Buscar

Questionário 01 10

Prévia do material em texto

Disciplina: Métodos de Pesquisa
Professor: Vilson Sérgio de Carvalho
Nome: Thalyta de Faria – 201607091461
Campus: Santa Cruz 
Questionário 
1 – Qual a diferença do método científico do método filosófico?
2 – Qual é a importância da metodologia em uma pesquisa científica?
3 – Que dificuldades éticas estão envolvidas no método de observação?
4 – Em que situações o método de observação não pode ser aplicado e por que?
5 – Diferencie método de observação naturalista participante do método de observação naturalista não participante. Dê exemplos.
Respostas
1 - É o conjunto de princípios e procedimentos intelectuais e técnicos adotados para se atingir o conhecimento de forma eficiente através da pesquisa, já o método filosófico nasce a partir de reflexões, experiências, pensamentos subjetivos valorizando a atividade e a essência.
2 – A metodologia científica tem o objetivo de validar e estruturar a pesquisa, destinando o objeto de pesquisa e um processo de recolhimento, apuração e interpretação de dados com validade, cientificidade e fidedignidade em conjunto com uma fundamentação teórica. Ela difere a atividade ou a observação da algo natural e cotidiano para algo que irá gerar resultados, pesquisas e avanços em diversas áreas, além de elevar o estudo à cargos e colocações relevantes no campo da ciência reforçando sua construção teórica e resultante.
3 – Existem muitas dificuldades que são relevantes e impactam a metodologia de observação, entre elas podemos citar: Conduzir pessoas que não possuem conhecimento do que será feito enquanto massa teórica porém precisam dar o consentimento da observação, ocultar dos participantes a verdadeira natureza da pesquisa, expor os participantes a tensão, invadir a privacidade dos participantes e entre outros.
4- O método de observação não pode ser feito em ocasiões de observação sistemática sem o consentimento do pesquisado. Não podem ser feitas conclusões somente por um ponto de vista e não deve ser feito um estudo prévio da população/fenômeno/objeto de estudo.
5 – Naturalista não participante: O observador não infere no campo observado, o Psicólogo observa sem ser visto. É um método que permite que o profissional colete os dados necessários para avançar em suas pesquisas ocupando uma posição neutra e imperceptível. Um exemplo é um Psicólogo que decide estudar as interações por meio de comunicação e comportamento, ele pode ir até uma praça, um parque, um shopping, um local público e observar como os outros iniciam uma conversa, se isso ocorre em diversas faixas etárias, diversos sexos, quanto tempo duram e outros detalhes que ele julgar relevante.
Naturalista participante: Método que permite que o observador se integre ao campo de observação, sem ser identificado como o estudante, mediador e termos afins. Ele participa da interação sem prejudicar a observação. Um exemplo é um profissional que quer entender melhor situações conflituosas e níveis de stress e decide fazer isso enquanto aguarda um ônibus na fila. Ao começar as reclamações ele observa e pontua significativamente para ocupar aquele espaço e de fato entender a experiência que o outro indivíduo está atravessando.

Continue navegando