Buscar

Av2 - Tópicos Integradores II (Nutrição) - 2020

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

30319 . 7 - Tópicos Integradores II (Nutrição) - 20202.B
AV2 - 2B
Valdenor Carvalho Maciel Filho
Nota finalÚltima tentativa com nota
6/6
Tentativa 1Enviado: 21/11/20 12:36 (BRT)
6/6
1. Pergunta 1
/0,6
A estimativa de peso ideal pela compleição óssea é realizada pela relação (r) entre a ____________(cm)  e a _________(cm).Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
altura do joelho - circunferência do pescoço.
2. 
circunferência do punho - altura
Resposta correta
3. 
circunferência da cintura - circunferência do braço
4. 
circunferência do braço - altura
5. 
circunferência da panturrilha - altura
2. Pergunta 2
/0,6
Avaliação Nutricional é uma importante ferramenta para a determinação do estado nutricional e para a escolha da intervenção nutricional adequada a indivíduos e/ou populações. O método a ser utilizado na avaliação nutricional dependerá da população e do tipo de estudo que se pretende realizar. Dentre essses métodos de avaliação temos os estudos sobre consumo alimentar que são os inquéritos alimentares. Os inquéritos alimentares são essenciais na investigação da relação saúde – dieta e identificação de populações em risco nutricional. Os inquéritos alimentares podem ser divididos em: ____________________________ e _________________________.
Qual alternativa completa adequadamente as lacunas acima?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Redundantes e Prospectivos.
2. 
Retrospectivos e Prospectivos.
Resposta correta
3. 
De finais de semana e Prospectivos.
4. 
De baixo custo e Prospectivos.
5. 
De alto custo e Prospectivos.
3. Pergunta 3
/0,6
A Lei da ___________ : Diz que é preciso ter um equilíbrio entre todos os nutrientes que necessitamos.
Não é porque um nutriente é bom que o mesmo deve ser consumido em exagero.
Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Qualidade
2. 
Regulação
3. 
Quantidade
4. 
Harmonia
Resposta correta
5. 
Adequação
4. Pergunta 4
/0,6
Além de realizar movimentos próprios, o Trato Gastrointestinal (TGI) secreta várias substâncias para a digestão dos alimentos. Essas secreções são enzimas responsáveis por quebrar cada nutriente do TGI. Avalie as alternativas a seguir e assinale a que apresenta uma informação incorreta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
O estômago secreta pequenas quantidades de caseinase, que participa da digestão da caseína do leite, e lipase gástrica para a digestão de lipídeos. Mas, estas duas enzimas citadas por último, não têm grande importância digestória. O bolo alimentar ao sofrer as ações gástricas é transformado em quimo.
2. 
A boca é a parte inicial do trato gastrointestinal e, também, local de processos importantes para a digestão. O primeiro desses processos é o da mastigação, responsável pelo trituramento dos alimentos, sem esse processo a deglutição não seria possível. Para isso, é necessária a mastigação rápida dos alimentos, caso contrário, pode acarretar lesões no esôfago e estômago, além de uma digestão menos eficiente.
Resposta correta
3. 
O esôfago é um longo tubo que desemboca no estômago e que não tem função de digestão. No esôfago começa o peristaltismo, essencial para o alimento chegar no estômago. Apesar de não ter função digestória, o esôfago secreta muco. 
4. 
O estômago tem grande capacidade de receber e armazenar alimentos. A mucosa do estômago é basicamente formada por 3 tipos de células. Cada uma dessas células é responsável por uma das funções do estômago: as células oxínticas, que secretam ácido clorídrico (HCl), as células pépticas, que secretam pepsinas, enzimas capazes de digerir proteínas, e as células da mucosa que secretam muco.
5. 
Durante o processo da mastigação, a parótida e as glândulas salivares secretam saliva, que contém uma enzima chamada amilase salivar. A amilase salivar é responsável pela digestão de carboidratos, mais especificamente o amido. 
5. Pergunta 5
/0,6
Esofagite é a lesão da mucosa do esôfago com subsequente inflamação. Assinale a alternativa incorreta sobre esofagite.
Ocultar opções de resposta 
1. 
O refluxo gastroesofágico recidivante e prolongado resulta em inflamação e eventual ulceração do revestimento epitelial escamoso. A cicatrização é a reepitelização e crescimento celular que se diferenciam (devido ao pH baixo) em epitélio tipo gástrico ou intestinal, que é mais resistente à lesão.
2. 
A esofagite de refluxo pode ser causada por ingestão de irritantes gástricos, como: álcool, ácidos, álcalis corrosivos, líquidos quentes, intubação gástrica prolongada, uso de alguns medicamentos. Pode ser dividida em esofagite aguda ou crônica.
3. 
Esofagite aparece sempre na forma aguda.
Resposta correta
4. 
Com o passar da idade a esofagite de refluxo aumenta, principalmente após os 40 anos, já que é nessa faixa que mais ocorre hérnia de hiato.
5. 
As complicações que podem ocorrer na esofagite crônica são: sangramento, constrição, esôfago de Barrett e metaplasia.
6. Pergunta 6
/0,6
A função do sistema endócrino é regulada por mecanismo de retro-controle.
Quando a concentração de um hormônio é baixa e há necessidade da glândula liberá-lo para que possa ser desenvolvida uma determinada atividade fisiológica.
A esse mecanismo, damos o nome de: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Feedback avançado.
2. 
Feedback positivo.
Resposta correta
3. 
Feedback refratário.
4. 
Feedback neutro.
5. 
Feedback negativo.
7. Pergunta 7
/0,6
A Lei da ___________:A alimentação deve se adequar às necessidades do organismo de cada indivíduo, às especificidades de quem está consumindo. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Quantidade  
2. 
Qualidade 
3. 
Regulação 
4. 
Adequação 
Resposta correta
5. 
Harmonia 
8. Pergunta 8
/0,6
A Doença Inflamatória Intestinal (DII) está relacionada a uma série de condições que envolvem a inflamação do sistema digestivo. A ________________________________ é caracterizada por um processo inflamatório com dano mucoso, acometimento delimitado e tipicamente transmural do intestino, há presença de granulomas sem caseose, por fissuras, formação de fístulas e por manifestações sistêmicas em alguns pacientes. Ocorre principalmente aos 20 e 30 anos com predomínio em mulheres e brancas. Clinicamente o paciente apresenta diarreia, cólica abdominal e febre (recorrentes ou exacerbados em períodos de estresse). As lesões podem aparecer da boca ao ânus, mas o principal local é o íleo terminal. É uma lesão segmentar, presente em vários segmentos do intestino.
Qual alternativa contém a doença que completa a lacuna acima?
Ocultar opções de resposta 
1. 
intolerância à lactose.
2. 
doença de crohn.
Resposta correta
3. 
alergia à proteína do leite de vaca.
4. 
doença celíaca.
5. 
alergia à proteína do ovo.
9. Pergunta 9
/0,6
A gastrite é uma reação inflamatória na parede do estômago. Pode ser primária ou secundária. Quando ela se limita, a mucosa é dita como primária. Quando se associa à doença inflamatória sistêmica, é dita como secundária, podendo atingir outras camadas do estômago. Assinale a alternativa incorreta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
A gastrite aguda pode ser totalmente assintomática ou pode causar dor epigástrica, náuseas e vômitos, hematêmese e melena.
2. 
A gastrite aguda é o resultado de um processo inflamatório da mucosa gástrica associado a causas endógenas ou exógenas e, normalmente, tem curta duração. 
3. 
Dentre os objetivos para recuperar e proteger a mucosa gastrointestinal de pacientes portadores de gastrite, estão a recomendação do consumo de líquidos junto com as refeições.
Resposta correta
4. 
O consumo excessivo de álcool, infecções sistêmicas como salmonelose, fumo excessivo, uso maciço de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINES), estresse intenso, traumas, como queimaduras e cirurgias, são algumas das causas para o desenvolvimento de gastrite.
5. 
A gastrite crônica é uma reação inflamatória crônica que acaba resultando em atrofia da mucosa e metaplasia epitelial, habitualmente na ausência de erosões. As alterações epiteliais podem tornar-se displasias e em casos mais avançados
evoluir para câncer.
10. Pergunta 10
/0,6
A principal função do sistema digestório é a digestão, absorção, metabolismo e excreção dos alimentos que são ingeridos, sejam líquidos ou sólidos. Sobre este assunto, avalie as alternativas a seguir e assinale a incorreta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Na boca é onde ocorre a secreção de saliva que tem dupla função: serve como lubrificante do alimento no esôfago e, também, tem funções digestórias, já que contém a enzima alfa amilase salivar responsável pelo início da digestão de amido.
2. 
O alimento, depois de mastigado pelos dentes, é deglutido com o auxílio da língua e saliva e vai para a faringe, este local é o ponto de encontro entre nariz e boca e pode ser considerado como o começo tanto do tubo digestório quanto das vias aéreas.
3. 
O estômago é um órgão reservatório e digestório, ou seja, tem função de armazenar e digerir o alimento. No estômago temos a presença de uma enzima, a pepsina, responsável por iniciar a digestão das proteínas. O estômago também auxilia a digestão realizada no duodeno, que é uma pequena parte inicial do intestino delgado, onde se realiza cerca de 80% da digestão.
4. 
O trato gastrointestinal tem início na boca, local onde finalizamos todo processo digestório por meio da mastigação. 
Resposta correta
5. 
Em cima da laringe existe uma musculatura denominada epiglote ou glote, que se fecha cada vez que se engole algo, seja sólido ou líquido. Como a glote fecha a entrada da laringe, o alimento naturalmente cai no esôfago, que é um longo tubo que não tem funções apenas de conduzir o alimento ao estômago

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando