Buscar

Resumo de Artigo: "A tática no futsal - Uma proposta de análise de intenções táticas."

Prévia do material em texto

RESUMO DO ARTIGO: “A TÁTICA NO FUTSAL: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DAS INTENÇÕES TÁTICAS”
Introdução
O futsal por ser um esporte onde estamos enfrentando um adversário na quadra a todo momento, e que dividimos esse mesmo espaço, tem como característica a adoção de ações táticas individuais e coletivas que visam superar nosso adversário. Baseado nisso, o estudo quer avaliar o nível tático através das escolhas feitas individualmente pelos jogadores/atletas e analisar se foram as melhores possíveis no momento.
O artigo tem um referencial teórico (base para o artigo) que foi dividido em 5 partes:
1.Jogos esportivos coletivos= Começou falando do nível de incidência dos esportes coletivos. Os esportes coletivos por terem enfrentamento, são imprevisíveis, ou seja, não é um ambiente controlado, sabendo disso, o jogo consiste em diversas adaptações recorrentes das influências que o jogo impõem, como posicionamento do adversário, espaço que tenho, velocidade da bola; e por ser coletivo, depende bastante da colaboração do resto da equipe.
2.Subpapéis nos esportes coletivos= tem quatro funções nos jogos de invasão:
Atacante com a bola: pode passar, chutar, tentar driblar;
Atacante sem bola: se desmarcar, aproximar, distanciar, correr no vazio
Defensor do atacante com bola: impedir o chute, pressionar para não deixar solto, induzir
Defensor do atacante sem bola: marcar, fazer movimentações pré-definidas, induzir
4.Futsal
No futsal, é preciso que o atleta tenha a capacidade de efetuar os fundamentos da modalidade, pois eles é que são as ferramentas para as nossas tomadas de decisão, sabendo disso é muito importante que nos treinamentos, dar a possibilidade do aluno/atleta aprimorar ou aprender os fundamentos, em conjunto com a parte tática.
Existem também as combinações táticas que são as ações feitas por no mínimo dois jogadores;
Esquema tático: modo estrutural que a equipe pretende jogar mas que não é engessado;
Sistemas defensivos: individual, zonal e mista.
5.Tática no futsal
É a parte mais importante, pois por exemplo, não adianta o atleta/aluno saber como realizar um passe, se não souber a hora certa de fazer. Sabendo disso, é recomendado que ele tenha uma leitura de jogo, e uma qualidade na sua tomada de decisão. E a qualidade dessas decisões vão ser influenciadas por vários estímulos que o atleta recebe durante a partida, sejam eles ofensivos (ver um companheiro sozinho, ver um espaço vazio), ou defensivo (perceber que é o último homem da defesa, ver quantos adversários vem em sua direção).
Procedimentos metodológicos
Ele observou s seu time no campeonato estadual Rio Grande do Sul e adversários e definiu as 8 ações possíveis:
· Atacante com bola: passar para alguém melhor posicionado ou chutar ao gol em boas condições;
· Atacante sem bola: Se desmarcar para receber a bola ou progredir junto a bola para gerar superioridade numérica
· Defensor do atacante com bola: posicionar-se entre o atacante e a meta e pressionar a bola
· Defensor do atacante sem bola: marcar individualmente ou realizar a cobertura.
Foram dividas as ações em dois grupos, as qualificadas (Ex: o cara da bola tocou para um companheiro melhor posicionado), ou as desqualificadas (Ex: o cara da bola chutou para o gol, mesmo pressionado)
O artigo em vários recortes do jogo, onde o autor analisou se os lances formam certos ou não, descrevendo detalhadamente.
Nas considerações finais, ele diz que foi difícil fazer essa análise de desempenho qualitativa, e falou que é legal se fazer um trabalho desse, pois o professor consegue definir os parâmetros que ele quiser ( no caso do artigo, ele escolheu avaliar a qualidade das ações táticas da sua equipe) e não só ficar copiando os trabalhos das outras equipes, isso vai de encontro com o que o Vanildo Neto disse na live, pois o ideal é que você desenvolva sua linha de raciocínio e que você se baseie nela para tomar suas decisões, seja no treino ou seja no jogo.

Continue navegando