especificidades
socioculturais dos diferentes povos africanos. Ocorre que estes novos saberes, com raras
exceções, não foram disseminados nos espaços de educação no Brasil, o que tende a mudar
com a obrigatoriedade da inclusão da História e Cultura afro-brasileira e africana nos
currículos da Educação Básica. Cabe ressaltar que o Art., acrescido a Lei 9.394/96, para
além da inclusão de novos conteúdos, pretende contribuir para a efetiva educação das
relações étnicas e raciais no país. Sobre os princípios que estruturam as Diretrizes
Curriculares referente especificamente ao princípio da consciência política e histórica da
diversidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Este princípio deve conduzir à igualdade básica de pessoa como sujeito de direito.
( ) Este princípio deve conduzir à homogeneidade étnico-racial com objetivo de substituir o
foco etnocêntrico assentado nas raízes europeias.
( ) Este princípio deve conduzir ao conhecimento e à valorização da história dos povos
africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira. 
( ) Este princípio deve conduzir à superação da indiferença, injustiça e desqualificação com
que os negros, os povos indígenas e também as classes populares às quais os negros, no
geral, pertencem são comumente tratados. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - F - F.
 b) V - F - V - V.
 c) F - V - V - F.
 d) F - V - F - V.
10.Nas últimas décadas ocorreram mudanças epistemológicas e teórico-metodológicas que
possibilitaram ao investigador direcionar um novo olhar sobre a história da África. Um
exemplo da nova historiografia mundial foi a publicação da coleção História Geral da África
pela UNESCO, em oito volumes e traduzida em diversas línguas. Destacamos este estudo
porque representa um amplo panorama das civilizações africanas e enfoca desde a pré-
história do continente africano até a sua história recente. Além disso, o acesso a estes
registros sobre a história e cultura africana possibilita aos brasileiros a compreensão da
imensa contribuição desses diferentes povos para o processo de construção histórica e
social do Brasil. Sobre estas novas abordagens acerca da história da África e dos povos
africanos, analise as sentenças a seguir: 
I- A inserção dos povos africanos no mundo atlântico foi consequência de um processo que
teve o objetivo de exploração e trabalho. 
II- Há muito já se percebeu que a grande riqueza cultural e o diferencial do Brasil residem na
homogeneidade, por ser um país de povos que se misturam. São negros, brancos e
amarelos; bantos, iorubas, nagôs, tupinambás, guaranis, carijós, portugueses, italianos,
alemães, japoneses e tantos outros. 
III- Podemos conceber que por séculos foi negada na historiografia a resistência dos povos
escravizados deportados para a América e a participação constante e massiva nas lutas e
movimentos nacionais de libertação.
IV- No processo de construção histórica e social do Brasil, alguns povos, entre eles os povos
iberos e lusitanos, não foram reconhecidos pelas suas contribuições e acabaram sendo
ignorados, inferiorizados, invisibilizados ou tratados de forma desqualificada na historiografia
nacional. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 b) As sentenças II e III estão corretas.
19/11/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 6/6
 c) As sentenças I e IV estão corretas.
 d) As sentenças I e III estão corretas.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.

Mais conteúdos dessa disciplina