Buscar

CULTURA BRASILEIRA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disc.: CULTURA BRASILEIRA   
	Aluno(a): FABRICIO CORDEIRO BORGES
	202007211723
	Acertos: 9,0 de 10,0
	01/11/2020
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Marque a alternativa FALSA em relação à importância do estudo da cultura brasileira:
 
		
	
	Explicitar a diversidade étnica e cultural que compõe a sociedade brasileira, compreender suas relações e formar cidadãos do mundo.
 
 
 
	
	Serve para evitar possíveis percepções preconceituosas em relação às minorias, como negros, índios, homossexuais, etc.  
 
	
	Conhecer a enorme diversidade de pessoas, de raças, cores, línguas, hábitos, costumes e, principalmente, culturas diversificadas que habitam, o Brasil.
 
	
	Reconhecer a diversidade como parte inseparável da identidade nacional.
 
	 
	Estudar cultura brasileira é importante para resgatar e preservar a tradição, mas em nada contribui para a compreensão de nossas identidades próprias, individuais.
 
	Respondido em 01/11/2020 13:56:55
	
	Explicação:
Estudar a cultura brasileira torna possível a construção da identidade individual e coletiva, pautada em valores que vão muito além dos divulgados pelos meios de comunicação de massa. O Brasil é um país tão grande e com uma enorme diversidade de pessoas, de raças, cores, línguas, hábitos, costumes e, principalmente, culturas diversificadas que todos deveríamos conhecer.  Um dos grandes desafios, que pode ser superado com o estudo da cultura brasileira, é reconhecer a diversidade como parte inseparável da identidade nacional e a riqueza representada por essa diversidade que forma o patrimônio brasileiro. O conteúdo da disciplina serve, ainda, para evitar possíveis percepções preconceituosas em relação às minorias como aos negros, índios, homossexuais, etc.
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A cultura não apenas se relaciona com os modos de vida de uma determinada sociedade, como também pode ser pensada como a dimensão que nos fornece elementos para classificar e ordenar a realidade. Em uma cultura, dispomos de um repertório de significados compartilhados que funciona como uma "lente" através da qual vemos o mundo. Dentro de uma determinada sociedade, ou grupo social, aprendemos a conceber o mundo e a nos compreender dentro dele de forma peculiar.
A que o texto se refere?
		
	
	À contracultura
	
	Ao Relativismo cultural
	
	Ao conceito de cultura
	
	À cultura popular
	 
	À identidade cultural
	Respondido em 01/11/2020 14:03:09
	
	Explicação:
Dentro de uma determinada sociedade, ou grupo social, aprendemos a conceber o mundo e a nos compreender dentro dele de forma peculiar. É a partir desses significados que podemos dar sentido à nossa existência, a partir deles formamos nosso senso de identidade. Segundo o sociólogo Stuart Hall, a construção da identidade parte tanto de aspectos subjetivos quanto sociais. As identidades culturais são "aqueles aspectos de nossas identidades que surgem de nosso 'pertencimento' a culturas étnicas, raciais, linguísticas, religiosas e, acima de tudo, nacionais". De fato, somos tentados a ver o mundo a partir de certo repertório cultural do grupo ao qual pertencemos.
	
		3a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Os conceitos de popular e o erudito são tomados como opostos. Tradicionalmente, esses termos são carregados de ideologias. Ao citar essas palavras em determinados contextos, já se revela a natureza do discurso. Trata-se de dois polos extremos de um pensamento dicotomizado, maniqueísta e tendencioso (...)
Segundo este texto as relações entre cultura Popular e Erudita são:
		
	
	frutos da Filosofia Moderna.
	
	dependentes da Constituição do Pais onde se vive.
	
	frutos de estudos linguísticos
	 
	inexistentes, pois não há como conciliar o popular e o erudito.
	 
	visões preconceituosas e etnocêntricas
	Respondido em 01/11/2020 14:06:17
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Sobre o conceito indústria cultural, podemos defini-lo como:
		
	
	uma cultura produzida pelas universidades voltada para o consumo massivo
	
	uma cultura produzida pela massa
	 
	uma cultura do capitalismo voltada para o consumo em massa
	
	uma cultura do capitalismo voltada para o consumo das elites
	
	uma cultura dos meios de comunicação voltada para o consumo em massa
	Respondido em 01/11/2020 14:11:47
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	"Um conjunto de estudos e práticas voltado para o controle da hereditariedade humana, visando à preservação de grupos raciais considerados superiores e à contenção da reprodução dos grupos e indivíduos que representassem uma ameaça, sobretudo as raças inferiores, portadores de deficiências físicas, doentes mentais e desviantes em geral". A frase cita o conceito de:
		
	 
	Eugenia
	
	Cultura
	
	Herança cultural
	
	Segregação racial
	
	Relativismo cultural
	Respondido em 01/11/2020 14:15:02
	
	Explicação:
O termo eugenia surgiu em 1883. Criado por Francis Galton, o termo foi definido como o estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física ou mentalmente. Na verdade, o cientista afirmava que deveria ser aplicado o melhoramento genético na população humana. É evidente que existe um severo problema ético na eugenia, como por exemplo, o abuso da discriminação, pois ela resulta em uma categorização de quem é apto e quem não é apto para a reprodução. Em diversos países foram propostas políticas de “higiene e profilaxia social”, com o objetivo de impedir a reprodução de pessoas que possuíam doenças consideradas hereditárias e, também, exterminar portadores de problemas físicos e mentais. Um exemplo extremo de eugenia foi na Alemanha Nazista, comandada por Adolf Hitler, onde os nazistas almejavam extinguir as “raças humanas” ditas inferiores, deixando apenas as “raças nórdicas” (arianos) que eram consideradas “raças superiores”, resultando no Holocausto. (Débora Meldau)
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A ideia que se tem de literatura é notadamente construída por uma rede de elementos que se intercruzam e moldam conceitos, conforme os valores vigentes do contexto sócio-histórico. Isso significa dizer que a arte literária carrega uma articulação entre:
 
 
		
	 
	A estética e o fator social
 
	
	A realidade e a história
 
	
	O social e o histórico
 
	
	A ficção e a estética
	
	A história e a sociologia
 
	Respondido em 01/11/2020 14:20:22
	
	Explicação:
A concepção de literatura, como hoje é entendida, está intrinsecamente relacionada a um momento histórico, que proporcionou o desencadeamento de todo o processo de produção, distribuição e circulação do artefato literário. Desse modo, a literatura concretiza-se no interior de uma prática social específica de leitura e escrita de uma sociedade necessariamente formada aos moldes que correspondem àquele momento. A ideia que se tem de literatura é especialmente construída por uma rede de elementos que se intercruzam e moldam conceitos, conforme os valores vigentes do contexto sócio-histórico. Considerando essas premissas, a literatura, portanto, enquanto arte, assinala uma articulação entre estética e fator social que se faz mediante um fundamento prático histórico.
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Sobre as identidades culturais na contemporaneidade é INCORRETO afirmar:
 
		
	 
	As identidades culturais sempre foram estáveis, fortes e seguras, consequentemente, não há "crise"
	
	A "crise" dessas identidades faz parte de um processo mais amplo de mudança, ou seja, correspondem a mudanças estruturais das sociedades modernas.
	
	As identidades, que compunham as paisagens sociais e que asseguravam a estabilidade de nossa subjetividade com as necessidades objetivas da cultura, estão entrando em colapso.
	
	O sujeito pós-moderno, contemporâneo, tem várias identidades, algumas vezes
contraditórias e não resolvidas.
	
	A identidade tornou-se uma 'celebração móvel', negociada, formada e transformada continuamente em relação às formas pelas quais somos representados nos sistemas culturais que nos rodeiam
	Respondido em 01/11/2020 14:21:57
	
	Explicação:
A "crise" identidades culturais faz parte de um processo mais amplo de mudança, ou seja, corresponde a mudanças estruturais das sociedades modernas. As identidades, que compunham as paisagens sociais e que asseguravam a estabilidade de nossa subjetividade com as necessidades objetivas da cultura, estão entrando em colapso. Neste mundo globalizado, essas identidades se tornaram  cada vez mais instáveis e híbridas, ou seja, elas passaram a ser cada vez mais dinâmicas, constituindo-se  de  uma mistura de culturas diferentes, que não tem apenas uma raiz ou matriz, decorrente da globalização moderna. Em função disso, sujeito pós-moderno, contemporâneo, tem várias identidades, algumas vezes contraditórias e não resolvidas.
A identidade tornou-se, portanto, uma 'celebração móvel', negociada, formada e transformada continuamente em relação às formas pelas quais somos representados nos sistemas culturais que nos rodeiam.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Em sua obra A Sociedade Global, o cientista social Otavo Ianni afirmou que o mundo ampliou-se além da capacidade interpretativa dos conceitos já conhecidos, que partem sobretudo das ciências sociais. Nessa afirmação Ianni faz referências a noções de sociedade global, afirma que:
		
	
	As opções A e C estão corretas.
	
	Todas as opções estão corretas.
	 
	O indivíduo e a sociedade já não se situam apenas no âmbito da nação e de sua história.
	
	Nas sociedades contemporâneas não estão em curso movimentos em direção à transnacionalização das instituições, sejam econômicas, políticas, sociais ou culturais.
	
	A sociedade global é uma categoria em formação, ela abrange uma pequena variedade de sociedades contemporâneas.
	Respondido em 01/11/2020 14:24:11
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Para Anthony Giddens, a tradição é uma orientação para o passado de tal forma que o passado tem uma pesada influência ou, mais precisamente, é constituído para ter uma pesada influência sobre o presente.
A respeito da tradição, é incorreto afirmar:
		
	
	As tradições são reinventadas ligadas ao dinamismo das sociedades contemporâneas.
	
	A tradição passa então a ser redimensionada em uma nova lógica que se constrói dentro das novas dimensões espaço-temporais, não mais vinculada a um saber inquestionável.
	 
	As tradições em nível local/regional permanece estável e inflexível, diante da globalização.
	
	As tradições, que antes dependiam de contextos e locais específicos, assim como de forte ritualização, puderam enfim se liberar desses constrangimentos espaço-temporais e especificidades práticas.
	
	Na modernidade, a tradição perde o lugar privilegiado que dispunha nas sociedades pré-modernas, como mecanismo de coordenação das práticas sociais. As ações sociais, agora, são permanentemente renovadas e reavaliadas.
	Respondido em 01/11/2020 14:30:34
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Em sua obra Mundialização e Cultura, o cientista social Renato Ortiz reforça que a economia vem afetando as práticas socioculturais coletivas e individuais. Para esse cientista social, vivemos hoje numa sociedade dividida em segmentos, em estratos sociais que contêm apenas um único elemento de universalidade que os une. Esse elemento seria:
		
	
	O seu poder de identidade
 
	
	O seu poder de cidadania
	
	O seu poder de união
	
	O seu poder de nacionalidade
	 
	O seu poder de consumo
	Respondido em 01/11/2020 14:29:52
	
	Explicação:
Em sua obra Mundialização e Cultura, escrita em 1994, o cientista social Renato Ortiz reforça que a economia vem afetando as práticas socioculturais coletivas e individuais. Segundo o autor, a fragmentação da sociedade, em função da natureza das práticas político-econômicas, acabou reduzindo o grande sujeito coletivo (sociedade enquanto um todo) a uma imensa quantidade de universos fechados. Para Ortiz, o que passaria a existir, agora, seria uma sociedade dividida em segmentos, em estratos sociais que contêm apenas um único elemento de universalidade que os unia, embora de natureza bastante fluida, em função das realidades socioeconômicas de seus respectivos Estados: o seu poder de consumo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais