Buscar

Gestão Educacional (PED89) DISCURSIVA

Prévia do material em texto

1.
	A escola é um dos espaços em que é possível preparar para a prática da democracia. Às práticas pedagógicas democráticas respeitam os valores e instruem para a participação. Disserte sobre o aprendizado de um processo democrático que a participação nos Conselhos Escolares promove.
	Resposta Esperada:
A participação nos conselhos escolares promove o aprendizado de um processo de participação, pois são órgãos deliberativos que auxiliam nos trabalhos desenvolvidos na escola e possibilitam uma experiência de reflexão acerca dos problemas cotidianos. O envolvimento nos conselhos escolares constitui um aprendizado de um processo democrático de partilha dos direitos e responsabilidades no processo de gestão escolar, oportunizando uma experiência significativa nas vivências acerca das intervenções pedagógicas necessárias para a obtenção de uma escola de qualidade.
	2.
	A partir da segunda metade do século XX, a sociedade de forma geral sofreu mudanças em decorrência da presença das tecnologias da informação e comunicação. O uso das tecnologias da informação e da globalização induziu uma cultura escolar e práticas pedagógicas que entendem os processos de ensino baseados na mediação, contemplando as diversidades. Considerando o uso das tecnologias, explique o que significa ser um nativo digital e como ele se comporta no espaço escolar.
	Resposta Esperada:
O nativo digital é todo aquele que nasceu imerso na linguagem digital dos computadores, videogames, tablets, smartphones, internet etc. Ele está acostumado a receber informações instantâneas e faz uma série de tarefas ao mesmo tempo. O nativo digital também fica impaciente quando tem que participar de palestras, atividades  passo a passo ou qualquer atividade que julgue muito demorada e que tome muito tempo de sua atenção.

Continue navegando

Outros materiais