Buscar

Exercícíos Educação Ambiental aulas 1 a 10

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
		Cientistas acreditam que o reflorestamento e o plantio de árvores em áreas sem vegetação podem contribuir para minimizar o aquecimento global. A redução desse aquecimento ocorreria porque:
	
	
	
	a expansão das florestas seria inibida, em longo prazo, pelo excesso de gás carbônico liberado
	
	
	Não existem dados científicos que corroborem o aquecimento global
	
	
	diminuiria a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, que seria utilizado pela fotossíntese.
	
	
	diminuiria o efeito estufa, com a liberação de gás carbônico, em decorrência da expansão da cobertura vegetal.
	
	
	aumentaria a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, liberado pela respiração celular
	Explicação:Os organismos fotossintetizantes utilizam gás carbônico para realização da fotossíntese.
		2.
		De qual famoso educador brasileiro pertence a frase: "ninguém educa ninguém, ninguém conscientiza ninguém, ninguém se educa sozinho. Isso significa que a educação depende de adesão voluntária, depende de quem a incorpora e não de quem a propõe. "
	
	
	
	Marina Silva
	
	
	Paulo Brito
	
	
	Cora Coralina
	
	
	Vinicius de Moraes
	
	
	Paulo Freire
	Explicação:Paulo Freire é um famoso educador brasileiro.
		3.
		A superação da dicotomia entre natureza e sociedade, através da formação de uma atitude ecológica nas pessoas é a principal proposta da:
	
	
	
	aquisição de cultura pela sociedade
	
	
	educação ambiental
	
	
	educação escolar
	
	
	melhoria nos índices de violência urbana
	
	
	melhora na economia
	Explicação:Pois somente quando reconhecermos que não somos uma "entidade" superior dentre tudo na Terra e que fazemos parte de um todo, poderemos respeitar mais a vida e seu ambiente.
		4.
		Uma discussão recorrente a respeito do termo meio ambiente é a suposta redundância que existe entre ambos os termos: a palavra meio significa o mesmo que ambiente. Com isso, assinale a alternativa abaixo, que não corresponde a uma definição de meio ambiente:
	
	
	
	O conjunto do sistema externo físico e biológico, no qual vivem o homem e os outros organismos
	
	
	A soma das condições externas e das influências que afetam a vida, o desenvolvimento e, em última análise, a sobrevivência de um organismo
	
	
	O conjunto de sistemas naturais e sociais em que vivem o homem e os demais organismos e de onde obtêm sua subsistência
	
	
	O conjunto, em um dado momento, dos agentes físicos, químicos e biológicos e dos fatores sociais suscetíveis de terem um efeito direto ou indireto, imediato ou a termo, sobre os seres vivos e as atividades humanas
	
	
	O conjunto de fatores sócio-culturais do homem, para a exploração de recursos naturais do meio.
	Explicação:A alternativa que não corresponde à definição de meio ambiente é "O conjunto de fatores socioculturais do homem, para a exploração de recursos naturais do meio" porque nem o conjunto de fatores socioculturais e nem a exploração/retirada de recursos para a sobrevivência do homem correspondem às definições do que seja meio ambiente.
		5.
		A questão da definição do ambiente é muito complexa, pois está relacionada com:
	
	
	
	Os aspectos geográficos locais
	
	
	Os aspectos evolutivos da própria sociedade
	
	
	Os aspectos financeiros da região
	
	
	Os aspectos legais municipais
	
	
	Os aspectos estéticos dos biomas
	
		6.
		Dentre as opções abaixo, assinale aquela que melhor apresenta a definição de educação ambiental:
	
	
	
	A educação ambiental é um ramo do saber que tem como objetivo obrigar as pessoas a tomar atitudes corretas em relação ao meio ambiente, através da promulgação de leis e normas específicas.
	
	
	A educação ambiental é um instrumento que pode proporcionar mudanças na relação do homem com o ambiente e tem como proposta principal a superação da dicotomia entre natureza e sociedade, através da formação de uma atitude ecológica nas pessoas.
	
	
	A educação ambiental é um instrumento que pode proporcionar mudanças na relação do homem com o ambiente, destinada exclusivamente aos setores públicos e Organizações Não-Governamentais (ONG¿s).
	
	
	A educação ambiental é um processo que busca mudanças na relação do homem com o ambiente e tem como proposta principal a conscientização das vantagens econômicas auferidas com a reciclagem dos materiais e utilização dos recursos naturais.
	
	
	A educação ambiental é o ramo do Direito Ambiental que rege as relações entre os seres humanos e o meio ambiente, visando conscientizá-los através da formação de uma atitude ecológica nas pessoas.
	Explicação:A educação ambiental é uma  maneira de mostar ao homem a interdepêndencia existente entre homem e natureza, fazendo com que as pessoas contribuam para a conservação ambiental.
		7.
		O aquecimento global acarretará uma série de consequencias no planeta ao longo do tempo. Das alternativas abaixo e marque aquela que NÃO indica uma consequência desse grave aumento da temperatura do planeta.
	
	
	
	Aumento da ocorrência de furacões
	
	
	Mudanças nos regimes de chuvas
	
	
	Aumento da ocorrência de terremotos
	
	
	Aumento dos níveis dos oceanos
	
	
	Derretimento das calotas polares
	Explicação:Os terremotos e abalos ´sismicos não possuem relação quanto a sua origem com o aqueciemnto global. Sua origem é o aumento pressão do magma, e movimento de placas tectônicas.
		8.
		"Há uma certa banalização da problemática ecológica, muitas vezes tratada de forma quase caricatural, como um conjunto de boas ações para economizar energia e água e não sujar as praias e calçadas e amar os animais, recomendações válidas, mas que, isoladas, terminam por configurar uma ecologia asséptica, sem história, desligada das formações sociais, da economia, do trabalho, da filosofia e das políticas transformadoras." Trigueiro e Minc (2003). Neste sentido, assinale a afirmativa que complementa corretamente o pensamento acima:
	
	
	
	A Escola trabalha para a Educação Ambiental não formal.
	
	
	Amar os animais não é relevante para a questão ambiental.
	
	
	O meio ambiente pode ser estudado de forma isolada.
	
	
	O meio ambiente é visto de forma romântica e sem aprofundamento das questões.
	
	
	Economizar água e energia contribuem para a banalização ecológica.
	Explicação:O texto afirma que ações isoladas como economia de água e energia, limpeza de praias, dentre outras  são uma visão simplificada das complexas questões ambientais. Neste contexto, pode-se afirmar que tal visão é uma forma romântica, e sem qualquer tipo de aprofundamento, de se encarar as questões ambientais.
		1.
		1- Conforme Funiber (2009), tendo em conta que a sustentabilidade está especialmente relacionada ao consumo de bens _____________, capazes de satisfazer as necessidades das atuais gerações sem prejudicar o direito ao consumo e à satisfação de necessidades das gerações vindouras. Assinale, os bens na lacuna :
	
	
	
	sociais
	
	
	financeiros
	
	
	ambientais
	
	
	tecnológicos
	
	
	econômicos
	Explicação:A sustentabilidade está especialmente relacionada ao consumo de bens ambientais.
		2.
		Segundo Miller Junior (2008), o uso de subsídios governamentais (alívio de impostos) para incentivar formas ambientalmente sustentáveis de crescimento econômico e o emprego de impostos diferenciados maiores para desencorajar formas nocivas e não sustentáveis de crescimento econômico poderiam ser considerados como estratégias para implementar o (a):
	
	
	
	Controle de metas inflacionárias.
	
	
	Normatização macroeconômica.
	
	
	Equiparação de parâmetros sócio-ambientais.
	
	
	Desenvolvimento econômico sustentável.
	
	
	Crescimento de metas fiscais.
	Explicação:O bom planejamento da tributação é um dos mais fortes instrumentos governamentais para estimular setores estratégicos ou desestimular setores obsoletos.
		3.
		O conceito de desenvolvimento sustentável é um dos principais norteadores de uma educação ambiental efetiva. Nele, há posições contrapostas que evidenciam a complexidade do tema, ao apontar maior ou menor
relevância para os diferentes fatores que compõem um desenvolvimento humano verdadeiramente sustentável. A esse respeito analise as afirmativas a seguir e assinale a correta:
	
	
	
	A educação ambiental deve se referir ao desenvolvimento sustentável apenas quando o educador perceber não ser possível abordar conhecimentos técnicos da Ecologia.
	
	
	Uma premissa importante para se conscientizar as pessoas sobre o desenvolvimento sustentável é a de que a Humanidade não está em risco com uma crise ambiental global, mas a vida como um todo, sim.
	
	
	Ainda que possa haver contradições e conflitos de ideias na formação do desenvolvimento sustentável, o conceito pode ajudar a conscientização sobre a relação entre economia e ambiente natural.
	
	
	Desenvolvimento sustentável envolve, entre outros aspectos, o tamanho da população humana no planeta, mas não envolve as diferenças culturais entre os grupos populacionais.
	
	
	O nível de consumo de recursos naturais é importante para se considerar a necessidade de busca por novas fontes de recursos, mas não deve influenciar mudanças nos padrões de produção e consumo.
	Explicação:O aluno deve ter compreendido o conceito de desenvolvimento sustentável para responder a questão:
As diferenças culturais influenciam o nível de consumo e a relação entre o ser humano e o ambiente natural que o circunda. Portanto, influencia o nível de impacto ambiental.
Se o nível de consumo de recursos naturais ultrapassa os limites sustentáveis, não há desenvolvimento sustentável. Assim, os padrões de consumo e produção devem ser passíveis de alteração e adaptação para que possa se adequar aos limites naturais do planeta.
Como a Humanidade é dependente da Biosfera (vida como um todo) e de suas inter-relações, infere-se que uma crise ambiental coloca em risco primeiro a existência da Humanidade.
A educação ambiental deve ser interdisciplinar. Os conceitos técnicos da Ecologia são essenciais ao próprio conceito de desenvolvimentos sustentável. 
 
		4.
		"Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente".
(WWF Brasil. O que é desenvolvimento sustentável. Disponível em: . Acesso em: 16 jan. 2015).
Assinale a alternativa que NÃO aponta uma maneira correta de promover o desenvolvimento sustentável:
	
	
	
	praticar a agricultura orgânica com maior frequência, sem o uso de agrotóxicos
	
	
	optar por recursos naturais renováveis, tais como os ventos e a energia solar.
	
	
	conservação das florestas e reflorestamento
	
	
	redução da queima de combustíveis fósseis
	
	
	ampliação da área de cultivo agrícola em larga escala
	Explicação:A agricultura tem promovido o aumento do desmatamento o que não é condizente com o Desenvolvimento Sustentável
		5.
		"...é aquele que busca as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades, ou seja melhorar a qualidade de vida hoje, no presente e também no futuro." Esse é o conceito de:
	
	
	
	Desenvolvimento Econômico
	
	
	Desenvolvimento Financeiro
	
	
	Conservação Sustentável
	
	
	Desenvolvimento Sustentável.
	
	
	Sustentabilidade Econômica
	Explicação:Desenvolvimento sustentável é uma teoria que vem se firmando desde 1986. A gente tem que produzir sem comprometer as necessidades dos recursos naturais das futuras gerações.
		6.
		A expressão desenvolvimento sustentável é amplamente empregada para designar a preservação da natureza, com vistas à promoção de uma maior conscientização ambiental na sociedade. Esse termo designa, especificadamente:
	
	
	
	O Desenvolvimento Sustentável é uma falácia e não é possível assegurar o crescimento econômico com a preservação do meio ambiente.
	
	
	A interrupção das práticas econômicas para garantir, primeiramente, a conservação dos elementos naturais.
	
	
	A adoção de medidas de expansão das áreas naturais sobre as zonas de ocupação humana, de forma a reconstruir o império dos domínios da natureza.
	
	
	A ampliação das medidas socioeducativas para o uso consciente da natureza, de modo a garantir, sobretudo, o desenvolvimento econômico e urbano.
	
	
	A manutenção do desenvolvimento econômico de modo a garantir a preservação da natureza e dos recursos naturais para as gerações futuras.
	Explicação:O desenvolvimento sustentável visa à utilização dos recursos naturais e da natureza de modo a garantir sua disponibilidade para as gerações futuras, isso sem necessariamente comprometer o desenvolvimento econômico das nações.
		7.
		Qual o principal causador dos sérios impactos degradadores sobre o meio ambiente neste século, que faz com que ocorra o desenvolvimento da indústria, comércio bem como os diversos ramos do meio rural e urbano?
	
	
	
	crescimento populacional
	
	
	melhoria da qualidade de vida
	
	
	melhoria tecnológica
	
	
	desenvolvimento científico
	
	
	Desenvolvimento Econômico Sustentável
	Explicação:Crescimento populacional é a resposta pois com este crescimento, a demanda sobre a indústria torna-se maior (mais produtos serão consumidos, então precisarão ser produzidos). Com isso a pressão sobre os recursos naturais aumenta pois mais insumos e matéria-prima serão utilizados para suprir a maior demanda de produção industrial.
		8.
		O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), apresenta uma listagem de elementos que compõem a prática da ecoeficiência, proposta pelo World Busines Council for Sustentable Development (WBCSD):
 I- Reduzir o consumo de materiais com bens e serviços; II - Reduzir o consumo de energia com bens e serviços; III - Reduzir a dispersão de substâncias tóxicas; IV - Intensificar a reciclagem de materiais. V - Maximizar o uso sustentável de recursos renováveis; VI - Prolongar a durabilidade dos produtos; VII - Agregar valor aos bens e serviços.
 
 Diante desta listagem, a prática da ecoeficiência pode ser aplicada por
	
	
	
	apenas as indústrias de transformação
	
	
	todas as empresas, à exceção das do setor de turismo
	
	
	apenas a agricultura e as indústrias de transformação
	
	
	apenas a agricultura, o turismo e as indústrias de transformação
	
	
	todas as empresas brasileiras
	Explicação:O termo ecoeficiência foi introduzido em 1992 pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) ¿ Conselho Mundial de Negócios para o Desenvolvimento Sustentável., por meio da publicação do livro Changing Course, sendo endossado pela Conferência Rio-92, como uma forma das organizações implementarem a Agenda 21 no setor privado.
De acordo com o WBCSD, a ecoeficiência é obtida pela ¿entrega de bens e serviços com preços competitivos que satisfaçam as necessidades humanas e tragam qualidade de vida, reduzindo progressivamente impactos ambientais dos bens e serviços, através de todo o ciclo de vida, em linha com a capacidade estimada da Terra em suportar¿. Este conceito descreve uma visão para produção de bens e serviços que possuam valor econômico enquanto reduzem os impactos ecológicos da produção. Sugere, ainda, uma significativa ligação entre eficiência dos recursos (que leva à produtividade e lucratividade) e responsabilidade ambiental. Portanto, ecoeficiência é o uso mais eficiente de materiais e energia, a fim de reduzir os custos econômicos e os impactos ambientais.
Portanto, a ecoeficiência pode ser aplicada por qualquer empresa brasileira.
		1.
		É considerada a Primeira Conferência sobre Educação Ambiental. Contribuiu para precisar a natureza da Educação Ambiental, definindo seus objetivos, características, recomendações e estratégias pertinentes ao plano nacional e internacional. A afirmativa refere-se à:
	
	
	
	Protocolo de Kioto
	
	
	Protocolo de Kyoto
	
	
	ECO92
	
	
	Conferência de Tbilisi
	
	
	Carta da Terra
	Explicação:A Primeira Conferência sobre Educação Ambiental foi TBILISI.
		2.
		...
a disseminação da consciência ambientalista no Brasil foi muito prejudicada pelos altos e baixos da democratização do país. Qual a participação da ditadura militar neste contexto?
	
	
	
	A ditadura de 1964 desmobilizou a cidadania, resultando numa atuação estatal tímida e particularmente voltada para a criação de áreas naturais protegidas.
	
	
	Foi somente após o período da ditadura de 1964 que o poder publico brasileiro iniciou ações em defesa do meio ambiente.
	
	
	Durante o período da ditadura militar era terminantemente proibido manifestações em defesa da conservação do meio ambiente.
	
	
	A ditadura militar ainda que tenha tirado de cena alguns personagens que atuavam de forma ativa nas discussões sócio ambientais, não impediu a disseminação da consciência ambiental.
	
	
	A ditatura militar de 1964 não teve impacto na educação ambiental do país.
		3.
		Em junho de 2012, foi realizada na cidade do Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O objetivo desse encontro foi a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, que apresenta como uma de suas propostas
	
	
	
	evitar o uso de recursos naturais e de matérias-primas nas indústrias para não comprometer o meio ambiente
	
	
	atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias necessidades
	
	
	desenvolver economicamente todas as nações para que estas possam ter o mesmo padrão de consumo dos Estados Unidos
	
	
	investir em pesquisas sobre alimentos geneticamente modificados com a finalidade de acabar com a fome no mundo
	
	
	incentivar os países desenvolvidos a ampliar o setor agroindustrial para garantir que não faltem alimentos para os países subdesenvolvidos
	Explicação:O principal objetivo da Rio+20 foi renovar o compromisso em relação ao desenvolvimento sustentável, que reforça o compromisso dos países como a sustentabilidade, ou seja, suprir as necessidades da sociedade sem comprometer as gerações futuras.
	
		4.
		A Conferência de Estocolmo é resultado da luta anterior de muitos ambientalistas e pesquisadores para a necessidade de uma discussão mais abrangente sobre a importância da ação da população perante o meio ambiente. Ela foi após uma outra conferência, voltada somente para especialistas. Qual é esta conferência anterior?
	
	
	
	Rio-92
	
	
	Conferência de Tbilisi
	
	
	Conferência da Biosfera
	
	
	Conferência sobre Analfabetismo Ambiental
	
	
	Rio +20
	Explicação:A COnferência de Estocolmo é justamente o atendimento, pelas políticas públicas, do pedido de uma reunião de divulgação e de vários âmbitos sociais onde se discutissem questões ambientais. 
	
		5.
		Os movimentos ecológicos colocaram em xeque a estrutura de necessidades, o modo de vida das pessoas e as relações entre a humanidade e o mundo. Pode-se afirmar que na década de 60 a educação ambiental ainda não estava bem delineada e, por vezes, era confundida com:
	
	
	
	educação conservacionista
	
	
	educação pós contemporânea
	
	
	educação moderna
	
	
	educação contemporânea
	
	
	educação pós moderna
	Explicação:De acordo com Pelicioni "A educação ambiental (EA) na década de 1960, ainda não estava bem delineada e, por vezes, era confundida com educação conservacionista, aulas de ecologia ou atividades propostas por professores de determinadas disciplinas. Essa educação ora privilegiava o estudo compartimentalizado dos recursos naturais e as soluções técnicas para os problemas ambientais locais, ora visavam despertar nos jovens um senso de ¿maravilhamento¿ em relação à natureza".
		6.
		Qual alternativa abaixo, não diz respeito a nenhum evento ambiental relacionado a educação ambiental?
	
	
	
	Estocolmo, 1972
	
	
	Rio-92
	
	
	Tbilisi, 1987
	
	
	Rio Oil & Gás, 1996
	
	
	Moscou, 1987
	Explicação:A Rio Oil & Gas é um evento relacionado a industría de petróleo, não tendo relação com conservação ou divulgação do meio ambiente.
		7.
		A Conferência do Rio, ou Rio-92, como ficou conhecida a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Unced ou Earth Summit), veio contrariar os que gostam de tornar as coisas mais complicadas. Através do capítulo 4, Seção IV da Agenda 21, a Rio-92 corroborou as recomendações de Tbilisi para a EA. Ficou patente a necessidade do enfoque interdisciplinar e da prioridade das seguintes áreas de programas:
	
	
	
	Reorientar a educação, estabelecer critérios e padrões e promover o treinamento.
	
	
	Reorientar a educação, aumentar os esforços para proporcionar informações sobre o meio ambiente e promover o treinamento.
	
	
	Conscientizar, transmitir informações e promover o treinamento.
	
	
	Conscientizar, transmitir informações e estabelecer critérios e padrões.
	
	
	Reorientar a educação, aumentar os esforços para proporcionar informações sobre o meio ambiente e estabelecer critérios.
		8.
		No cenário internacional um dos aspectos que mais influenciou negativamente a Conferência de Estocolmo em 1972, foi:
	
	
	
	A guerra fria
	
	
	Não houve aspectos negativos
	
	
	O boicote a Conferência por parte de várias nações
	
	
	O capitalismo
	
	
	A presença dos EUA pressionando os países em desenvolvimento
	Explicação:A polarização política influenciada pela Guerra Fria trouxe muita dificuldade de aproximação de países de polsos diferentes políticospara a discussão ambiental, dificultando muito os acordos.
		1.
		Analise o texto e assinale a alternativa correta: "É ser capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. Não esgota os recursos para o futuro". Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. Tal definição refere-se a:
	
	
	
	Sustentabilidade Econômica
	
	
	Desenvolvimento Financeiro
	
	
	Desenvolvimento Econômico
	
	
	Conservação Sustentável
	
	
	Desenvolvimento Sustentável
	Explicação:O Desenvolvimento Sustentável representa o modelo de desenvolvimento que atende a necessidade do presente sem comprometer as necessidades das futuras gerações, e leva a uma economia sustentável.
		2.
		Nesse cenário de sucessos e padecimentos humanos, deve-se encontrar um novo conceito de segurança humana, um novo paradigma. Segundo Luzzi (2009), um novo modelo de desenvolvimento. Marque a resposta errada:
	
	
	
	Considere o crescimento econômico como um meio e não um fim.
	
	
	Proteja a vida das futuras gerações e igualmente a das atuais.
	
	
	Respeite os sistemas naturais do qual dependem todos os seres vivos.
	
	
	Considere o crescimento econômico como um fim e não um meio.
	
	
	Coloque o ser humano no centro do desenvolvimento.
	Explicação:Se desejamos um novo modelo de desenvolvimento, em uma ruptura com o que se faz com o processo econômico, precisamos entender o desenvolvimento como um meio para criar uma sociedade recompensada pelas suas conquistas, buscando sempre a justiça social e o equilíbrio ambiental.
		3.
		A _________________é um fator é inerente à educação ambiental. Se os problemas ambientais são muito complexos e são causados pelos modelos de desenvolvimento adotados até hoje, suas soluções dependem de diferentes saberes, de pessoas com diferentes formações voltadas para o objetivo comum de resolvê-los. Qual alternativa completa a frase?
	
	
	
	análise pública municipal
	
	
	interdisciplinaridade
	
	
	relatividade
	
	
	frequencia na escola de ensino médio
	
	
	aquisição de conhecimento científico específico
	Explicação:A expectativa é que a interdisciplinaridade seja sempre buscada no processo educacional. Na Educação Ambiental (EA) essa estratégia se torna ainda mais essencial, pois o emprego das questões pedagógicas, ambientais, sociais e econômicas que permeiam a EA requerem a contribuição
de profissionais dessas diferentes áreas.
		4.
		No atual modelo de desenvolvimento, a sociedade rica explora ao máximo a natureza para satisfazer às necessidades luxuosas ou supérfluas, enquanto os mais necessitados a deterioram para prover-se com o mínimo requerido para a subsistência. Com isso, o século XXI começa com uma crescente tensão _________ Qual alternativa completa a frase
	
	
	
	socioambiental
	
	
	social
	
	
	ambiental
	
	
	econômica
	
	
	cultural
	Explicação:A relação sociedade e natureza acaba sendo de competição e não de integração, o que faz com que o homem derade e acelere seu próprio processo de extinção.
		5.
		A educação ambiental nada mais é do que a própria educação, com sua base teórica determinada historicamente e que tem como objetivo final melhorar a qualidade de vida ambiental da coletividade e garantir a sua sustentabilidade (PELICIONI, 2014). A esse respeito, assinale a alternativa correta: 
	
	
	
	A interdisciplinaridade da educação ambiental é importante para garantir uma separação gradual e por completo das diferentes disciplinas que possam ser utilizadas pelo educador ambiental.
 
	
	
	Educação ambiental deve ser entendida como princípio para incorporar-se debates acerca da questão ambiental em todas as áreas da Educação como um todo, sem que eles fiquem limitados a determinadas disciplinas.
 
	
	
	Eventos como desastres e crimes ambientais não devem ser abordados por educadores ambientais, para que se evite caracterização como doutrinação ideológica.
 
	
	
	Os problemas ambientais não têm relação com o modelo de desenvolvimento visto como válido atualmente, o que implica na educação ambiental a necessidade de elaborar narrativas que fomentem esse modelo vigente.
 
	
	
	Os diferentes pensamentos pedagógicos devem ser estudados pelo educador ambiental, com o cuidado para não incorporar em sua abordagem as diferentes correntes ideológicas neles presentes.
 
	Explicação:O aluno deve ter compreendido o contexto da educação ambiental abordado em aula para responder a questão e, com base em conhecimentos gerais e no que contextualiza a disciplina a respeito da questão ambiental, deve ser capaz de inferir que:
· Todo modo de pensar a realidade é uma corrente ideológica, de modo que estas devem ser problematizadas e abordadas na atuação do educador ambiental. Do mesmo modo, eventos como desastres e crimes ambientais deve ser abordados pela educação ambiental, caso contrário a mesma perde seu propósito primeiro de promover mudanças em favor da sustentabilidade.
· Os problemas ambientais têm muita relação com o modo de desenvolvimento atual, pois dele decorrem ações que ampliaram o nível de impacto do ser humano sobre o ambiente. Se a EA elabora narrativas que fomentem esse modelo de desenvolvimento, ela perde seu propósito também.
· Se as disciplinas utilizadas pelo educador ambiental forem separadas por completo, perde-se a qualidade interdisciplinar da EA. São possibilidades mutuamente excludentes. 
		6.
		As mercadorias e serviços produzidos pelos processos naturais da Terra, os quais sustentam todas as economias e toda a vida estão relacionadas a
	
	
	
	Recursos culturais
	
	
	Recursos humanos
	
	
	Recursos manufaturados
	
	
	Recursos econômicos
	
	
	Recursos naturais
	Explicação:Os recursos naturais permitem a existência do processo produtivo na economia. Recursos naturais não renováveis, como petróleo e minérios, precisam ser explorados de forma racional, para permitir que se estendam seus benefícios a gerações futuras; recursos renováveis como solo, água, madeira ou pescado precisam ser explorados com preocupação redobrada, pois a má gestão desses recursos pode acarretar o seu esgotamento ainda na nossa geração.
		7.
		Sobre as consequências da desigualdade social, que produz tantos flagelos, é CORRETO afirmar que:
	
	
	
	Os frutos do crescimento econômico desordenado beneficiam principalmente os mais pobres, por meio da política de livre mercado.
	
	
	O processo de globalização liderado pelo livre mercado gera o crescimento ordenado da economia e o aumento das oportunidades de emprego.
	
	
	Com o crescimento econômino distorcido, crescem as economias e também se fortalecem as democracias, no que se refere à participação das pessoas no progresso das nações.
	
	
	O processo de globalização cultural unidirecional, liderado pelo livre mercado, não tem relação com as pautas culturais, nem com as raízes dos povos.
	
	
	A não ser que os governos adotem oportunamente medidas corretivas, o crescimento econômico pode ficar distorcido, o que decerto contribui para a destruição da diversidade biológica e cultural e para o esgotamento dos recursos naturais não renováveis.
	Explicação:O crescimento econômico deve ser acompanhado de medidas que previnam o dano e que sejam sustentavéis para as futuras gerações.
		8.
		Maquinário, equipamentos e produtos, cujas feituras envolvem recursos naturais e humanos estão relacionados a qual tipo de recurso abaixo
	
	
	
	Natural
	
	
	Humano
	
	
	Econômico
	
	
	Cultural
	
	
	Manufaturado
	Explicação: Maquinário, equipamentos e produtos são produtos manufaturados, ou seja processados, feitos pelo homem.
		1.
		Segundo Sorrentino et al. (2005), a palavra política origina-se do grego e significa limite. Dava-se o nome de  ao muro que delimitava a cidade do campo. só depois se passou a designar polis o que estava contido no interior dos limites do muro. O resgate desse significado, como limite, talvez nos ajude a entender o verdadeiro significado da política, que é:
	
	
	
	controlar a vida de todos
	
	
	a arte de definir os limites, ou seja, o que é o bem-comum
	
	
	desenvolver o território e adquirir outros mais
	
	
	gerenciar uso e retorno de bens a união
	
	
	manipular a economia
	Explicação:Através do processo político se define as correlações de forças de uma sociedade, e a representação dos interesses dos diversos setores é fundamental para a construção de um ambiente democrático. Dessa forma, pode-se dizer que a política é a arte de definir limites, pois é preciso conciliar esses interesses em torno dos objetivos maiores de uma nação.
		2.
		Até o início do século XX, o campo político e institucional brasileiro não se sensibilizava com os problemas ambientais. A abundância de terras férteis e de outros recursos naturais, enaltecida desde a Carta de Caminha ao rei de Portugal, tornou-se uma espécie de dogma que impedia enxergar a destruição que vinha ocorrendo desde os primeiros anos da colonização. Assinale a opção que exemplifica este preceito.
	
	
	
	Muitas das leis ambientais tiveram origem nas denúncias desses políticos, que podem ser considerados os precursores dos movimentos ambientalistas nacionais e que, já nas suas origens, apresentavam uma tônica socioambiental dada pela luta contra a escravatura, a monocultura e o latifúndio.
	
	
	A degradação de uma área não era considerada um problema ambiental pela classe política, pois sempre havia outras a ocupar.
	
	
	As denúncias sobre o mau uso dos recursos naturais não encontravam ecos na esfera política dessa época embora André Rebouças muito tenha feito junto as autarquias superiores visando a preservação ambiental.
	
	
	A degradação de uma área era considerada um problema ambiental pela classe política, pois o desenvolvimento sustentável sempre foi uma preocupação politica.
	
	
	As denúncias sobre o mau uso dos recursos naturais encontravam ecos na esfera política dessa época porque muitos denunciantes eram políticos ilustres.
	Explicação:As dimensões e toda exuberância da natureza de nosso país permitiram a formação de uma cultura perdulária com nossos recursos naturais. Por mais que se desmatasse, se exaurisse o solo ou se comprometesse os rios, sempre haveria terras baratas e novos espaços disponíveis para ocupação. Essa visão levou ao comprometimento de nossa biodiversidade e gerou grandes vastidões de terras hoje degradadas e improdutivas, que compõe um sério passivo
ambiental a ser enfrentado.
		3.
		Por seu turno, o ambientalismo coloca-nos a questão dos limites que as sociedades têm na sua relação com a natureza, com suas próprias naturezas como sociedades. Assim, resgatar a política é fundamental para que se estabeleça _______________________________resultante das lutas ambientalistas (Sorrentino et al., 2005). Qual a alternativa completa a frase acima?
	
	
	
	um desenvolvimento tecnológico mais acelerado
	
	
	uma prática mais agressiva para o desenvolvimento do país
	
	
	uma ética da sustentabilidade
	
	
	uma ordem pública
	
	
	um regime de uso do meio mais aberto
		4.
		Leia a afirmativa e marque a opção correta: "A Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. De acordo com o artigo 5º dessa lei, são objetivos fundamentais da Educação Ambiental, EXCETO:
	
	
	
	fomento e fortalecimento da integração com a ciência e a tecnologia
	
	
	estímulo à cooperação entre as diversas regiões do País, em níveis micro e macrorregionais, com vistas à construção de uma sociedade ambientalmente equilibrada
	
	
	fortalecimento da cidadania, autodeterminação dos povos e solidariedade como fundamentos para o futuro da humanidade
	
	
	incentivo à negociação de financiamentos a planos, programas e projetos na área ambiental.
	
	
	estímulo e fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social
	Explicação:Art. 5o São objetivos fundamentais da educação ambiental:
I - o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas
relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos,
científicos, culturais e éticos;
II - a garantia de democratização das informações ambientais;
III - o estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social;
IV - o incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do
equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável
do exercício da cidadania;
V - o estímulo à cooperação entre as diversas regiões do País, em níveis micro e macrorregionais, com
vistas à construção de uma sociedade ambientalmente equilibrada, fundada nos princípios da liberdade,
igualdade, solidariedade, democracia, justiça social, responsabilidade e sustentabilidade;
VI - o fomento e o fortalecimento da integração com a ciência e a tecnologia;
VII - o fortalecimento da cidadania, autodeterminação dos povos e solidariedade como fundamentos para
o futuro da humanidade.
		5.
		Tomando como critério a eficácia da ação pública e não apenas a geração de leis, pode-se apontar a década de 1930 como o início de uma política ambiental efetiva (Barbieri, 2010). Conforme Barbieri (2010), uma data de referência é o ano de 1934, quando foram promulgados os seguintes documentos relativos à gestão de recursos naturais. Marque a resposta errada:
	
	
	
	Código de Educação ambiental
	
	
	Código de Águas
	
	
	Código Florestal
	
	
	Código de Caça
	
	
	Código de Minas
	Explicação:Aquele período histórico de afirmação de um projeto nacional foi marcado pela criação de instituições e pela ampliação do arcabouço legal, com objetivo de criar as condições de um desenvolvimento urbano e fomentar a modernização do país. Nesse contexto, os códigos de caça, florestal, de minas e de águas foram importantes para nortear as relações do país com suas riquezas naturais. A educação ambiental não surge nesse período histórico, mas posteriormente, principalmente a partir de demandas firmadas em conferências internacionais.
		6.
		De acordo com a Lei nº 9.795/99, são princípios básicos da educação ambiental, EXCETO:
	
	
	
	a garantia de continuidade e permanência do processo educativo
	
	
	o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade
	
	
	a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade
	
	
	capacitação de recursos humanos
	
	
	a vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais
	Explicação:Art. 5o São objetivos fundamentais da educação ambiental:
I - o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas
relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos,
científicos, culturais e éticos;
II - a garantia de democratização das informações ambientais;
III - o estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social;
IV - o incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do
equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável
do exercício da cidadania;
V - o estímulo à cooperação entre as diversas regiões do País, em níveis micro e macrorregionais, com
vistas à construção de uma sociedade ambientalmente equilibrada, fundada nos princípios da liberdade,
igualdade, solidariedade, democracia, justiça social, responsabilidade e sustentabilidade;
VI - o fomento e o fortalecimento da integração com a ciência e a tecnologia;
VII - o fortalecimento da cidadania, autodeterminação dos povos e solidariedade como fundamentos para
o futuro da humanidade.
		7.
		Observe o trecho a seguir:
Até o início do século XX, o campo político e institucional brasileiro não se sensibilizava com os problemas ambientais, embora não faltassem problemas e nem vozes que os apontassem. A abundância de terras férteis e de outros recursos naturais, enaltecida desde a Carta de Caminha ao rei de Portugal, tornou-se uma espécie de dogma que impedia enxergar a destruição que vinha ocorrendo desde os primeiros anos da colonização (BARBIERI, 2017).
A respeito da legislação brasileira para a educação ambiental, assinale a alternativa correta: 
	
	
	
	Ainda que não fosse utilizada a expressão educação ambiental, pode-se considerar que ações de conscientização sobre os problemas socioambientais sejam também uma forma inicial de educação ambiental. 
	
	
	Até o momento de promulgação da Política Nacional de Educação Ambiental, não se pode considerar que havia no Brasil uma educação ambiental na prática.
 
	
	
	Nos períodos anteriores ao século XX, havia legislação ambiental no Brasil, embora muito ineficaz e, por isso, boicotada pelos ambientalistas.
 
	
	
	Os precursores dos movimentos ambientalistas nacionais não apresentavam uma abordagem socioambiental dos problemas, sempre deixando de lado temas como a escravatura e o latifúndio.
 
	
	
	As vozes que apontavam os problemas socioambientais no Brasil antes do século XX sensibilizavam a política nacional apenas para instrumentos de controle ambiental, sem contemplar a educação ambiental.
 
	Explicação:O aluno deve ter compreendido o contexto da educação ambiental abordado em aula para responder a questão e, com base em conhecimentos gerais, no que aponta o trecho do enunciado e no que contextualiza a disciplina a respeito da questão ambiental, deve ser capaz de inferir que:
· O trecho do enunciado esclarece que não havia legislação ambiental no Brasil, mas não aborda boicote de ambientalistas em qualquer momento.
· Já havia uma compreensão de inter-relação entre problemas sociais e ambientais antes do século XX, conforme abordado em aula. 
· Em sentido amplo, educação ambiental é toda ação de educação que visa incorporar os temas ambientais. Isso se dá inclusive fora das escolas, ou seja, em contexto não-formal. Portanto, havia educação ambiental antes que a mesma constasse na legislação.
· O enunciado esclarece que tais vozes não sensibilizavam a política nacional.
		8.
		A trajetória da presença da educação ambiental na legislação brasileira apresenta uma tendência em comum, que é a necessidade de (o) __________________
dessa prática educativa por toda a sociedade. A expressão que completa a lacuna corretamente é:
	
	
	
	dos políticos
	
	
	de universalização
	
	
	do momento
	
	
	do descentralização
	
	
	de centralização
	Explicação:A trajetória da presença da educação ambiental na legislação brasileira apresenta uma tendência em comum, que é a necessidade de universalização dessa prática educativa por toda a sociedade. Já aparecia em 1973, com o Decreto nº 73.030, que criou a Secretaria Especial do Meio Ambiente explicitando, entre suas atribuições, a promoção do ¿esclarecimento e educação do povo brasileiro para o uso adequado dos recursos naturais, tendo em vista a conservação do meio ambiente¿.
A Lei nº 6.938, de 31.8.1981, que institui a Política Nacional de Meio Ambiente, também evidenciou a capilaridade que se desejava imprimir a essa dimensão pedagógica no Brasil, exprimindo, em seu artigo 2º, inciso X, a necessidade de promover a 5. As leis só passam a ser obrigatórias e exigíveis, após a regulamentação pelo Poder Executivo, o que ocorre por meio dos decretos. Os decretos têm função de explicar os conceitos, competências, atribuições e mecanismos definidos previamente pelas leis, tornando-as executáveis. miolo_vamoscuidar_cap1:Layout 1 5/16/08 9:57 AM Page 24 25 "educação ambiental a todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação ativa na defesa do meio ambiente¿.
Mas a Constituição Federal de 1988 elevou ainda mais o status do direito à educação ambiental, ao mencioná-la como um componente essencial para a qualidade de vida ambiental 6 . Atribui-se ao Estado o dever de ¿promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente¿ (art. 225, §1º, inciso VI), surgindo, assim, o direito constitucional de todos os cidadãos brasileiros terem acesso à educação ambiental.
Fonte: 
		1.
		Segundo Philippi Júnior e Maglio (2008), nos estudos ambientais, o meio ambiente é tratado como um sistema, isto é, o conjunto das partes que se integram, direta ou indiretamente, de modo que de cada uma delas dependa o comportamento das demais. Os fenômenos no interior do sistema processam-se por meio de fluxos de matéria e energia que resultam em conexões e relações de dependência entre suas partes. Os indicadores ambientais, por sua vez, são elementos importantes à gestão ambiental e devem constar em estudos ambientais. Eles facilitam a maneira como compreendemos a qualidade ambiental e suas relações. A respeito dos indicadores como instrumento de gestão ambiental e de suas relações com a educação ambiental, assinale a alternativa correta:
 
	
	
	
	Embora possam ser úteis para a educação ambiental como objeto de análise e conscientização, os indicadores ambientais pouco contribuem na elaboração de diretrizes dos programas e intervenções que envolvam a educação ambiental.
	
	
	Os indicadores devem nos fornecer informações  do meio natural e socioeconômico para a análise, de modo que possamos estabelecer planos e estratégias de ações efetivas em prol da sustentabilidade.
 
	
	
	De posse de indicadores ambientais, o educador pode elaborar materiais e intervenções no sentido de conscientizar o público daqueles dados e informações e de como eles impactam na vida de cada um.
 
	
	
	Os indicadores ambientais pouco podem auxiliar no desenvolvimento de ações pedagógicas, mas são úteis em ações corretivas e mitigadoras de impactos.
 
	
	
	São exemplos de indicadores ambientais o nível de oxigênio na água e a porcentagem de cobertura vegetal original de uma região, mas não o índice de reciclagem de materiais de uma indústria.
 
	Explicação:O aluno deve ter compreendido o contexto da educação ambiental abordado em aula para responder a questão e, com base em conhecimentos gerais, no que aponta o trecho do enunciado e no que contextualiza a disciplina a respeito da questão ambiental, deve ser capaz de inferir que:
· Indicadores ambientais são úteis como objeto de estudo e reflexão, ou seja, conteúdo das ações de educação ambiental.
· Indicadores ambientais são úteis para se estabelecer diretrizes curriculares e estratégias pedagógicas, portanto, no nível de planejamento da educação ambiental. Uma determinada região que apresente risco de contaminação por efluentes industriais, por exemplo, pode se valer de indicadores ambientais para estabelecer os locais que demandam mais esforços de conscientização ambiental e a partir de qual ponto se estabelece o olhar sobre a questão ambiental.
· Indicadores econômico-ambientais, além da relação do ambiente natural com qualquer outra dimensão, podem ser considerados como ambientais também. O nível de reciclagem de um município é um exemplo.
		2.
		O uso de indicadores como instrumento para a tomada de decisões políticas é uma prática habitual em setores como economia, educação e meio ambiente. Acerca dos indicadores utilizados na gestão do meio ambiente, é CORRETO afirmar que:
	
	
	
	Programas de acompanhamento socioeconômico visam o monitoramento do grau de escolaridade das população acompanhadas.
	
	
	Programas de acompanhamento biológico têm como principal objetivo o monitoramento de populações da fauna e da flora.
	
	
	Programas de monitoramento de planos de ação específicos são voltados para o controle das mais diversas variáveis ambientais integradas entre si.
	
	
	Programas de gestão do meio ambiente devem ser assistemáticos e independentes de planejamento.
	
	
	Programas de controle do impacto só fazem sentido em uma escala global, como no monitoramento da camada de ozônio.
	Explicação:O monitoramento da bioiversidade é uma das mais eficientes maneiras de entender o impacto ambiental dos empreendimentos. Assim, os programas de acompanhamento biológico focam espécies da fauna e da flora para responder às autoridades sobre a necessidade de eventuais correções de projeto para redução desses danos.
		3.
		Como instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, o Estudo de Impacto Ambiental
	
	
	
	é exigido, na forma da lei, para instalação de obra ou qualquer atividade potencialmente causadora de qualquer tipo de degradação do meio ambiente, a que se dará a devida publicidade.
	
	
	deve atender ao princípio da publicidade e da informação, garantindo a realização de audiências públicas, que serão realizadas sempre que o órgão licenciador julgar necessário, ou quando solicitado por entidade civil, pelo Ministério Público, ou por, no mínimo, 100 pessoas.
	
	
	será realizado por equipe multidisciplinar habilitada, dependente direta ou indiretamente do proponente do projeto e que será responsável tecnicamente pelos resultados apresentados.
	
	
	é um instrumento da PNMA que atende, de forma exemplar, o princípio da prevenção, devendo ser realizado antes da concessão de licenças ambientais, o que impede, após a concessão de licença, que seja exigido pelo órgão ambiental competente um estudo de impacto ambiental, diante de uma nova situação preocupante com relação a impactos ao meio ambiente.
	
	
	se insere como ferramenta do licenciamento ambiental e as conclusões do Estudo de Impacto Ambiental darão origem ao Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), que deverá ser apresentado de forma objetiva e adequada a sua compreensão.
	Explicação:Do EIA se origina o RIMA com linguagem mais simples para a população
		4.
		A construção de uma barragem para a geração de energia elétrica como a de Corumbá IV exige uma série de procedimentos legais. Entre eles, destaca-se a necessidade de Estudo Prévio de Impacto Ambiental (EIA). A respeito do EIA, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	Não é necessário para a construção de aeroportos.
	
	
	Deve ser feito para qualquer atividade.
	
	
	Não exige audiência pública.
	
	
	Pode ser feito sem respeito a nenhum termo de referência.
	
	
	É um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente.
	Explicação:Foi criado pela PNMA.
		5.
		Segundo a Resolução CONAMA no 09/1987, um
órgão ambiental promoverá uma Audiência Pública quando
	
	
	
	julgar necessário ou for solicitado por entidade civil, pelo Ministério Público ou por cinquenta ou mais cidadãos.
	
	
	o CONAMA for consultado e publicar resolução nesse sentido.
	
	
	o EIA e o RIMA forem incompletos, o que demandaria mais informações por parte das populações afetadas.
	
	
	a União, o governo estadual, o governo municipal ou o Supremo Tribunal Federal solicitarem.
	
	
	a obra em questão envolver impactos em ambientes aquáticos utilizados como fonte de água potável.
	Explicação:julgar necessário ou for solicitado por entidade civil, pelo Ministério Público ou por cinquenta ou mais cidadãos. Ver Resolução do CONAMA
		6.
		O monitoramento do estado em que se encontram as populações de fauna e flora de uma determinada área natural, num período de tempo o mais dilatado possível, e sob uma metodologia padronizada. Mediante sua implementação pode-se manter atualizada uma base de dados (sobre as mudanças na abundância dos seres vivos e as mudanças na estrutura e na composição das populações), identificar alterações nos parâmetros estudados, e determinar em que fase do ciclo vital das espécies de organismos vivos estudados ocorrem as mudanças. Diz respeito a:
	
	
	
	Programa de Controle de poluição
	
	
	Programa de acompanhamento socioeconômico
	
	
	Programa de Monitoramento de Plano de Ação
	
	
	Programa de Controle de Impacto
	
	
	Programa de Acompanhamento Biológico
		7.
		O que é um indicador ambiental?
	
	
	
	Um indicador é uma informação bruta, dados de caráter qualitativo que não trazem uma noção clara sobre o fenômeno observado.
	
	
	Um indicador é uma informação processada sobre as camadas internas do Planeta terra, trazendo informações sobre a qualidade do magma existente na região da astenosfera.
	
	
	Um indicador é uma informação processada, geralmente de caráter quantitativo, que gera uma noção clara e acessível sobre um fenômeno complexo e sua evolução, de modo a dar uma ideia da situação em que ele se encontra.
	
	
	Um indicador é uma informação processada de cunho social, trabalhada no IBGE e que traz diagnósticos sobre a situação do país para a população, ajuda na tomada de decisão, entretanto não traz uma noção clara dos fenômenos sociais existentes pois traz apenas informações superficiais sobre a população.
	
	
	Um indicador é uma informação que chega através da gerência da empresa e traz informações sobre a assiduidade e pontualidade dos funcionários da mesma.
	Explicação:Um indicador é uma informação processada, geralmente de caráter quantitativo, que gera uma noção clara e acessível sobre um fenômeno complexo e sua evolução, de modo a dar uma ideia da situação em que ele se encontra.
		8.
		O conceito de sustentabilidade relaciona-se com a questão do consumo de bens pelos cidadãos, pois a produção destes bens pressiona os recursos naturais e compromete sua disponibilidade para as gerações vindouras. Nesse sentido, assinale a opção que reflete uma decisão pessoal que contribui com a uma sociedade mais sustentável.
	
	
	
	Usar amplamente água para manter a limpeza residencial, pois a água é um recurso renovável.
	
	
	Substituir a ingestão de proteínas de baixa qualidade pela carne bovina, de melhor qualidade.
	
	
	Buscar o transporte público em substituição ao transporte por veículo particular.
	
	
	Viajar pelo Brasil e pelo mundo, aproveitando promoções de passagens aéreas.
	
	
	Possuir equipamentos eletrônicos de última geração para acompanhar o desenvolvimento tecnológico.
	Explicação:Um dos maiores desafios para a sustentabilidade das cidades está no deslocamento das pessoas. A questão dos congestionamentos é um problema sério, fortemente determinado pelo transporte particular. Mas quando falamos em sustentabilidade não estamos pensando apenas no tempo perdido nas viagens, mas principalmente no consumo desenfreado energia, recursos naturais e nas emissões de gases associados aos veículos particulares. Por isso, governos e cidadãos precisam se envolver em um processo de expansão e adesão aos transportes públicos.
		1.
		Para a realização de um projeto em educação ambiental, é necessário que sejam seguidas algumas etapas específicas. Na primeira etapa - Conhecimento da realidade - observa-se a existência de algumas subetapas. Uma delas é sobre a análise do processo de evolução recente da realidade, que sintetiza a história referente à área e ao público que será envolvido e os fatores - endógenos (de origem interna) e exógenos (de origem externa) - que explicam a situação atual. Que subetapa seria esta?
	
	
	
	Prognóstico
	
	
	Delimitação e apreensão do objetivo
	
	
	Definição de prioridades
	
	
	Diagnóstico
	
	
	Execução e monitoramento
	Explicação:O diagnóstico é uma análise detalhada da situação, elencando todos os pontos primordiais para que ações possam ser realizadas.
		2.
		Dentre as opções abaixo, relacionadas ao planejamento, construção e avaliação de projetos em educação ambiental. assinale aquela que NÃO é verdadeira:
	
	
	
	O Tratado de educação ambiental para as sociedades sustentáveis e responsabilidade global, consignado no Fórum Internacional de Organizações Não-Governamentais (ONGs) e Movimentos Sociais, da Rio-92, propôs princípios para o desenvolvimento de um roteiro básico para o planejamento e avaliação de projetos em educação ambiental.
	
	
	Não existem procedimentos absolutamente fundamentais para se atingir a eficiência em um projeto. Para o desenvolvimento dessa tarefa, o planejamento, a construção e avaliação de projetos em educação ambiental, são facultativos e raramente necessários.
	
	
	Em um projeto de educação ambiental, os principais elementos da etapa de concepção de um plano são: objetivos, resultados, atividades, recursos necessários, prazos, responsáveis e avaliação.
	
	
	A avaliação é a parte mais importante de um projeto e consiste em um conjunto de procedimentos para apreciar os méritos de um programa e fornecer informações a respeito do alcance de seus objetivos, atividades, resultados e impacto custo-benefício.
	
	
	A fase de monitoramento e controle é um processo sistemático que ocorre no contexto de um programa ou da implementação de um projeto de educação ambiental com o objetivo de produzir informações a respeito dos progressos obtidos para ajudar a tomar decisões, de modo a aumentar a eficácia do projeto.
		3.
		São princípios básicos da educação ambiental:
	
	
	
	um enfoque disciplinar
	
	
	Um enfoque resolucionista dos problemas ambientais
	
	
	Apenas o foco biologico das questões ambientais
	
	
	O enfoque humanista, holístico, democrático e participativo
	
	
	O enfoque religioso
	Explicação:O enfoque humanista, holístico, democrático e participativo, Ver Artigo 4 da Política Nacional de Educação Ambiental.
		4.
		O planejamento de um projeto de educação ambiental deve ter cinco etapas. A primeira trata do conhecimento da realidade; a segunda da concepção de um plano; a terceira lida com a execução deste plano. A quarta e quinta etapas são, respectivamente:
	
	
	
	Monitoramento e avaliação das ações.
	
	
	Exercícios de reforço e memorização.
	
	
	Reversão das ações e consolidação final.
	
	
	Coprodução interdisciplinar e submissão a órgão financiador.
	
	
	Licenciamento e qualificação pedagógica.
	Explicação:O monitoramento permite reconhecer os impactos e rumos do projeto. Porém, é na fase de avaliação que os resultados serão confrontados com as metas estabelecidas na concepção do plano.
		5.
		Assinale a afirmativa incorreta:
	
	
	
	Os principais elementos da etapa de concepção de um plano são: objetivos, resultados, atividades, recursos necessários, prazos, responsáveis e avaliação.
	
	
	O planejamento de projetos em educação ambiental deve estimular a adoção de projetos que formem sociedades socialmente justas, sustentáveis e ecologicamente equilibradas.
	
	
	O planejamento, a construção e avaliação de projetos em educação
ambiental, são extremamente importantes.
	
	
	O planejamento de projetos em educação ambiental tem com uma de suas características ter enfoque interdisciplinar e holístico.
	
	
	O Monitoramento e Controle de Projetos Ambientais é a única parte do Projeto que não é obrigatória.
	Explicação:O  monitoramento e controle de Projetos Ambientais é obrigatório, pois é a única forma de saber se os projetos estão tendo os resultados esperados.
		6.
		Sobre a Educação ambiental é correto afirmar:
	
	
	
	A educação ambiental não deve ser trabalhado nas escolas. Não é algo relevante para a sociedade.
	
	
	As escolas que usam métodos tradicionais em educação ambiental, possuem resultados mais significativos
	
	
	Há uma forma específica definida em lei para se trabalhar educação ambiental
	
	
	O método tradicional é o melhor para se trabalhar educação ambiental
	
	
	A Educação Ambiental (EA) pode ser realizada de diferentes formas. Dependendo das diferentes linhas de educação ambiental trazem interpretações diferentes sobre os conceitos e formas de agir e, portanto, o entendimento de Educação Ambiental adotado pode produzir projetos com diferentes técnicas e metodologias e, consequentemente, diferentes resultados na Educação Ambiental.
	Explicação:Um dos princípios fundamentais da educação ambiental é  visão holística.
		7.
		5) A avaliação de um plano deve considerar os parâmetros de análise e os indicadores de situação como insumos básicos para o processo de decisão. Ambos devem atender às seguintes condições:
	
	
	
	Válidos, fidedignos, objetivos, genéricos e viáveis.
	
	
	Válidos, fidedignos, objetivos, específicos e viáveis.
	
	
	Validos, fidedignos, parcial, específicos e viáveis.
	
	
	Válidos, escusos, objetivos, específicos e viáveis.
	
	
	Válidos, fidedignos, objetivos, específicos e inexequiveis.
		8.
		Todo projeto deve, num processo de planejamento, possuir algumas etapas. Das etapas discutidas na disciplina, qual alternativa abaixo está errada?
	
	
	
	Execução do plano
	
	
	Concepção de um plano
	
	
	Monitoramento
	
	
	Desistência da meta
	
	
	Conhecimento da realidade
	Explicação:As etapas consistem em Conhecimento da Realidade, Concepção, Execução, Monitoramento e Controle.
		1.
		A Educação Ambiental não pode ser confundida com as ciências que lhe dão fundamento, como a Ecologia, as Ciências Sociais ou as Ciências da Saúde, mas deve empregar os recursos pedagógicos para a sensibilização das pessoas em torno de causas fundamentadas em questões ambientais. Nesse sentido, assinale a opção que NÃO se relaciona com esta concepção de Educação Ambiental.
	
	
	
	O lixo que se joga na rua pode ser explorado como um tema provocador sobre a sociedade que queremos construir.
	
	
	Em uma comunidade em que tradicionalmente se pratica a caça de animais silvestres, deve-se demonstrar como esta prática é insustentável.
	
	
	Devemos demonstrar que os custos que estão por traz de uma conta de luz ou água não são apenas custos financeiros, mas ambientais.
	
	
	Ela deve se dar dentro de um processo de compreensão das carências ambientais da comunidade em que se inserem os alunos.
	
	
	Ela deve focar o ensino dos elementos fundamentais da Ecologia, como ecossistemas e cadeias alimentares.
	Explicação:Essa fundamentação da Educação Ambiental deve empregar os conhecimentos ambientais aplicados à ação transformadora das pessoas, e não deve ser apenas uma transmissão de conhecimentos das ciências que lhe fundamentam.
		2.
		CESPE (2018) Adaptado
No que se refere à educação ambiental, julgue o item subsequente.
A educação ambiental muitas vezes resulta em práticas ineficazes, por apresentar uma visão fragmentária, simplista e reduzida da realidade, reproduzindo esses referenciais em suas ações pedagógicas.
A esse respeito, assinale a alternativa correta: 
	
	
	
	A afirmação está incorreta em afirmar que a educação ambiental resulta em práticas ineficazes, mas correta em sugerir que pedagogos possam ter visão fragmentária, simplista e reduzida da realidade.
	
	
	A afirmação está incorreta, uma vez que a educação ambiental reducionista produz melhores resultados do que a educação ambiental ampla e crítica.
	
	
	A afirmativa está correta, pois sugere que práticas de educação ambiental serão sempre ineficazes, uma vez que o contexto em que vivemos não permite alterar a relação entre ser humano e natureza pela via da educação.
	
	
	A afirmação está correta, pois sugere que as práticas de educação ambiental podem ser ineficazes, sem afirmar, contudo, que sempre sejam ineficazes.
	
	
	A afirmação está correta em dizer que a educação ambiental resulta em práticas ineficazes, mas incorreta em apresentar a visão fragmentária dos idealizadores de suas práticas.
	Explicação:As alternativas buscam dividir a afirmação em dois blocos. O aluno deve atentar-se para o fato de que há na afirmação o cuidado para não se generalizar acerca do tema, o que ajuda a torná-la verdadeira. A educação ambiental resulta MUITAS VEZES em práticas ineficazes, e não sempre. Das vezes em que é ineficaz, não está incorreto afirmar que a ineficácia decorre da visão simplista, sem levar em conta a interdisciplinaridade do tema e seus fatores humanos. 
		3.
		A educação ambiental se utiliza de conhecimentos das Ciências Ambientais, da Saúde, Sociais Aplicadas, Exatas, Básicas etc. A esse respeito, verifique as afirmativas a seguir:
I - É impossível mudar a realidade sem conhecê-la objetivamente, de modo que o diagnóstico situacional é início fundamental ao desenvolvimento de um processo de educação ambiental, para que então se estabeleçam os objetivos educativos a serem alcançados. 
II - A abordagem mais conservacionista predominou até a década de 1970, quando a educação ambiental buscava apenas entender e atuar sobre a problemática ecológica e da manutenção do equilíbrio dos ecossistemas, sem se aprofundar em suas causas.
III - A educação ambiental deve estabelecer relação de causa e efeito dos processos de degradação socioambiental com a dinâmica dos sistemas sociais, tais como os sistemas de produção-consumo. 
Assinale a alternativa correta: 
	
	
	
	Estão corretas apenas I e III, e III invalida II.
 
	
	
	Todas afirmativas estão corretas e III representa uma atualização ao contexto abordado em II.
	
	
	Todas afirmativas estão corretas, mas I e III não podem coexistir em um projeto de educação ambiental.
 
	
	
	Estão corretas apenas I e II, e II invalida III.
 
	
	
	Está correta apenas I, que invalida III, mas não tem relação com II.
 
	Explicação:O aluno deve ter compreendido o contexto da educação ambiental abordado em aula para responder a questão e, com base em conhecimentos gerais, no que aponta o trecho do enunciado e no que contextualiza a disciplina a respeito da questão ambiental, deve ser capaz de inferir que:
· As três afirmativas representam temas abordados no conteúdo online e são verdadeiras.
· Como II representa um contexto passado, da década de 1970, e III afirma como a educação ambiental deve ser (atual ou atemporal), infere-se que III representa uma atualização ao que consta em II.
· Pode-se denominar essa atualização de aprimoramento, ruptura ou outras formas, a depender da perspectiva que se dá. Mas, segue sendo uma nova forma de ver a educação ambiental. 
		4.
		Sabemos que a educação tem um papel fundamental na superação da barbárie, pois enquanto prática intencional pode contribuir para quê?
	
	
	
	formação da criança e adolescente no contexto familiar
	
	
	formação do ser humano
	
	
	formação da pessoa jurídica
	
	
	formação do aluno do ensino superior
	
	
	formação do aluno do ensino médio
	Explicação:Não importa o nível de escolaridade e ou formação, o que de fato importa é o SER HUMANO.
		5.
		Vimos que a Educação Ambiental não deve ser apontada como a solução para todos os problemas ambientais, como se a esperança atribuída à educação, por si só, fosse capaz de proporcionar as transformações que esperamos na relação
da sociedade com o meio ambiente. Assinale a opção que traz uma afirmativa que se relaciona corretamente com este enunciado.
	
	
	
	A Escola deve buscar apoio junto a ONGs e ao setor privado para mobilizar seus alunos em campanhas de recuperação ambiental.
	
	
	Os governos devem se engajar em programas dedicados à recuperação das áreas naturais.
	
	
	Há muitas expectativas com a Escola, cobrando-se dela que resolva as mais diversas questões da sociedade, como problemas ambientais, de trânsito, da sexualidade, da cidadania etc.
	
	
	Órgãos ambientais nos governos federal, estaduais e municipais precisam ter seus quadros ampliados para atenderem as demandas ambientais.
	
	
	A eliminação dos lixões é uma exigência legal e um desafio para toda a sociedade.
	Explicação:A expectativa de que a Escola resolveria todos os problemas nacionais é falha. O envolvimento em causas ambientais e de sustentabilidade deve ser estimulado por múltiplas instituições, como empresas, governos, ONGs e mesmo a família.
		6.
		A educação ambiental deve ser uma prática integradora, que converta cada oportunidade em experiências educativas de sociedades sustentáveis.
A partir disso, aponte abaixo a alternativa que NÃO está relacionada a esta integração.
	
	
	
	aptidões
	
	
	conhecimentos
	
	
	valores
	
	
	Alimentação
	
	
	atitudes e ações
	Explicação:Neste contexto da questão estamos falando de valores e atitudes.
		7.
		As atividades intelectuais são privilegiadas e a experiência prática desconsiderada. Preferencialmente são utilizadas a aula expositiva e a palestra. A avaliação é feita por meio de exames do conteúdo do currículo transmitido pelo professor, organizado em disciplinas separadas. Esta explicação, diz respeito a teoria de:
	
	
	
	Teoria Economicista
	
	
	Teoria Crítica
	
	
	Teoria da Educação Não Formal
	
	
	Teoria Neoliberal
	
	
	Teoria Clássica ou Tradicional
	Explicação:A teoria clássica ou tradicional não enfatiza a abordagem prática.
		8.
		A educação ambiental se utiliza de conhecimentos das Ciências Ambientais, da Saúde, Sociais Aplicadas, Exatas, Básicas etc. A esse respeito, verifique as afirmativas a seguir:
I - As causas socioeconômicas, políticas e culturais, geradoras dos problemas ambientais, só serão identificadas com a contribuição dessas ciências. 
II - A educação ambiental não deve ser vista como a panaceia para todos os problemas socioambientais, como se fosse possível resolver toda a questão apenas com mais investimentos em educação, sem que isso se traduza, aliado a outros esforços, em transformações reais no modo de vida e organização da sociedade. 
III - A educação ambiental tem o potencial de transformar toda a sociedade, já que sua capacidade de gerar comoção e sensibilização pelo tema ambiental gera as transformações profundas e sustentáveis que temos visto no modo de vida das pessoas.
Assinale a alternativa correta: 
	
	
	
	Estão corretas apenas I e II, e II representa uma oposição que invalida o que aborda III.
	
	
	Estão corretas apenas I e II, e I representa uma atualização do que aborda III.
 
	
	
	Estão corretas apenas II e III, e ambas invalidam I.
 
	
	
	Estão corretas apenas I e III, e III invalida II.
 
	
	
	Estão corretas apenas I e II, e II representa uma adição do que aborda III.
 
	Explicação:O aluno deve ter compreendido o contexto da educação ambiental abordado em aula para responder a questão e, com base em conhecimentos gerais, no que aponta o trecho do enunciado e no que contextualiza a disciplina a respeito da questão ambiental, deve ser capaz de inferir que:
· As afirmativas I e II são verdadeiras e foram retiradas do conteúdo online da aula.
· II e III são afirmativas opostas: II de que a EA não pode ser confundida como uma fórmula mágica para resolver todos os problemas da Humanidade; e III de que ela é justamente isso, por uma suposta capacidade de gerar comoção e sensibilização ao tema. De imediato, o aluno deve retomar a ideia de que a EA deve levar à maior compreensão do tema, para que outras ações sejam então tomadas. Por conta disso, não podem se complementar, ou seja, II representar uma adição ou atualização ao que aborda III. II é negação, oposição, portanto invalida o que aborda III, que está, de fato, incorreta.
		1.
		A motivação das crianças e jovens pelos temas ambientais tem se mostrado importante para que o conceito de escola saudável seja implementado, incluindo o geral e não tratando a saúde como uma questão unicamente individual, mas como resultante:
	
	
	
	de controle melhor de vetores de doenças
	
	
	de uma tecnologia mais avançada
	
	
	de processos de plantio mais eficientes na área de alimentação
	
	
	de um meio ambiente saudável, nos seus aspectos biofísicos e sociais.
	
	
	de um uso do meio mais intenso
	Explicação:A Educação Ambiental visa promover um meio ambiente saudável, nos seus aspectos biofísicos e sociais.
		2.
		Considerando o prescrito na legislação em relação à Educação Ambiental no Ensino Formal, é INCORRETO afirmar que:
	
	
	
	A educação ambiental será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.
	
	
	Nos cursos de formação e especialização técnico-profissional em todos os níveis, deve ser incorporado conteúdo que trate da ética ambiental das atividades profissionais a serem desenvolvidas.
	
	
	Nos projetos político-pedagógicos e nos planos de desenvolvimento escolar serão contemplados interdisciplinarmente os temas ambientais na conformidade das diretrizes da educação nacional.
	
	
	A educação ambiental deverá ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino
	
	
	A dimensão ambiental deve constar dos currículos de formação de professores, em todos os níveis e em todas as disciplinas.
	Explicação:A Educação ambiental deve ser interdisciplinar, não estando limtada a um currículo ou disciplina.
		3.
		Com relação à temática da Educação Ambiental, é INCORRETO afirmar que
	
	
	
	Durante algum tempo, a educação na escola centrou sua ação nas individualidades, tentando mudar comportamentos e atitudes sem, muitas vezes, levar em conta as inúmeras influências provenientes da realidade socioeconômica, política e cultural na qual as crianças estavam inseridas.
	
	
	A motivação das crianças e jovens pelos temas ambientais tem se mostrado importante para que o conceito de escola saudável
	
	
	É na idade adulta que se adquirem as bases de comportamento e conhecimento, o senso de responsabilidade e a capacidade de observar, pensar e agir.
	
	
	A escola é um espaço de ensino-aprendizagem, convivência e crescimento importante, no qual se adquirem valores vitais fundamentais.
	
	
	A implementação da saúde pública, utilizando o método epidemiológico sob a ótica de uma abordagem ecossistêmica, pode ser colocada como um desafio a todos que pretendem amenizar os problemas relativos às doenças.
	Explicação:Já na mais tenra idade devese aproximar as crianças da Educação Ambiental para cresçam com hábitos e atitudes sustentáveis.
		4.
		As afirmativas a seguir apresentam princípios básicos previstos pela Política Nacional de Educação Ambiental, à exceção de uma. Assinale‐a.
	
	
	
	A concepção de meio ambiente, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.
	
	
	A vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais
	
	
	O reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural.
	
	
	A abordagem na escola deve ser sempre centrada nas questões ambientais locais.
	
	
	O pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade.
	Explicação:A abordagem na escola não deve ser sempre centrada nas questões ambientais locais. Pode ser um ponto de partida para a discussão e chegar a outros problemas mais complexos. Os professores precisam desenvolver a EA junto aos alunos com o intuito
de que possam estimullar a compreensão e entendimento sobre a real importância dos problemas locais e mundiais.
		5.
		Cada vez mais tem sido aceito que crianças ___________aprendem melhor e que professores ________ ensinam melhor. Qual alternativa completa a frase acima?
	
	
	
	satisfeitos
	
	
	inteligentes
	
	
	espertos
	
	
	rápidos
	
	
	saudáveis
	Explicação:A relação saúde e educação é implícita, pois sem saúde não se pode educar nem aprender.
		6.
		Quanto ao papel da escola frente ao meio ambiente, podemos afirmar que:
	
	
	
	A implementação da saúde pública e o estabelecimento de um ambiente mais saudável e uma melhor qualidade de vida, são atitudes que não se iniciam na escola, podendo ser colocada como um paliativo a todos que pretendem amenizar os problemas relativos às doenças, mas jamais sendo recomendadas.
	
	
	A escola não deve ser confundida com um hospital. A idéia de uma escola promotora de saúde é o reconhecimento implícito de que a educação em saúde não se faz somente por meio do currículo explícito, partem do programa escolar, mas com ações pedagógicas, de prevenção e promoção da saúde e de conservação do meio ambiente dirigidas à comunidade, exclusivamente realizadas em hospitais e postos de saúde.
	
	
	A escola não o lugar ideal para desenvolver programas de promoção e educação em saúde e de educação ambiental, de amplo alcance e repercussão, já que tais programas não exercem grande influência sobre as crianças e adolescentes nas etapas formativas mais importantes de sua vida.
	
	
	A escola deve, mediante a criação de condições adequadas para a construção do conhecimento, recreação, convivência e segurança e apoiada pela participação da comunidade educativa, favorecer a adoção de estilos de vida saudáveis e condutas de proteção ao meio ambiente, mas, além disso, deve principalmente contribuir para a formação de cidadãos críticos e aptos para lutar pela transformação da sociedade e pela melhoria das condições de vida de todos
	
	
	A promoção da saúde no âmbito escolar é um procedimento ineficaz, uma vez que assegurar o direito à saúde, ao meio ambiente saudável e à educação na infância é responsabilidade do governo de não das escolas.
	Explicação:A escola tem papel importante na promoção da saúde mental e física, por meio de transmissão de conhecimentos, de toda sociedade.
	
		7.
		Teoricamente, as escolas promotoras da saúde são aquelas que contam, exceto com:
	
	
	
	problemas de buling entre os alunos
	
	
	um edifício seguro e confortável
	
	
	uma atmosfera psicológica positiva para aprendizagem
	
	
	com água potável
	
	
	instalações sanitárias adequadas
	Explicação:A questão do bullying é diretamente ligada à questão psicosociológica, não é uma questão ambiental.
		8.
		Assinale a afirmativa incorreta:
	
	
	
	A crescente preocupação com o meio ambiente, e o desenvolvimento de ações voltadas para a sua proteção e recuperação, tem levado à necessidade da atuação cada vez maior de profissionais de diferentes áreas.
	
	
	Grande parte dos fatores ambientais que afetam a saúde humana é de natureza antrópica, ou seja, é desencadeada pelo próprio homem.
	
	
	A ideia de uma escola promotora de saúde é o reconhecimento implícito de que a educação em saúde e a educação ambiental por meio do currículo explícito, que partem do programa escolar.
	
	
	A escola é um espaço de ensino-aprendizagem, convivência e crescimento importante, no qual se adquirem valores vitais fundamentais.
	
	
	O desafio da educação é propiciar bases para compreensão da realidade a fim de poder transformá-la.
	Explicação:A relação ESCOLA e SAÚDE é implícita, não necessariamente está exposta explicitamente nos curriculos escolares. 
		1.
		A poluição atmosférica tem ligação direta com nossa saúde, uma vez que causa problemas respiratórios e até mesmo alguns tipos de câncer. Entre as alternativas abaixo, marque a única que não relata uma forma de diminuirmos esse tipo de poluição.
	
	
	
	Maior rigor nas leis que regem as instalações de fábricas e indústrias.
	
	
	Diminuir a criação de áreas verdes nas cidades.
	
	
	Melhorar o sistema de transporte coletivo para a diminuição de carros nas ruas.
	
	
	Incentivar a criação de tecnologias menos poluentes.
	
	
	Manutenção dos veículos automotores. 
	Explicação:A criação de áreas verdes é essencial para a melhoria da qualidade do ar.
		2.
		Os conceitos de resíduos e lixo são bastante próximos e, muitas vezes, entende-se que ambos sejam sinônimos. Marque a alternativa correta em relação ao resíduo :
	
	
	
	Entulho
	
	
	Aquilo que se varre da casa, do jardim, da rua e se joga fora
	
	
	Coisa ou coisas inúteis, velhas, sem valor
	
	
	Tudo o que não presta e se joga fora
	
	
	Aquilo que resta de qualquer substância
	Explicação:Resíduos - aquilo que RESTA de uma determinada substância. Pode ser classificado segundo sua periculosidade.
		3.
		Considerando o conceito de grupos ambientais, é correto afirmar que:
	
	
	
	Monitoram as atividades ambientais, trabalhando para aprovação e fortalecimento de leis ambientais, além de exercerem influencia crescente nas decisões politicas das organizações.
	
	
	Atuam de forma isolada na sociedade, prestando serviço de assistencialismo sem planejamento prévio.
	
	
	Tem como premissa a adesão de voluntários provenientes de classe econômica reduzida.
	
	
	Pertencem ao chamado 2º setor da economia.
	
	
	Não têm influencia nas decisões relacionadas às politicas ambientais de uma empresa.
		4.
		A respeito dos processos de desenvolvimento sustentável, analise as afirmativas a seguir:
I - No caso do impacto ambiental decorrente da marginalização de populações, espera-se que um grupo específico de respostas da sociedade, com desenvolvimento sustentável e inclusão socioeconômica, sejam eficazes.
II - O crescimento do consumo decorrente do desenvolvimento econômico é um fenômeno necessário para que os principais grupos causadores de impacto ambiental negativo, provenientes de  culturas até então pouco familiarizados com a lógica de mercado, possam ser incorporados nessa lógica, caso dos povos tradicionais da América, África e Ásia.
III - As organizações não-governamentais, ou ONG, podem contribuir para o desenvolvimento sustentável com a disseminação de práticas sustentáveis, capacitação profissional em atividades relacionadas à transição à economia verde, bem como outras frentes de ação, daí sua importância atual.
Assinale a alternativa correta: 
	
	
	
	Somente III é verdadeira, sendo que I é falsa porque a inclusão socioeconômica não contribui para amenizar ou reverter a situação de marginalização.
 
	
	
	Somente I e III são verdadeiras, e II é falsa porque os principais causadores de impacto. ambiental negativo não são os povos tradicionais, cujos processos de vida frequentemente têm centenas de anos, sem que tenham causado a mesma degradação ambiental atual.
	
	
	Somente I e II são verdadeiras, sendo II falsa porque ONG não deve tratar de capacitação profissional, apenas de educação ambiental.
 
	
	
	Somente I é verdadeira, e III é falsa porque ONG não deve tratar de capacitação profissional.
 
	
	
	Somente II é verdadeira, e III é falsa porque ONG não deve tratar de capacitação profissional, apenas de educação ambiental.
 
	Explicação:O aluno deve ter compreendido o contexto da educação ambiental abordado em aula para responder a questão e, com base em conhecimentos gerais, no que aponta o trecho do enunciado e no que contextualiza a disciplina a respeito da questão ambiental, deve ser capaz de inferir que:
· A decisão pelos caminhos possíveis para a resolução do problema ambiental não é meramente uma questão de opinião política. Há consensos científicos e a necessidade de se compreender o todo do problema. 
· Esse desenvolvimento sustentável e inclusão socioeconômica, quando acobertam uma busca de expansão de mercados como a observada ao longo do século XX, acabam por implicar em um impacto ambiental global ainda maior,

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando