Buscar

atividade A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A água é a principal substância responsável pelo planeta como o vemos hoje. Sem ela, nenhuma forma de vida conhecida atualmente existiria ou sobreviveria. Em todos os organismos vivos, ela atua em funções importantes que são essenciais para o funcionamento adequado de um organismo. Os bebês possuem cerca de 75-78% do peso do seu corpo constituído de água, e quando completam um ano, esta porcentagem cai para aproximadamente 65%. Nos adultos, a porcentagem de água no corpo é aproximadamente entre 50-65% de seu peso corpóreo. Os idosos, por fim, possuem apenas cerca de 40%-50% de água. No corpo humano, essa substância exerce variadas atividades essenciais para garantir o equilíbrio e funcionamento adequado do organismo como um todo. Dentre essas funções, pode-se destacar o seu papel como solvente, garantindo um meio propício para a realização da grande maioria das reações químicas. A água também exerce papel primordial na eliminação de substâncias tóxicas. É, principalmente, por meio da urina, que é 95% composta de água, que liberamos para fora do corpo substâncias que estão em excesso ou que não possuem função no nosso organismo. Ela tambén é um importante componente do plasma sanguíneo, sendo responsável, portanto, pelo transporte de nutrientes, oxigênio e sais minerais para as células. Assim como ela atua levando substâncias, também funciona transportando os produtos do metabolismo até os locais de sua eliminação. 
O rim é responsável pelo controle hídrico e eletrolítico, ou seja, controle do volume de líquido extracelular e dos níveis plasmáticos dos íons, como sódio, cálcio e potássio. Esse controle envolve os processos de filtração glomerular, reabsorção e secreção nos túbulos renais e tem a participação dos hormônios ADH (hormônio antidiurético), PNA (peptídeo natriurético atrial) e aldosterona. Para manter o equilíbrio hídrico, apesar das variações ambientais e fisiológicas, o organismo dispõe de vários mecanismos que permitem regular a entrada e saída de água do corpo.
A regulação da temperatura do corpo também é conseguida pela água. Em dias quentes, nosso corpo começa a produzir o suor, que é eliminado para fora do corpo (Por meio de dutos que ligam as glândulas sudoríparas aos poros, o suor é levado à superfície do corpo). Ao evaporar, o suor provoca a diminuição da temperatura. Percebe-se, portanto, que a temperatura não é controlada pela eliminação de suor, e sim graças à sua evaporação. Além de todas essas funções, não podemos esquecer de que a água faz parte da composição de nossas células, tecidos e órgãos. Estima-se que um ser humano adulto tenha cerca de 60% de seu corpo composto por água. No recém-nascido, essa quantidade pode atingir entre 74% e 80%. Como a água não pode ser armazenada em nosso corpo, é fundamental sempre ingeri-la para que haja um balanço entre o que é ingerido e o que se perde, principalmente, por meio da transpiração e eliminação de urina e fezes.

Continue navegando