Buscar

Prova I Ludico e Musicalização 1

Prévia do material em texto

1.Ao compreendermos a história da infância relacionada às brincadeiras, à socialização e à aprendizagem,  percebemos que o lúdico sempre fez parte da realidade infantil. A ação lúdica é uma atividade culturalmente definida, sendo uma necessidade para um desenvolvimento infantil saudável. Sobre as brincadeiras infantis, analise as afirmativas a seguir:
I- Para que se realize a brincadeira, as crianças necessitam de objetos à sua volta, pois a imaginação decorre dessa visualização.
II- Para uma criança, qualquer lugar pode virar o seu mundo encantado, pois a ludicidade está na essência da criança.
III- Para que o desenvolvimento infantil seja saudável, a criança necessita de brinquedos que as demais crianças à sua volta também possuem.
IV- Para um bom desenvolvimento infantil, o brincar é uma necessidade básica e consta na Constituição como um direito da criança que deve ser respeitado.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	2.
	De acordo com Almeida (2000), os jogos tornam-se mais significativos à medida que a criança se desenvolve, pois, a partir da manipulação de vários e diferentes materiais que a rodeiam e que servem de estímulo, ela passa a reconstruir suas ações, reinventando as coisas, o que exige uma adaptação mais completa. Essa adaptação, que é realizada na infância, consiste numa síntese progressiva da assimilação com a acomodação, o que leva ao desenvolvimento intelectual. Partindo da reflexão da imagem e do texto, analise as sentenças a seguir:
I- Piaget desenvolveu a teoria da epistemologia genética que é a teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança.
II- O lúdico, através dos jogos, possibilita a construção de conceitos/conteúdos, pois é na brincadeira que se desenvolve cognitivamente.
III- O processo de adaptação, nesse contexto, é quando a criança está conhecendo a instituição e criando laços com os(as) professores(as).
IV- A evolução do jogo na criança, segundo Piaget, se apresenta em três fases, sendo elas, sensório-motora, simbólica e regras.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ALMEIDA, P. N. de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. 10. ed. São Paulo: Loyola, 2000.
	
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	3.
	As brincadeiras espontâneas podem dizer muito sobre uma pessoa. Se analisarmos como uma criança interage nesses momentos, é possível conseguirmos captar muito de sua atitude e comportamento. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Ao brincar, a criança demonstra não só suas fantasias, mas seus sentimentos, dores e alegrias.
II- O contexto adulto pode ser reconhecido ou manifestado nas expressões espontâneas da criança, demonstrando assim qual seu meio familiar.
III- As brincadeiras infantis só conseguem demonstrar uma falsa realidade, pois a criança ainda não tem maturidade para lidar com questões complexas da vida.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	4.
	Piaget, ao estudar o desenvolvimento infantil, define a fase do "jogo simbólico" (do segundo ao sexto ano de vida), em que a criança se desenvolve a partir da representação que faz do mundo real, por meio de sua imaginação. Também, nesta fase, a criança apresenta mais resistência em seguir regras, o que é bem comum por mais simples que elas pareçam. Isso ocorre na maioria dos casos porque que elas apenas não conseguem se lembrar de todas as regras. Sobre as características desta fase, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As crianças nesta fase não gostam de repetir as atividades.
	 b)
	Os jogos de que as crianças mais gostam são aqueles em que seu corpo está mais estático, pois os de movimento pouco os atraem.
	 c)
	Para elas, importa ganhar ou perder, geralmente elas jogam/brincam pelo prazer de quem vencerá.
	 d)
	Distrair as crianças com outra atividade torna-se bem difícil, pois elas precisam ouvir e ver o que o personagem faz várias vezes.
	5.
	As crianças indígenas brincam de um modo peculiar, o jogo não possui o mesmo sentido que para outras culturas, não há a figura do vencedor, não há desavença entre eles, predominando as brincadeiras junto à natureza. As brincadeiras funcionam como uma preparação da vida adulta, tendo os meninos a oportunidade de terem seu arco e flecha para realizarem pequenas caçadas, e as meninas realizam pequenas tarefas domésticas como descascar a mandioca, pegar lenha, levar barro para a mãe oleira, etc. Segundo Teixeira (1999, p. 61) "de tradição indígena ficou no brasileiro o gosto pelos jogos e brinquedos imitando animais. As crianças indígenas têm na brincadeira uma forma de aprender várias atividades do dia a dia de sua tribo". Partindo da reflexão da imagem e do texto, analise as afirmativas a seguir:
I- Na diversão, as crianças indígenas aprendem. Com isso, o mundo das crianças está ligado ao dos adultos, e é através do lúdico que aprendem as regras sociais e práticas socioculturais de seu povo.
II- É possível perceber que, no Brasil, a origem dos jogos, brinquedos e brincadeiras teve várias influências, sendo a indígena apenas uma delas, afinal, vivemos num país com uma variada riqueza cultural.
III- A Cultura indígena, através de suas brincadeiras infantis, enaltece a competição. Nos jogos e disputas, apenas um é vencedor, principalmente nas brincadeiras que necessitam de força corporal.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: TEIXEIRA. M. de C. et al. Lúdico: um espaço para a construção de identidades. Disponível em: http://www.ufjf.br/virtu/files/2010/04/artigo-2a26.pdf. Acesso em: 25 jul. 2018.
FONTE DA IMAGEM: http://www.tiagoaquinopacoca.com.br/colunas/jogos-indigenas/. Acesso em: 22 abr. 2020.
	
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	6.
	As crianças, quando brincam, desenvolvem uma atividade de complexidade, sendo necessário que o professor se atente a alguns detalhes. Sobre o ato de brincar, analise as seguintes afirmativas:
I- A criança reflete somente conteúdos fantasiosos em suas brincadeiras.
II- Fazendo uso do lúdico, a criança percebe melhor a realidade.
III- Conteúdos emocionais também são refletidos através das brincadeiras.
IV- O professor deve sempre direcionar as brincadeiras.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas
	
	As brincadeiras no processo de ensino dos conteúdos escolares são fortes aliadas do professor que tem como preocupação a aprendizagem efetiva. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Jogos, brincadeiras e brinquedos tornam as aulas dinâmicas e produtivas.
(    ) O uso de formas lúdicas auxilia no desenvolvimento da criticidade e concentração das crianças.
(    ) As brincadeiras de roda inibem a capacidade criativa das crianças que fazem parte da brincadeira.
(    ) O professor deve restringir o tempo a ser utilizado para as brincadeiras.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	 *
	Observação: A questão número 7 foi Cancelada.
	8.
	Práticas voltadas à pedagogia infantil devem entender que um conflito pode favorecer o crescimento da criança, se bem conduzido pelo adulto. Nessa proposta, como deve ser a postura do professor quando os conflitos que acontecem em brincadeiras?Analise as sentenças a seguir:
I- Deixar a criança falar, manifestar sua opinião e, se necessário, mediar o conflito.
II- Interferir no mesmo instante para não progredir o conflito.
III- Permitir que as crianças resolvam sozinhas, a interferência do adulto pode piorar o conflito.
IV- Conduzir para outra atividade, distraindo a criança do problema.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	9.
	O educador deve realizar atividades que proporcionem e fortaleçam o vínculo afetivo com o educando. De acordo com Nicolau (2003), pode-se destacar alguns fatores do cotidiano escolar como elementos que auxiliam no resgate da autoestima, valorizando a participação efetiva e espontânea dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, analise as afirmativas a seguir:
I- Elogiar é um ato inadequado à conduta do professor, pois cria um vínculo afetivo impróprio no que tange ao processo de ensino/aprendizagem.
II- A autonomia deve fazer-se presente no processo educativo, para isso é necessário que o professor oportunize atividades em que o educando precise tomar decisões e resolver problemas.
III- É preciso inibir toda e qualquer tentativa de conversa entre os alunos em sala de aula, por se tratar de um comportamento incorreto e desaprovado socialmente.
IV- Os conteúdos de natureza lúdica e afetiva devem fazer parte do processo educativo e devem ser vistos como objetos de conhecimento, assim como os de português e matemática.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: NICOLAU, M. L. M. A educação pré-escolar: fundamentos e didática. São Paulo: Ática, 2003.
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	10.
	A vida era relativamente igual para todas as idades, ou seja, não havia muitos estágios, e os que existiam não eram tão claramente demarcados. Por exemplo, as crianças tinham muito menos poder do que atualmente têm em relação aos adultos. Provavelmente ficavam mais expostas à violência dos mais velhos. Obviamente, isto não significa negar a existência biológica desses indivíduos. Significa, em realidade, reconhecer que, antes do século XVI, a consciência social não admitia a existência autônoma da infância como uma categoria diferenciada do gênero humano. Passado o estrito período de dependência física da mãe, esses indivíduos se incorporavam plenamente ao mundo dos adultos (NASCIMENTO et al., 2008). Perante essa contextualização, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As crianças, anteriormente ao século XVI, eram consideradas mini-adultos e, dessa forma, participavam da vida cotidiana sem nenhuma privação.
(    ) A infância como uma etapa da vida humana só foi reconhecida a partir do século XX, bem como a pedagogia e demais áreas de conhecimento sobre ela.
(    ) A infância como a entendemos hoje sempre existiu. Na antiguidade, com os gregos até a Idade Média, a criança era tratada com atenção e cuidado.
(    ) A infância, bem como os direitos sociais das crianças, são conquistas contemporâneas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: NASCIMENTO, C. T. do. et al. A Construção Social do Conceito de Infância: uma tentativa de reconstrução historiográfica. Linhas, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 4-18, jan./jun. 2008.
FONTE DA IMAGEM: https://pedagogiaaopedaletra.com/concepcao-de-infancia-e-educacao-infantil. Acesso em: 25 jul. 2018.
	
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.

Mais conteúdos dessa disciplina